Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1313234363797

Comentários

  • @RogerioS , até onde sei, o pagamento pelo Nubank está funcionando!

    Seus filhos são maiores? Se forem menores o processo é gratuito!!

    Boa sorte!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado abril 2023

    @RogerioS

    Não tenho visto mais reclamações de pessoas que não conseguem.

    Também tenho visto um número grande de pessoas que relatam que fizeram via Nubank, e também via Mastercard. Não está mais tão restrito somente a bandeira VISA como antes.

    Há pouco tempo estava pensando que você estava sumido. Fiquei imaginando o que teria acontecido. :-)

  • Visa continua ruim, tentei pagar um caso de cidadania por casamento e o sistema não aceitou, paguei na minha conta no Activo Bank português.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RomuloSCG

    Visa sempre foi o melhor deles. São os mais adiantados na implantação de 3DS2.

    Em seguida as Fintecs (Nubank, S3, etc), e os cartões virtuais, que já chegaram com tecnologia mais moderna.

    Pode ser que um banco ou outro ainda esteja atrasado na implantação, mas como regra geral, Visa é o melhor.

    E claro, tem a segurança inerente do sistema, que se ajusta dinamicamente, aumentando ou diminuindo conforme o caso.

    Mastercard, só recentemente tem passado sem maiores problemas.

  • Boa tarde pessoal, contribuindo com a última discussão, fiz pagamento com o mastercard do Nubank e correu tudo bem.

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Que boa notícia pessoal.

    Vou fazer pelo Nubank/Mastercard.

    Sim @Leticialele , são maiores de idade.

    Estamos firmes @gandalf 😄

    Bom final de domingo a todos.

  • @RomuloSCG , interessante, o Santander é um dos poucos bancos que quase não dão problema!

    Você tem que usar o aplicativo Way. No final da transação, o sistema pede a leitura de um QRCode para compras pela Internet.

  • Livia_AlvesLivia_Alves Usuário
    editado abril 2023

    Pois é, estou tentando desde ontem pagar o 1C com Banco do Brasil Visa, mas o SMS de confirmação para concluir não chega de jeito nenhum... Já liguei para o banco, para a Visa, mas ninguém sabe onde está o problema.

    Alguém sabe com qual setor do banco/Visa preciso falar para liberar o que quer que seja que está emperrando o pagamento?

    Obrigada!


    Atualizando: acabei de conseguir!! Não sei o que a atendente do banco fez, mas deu certo! Já até recebi o e-mail com o formulário.

  • Imediatamente ao meu, fiz o pagamento da minha irmã, mas até agora ela não recebeu o e-mail com o formulário (não está nem no spam). Eu recebi o meu em segundos. Esse e-mail pode demorar tantas horas assim para chegar? É normal isso? Obrigada!

  • monteiroepmmonteiroepm Usuário
    editado abril 2023

    Excelente, @IsaBica! Muito bom vermos relatos positivos acerca dos trabalhos efetuados pelos consulados. Em minha experiência recente, tanto no do Rio de Janeiro quanto em BH, consegui resolver todas as questões em prazos que considero como muito bons.

    A dificuldade maior é com os agendamentos, especialmente para atos do registo civil. CC e PEP tenho visto a agenda bem tranquila ultimamente.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Livia_Alves

    Eventualmente vai liberar. É que quando faz 2 pagamentos em seguida, o segundo vai pra conferência manual, porque pode ser que você pagou numa loja, e o atendente passa de novo o seu cartão para pagar algo pra ele. Uma cobrança dupla, da mesma fatura.

    Até amanhã ela vai receber o e-mail, ou retornam o dinheiro para o cartão.

  • Boa noite,

    @Leticialele, @gandalf e demais colaboradores.

    Tenho um filho com certidão de interdição, no qual minha esposa detém sua curatela.

    Eu fui o declarante na certidão de nascimento, e pergunto:

    Quais procedimentos adotar aqui no Brasil e em Portugal para dar entrada na ACP porto.

    Minha esposa ainda não possui cidadania portuguesa como cônjuge , só eu possuo.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado abril 2023

    @Alberto_Carneiro2

    Você fez a nacionalidade como neto, originária. Você foi o declarante do filho, o direito dele fica garantido.

