Email com senha
MarcioDEL
Usuário
Ola pessoal,
Enviei por DHL faz uns 2 meses, mas ainda nao recebi a senha por email.
Quanto tempo em geral leva para enviarem?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@MarcioDEL , para que Conservtória foi seu processo?
Se foi Lisboa, pode levar até 6 meses para enviarem número de processo e código de acesso,
@Leticialele , soh a partir dai comecaria a contar os 2 anos em media de previsao para Atribuicao para neto?
Obrigado
O tempo atual pode chegar a 3 anos.
Eita! ok.
Obrigado
@MarcioDEL
Divida o tempo em duas etapas:
Preencha os dados neste formulário se quiser uma previsão mais precisa p/ seu caso. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
E podem haver imprevistos, como documentos faltando ou ilegíveis, que geram atrasos (exigências) ou pedidos de urgência. São mais raros. 95% dos processos segue o trâmite normal.
Se seu processo é de neto-1D, menos de 75 anos de idade, pela CRCentrais, são 23 meses até 6-verde, mais 7 meses até 7-verde. Só consegue começar a acompanhar quando receber a senha de acesso, que tem levado 4-5 meses se foi enviado por DHL ou Sedex-EMS, mas essa espera pela senha não interfere na contagem do tempo total.
Bom dia!
Tenho uma questão que solicito informações. Quando os documentos são enviados para uma Conservatória que faz parte de um distrito que é balcão de nacionalidade, para onde vão os documentos, para o balcão ou para os Registos Centrais? Alguém sabe responder?
Muito obrigada.
@anamartinslopes se for processo de neto de português, somente a CRC de Lisboa tem competência para fazer.
@anamartinslopes
Se for filho de português, 1C, geralmente sendo uma conservatória, fazem na própria conservatória. Depende de como vai enviar.
Mandar pelo correio (nem todas aceitam) é o melhor. Pode ser bem diferente do que se entregar pessoalmente.
Qual a modalidade, e como vai chegar o processo no balcão? Por que não mandar diretamente para a conservatória que deseja?
@gandalf
É para filho e foi entregue diretamente na Conservatória de Abrantes.
@anamartinslopes
Como filho pode ser art-1C (nasc no estrangeiro) ou art-1F (nasc em PT) que são os mais comuns.
A Conservatória Civil de Abrantes faz processos de nacionalidade. Quem decide se faz lá mesmo, ou se manda para outro local é o Conservador.
Como entregou pessoalmente, se na hora que entregou pediu para enviar para esse ou aquele local, eles podem remeter o processo. Mas muito provavelmente farão na CRCivil de Abrantes mesmo. Se fossem remeter automaticamente, seria para a CRCivil de Santarém, sede do distrito a que Abrantes pertence.
Se o filho não nasceu em PT, BR, ou UE, será necessariamente enviado para a CRCentrais de Lisboa, que é a única com competência nesses casos. Também em processos de netos (art-1D), e alguns outros.
Se queria que fosse para o ACP, teria sido melhor mandar pelo CTT diretamente para lá. Quando entrega pessoalmente fica sempre a mercê do funcionamento daquele balcão. É sempre um risco mandar para uma conservatória pequena, com somente um conservador. Se o conservador adoecer, se aposentar, ou vier a faltar, para tudo. Em Janeiro/2022 algumas delas foram fechadas, com os processos transferidos para outros locais. O que podia ter levado 6 meses, só agora começa a desenrolar, sendo aprovado 21 meses depois. Não foi a 1ª vez.
-o-o-
Pelo Despacho do IRN mais recente, 025/2022 em 05-08-2022
2- Os balcões de nacionalidade constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais e asseguram a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória:
IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que nascidos no BR, na UE, ou em PT.
V) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, [...]
XIII) Conservatória do Registo Civil de Santarém, à qual são os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil do distrito de Santarém;
7– São ainda instalados balcões de nacionalidade nas seguintes Conservatórias do Registo Civil: Abrantes, Alcobaça, [e outras]
8- A competência para a decisão dos processos de naturalização entrados nos balcões enunciados nos números anteriores pertence individualmente aos conservadores, que aí se encontrem em exercício de funções e que tenham competência subdelegada.
@gandalf
O pedido é para filho nascido no estrangeiro, Brasil. Optei por entregar lá pq era melhor pra mim, mas agradeço sua resposta e esclarecimento.
