Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1242527293097

Comentários

  • josiadsjosiads Usuário
    editado fevereiro 2023

    Olá, amigos.

    Enviei a transcrição do casamento de minha mãe para Alcobaça (paralelo ao meu processo para o ACP). Já efetuei o pagamento e enviei por email o comprovante, no dia 03.02.

    Alguém saberia me dizer de que forma recebo a informação de que a transcrição foi finalizada.

    Se por email, ou se receberei a transcrição pelos correios.

  • Olá, @josiads !

    Fiz duas transcrições por lá. Concluíram em uma semana, mas não avisaram.

    Envie um e-mail perguntando se a transcrição já foi concluída, costumam responder bem rápido.

  • Obrigada, @André_Almeida

    Farei isso!

  • @gandalf

    Preenchi o form. Bem simples de preencher.

    Valeu pelo toque.

  • @André_Almeida eles me responderam.

    Disseram que quando estiver pronta eu recebei a transcrição no meu endereço.

    Você recebeu ?

  • Boa Tarde!

    A mais ou menos 7 meses dei entrada em meu processo de atribuição de nacionalidade (sou filho de pai portugues),

    pelo ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    O processo está na 4ª etapa, mas há algum documento faltante.

    Meu questionamento é, como eu sei qual documento esta faltanto e qual o prazo para corrigir?

    Há algum link ou site em que se acompanha esse tipo de informação?

    Pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ só obtenho a informação de que há a falta do documento (fig.1)

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."

    Devo aguardar alguma carta?

    ou

    entro em contato via telefone (351)211950500

    Já envei emails, sem resposta, para os seguintes endereços;

    [email protected]

    [email protected]


    https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/uploads/662/6P3DJB10RLJ4.png There was an error displaying this embed.


    Desde já, muito grato por me aceitarem no forum!

    Espero não estar postanto em local errado. (é minha primeira vez em um forum.😅)

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Castanheira_GM , ligue para a Linha de Registos.

    Só falam com o próprio.

    Coloque 20 reais de crédito no Skype e ligue às 6h da manhã (horário de Brasilia), para aguardar pouco.

    O telefone é (+351) 211 950 500 opção 1, opção 1.

    Eles mandam carta, mas demora muito para chegar. às vezes, extravia.

    Boa sorte!!

  • Essa transcrição, é o pedido de transcrição de casamento?

    Pergunto pois este será nosso próximo passo.

    O assento no meu marido está finalizando, vou mandar dos meus meus filhos e paralelo vou transcrever nosso casamento para posteriormente entrar com meu pedido. Fizemos este mesmo processo com a minba sogra, porém pelo consulado e demorou mais de 8 meses.

    Me parece que por este caminho é mais rápido, se foi isso que entendi. Pode me informar como você fez? Por gentileza.

  • @renatamoura , sim, as Coservatórias Civil do Porto e de Alcobaça fazem a transcrição com rapidez!!

    Se você mora no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio, pelos Correios. Eles também são rápidos.

    Mas, se mora em outro Estado, mande para a CRC do Porto (não é o ACP) ou para a CRC de Alcobaça.

    Você manda os documentos, eles analisam e, estando tudo correto, mandam um link para o pagamento dos emolumentos (120 euros).

    A documentação é a mesma que está listada no Consulado do Rio - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Boa sorte!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @renatamoura

    Espere sair o assento do Felipe, que deve ser em fins de Março/2023.

    Você precisa dele para iniciar o processo dos filhos, e para a transcrição, mas já pode juntar a documentação.

    O ACP não faz transcrição, mas é o melhor lugar para mandar o processo dos filhos. Ponha todos num mesmo envelope da DHL para remessa, cada um com seus documentos, completo.

  • @Leticialele, fiz como você me orientou, deu tudo certo!

    Me foi informado que houve apenas a mudança de conservatória.

    Eu havia enviado para a ACP e agora o processo foi encaminhado para Conservatória dos Registros Centrais.

    A informação que me deram é a que o orgão (ACP) não era o competente a avalair meu processo.

  • @Castanheira_GM , seu processo é de filho? Você não nasceu no Brasil?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @Castanheira_GM

    O ACP só tem competência para fazer nacionalidade de filhos, se o pai português (ou mãe) tiver nascido em Portugal, no Brasil, ou em País Membro da União Européia. Não funciona para as ex-colônias ultramarinhas por exemplo.

    Mas eles encaminham para a CRCentrais, como foi seu caso. O processo demora cerca de 18 meses desde a chegada dos documentos na CRC. No seu caso será mais, até satisfazer a exigência.

    Onde o pai nasceu? O mais importante você não disse: Qual é a exigência?

  • @gandalf e @Leticialele, sou filho de portugues, eu nasci no Brasil. Já meu pai nasceu em Angola.

    Meu pai já é cidadão portuges, tem o cartão cidadão (entretanto expirou em 2020 e não foi renovado).

    @gandalf, a minha maior dúvida era sobre se eu entrava em contato por telefone ou aguardava alguma carta.

    Reavalei tudo de fiz aqui e aparentemente separei todos os documentos corretos preenchi e enviei o Formulário 1C.

