Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1212224262797

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @lucianacorrea04

    O seu chegou lá 3 semanas a mais que o carlos_pinto. O processo dele chegou dia 13/07/22 e o seu 03/08/22.

    Mas o mês de Agosto foi um mês atípico. Eu não arriscaria uma previsão ainda.

    Na melhor das hipóteses, aprovação (6-verde) em torno de 15/06/23 e o assento (7-verde) em 29/07/23. Mas aí começam as férias de verão em PT, quase férias coletivas. Todo mundo viaja do feriado de 13/06 até 15/08, todo ano. E o ritmo dos processos dá uma desacelerada significativa. Não pára, mas vai a meia velocidade.

    É apertado, mas é possível sim.

    Mas costumam fazer um "esforço concentrado" antes das férias, e com um pouco de sorte, o seu pode sair nesse "bolo".

    Na planilha do ACP tem um TAB "FeriadosPT", com os principais feriados em PT, que são observados. Os de 2023 aparecem em amarelo.

    A aprovação acontece geralmente em bloco, mais no final do mês. O assento 30-45 dias depois da aprovação.

  • @gandalf meu Deus kkkk será que vai levar um ano? que enrosco!

    Vou ficar pela Europa por 3 meses e meio, volto dia 12/08 para o Brasil, ao menos voltaria já com o passaporte em maos, mas já gostaria de entrar como europeia pois talvez tenha algum probleminha para justificar, já que a permanencia de turista é apenas 3 meses hehe

    Que má sorte, até meses atrás saia tao rápido hehe

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @lucianacorrea04

    9 meses. Uma gestação. Rsrsrs

    Você tem boas chances de conseguir o assento antes de sua viagem. Mas não se estresse por causa disso. Certamente voltará com seus docs.

    Em 2018 fazíamos tudo em 30 dias. Em 2019 descobriram uma mega-fraude e parou tudo. Quando retornou, estava levanto 1 ano. Aí foi baixando para os níveis de 180+30 dias (7 meses) e se estabilizou aí. A mudança da lei em Março/2022 e passava a vigorar em 01/Set/22. Veio para resolver outras coisas, Você caiu no turbilhão entre as mudanças em Agosto. Mas vai sair, a seu tempo.

    Depois que sair o seu, você nem vai pensar mais nisso. Me acredite. Rsrs

  • olá, vendo a planilha verifico que processos de filhos menores protocolados a partir de novembro de 2022 não têm qualquer movimentação, é normal isto? Não tenho visto tampouco novas aprovações a partir de 25.01.2023, para processos de filhos maiores protocolados a partir de junho de 2022, parece que a ACP está diminuindo o ritmo.

  • @vsqjunior

    Sim, o ACP pare estar aumentando o tempo. O que eram 6 meses para 6-verde, vem subindo e está em 7 meses.

    Os filhos menores têm prioridade automática, mas os tempos vão de 3-7 meses, em função da capacidade de atendimento, e da demanda.

    Costumava ser aprovado em 2-3 meses para os recebidos até Agosto/2021. Depois saltou para 4 meses, e chegou a 6 meses se igualando ao de adultos. Depois, passado o surto de demanda Sefardita em Setembro, baixou novamente para 3 meses, e atualmente não sei a quanto está, porque já o último faz 4 meses. É um indício de que pode subir, mas nunca passa do tempo de adultos.

    No ACP, menores têm prioridade, idosos não.

    Na CRCentrais, menores não têm prioridade, apenas os idosos acima de certa idade.

    Em cada conservatória, o chefe dos serviços define os critérios que serão aplicados naquele local, e os ajusta de acordo com a capacidade. Não importa se foi entregue no balcão, se tem advogado, ou se a pessoa faz sozinha pelo correio. É um critério geral pela idade, ou caso-a-caso com requerimentos de urgência comprovada, a critério do conservador.

