conservatória pª obtenção da Nacionalidade por atribuição: BRAGA,PONTA DELGADA OU FARO?
Mateus2021
Usuário
BOA TARDE, POR GENTILEZA QUAL DESSAS TRÊS CONSERVATÓRIAS É A MENOS BUROCRÁTICA E A MAIS RÁPIDA NA APROVAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE NACIONALIDADE PORTUGUESA POR ATRIBUIÇÃO: BRAGA, PONTA DELGADA ou FARO?
ATT,
MATEUS,
SÃO PAULO, BRASIL
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Mateus2021
Ponta Delgada não tem balcão de nacionalidade, Braga já faz muito tempo que não vejo informação sobre tramitação de processos e Faro nem lembro de alguém relatar processo feito por lá.
Você pretende dar entrada no processo pessoalmente ou vai enviar os documentos? A maioria das conservatórias pequenas só aceita entrada de processos pessoalmente,
Boa tarde Daniel, vou enviar os documentos pelos CORREIOS. Pretendo dar entrada no processo enviando os documentos pelos CORREIOS, daqui do Brasil para uma conservatória de Portugal.
@Mateus2021 envie para ACP do Porto
Muito Obrigado Vlad Pen!
Prezado @Daniel_Henriques , aproveitando o gancho: pretendo solicitar minha nacionalidade nas próximas semanas (só estou aguardando sair a transcrição do casamento dos meu pais portugueses, que enviei para PD).
Em Janeiro de 2021 estarei em Portugal. Então pergunto: vale a pena esperar até lá e entregar o processo pessoalmente em alguma conservatória (pretendo rodar o pais, então poderia ser a mais rápida) ou o melhor é mandar mesmo pelos Correios?
Obrigado.
@Ferreira
Não há nenhum benefício em fazer pessoalmente. Na verdade há vários riscos de você entregar no lugar errado e ele ir parar em Lisboa. Ou fazer por inscrição, e você ficar as cegas.
Correios nunca. DHL sempre. Custa R$50 a mais, mas o custo benefício, prazo de entrega (5d), e não ter greve, não tem nem que pensar. Você nunca deveria ter mandado para PD pelo correio, em tempos de pandemia. Já era arriscado antes.
Escolha sua conservatória, e mande por DHL. Você poderia já chegar lá com sua nacionalidade pronta, entrar como residente, e tirar CC e Passaporte pessoalmente em poucos dias. (quando te liberarem da quarentena obrigatória)
Gaia e Almada estão com tempos excepcionais. "enviei o processo da minha avó para a CRC de Vila Nova de Gaia no início de junho/2020 e agora em 04/agosto foi finalizado. Sem urgência"
Mas há risco dessas conservatórias ficarem sobrecarregadas, e mandarem os excedentes pra Lisboa, e pode saltar pra 2 anos.
ACP aprova em 3 meses e conclui em 12 meses. Tondela conclui em 10 meses. VNG conclui em 2 meses. Almada conclui 1 mês.
Mas isso é hoje. Amanha pode ter tido uma enxurrada de processos e tudo mudar. Não vai durar muito tempo assim.
ACP é uma referência, mas o melhor tempo das outras (nesse momento) não pode ser ignorado. ACP, Tondela, Almada e VNG aceitam processos por DHL, pagos com cartão de crédito internacional.
Se informe. A decisão é sua.
Muito obrigado @gandalf por todos esses esclarecimentos!
Realmente, mandei pelos Correios para PD a Transcrição dos meus pais, por desinformação. Nunca mais! Agora só DHL.
Quanto a estar em Portugal em Janeiro, será só por um mês mesmo. Não vou ficar lá direto. Vou seguir seu conselho e enviar meu processo de Atribuição por DHL. Vou tentar acompanhar aqui no fórum qual a melhor opção quando estiver com tudo pronto para enviar.
Abraço!