Foto da página de registro de batismo serve como documento válido?

Tenho a fotografia do registro de batismo da minha avó, nascida em 1900, feito em uma igreja em Portugal e nesse registro constam todas as alterações de casamento e óbito dela. Essa fotografia pode ser utilizada como documento substituto da "Certidão de Nascimento"? ou deve ser pedido algo novo?

Comentários

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.

Tenho a fotografia do registro de batismo da minha avó, nascida em 1900, feito em uma igreja em Portugal e nesse registro constam todas as alterações de casamento e óbito dela. Essa fotografia pode ser utilizada como documento substituto da "Certidão de Nascimento"? ou deve ser pedido algo novo?

Tem que pedir um registro novo no Arquivo Distrital.

• NilsonNilson Usuário
    editado agosto 2022

obrigado pela sua ajuda Vlad. Mas como eu faço? Internet? Por site? Qual endereço eletrônico?

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.

obrigado pela sua ajuda Vlad. Mas como eu faço? Internet? Por site? Qual endereço eletrônico?

Vc tem q entrar no site do Arquivo Distrital do Distrito que o português nasceu e la vai ter as intruçoes de como pedir ou me chama no privado .

• NilsonNilson Usuário

ok ... vou te chamar ... obrigado

• LillyLilly Usuário

@Nilson , desculpe a intromissão mas, dependendo do Arquivo Distrital, terá que pedir pelo CRAV.

Cadastre-se (é gratuito) e faça um pedido de certidão, certificada, a ser enviada por correio registado para fora da Europa.

Complete os dados do formulário e aguarde o orçamento que irão fazer. Você terá que aprovar, pagar e enviam a certidão.

• Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.

@Nilson , desculpe a intromissão mas, dependendo do Arquivo Distrital, terá que pedir pelo CRAV.

Cadastre-se (é gratuito) e faça um pedido de certidão, certificada, a ser enviada por correio registado para fora da Europa.

Complete os dados do formulário e aguarde o orçamento que irão fazer. Você terá que aprovar, pagar e enviam a certidão.

oi Lilly ... não há o que se desculpar ... fiz meu cadastro no CRAV, mas para preencher o formulário é preciso colocar "Código de Referência" ou "Cota" e não me informam o que é isso ou onde verifico. Você sabe me dizer? Obrigado.

• LillyLilly Usuário

@Nilson , no Pedido de Certidão não é preciso colocar Código ou cota!!

Veja se escolheu a opção correta!

• Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.

@Nilson , no Pedido de Certidão não é preciso colocar Código ou cota!!

Veja se escolheu a opção correta!

Olá Lilly ... eles me passaram o código do assento, mas agora surgiu uma nova dúvida ... o pedido é de "reprodução" (reprodução de documento) ou de "certidão" (Certificação em como a informação constante no documento é verdadeira)?

https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/907#Comment_907

Olá Lilly ... eles me passaram o código do assento, mas agora surgiu uma nova dúvida ... o pedido é de "reprodução" (reprodução de documento) ou de "certidão" (Certificação em como a informação constante no documento é verdadeira)?

Certidão

• Boa tarde.

Estou precisando da certidão de batismo de meu avô português apostilada, pra fazer a correção do nome da mãe dele que está divergente no cartório aqui no Brasil. É de 1892, e está no arquivo distrital da Guarda.

No cartório aqui me informaram que tem q ser apostilada pra ter valor aqui no Brasil e ter até 90 dias de validade.... Como eu consigo esse documento aqui do Brasil? Tô com receio de extrapolar o prazo de validade.

Obrigada

• gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

@Maria_Eliza

Qual a data da carta de exigência? Você tem um prazo de 20+30 dias para responder que está providenciando o documento. Só isso será suficiente para seu processo ativo por 6 meses.

Vou deixar a @Leticialele te responder os detalhes sobre o CRAV e a PGR porque tem mais experiência.

Basicamente você pede a certidão no CRAV com endereço de entrega na PGR. E pede na PRG que apostilem e mandem para você o documento. Paga ao CRAV a emissão de uma certidão certificada. Paga ao PGR o apostilamento e a remessa. Tudo é feito por e-mail.

Demora uns 30 dias para receber o documento na sua casa, já apostilado.

Se conseguir fazer tudo dentro do prazo, nem precisa pedir prorrogação de prazo ao IRN para cumprir a exigência.

• LeticialeleLeticialele Usuário
    editado fevereiro 2023

@Maria_Eliza , faça exatamente como o @gandalf falou.

Peça a certidão ao CRAV, peça para entregar na PGR de Lisboa.

Entre em contato com a PGR, mandando o requerimento para a apostila, peça orientações para o pagamento e diga que a certidão será mandada pelo Arquivo Distrital

Para apostilar - https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas

• Muito obrigada pelas informações. @Leticialele e @gandalf

• Bom dia @Leticialele.

Essa sigla PGR, seria Procuradoria Geral da República ?

@Leticialele

• @Maria_Eliza

Sim, PGR é a Procuradoria Geral da República de Portugal, órgão do Ministério Público.

aqui: https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.