  • Consigo ficar sem arrancar os cabelos ate se errar por mais 4 semanas, minha viagem e de apenas 10 dias (seria somente para tirar os documentos lá) tem inicio em 04/06, mas o que economizei comprando antecipadamente posso perder se tiver que remarcar uma 2ª vez (a primeira data seria depois do carnaval, mas depois de tudo que aconteceu em julho-agosto preferi não arriscar e joguei para Junho)

  • @carlos_pinto , fique tranquilo, você não corre o risco de ficar careca!! É difícil o @gandalf errar as previsões!!!

    Você vai viajar na data correta!

    Boa sorte!!

  • ThiagoThiago Usuário
    editado fevereiro 2023

    Boa tarde, disseram me hoje que os órgãos públicos em Portugal estão em greve hoje e amanhã, sabem se isto inclui o IRN? Vejo que há dias não sai nenhum assento de filho...

  • Boa tarde pessoal, tudo bem?

    Duas dúvidas:

    - os documentos da transcrição de casamento da minha mãe chegaram no consulado de Santos 16/11/2022. Eu posso já enviar os meus documentos para ACP p/ dar entrada na minha atribuição? Pois até que conclua o casamento dos meus pais, eu "ganho" tempo até que analisem os meus documentos?

    - e pelo sim ou pelo não da pergunta acima, quando eu for enviar, posso mandar dois envelopes separados (um com meu processo e outro com o da minha irmã) no mesmo envelope da DHL?

  • @Mreis

    Sim, pode mandar os outros processos.

    Sim, deve usar envelopes internos separados, um para cada processo.

  • John1John1 Usuário
    editado fevereiro 2023

    So pra confirmar o endereço da ACP para enviar processo 1C seria Rua do cunha 404, 4200-270 Porto certo?

  • @John1 , correto!!

  • @John1

    O código postal é 4200-250

  • ChiapaChiapa Usuário
    editado fevereiro 2023

    Bom dia, @gandalf @Leticialele , desculpa marcar vcs.

    Mas me bateu uma dúvida de ultima hora, no dia de enviar os docs pra ACP de Porto :P

    Os docs q eu vou enviar pra minha cidadania sao:

    • Assento de casamento dos meus pais (Cópia da folha devolvida pelo consulado de Santos)
    • Minha certidao de nascimento - copia reprográfica e apostilada.
    • Copia do meu passaporte (Com filiacao) certificada e apostilada
    • Formulário 1C com cabeçalho, impresso a cores/frente e verso, Assinado no consulado PT de Londres.
    • Email confirmando pagamento do formulário 1C


    A dúvida q me bateu é a seguinte...

    Eu preciso mandar a certidao de nascimento PT da minha mae sendo q ja estou enviando o assento de casamento?

    ps: Minha mae é a Portuguesa, porem foi meu pai foi q me registrou (qnd eu tinha menos de 1 ano de idade).

  • @Chiapa , sim, tem que mandar a certidão de nascimento portuguesa de sua mãe OU apenas o número.

  • Boa tarde de novo pessoal, rs..

    Fui no cartório agora pra assinar por autenticidade o formulário 1C, e no primeiro cartório disse que era obrigatório riscar os quadros em branco, e como eu não fiz isso no 1C da minha avó e nem no da minha mãe, eu fui em outro cartório e eles aceitaram deixar os espaços não preenchidos em branco.

    O que vcs recomendam?

  • @Chiapa

    É como a Leticialele lhe disse. Se informar os dados no Quadro 2, poderia não mandar o assento. Mas ser filho da portuguesa é o que lhe dá o direito a nacionalidade. Logo o assento da portuguesa é uma peça central.

    Pode mandar sem o assento, mas não deve. Peça pelo CivilOnline e lhe mandam em 24h úteis, e custa só €10. Isso evita erros de transcrição, de leitura, e podem voltar ao documento com facilidade. Esse que você manda só o xerox, funciona como um localizador do documento oficial, que está online. E vc tem a chance de conferir se não há divergências de nomes de um documento para outro.

  • Muito obrigado pela confirmaçao, @Leticialele @gandalf ! 😀

    Eu achei q só enviando a transcriçao de casamento ja seria suficiente, visto q só pode fazer a transcriçao se um for Portugues hehe.