Feliz Ano Novo.
@anamartinslopes
Então creio que vai tramitar na própria conservatória de Abrantes. Quando foi entregue lá?
Imagino que logo receberá o e-mail com a senha de acesso online. (Verifique seu INBOX e SPAM)
Na consulta online, logo acima do nome, vem o nome da Conservatória onde o processo está tramitando.
Eu não devia ter mencionado a reestruturação nas conservatórias. São muito raras, mas veio à minha mente. Agora deixei você preocupada com isso, e não tem motivo para se preocupar.
@anamartinslopes , feliz Ano Novo, com muitas alegrias e saúde!!
Que, em 2023, seja concluído seu processo de cidadania!
@gandalf
Bom dia.
Você não me colocou na duvida, quem fez isso foi a funcionária da Conservatória. rsrsrs.
Liguei para eles solicitando a senha e ela me disse que não tinha pq lá era diferente. Entreguei o processo de atribuição no dia 26/09/22. Em dezembro reenviei um novo e-mail e ela me disse que eles não tinham competência para acesso a senha, o que não entendi, e que eu deveria entrar em contato com o Registos Centrais. Meu medo é terem enviado para Lisboa, pois até onde soube, processos entregues em concelhos pertencentes ao balcão de Santarém, vão para Santarém.
Uns amigos entregaram lá e o processo havia sido bem rápido e como estou em Abrantes, optei por entregar na Conservatória. Vou tentar o contato com os RC para ver se tenho alguma informação.
Muito obrigada pela disponibilidade na resposta.
@Leticialele
Muito obrigada. pra vc tbm.
@anamartinslopes
Essa frase "solicitando a senha e ela me disse que não tinha pq lá era diferente", é um indicativo de que estão fazendo "por inscrição", como fazem nos consulados.
Quando manda pelo correio, a nacionalidade é feita necessariamente "por declaração", através do form-1C.
Quando entrega pessoalmente na conservatória, a nacionalidade tanto pode ser feita "por declaração", como "por inscrição".
Se eu estiver certo, você não terá como consultar o estado do processo, nem por telefone na LR, nem online, nem por e-mail. O dia que ficar pronto, eles notificam por e-mail. Não significa que seja pior, nem mais lento. Apenas não tem como acompanhar, como a maioria aqui faz.
Vai ficar "no escuro" até sair o resultado, entre 6 e 18 meses.
@anamartinslopes
Para que você saiba, e não fique aflita. Consulados e algumas conservatórias fazem apenas desse modo. O seu será "diferente" da maioria. Não terá isso que é o título desse tópico, o "e-mail com senha". Basta aguardar pacientemente.
aqui: https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
Quem pode consultar
há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:
@gandalf Realmente no recibo do pagamento da taxa descreve como "inscrição de nascimento", não sei se isso tem a ver com o que vc explicou, mas só tenho a te agradecer pela sua boa vontade e gentileza em me responder.
Abraço.
@anamartinslopes
Pois é. Então de fato fizeram "por inscrição do nascimento". Será feito na própria conservatória de Abrantes.
Mas não se preocupe. Funciona igual, só que não terá o acompanhamento online que você vê comentado para a maioria aqui do fórum. Funciona como no consulado. Eles conferem os documentos na entrega, fazem a inscrição nos registos, e avisam quando estiver pronto.
Será um pouco frustrante seguir às cegas, sem ter como acompanhar. Eles avisarão pelo e-mail, provavelmente daqui a 6-7 meses.
Só na própria conservatória poderão lhe dar uma estimativa do andamento, mas nem pergunte antes de passados pelo menos 6 meses. Talvez tenha que ir pessoalmente até lá para saber.
@gandalf
Olá, como vai?
Só dando um feedback sobre os documentos entregue na Conservatória. Recebi ontem o registo pelo correio.
Mais uma vez te agradeço sua atenção.
Abraço
@anamartinslopes
Que bom! Parabéns a nova Tuga!
Só por curiosidade, quanto tempo demorou, desde a entrega dos documentos, até receber o assento?
@gandalf , ela entregou o processo dia 26 de setembro de 2022!! https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2209/#Comment_2209
Excelente prazo de tramitação!!
@gandalf e @Leticialele ,
Isso mesmo, essa foi a data da entrega.
Abraços.