    Qual a idade do filho, maior ou menor de 18?

    Como terá a averbação da curatela na certidão da criança, se for menor, ambos os pais assinam, você assina na 1ª linha. O processo é grátis.

    Se for maior de 18 anos, ele assinaria, mas como a mãe tem a curatela, só a mãe assina o form-1C em lugar dele, na 1ª linha.

    1) Peça no cartório uma certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada. (vale por 1 ano);

    2) A curatela estará anotada na certidão de nascimento reprográfica do filho. Precisa juntar a página da sentença final, onde o juiz assina concedendo a curatela, cópia autenticada e apostilada;

    3) Xerox simples de seu assento de nascimento do pai português;

    3a) A transcrição do casamento pode ser dispensada no seu caso. Se não pudesse, precisaria fazer, e se possível, juntar um xerox simpes do assento de casamento. Vai precisar da transcrição para fazer a nacionalidade da esposa;

    4) Se for maior de 18, pagamento da taxa de €175 no carta6o de crédito de qualquer pessoa, preenchendo o nome do filho como Requerente, com um e-mail sob seu controle (ou da mãe), e o restante das informações são do titular do cartão;

    maior, pague aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    menor: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    5) impressão simples do e-mail recebido após o pagamento (se for o caso);

    6) Imprimir o form-1C personalizado que vem no e-mail (ou o de menor grátis), a cores, frente-e-verso na mesma folha, preencher sem rasuras, e levar ao cartório para assinar diante do tabelião, e reconhecer firma por autenticidade. (cada assinatura do form). As instruções de preenchimento estão no form, apenas não mande para o endereço citado lá, pq demora mais. ACP é melhor;

    Faça uma cópia xerox de tudo o que está mandando, grampeie e guarde como referência. Mande de preferência por DHL para:

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849 [email protected]

  • @gandalf , meu filho tem 38 anos.

    Pensei que por ser interditado a gratuidade fosse contemplada.

    Quando a averbação da curatela na certidão de nascimento, vou verificar quando receber a reprográfica, caso contrário terei que solicitar averbação.

    Tenho cópia do trânsito em julgado.

    Tenho que reconhecer a firma do juiz na sentença? e apostilar, mesmo se tiver averbada na Certidão.

    Possuo a Certidão emitida pelo tribunal de justiça que respaldou a emissão da certidão do cartório de títulos e documentos, se não me falha a memória.

    Bem, não sendo necessário validar essa certidão na justiça Portuguesa, já é bem mais fácil.

    Grato

  • bom dia, os processos de meus dois filhos menores (13 e 15 anos) andaram hoje.

    saíram da bolinha 1 para 2.

    Protocolo em 19.01.2023

    já atualizei a planilha.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado abril 2023

    @Alberto_Carneiro2

    Por ser interditado, você está pensando que poderia fazer pelo artigo-2 (clique). Não pode.

    Não é grátis, e seria uma nacionalidade derivada. E só se aplica se a sua nacionalidade fosse derivada. E lá no final diz: "custa 200 euros".

    Faça a nacionalidade 1C normal, e pague os €175. :-)

    Eu nunca passei por isso, mas não creio que consiga.

    Faça uma consulta por e-mail para [email protected]. Um e-mail bem curtinho:

    Gostaria de saber se maiores de 18 anos, incapazes, podem ter isenção do pagamento da taxa para nacionalidade artigo-1C. Se para efeito de nacionalidade, eles se enquadram como menores, isentos da taxa. A mãe é a curadora legal. Eu, o pai sou português originário.

    Com os melhores cumprimentos,

    Seu nome completo

  • @Alberto_Carneiro2 , dependendo do (a) Conservador(a) que analisar o processo, terá que homologar a curatela em Tribunal português!

    Mande como está, e aguarde para ver se cairá em exigência.

    A homologação de sentença estrangeira leva uns 6 meses no Tribunal português, e só pode ser feita com advogado inscrito na Ordem dos Advogados portuguesa.

  • @Leticialele ,

    Como imaginava, o caso pode ser diferente do que imaginávamos.

    Mesmo que tudo se origina numa sentença brasileira, digamos assim, tem que ser acatada pela justiça portuguesa.