    Eu tenho uma cópia já do Assento de Nascimento da minha mae, pq minha irma recebeu os docs de volta do consulado de Santos, entao só pedi pra ela scanear e me mandar a copia.


    @Mreis Os 3 formulários q eu enviei até hj nao foram riscados nos quadros em branco. Eu tenho até a impressao de alguem dizer q nem pode/deve riscar os quadros em branco. Eu acho que tu fez bem em ir em outro cartório

  • @Mreis

    Se puder deixar os campos em branco é o melhor.

    Se tiver que anular os campos em branco, porque não conseguiu outro cartório, é melhor que você mesmo faça de forma que não pareça uma rasura. Use uma régua, anule os campos de forma mais "limpa". Que não pareça um risco torto que cobre inclusive campos que foram preenchidos. Já vi exigências pedindo outro form, notarizado no consulado, por causa de rasuras.

    O que eles precisam autenticar é a assinatura. O conteúdo do documento não é da conta deles. Mas alguns cartórios têm esse excesso de zelo, tentando proteger as pessoas, e acabam interferindo.

  • Foi o que eu pensei na hora, que o conteúdo daquilo é da minha conta e responsabilidade. Enfim, obrigado novamente.. Deixei em branco mesmo, como já tinha feito anteriormente.

    Obrigado

    @Chiapa exatamente meu caro. Abraço

  • Boa noite, pessoal!

    Como já informei aqui, a transcrição de casamento da minha mãe ficou pronta e agora irei dar entrada no meu processo de atribuição.

    Os documentos continuam os mesmos e continua sendo melhor pela ACP do Porto, certo?

    Os documentos são:

    • Minha certidão de nascimento por copia reprográfica apostilada
    • Copia colorida da identidade com menos de 10 anos apostilada e reconhecida
    • Copia da certidão portuguesa da minha mãe
    • Copia da certidão de casamento portuguesa da minha mãe (certidão que me enviaram quando a transcrição ficou pronta?
    • Pagamento e formulário preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade
    • Cópia do e-mail de envio do formulário

    Obs: Envio a cópia da certidão que me enviaram quando a transcrição de casamento ficou pronta + a certidão portuguesa, ou é melhor eu pegar no civil online uma copia da certidão portuguesa da minha mãe com o casamento ja averbado nela? Pq a certidao Portuguesa dela que eu tenho é a que me foi enviada quando a atribuição ficou pronta, ainda não tinha o casamento transcrito.

    Obs2: O nome dela na minha certidão de nascimento é o de casada e hoje em dia ela usa o de solteira, a copia da transcrição do casamento (onde consta o nome de casada) já eh o suficiente para comprovar o nome na minha certidão, certo? @Leticialele @gandalf

    Muito obrigada!

  • @Thaís , sim, a documentação está correta e ACP ainda é a Conservatória mais rápida e confiável para os processos de filhos.

    Quanto à certidão da sua mãe, pode mandar cópia simples das certidões de nascimento e casamento portuguesas

    Boa sorte!!

  • Muuuito obrigada, @Leticialele!!!

  • @Tais,

    Está tudo certo.

    Faça a impressão do form-1C, frente-e-verso na mesma folha. Senão fica só 1/2 requerimento assinado/autenticado.

    O nome dela não vai te afetar, pq tem a transcrição, e isso é o que lhe importa. Uma "foto" de como estava no seu nascimento. Com sua mãe casada.

  • @Leticialele fui entrar no site do cartório para dar entrada na minha certidão e vi que o valor do apostilamento esta o dobro do valor cobrado pelo cartório aqui perto da minha casa. Eu posso solicitar a minha certidão apenas com o reconhecimento do escrivão e tendo ela em mãos posso ir a outro cartório fazer o apostilamento, certo?

  • @Leticialele do escrevente*, perdão

  • Ta ótimo @gandalf , muito obrigada!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Thaís

    O apostilamento é tabelado por estado, e pode ser feito em qualquer cartório de notas no Brasil.

    A diferença de preço é porque a certidão está em outro estado, e seguem a tabela daquele estado.

    Você mora num estado onde o apostilamento é mais barato. Pode só autenticar lá, e apostilar no seu estado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.