Modelo de procuração

Como faço para fazer uma procuração, para meu primo me representar no processo de cidadania em Portugal? Qual o modelo da procuração?

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @Fernandodias

    Você não precisa e não deve fazer com procuração. Será pior do que se fizer pessoalmente. O fato de seu primo morar em PT não ajuda o seu caso em nada. Procuração em princípio é para você delegar o direito a um advogado em PT. Seu primo não é advogado.

    Você não precisa incluir nenhum intermediário no processo. Faça você mesmo. Incluir seu primo atrapalha, e prejudica seu processo.

    1) Você já tem a certidão de batismo ou assento de nascimento do ancestral português? É o primeiro passo, o mais importante.

    2) Definir quem é o português e quem é o primeiro descendente dele ainda vivo, vai definir a modalidade.

    Quem é o português? O pai/mãe, ou avô/avó, ou cônjuge? Quem é o descendente mais próximo dele ainda vivo?

    Se o filho está vivo, peça a nacionalidade desse filho. Se o filho dele já faleceu, peça como neto. Por exemplo:

    • o português é pai de sua mãe, e ela está viva; (Faça o da sua mãe como filha, e em seguida você como filho dela; levará 2 anos, 1+1)
    • o português é seu avô e sua mãe já faleceu; (Faça o seu diretamente como neto, saltando a sua mãe; 1 geração; levará 4+ anos)
    • o português é seu bisavô, seu avô falecido, e seu pai está vivo; (Faça seu pai como neto, e em seguida você como filho)
    • o português é avô de seu avô vivo, e seu pai é falecido; (Faça seu avô como neto, e em seguida o seu como neto; pula 1 geração do bisavô, e depois pula 1 geração do pai; levará 8 ou 10+ anos, mas é possível)

    Identifique sua modalidade de processo. Junte os documentos necessários conforme a modalidade. Faça o pagamento da taxa com cartão de crédito para a modalidade correspondente. Após o pgto, receberá o formulário por e-mail em PDF. Você preenche, e leva ao cartório p/ datar e assinar diante do tabelião e reconhecer a firma por autenticidade. Manda de preferência por DHL, ou se não tiver uma loja, pelos correios.

    -=-=-

    Vou responder sua pergunta original, caso você insista no erro. A procuração é específica e depende da modalidade do processo: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.