    Ao que parece apenas envei para o endereço errado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Castanheira_GM

    Seguramente seu pai tendo nascido em Angola, só pode fazer na CRCentrais.

    Mas infelizmente tem algo mais.

    Mande um e-mail para [email protected]

    -o-o-

    Referência: Exigência em processo de nacionalidade art-1C Nº XXXXX/2022

    Prezados Senhores,

    Poderiam por gentileza enviar uma cópia da carta de exigência em PDF?

    Com os melhores cumprimentos,

    G. M. Castanheira (seu nome por extenso)

  • @gandalf

    Obrigado pelas orientações.

    Já enviei o email e agora resta aguardar!

    Há uma média de tempo em que eles respondam o email, ou resta apenas aguarda?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Castanheira_GM

    Quando respondem, é nos primeiros 2 dias. Se passar disso, mande novamente, de preferência na noite anterior.

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    Recebi meu assento 😀

    Mas veio com erro 😅

    Nome dos avós paternos que é o lado não Português vieram errados, o do avô foi um erro mais grosseiro mas o avó também apesar de um detalhe menor.

    Enviei um e-mail respondendo o próprio funcionário que me enviou o assento, pois pelo nome foi ela própria que o efeutou. Acho que é o mais adequado na situação né?

    Falei de forma detalhada os erros e enviei um scan de uma de inteiro teor digitada que já tenho aqui só para o caso de ajudar...

  • gandalfgandalf Usuário

    @Yuri0

    Sentimentos misturados... Rsrsrs

    O email correto é [email protected]

    Creio que não precisa esperar a resposta para mandar corrigir.

  • Yuri0Yuri0 Usuário
    editado março 2023

    @gandalf obrigado, enviei um e-mail detalhado para este destino também...

    Alguma experiencia do tempo que eles levam pra fazer esse tipo de coisa? Quando responderem será que já estará efetuado ou vai ter um prazo pra correção?

  • ThiagoThiago Usuário

    @Yuri0

    Quando minha mãe enviou email pedindo retificação logo no outro dia à tarde responderam que já estava tudo certo, haviam errado o nome da avó e a data de nascimento dela.

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    @Thiago eles enviam nova certidão constando o averbamento, vc se recorda?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Yuri0

    Está pedindo muito... :-)

    Geralmente é rápido, 2-3 dias. Pode ser que mandem a retificado sim, mas não é garantido. Entenda que o erro fica lá. Vem só uma anotação dizendo que o nome correto é tal.

    Então, se precisa do assento pra fazer outra coisa, pode usar o mesmo que tem. No "oficial" vai ter a anotação.

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    @gandalf só sondando as informações mesmo kkkk, sendo bem sincero, se eu descobrisse que é complicado ou começarem a me pedir mais docs deixo errado pra sempre. Não tem nome dos avós no cc e passaporte mesmo...

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @Yuri0

    É simples. Você manda o e-mail apontando os erros, eles conferem nos documentos, e fazem a anotação.

    É rápido e simples. Não perguntarão nada, porque têm os documentos que precisa pra conferir, e pra eles tem o "princípio da certeza registal". Eles têm obrigação de pegar qualquer documento, e o que está lá está certo e confiável, porque vai se propagando.

    Eles gostam que você aponte a falha, porque a correção cedo 1 só, é mais simples do que deixar rolar e ter que corrigir 50 depois.

    Pode escrever no seu e-mail, que está notificando pelo "princípio da certeza registal". Eles saberão do que está falando. (a propósito, se escreve assim mesmo, registo ou registal. É menos comum no BR, mas em PT registro com "R" tem outro sentido). E você mostra que você é um cara entendido do assunto. Rsrsrs

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    @gandalf depois de postar aqui já fiquei mais tranquilizado que será simples. Meu e-mail já foi lá e fui detalhado, ainda enviei junto uma de inteiro teor que consta do jeito que informei. Agora é aguardar. Se resolverem, resolveu, se não resolverem fica assim :-)

  • @gandalf

    O responsável na conservatória dos Registros Centrai me respondeu.

    Ao que parece, por enquanto, realmente é apenas a mudança de orgão avaliador.


  • @gandalf

    Obrigado mais uma vez por toda a ajuda.

  • ThiagoThiago Usuário

    @Yuri0 não mandam não. Tive que pedir outra e pagar novamente, pois como o erro era na data de nascimento fiquei com receio de usar a antiga. Até me orientaram na altura a mandar um email explicando que eu já havia pago e não era minha culpa ter de pagar de novo. Mas a pressa me fez pedir outra mesmo assim kkkkk

  • gandalfgandalf Usuário

    @Castanheira_GM

    Que estranho. Essas coisas aconteceriam em fases distintas.

    Você omitiu algumas informações que me ajudariam a entender o que se passou.

    Poderia preencher os dados do processo aqui? https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    O processo só estaria na fase-4 se estivesse no ACP. Mas as transferências normalmente ocorrem muito antes, logo nos primeiros dias.

    Veja a mensagem no envelope do canto direito superior da tela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.