    Isso é claro não impede de ser concedida a nacionalidade por trâmites legais, art 4 .

    Seria, vamos dizer , uma averbação de interdição pós nacionalidade por atribuição.

    Isso tem sentido?

  • @Alberto_Carneiro2 , sei de alguns casos em que constava averbação de alguma questão judicial à margem da certidão de nascimento e foi exigida a homologação da sentença em Tribunal português.

    Acho estranho, porque seria uma prévia à concessão da nacionalidade, mas é o que eles exigem que seja feito.

    Não posso garantir que será o caso do seu filho.

    No meu entendimento, bastaria a sentença de curatela apenas para que a mãe assinasse por ele.

    Sugiro que você mande a documentação normal, pelo art. 1C e aguarde para ver o que vai acontecer. Só estou alertando!

    Boa sorte!!

  • Em questao de pagamento deixo a dica do pagamento através do app WISE.

    Eu uso em todas as minhas viagens e usei para pagar também o meu processo.

    O câmbio é o menor do mercado (pra dólar inclusive é o comercial). Nao tem IOF, visto que é um cartao de débito e também gera cartoes virtuais para deixar na wallet. Hoje nem troco mais papel moeda para viagens.

    É um excelente custo beneficio, já que o cambio é menor e nao tem IOF :)

    Inclusive está aqui meu link de indicaçao, usando, o primeiro cambio nao tem custo: https://wise.com/invite/i/lucianac267.

  • @lucianacorrea04 , obrigada pela dica!!! Será muito importante para muita gente!!!

  • donpepedonpepe Usuário
    editado abril 2023

    Sobre a dica da @lucianacorrea04 : uso o serviço da Wise há algum tempo no exterior (3 anos) e posso confirmar que o serviço deles é muito bom. Geralmente o preço do câmbio deles é o mais barato, e quando é o 2o mais barato a diferença de preço é tão pequena que compensa usar o serviço deles pela segurança e tranquilidade.

    Mesmo que a pessoa não queira emitir um cartão de débito físico, o cartão virtual gerado no app atende o uso do dia a dia e os pagamentos online na Europa.

  • IsaBicaIsaBica Usuário

    @monteiroepm o agendamento no consulado de SP é complicado, principalmente para quem quer renovar CC e o PEP é um jogo de paciência kkkkk

  • John1John1 Usuário
    editado abril 2023

    Mas gente, o quê ta acontecendo com os processos de Julho e Agosto que não andam? ja faz mais de duas semanas que não temos novidades.

    Alguem sabe se todos os conservadores da ACP Porto tiram férias no verão ou só alguns? lembro que na de Lisboa o trabalho continuava porém com menos conservadores. Não sei se na conservatoria do Porto é assim também.

  • gandalfgandalf Usuário

    @John1

    Isso era esperado.

  • Boa tarde pessoal, eu e meus dois irmãos estamos levantando os documentos para fazer a nossa cidadania pelo artigo 1C. Acontece que um dos meus irmãos quem foi o declarante foi a nossa mãe que não tem a cidadania portuguesa, quem conseguiu recentemente foi meu pai pelo artigo 1D, Neste caso tenho algumas dúvidas 1) Para este irmão a gente pode mandar a documentação da cidadania enquanto faz a transcrição ou seria melhor esperar ficar pronta a transcrição? 2) Qual seria o caminho mais rápido para a transcrição do casamento do meu pai? 3) Meu irmão já pagou a taxa, tem validade o pagamento da taxa?

  • @Leandropereira

    1) Para este irmão a gente pode mandar a documentação da cidadania enquanto faz a transcrição ou seria melhor esperar ficar pronta a transcrição? Pode mandar o processo. Quando forem analisar, a transcrição já terá sido feita.

    2) Qual seria o caminho mais rápido para a transcrição do casamento do meu pai? Se você mora no RJ ou ES, faça, pelos Correios, pelo Consulado do Rio. Caso more em outro Estado, mais rápido mandar para a CRC do Porto. NÃO É O ACP!!!!

    3) Meu irmão já pagou a taxa, tem validade o pagamento da taxa? Não tem validade.

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.