Processo de atribuição para irmãos que moram em outro estado
Boa tarde, pessoal!
Fiz o processo de atribuição do meu pai e depois o meu, acontece que agora quero fazer os processos dos meus irmãos que moram em outro estado do Brasil (longe de mim). Pelo que entendo, existem 2 caminhos:
- Eles fazerem todos os trâmites, normalmente como eu fiz
- Eu fazer em nome deles por meio de procuração.
Apesar de eles poderem fazer, na verdade serei eu que vou organizar tudo para eles. Na opção 1 eu iria pedir que eles apenas preenchessem e realizassem o envio dos documentos. Acontece que eles moram longe e ficar enviando documentos para lá e para cá seria trabalhoso.
Para opção 2, fazer por procuração, o que muda ao final de contas? Essa procuração precisa ser assinada em cartório, reconhecida firma e feita o apostilamento de Haia?
Se esta for uma dúvida repetida, por favor me sinalizem o tópico onde já foi respondido porque não é encontrei aqui no forum
Comentários
@Gustaf3829
Esqueça a procuração. Procuração é um instrumento legal para advogados portugueses juramentados.
É possível fazer como irmão ou filho, mas custa mais caro, pelos documentos extra que precisa mandar. E lá no final eles podem pedir pra renovar a procuração, que implica em mais custos, nova remessa, e atrasos.
No caso de seu irmão, o melhor é você juntar os documentos dele. Um dos dois paga a taxa de €175, manda o form-1C já preenchido para ele imprimir frente-e-verso a cores, datar e assinar presencialmente no cartório diante do tabelião e reconhecer por autenticidade. Nesse momento ele providencia a cópia da identidade (com menos de 10 anos de emissão) autenticada e apostilada. Manda as duas coisas pra você. Você providencia a certidão reprográfica apostilada. Junta tudo, confere se está certo, guarda uma cópia e manda os originais para o ACP.
O e-mail pode ser dele ou o seu para o acompanhamento, fica a critério de vocês. Mas seja consistente informando o mesmo e-mail no pagamento e no formulário 1C. O endereço no form deve ser o endereço dele.
Você nem aparece no processo. Apenas junta os documentos, confere se está tudo certo, e encaminha ao ACP por DHL (ou correio).
@gandalf obrigado, vou seguir o recomendado então