Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
editado dezembro 2022 em Processos de Atribuição

 Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada

- Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade do interessado. Pode ser RG emitido há menos de 10 anos ou passaporte dentro da validade. .

- Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito.

Se o assento do progenitor português estiver informatizado basta informar o número / ano / local do assento no formulário, caso queira pode juntar cópia simples do assento a documentação.

- Comprovante de pagamento da taxa de €175 euros. Se for pagar por cartão de crédito tem que obrigatoriamente mandar o formulário 1C que recebe por e-mail após a confirmação do pagamento, nele já consta o código de confirmação do pagamento


Se houve alteração no nome do requerente pelo casamento terá que justificar essa mudança caso ela não esteja averbada na certidão de nascimento juntando também certidão de casamento inteiro teor apostilada do requerente. Pergunte no cartório quando for solicitar a certidão de nascimento se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar a certidão.

Novo Endereço: Rua do Cunha, 404

4200-250 Porto - PORTUGAL

«13456779

Comentários

  • Bom dia, o outro site já era?

  • Blz obrigado.

    Acredito que este seja melhor, pois o fórum tem mais funcionalidades. O problema è a quantidade de informações muito boas que tem no outro site. Não deve ser fácil migrar, tudo isso.

  • Estou sumido do fórum e desatualizado.

    Hoje descobri que meu processo foi transferido para Alenquer, minha duvida, quando o processo é transferido ele é concluído rapidamente?

    esse processo esta aprovado desde 19/09/2019 enviei em 13/05/2019, descobri que ele foi transferido hoje, mas deve ter sido transferido na ultima semana, estava em porto

  • @andersongomes ...muitos processos foram transferidos do ACP para Conservatórias pequenas...Foram lotes de processos já aprovados que foram encaminhados para diferentes Conservatórias para que os Registos fossem emitidos por essas Conservatórias...Não adianta perguntar o motivo...Ninguém sabe ao certo...

    O que importa é que dentre as diferentes Conservatórias que receberam processos nessa movimentação...A maioria vem concluindo os processos com a emissão dos respectivos Registos...Mas tem uma ou duas dessas Conservatórias que estão sem mostrar serviço...(Infelizmente)...

    Tem uma colega do Fórum que está bem informada sobre a atuação dessas Conservatórias...E ela está também aqui nesse Fórum...É a @LucianaOCS ...

    Tente enviar uma mensagem InBox para ela e pergunte se Alenquer é uma das que estão finalizando processos...

    Boa Sorte...

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Pessoal..não sabemos pq o outro fórum ficou inativo.O administrador sumiu e não conseguimos resolver. Se não voltar a ficar operacional, vamos utilizar este daqui.

  • Ok @Vlad Pen! Uma pena pois lá tinha muita informação importante... Vamos torcer prá conseguirem resolver.

    abs

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    vamos aguardar..

  • LillyLilly Usuário

    Bom dia!!

    Sou a Liane Alegria do outro Fórum. Mudei o nome para que eu mesma não fizesse confusão!!

    Mandei os processos de meus 3 sobrinhos para o Porto, pela DHL. Postei dia 30 de abril e chegou lá dia 5 de maio, incluindo feriado e fim de semana.

    Foi recebido por Glória Costa. Agora, basta aguardar!!

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Ok Liane... vamos aguardar

  • marcusmarcus Usuário

    O que aconteceu com o outro fórum?

    Pq saiu do ar?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Marcus não sabemos o que aconteceu. O administrador está ausente ha mais de 1 ano

  • Bom dia @NiltonHessel e @andersongomes !

    Não sei te precisar com certeza, mas de acordo com relatos de vários grupos e foristas não temos Registos emitidos ainda pela Conservatória de Alenquer, bem como Santa Maria da Feira (que é onde está pendente o Registo do meu processo há quase 3 meses).

    As Conservatórias que ainda não emitiram registos por aqui então sao:

    -Santa Maria da Feira

    - Alenquer


    As demais estão a todo vapor!

    - ACP (Lisboa)

    - Peniche

    - Cartaxo

    - ACP ( Porto)

    -Felgueiras 

    -Lanhoso

    -Seixal

    -Vale de Cambra

    -Santiago do Cacém 

    -Sintra

    PS.:(Essas são as que eu vi no nosso tópico do site anterior e grupos de facebook, se cometi algum erro, por favor me corrijam).

    Mas não desanime! Em breve estas Conservatórias que ainda não emitiram, vão realizá-los!

    A informação que tenho é a maioria prioriza os agendamentos, o que deve acontecer com os processos em mãos de advogados... Mas os nossos não serão esquecidos! Logo mais você terá boas novas!

    Abraços!

  • A razão de eu ter mencionado seu nome @LucianaOCS foi por lembrar que no antigo Fórum você era bastante presente nas discussões sobre o andamento dos processos nas diferentes Conservatórias para onde estes foram distribuídos...

    Concordo com você...Mais dia menos dia...Todos esses processos serão finalizados...Até porque desde o último dia 4 as Conservatórias começaram a retomar o atendimento ao público...O que...A meu ver...Indica...Mesmo que em um ritmo lento...O início de um retorno á "normalidade" ...

