Conferência de documentos - atribuição de nacionalidade portuguesa 1.º-C, filho maior

gahenpontesgahenpontes Usuário
editado agosto 17 em Tenho como conseguir?

Olá, pessoal.

Gostaria de pedir a conferência do meu caso antes de enviar meu processo de atribuição de nacionalidade portuguesa pelo artigo 1.º-C, como filho maior de mãe portuguesa.

Minha mãe fez o processo dela por parte do pai dela (meu avô), com isso ela recebeu o assento de nascimento português. 

Eu nasci no Brasil e fui registrado em cartório pelo meu pai, que não é português. Por esse motivo, providenciei previamente a transcrição do casamento dos meus pais em Portugal. Recebi recentemente o assento/certidão portuguesa de casamento, confirmando que a transcrição foi concluída, e agora pretendo dar entrada no meu processo.

Pretendo enviar o pedido diretamente ao Arquivo Central do Porto (ACP), com o seguinte conjunto documental:

- Formulário 1C preenchido e assinado presencialmente perante tabelião, com reconhecimento de firma por autenticidade; (Com a taxa de €175 paga)

- Minha certidão de nascimento brasileira em inteiro teor por cópia reprográfica, emitida recentemente e apostilada;

- Cópia autenticada e apostilada do meu documento de identificação válido (rg ou passaporte)

- Assento de nascimento da minha mãe

- Assento de casamento dos meus pais

Tem mais algum detalhe que está faltando ou com isso já posso dar entrada no meu processo ?

Comentários

• @gahenpontes , pode enviar o seu processo. Não precisa mandar o assento de casamento de seus pais!

Se o casamento deles foi transcrito em Portugal, aparecerá no assento de nascimento de sua mãe, como averbação.

Boa sorte!

• @Leticialele obrigado pela resposta, só mais uma dúvida...

O consulado de Santos me enviou por e-mail o assentamento de nascimento da minha mãe e a transcrição de casamento. Porém, no assentamento de nascimento dela, não consta a averbação do casamento. Por isso, pensei em enviar a transcrição de casamento junto.

Se eu pedir uma cópia do assentamento de nascimento dela pelo Civil Online, será que essa averbação de casamento já virá integrada ?

• @gahenpontes , sim. Se pedir pelo civil online, constará a averbação. Mas não é necessário!!

Quando forem analisar seu pedido, verificarão que o casamento está transcrito. Relaxe!!

Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.