Civil on Line
Olá Boa Tarde!
Uma dúvida...
A certidão que pedimos pelo Civil on line serve para encaminharmos a mesma direto à Portugal para realizar a transcrição ou atribuição? Ou devemos esperar em casa o recebimento da certidão que foi despachada de de lá quando o processo foi criado / finalizado ?
Vi no outro grupo, vários relatos uns dizendo que sim e outros que não...
Alguém saberia explicar? Acabei de realizar a solicitação no site com o pagamento porém me resta esta dúvida...
O processo de minha avó foi finalizado esta semana em Alenquer (Dei entrada no Porto e foi redirecionada para lá...Agora estou a reunir a documentação para o processo da Transcrição de casamento dela e posteriormente dar entrada na atribuição de meu pai...
Grata,
Roberta
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@robertasouza151181 Sim. A certidão (em arquivo Word) enviada pelo Civil on-Line serve para os dois fins. Para ambos os processos, você pode enviar uma cópia/impressão simples das certidões portuguesas, sem necessidade de autenticação ou apostilamento.
Prezados amigos,
já li em vários tópicos que a Conservatória nos envia pelos Correios um documento da Transcrição do Casamento (dei entrada na Transcrição do Casamento dos meus pais em PD). Que documento é esse que eles enviam? As certidões dos meus pais?
@Ferreira é enviada a transcrição de casamento para seu endereço.
Obrigado, Vlad Pen.
Só mais uma duvida: depois de feita a transcrição (meu pai e minha mãe são portugueses) aí passa a constar no Assento de Nascimento deles?
@Ferreira sim, vai constar.
@Ferreira
Não espere pela transcrição. Você tem que ter feito, mas não precisa da transcrição em papel. Basta o numero do processo e a conservatória. Se voce souber o numero do processo de transcrição, pode escrever numa folha de papel só o nome e apelido, numero do processo, e conservatória. Senão, essa informação virá averbada num novo assento que você pedir pelo civilonline.
Com a greve dos correios, poucos vôos, pode demorar muito, e nem chegar. Se extraviar.
Obrigado pela mensagem @gandalf . Na verdade, a minha dúvida é: como saber se já foi feita a Transcrição? pelo que vejo aqui no fórum, não tem como fazermos o acompanhamento do processo como ocorre nos casos de Atribuição, por exemplo.
Assim que eu souber que foi feita a Transcrição do casamento dos meus pais, eu pretendo encaminha minha Atribuição.
Abraço.