    Quero crer que até o meio do ano as coisas devem estar bem diferentes...(Para melhor)...Do que estamos vendo por esses dias...

  • @NiltonHessel fique a vontade pra me citar caso eu possa ajudar...

    Estamos aqui por isso e para isso...

    Só não quero afirmar com 100% de certeza uma vez que são informações que eu trago baseada em relatos... Mas é isso!

    Tenho certeza de que essa semana vamos receber notícias de vários registos sendo emitidos em todas as Conservatórias! ( Eu espero!)

    Bom dia a todos!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @deiseljo, Não se pode estabelecer um critério quando somente um caso ocorreu, e essa pessoa entrou os dados de uma única vez no dia 8/maio, depois de concluído.

    Estava havendo uma tendência recente de processos serem concluídos em "processamento normal" na ACP com +- 340 dias. Ao mesmo tempo tem muitos que estão aguardando há muito mais tempo. Pessoas que disseram no fórum que foi feito por "processamento normal" (i.e. sem urg), isso foi anotado no campo Obs, mas mesmo assim você não pode confiar 100% na informação. (tem uma pessoa que informou ter concluído "normal" com 80 dias, mas deve haver algo errado no entendimento ou nas datas).

    A previsão atual está em 356 dias desde a numeração. Previsão é com base no passado recente. É uma estimativa na coluna "Previsão de conclusão". Esse que você mencionou estaria previsto para 09/07/2020. Dificilmente sairia 2 meses antes sem ter um pedido de urgência.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2020

    @todos, eu postei em outro tópico, mas como ACP tem mais visibilade vou postar aqui também.

    os serviços estão sendo reabertos, inclusive para atendimento presencial, desde dia 04/Maio. "https://justica.gov.pt/Reabertura-das-Conservatorias-Registo"

    É gradual e segue uma escala. Para nacionalidade as datas são 04/05 e 01/06. "https://dre.pt/application/conteudo/132883346"

    E experimentalmente a partir de 07/05 a "certificação por autenticidade" remotamente para alguns tipos de documentos: "https://justica.gov.pt/Noticias/Governo-vai-testar-a-realizacao-de-atos-autenticos-a-distancia"

  • Boa tarde, enviei o requerimento do meu tio, irmão da minha mãe para o Porto pois o requerimento da minha mãe foi feito no Porto em 8 meses, mas já fazem 10 meses do envio e a unica resposta que tive na Linha de Registos foi que havia finalizado e a certidão seria enviada para o endereço do formulario do requerimento. Como fui eu quem ligou, pois meu tio tem Mal de Parkinson e não iria aguentar 58 minutos de espera ao telefone na LR a atendente não quis me dar mais nenhum informação, nem numero de assento. Queria saber se alguém tem recebido certidões do ACP Porto antes da pandemia.

  • @SAMBorghoff você não tem o numero do seu processo e a senha para verificar no site ? Provavelmente, assim como muitos, o seu processo está aguardando registo. Temos casos de pessoas aguardam o registo desde setembro/2019

  • almcarolalmcarol Usuário

    O site de acompanhamento ta funcionando pra voces? Aqui desde cedo nao ta abrindo. Eu boto o numero do processo e nao para de carregar

  • almcarolalmcarol Usuário

    Pq vc nao tenta se passar pelo seu tio? kkkk

    eu fiz voz de homem pra me passar pelo meu pai durante 3 meses em 2018 hahahaha ele tbm nao tinha paciencia pra ligar

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @almcarol pode ser um erro temporário.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2020

    @SAMBorghoff, vou lhe dar 3 opções pra voce escolher, na ordem de preferência. Correio internacional está muito restrito e demorado.

    1. Ligue para a LR com o form-1C na mão e os dados que tiver (num processo, data de recepção, nome completo do requerente, data de nascimento, endereço). Espere 1h no telefone com seu tio próximo (para autorizar você a conversar).
    2. Com uma voz masculina, se souber todos os dados, provavelmente nem vai ser necessário chama-lo. A confirmação de quem está falando ao telefone é feita pelos dados do 1C. Explique que ligou há XXX semanas, e lhe informaram que foi concluído, mas que não recebeu nada pelo correio, provavelmente atrasado pela pandemia. Confirme o status do processo. Se saiu, pergunte a data que foi concluído, por qual conservatória, e se já tem o número de assento. Se não foi concluído, peça a senha de acesso ao portal para consulta pela web. Tenha lápis e papel à mão e anote números e datas que lhe derem. Se não entender bem, peça pra repetir, e leia de volta pra confirmar. (636 é seis três seis, não "meia três meia". não entendem "meia" como "meia dúzia")
    3. Com os dados dele, peça o assento pelo civilonline. Não precisa ter o número do assento. Essa é uma opção muito ruim, mas pode ser usada em último caso. Se estiver pronto, eles lhe mandarão o assento por e-mail, ao custo de €10. Se não tiver o assento pronto, eles lhe informarão, e você terá que solicitar novamente mais tarde por e-mail, sem custo, informando o número do assento, para receber a certidão. (Em alguns casos você pode perder o dinheiro) "https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/24/guia-de-como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline"

    Curiosidade: Qual o numero do seu processo (Tipo 365XX/2019)? Pela planilha dá pra saber se saiu ou está pra sair.

