Certidão inteiro teor - reprográfica/Impossibilidade de emissão

Boa noite!

O cartório que solicitei a emissão da certidão de nascimento de meu avô de inteiro teor reprografica está com o aparelho de reprografia quebrado, portanto solicitei a certidão de inteiro teor na forma digitada e emissão de um documento comprobatório elaborado pelo cartório desta situação. Diante disso, me enviaram uma decisão do poder judiciário informando a impossibilidade dessa emissão.

Devo apostilar essa decisão judicial para o pedido de atribuição de cidadania?

E será se haverá problemas no aceite da certidão de nascimento na forma digitada pela conservatória, com o documento comprovando a impossibilidade da emissão através do envio da decisão?

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @MrFreitas

    É seu direito mandar a documentação que quiser, mas haverá exigência da cópia reprográfica. Esse é o documento legal.

    Espere consertar a máquina antes de mandar o processo, ou mande o processo e espere que consertem a máquina com seu processo em exigência. Isso não é problema deles. O problema deles é seguir a Instrução Normativa que diz os documentos necessários. Não tem é exigência.

    A menos que você consiga negociar com a Conservadora antes de mandar, e ela diga que nesse caso pode, e você junta o e-mail da resposta dela autorizando fazer diferente. Não creio que você consiga essa informação por e-mail, mas tente. ANTES.

  • MrFreitasMrFreitas Usuário
    editado agosto 2020

    @gandalf

    Putss a máquina está quebrada desde 2016, vou fazer o que você disse, enviarei um email para a conservatória. Qual conservatória você recomendaria para dar entrada no processo de atribuição de meu avô?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 2020

    @MrFreitas

    Que raios de maquina é essa que está quebrada há 4 anos e ninguém se importa?

    Eles só querem em PT uma cópia xerox do documento original no livro, autenticado. Não parece ser tão difícil conseguir. Eu não entendo, e provavelmente eles também não entenderão. O cartório tem que ter um mecanismo pra resolver o problema. Consiga essa carta que servirá de prova contra eles, não em PT, mas na ouvidoria.

    Vc pode reclamar ao juiz corregedor desse cartório. Cada cartório tem o seu. Leia o artigo e busque a ouvidoria de seu estado. "https://www.ipea.gov.br/ouvidoria/index.php?option=com_content&view=article&id=92" "http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/ouvidoria/ouvidoria"

  • MrFreitasMrFreitas Usuário
    editado agosto 2020

    O que é mais estranho é que quando estava em busca da certidão de nascimento de meu bisavô em pt precisei pedir uma certidão para levantar dados referente ao seu nascimento para buscas e para minimizar custos pedi uma reprografica em 2019 neste cartório, a qual foi emitida e recebi. Posterior houve retificações e solicitei outra reprografica, mas com a negativa da emissão, pedi a digitada e solicitei documento comprobatório do cartório, e como resposta me enviaram uma cópia de uma decisão judicial proferida em 2016 da impossibilidade de emissão da reprografica e de não poder retirar o livro do cartório. Decisão esta anterior a emissão da reprografica em 2019.

    Vou ler o artigo e buscarei explicações, pois quero minimizar os riscos do processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.