  • Luiz_FerrãoLuiz_Ferrão Usuário
    editado maio 2020

    Só para relato. O meu processo foi aprovado para registro (Assento) em 22/08/2019. Em 22/02/2020 foi transferido para Albergaria-a-Velha e por lá está sem qualquer notícia. Parece que nem se querem mexeram nesses processo e pelo visto não vão mexer tão cedo.

    Tive azar de meu processo ir para lá pois os que foram principalmente para Felgueiras tiveram bastantes registros.

    É desanimador mas fazer o que.

    Eu tinha marcado consulado aqui em SP no dia 23/03/2020 para fazer o Cartão cidadão mas como teve essa quarentena ficou parado. Hoje na hora do almoço me ligaram do Consulado para reagendar outra data 03/06/2020 mas pelo jeito não vai sair meu registro e terei que reagendar novamente.

  • almcarolalmcarol Usuário
    editado maio 2020

    Para relato, meu processo de atribuição numerado em 18/02 foi despachado positivamente no dia 06/05 e agora aguarda o registro de assento. Na minha opinião foi bem rápido, em 2 meses e meio, com quarentena e tudo, já foi concluído. Vamos torcer para que a diminuição no fluxo de processos por la, em razão da quarentena, faça com que as coisas acelerem um pouco mais e os registros saiam mais rápido.

  • @deiseljo, Olá, esse processo que voce perguntou é da minha irma e fui eu que preenchi na planilha só para informar às pessoas que saiu um processo de julho de 2019 e, conforme eu preenchi na planilha, sem pedido de urgência na própria ACP. O meu e do meu irmao foram enviados juntos e nao estão prontos, então pode ser um ponto fora da curva mas achei q valia a pena informar por isso pus na planilha depois q saiu, porque as vezes as pessoas nao estão atualizando a planilha mais... achei q da uma esperança a mais pra gente que ta esperando..

  • LillyLilly Usuário

    @SAMBorghoff , se disseram que o processo foi finalizado e o assento seria mandado para casa, o registo deve ter sido criado.

    Peça uma certidão pelo civil online, custa 10 euros e chega muito rápido. Vão passar uma chave de acesso, você recebe um arquivo Word e imprime em casa. Não tem mistério! E qualquer pessoa pode pedir, visto que os registros são públicos!

  • @Luiz_Ferrão o meu processo é de aquisição e está em Santa Maria da Feira desde 14/02/2020 na mesma situação que o teu... Acho que as Conservatórias da região de Aveiro (onde estão nossos processos) tá parada... É somente nesta região que não vejo um relato de registro...

    Triste, mas... Não temos nada a fazer a não ser aguardar... Meu processo teve despacho favorável há 10 meses e está em PT há quase 2 anos... 😔

  • andersonaderaldoandersonaderaldo Usuário
    editado maio 2020

    Oi pessoal, tudo bem?

    Estava ansioso para a criação desse novo fórum. Tentei entrar no antigo diversas vezes mas não estavam mais aprovando novos membros. Muito obrigado pela aprovação de entrada neste novo fórum,

    Iniciei o processo da minha avó no CRC de Tondela. Enviamos os documentos em 14/04, em 23/04 já havia recebido a senha de acompanhamento por e-mail e está com apenas a primeira bolinha verde. Processo 27xxx/2020.

    Abs

  • Juliana_PereiraJuliana_Pereira Usuário
    editado maio 2020

    Prezados, bom dia!

    Aos moderadores, envio em anexo um print da tela do status do processo. Pelo que entendi finalmente foi finalizado com sucesso! É isso mesmo?😭😍 A gente espera tanto, mais tanto por esta notícia, que quando realiza, bate a dúvida!rs

    Também não estou conseguindo acessar o antigo fórum. Sei que agora tenho que fazer a transcrição do casamento, da minha mãe com meu pai, pois ela casou novamente e depois dar entrada ao meu processo e dos meus irmãos. Está correto?

    O cartão cidadão da minha mãe, eu posso esperar para pedir junto com o meu?

    Eu só tenho a agradecer a cada um que me ajudou neste processo e por existir este Fórum! Quando existe uma corrente do bem, é possível realizar o que muitos dizem ser impossível! E pensar que eu desisti por um tempo, porque foi surreal o valor que cobraram para fazer toda a tramitação. Em breve quando finalizar a minha cidadania, vou realizar o sonho da minha mãe, de conhecer o lugar que o pai dela nasceu. Meu avô faleceu num acidente de carro, quando ela tinha 9 anos....Eu estou em lágrimas de tanta felicidade! Deus é maravilhoso!

  • Sim, @Juliana_Pereira parabéns, o processo da sua mãe foi finalizado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.