Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1373840424397

Comentários

  • Bom dia @gandalf@Leticialele e a todos do Fórum,

    Vcs poderiam me enviar o endereço de envio da ACP de Porto para pedido de nacionalidade para filha, formulário 1C? Paguei ano passado e por motivos pessoais não enviei o pedido e nas instruções do preenchimento do meu requerimento 1C (que é velho) consta envio por correio somente para ACP Lisboa. Vcs poderiam me fornecer o endereço de envio para ACP Porto?

  • @PatriciaRegina , o novo endereço do ACP é

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    Rua do Cunha, 404

    4200-250 Porto - PORTUGAL

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @PatriciaRegina

    Você não disse quão "velhos" são os documentos.

    Certidões brasileiras valem por 1 ano da emissão. Autenticações antigas podem levantar suspeita de fraude, e causar exigências.

    Mande junto uma impressão do e-mail que recebeu após o pagamento, para facilitar a localização.

    Deve-se evitar enviar documentos antigos, porque podem ter exigência para refazer, atrasa, e tem que pagar outra remessa.

  • MtrinMtrin Usuário

    Bom dia a todos,

    Só passando para informar que o processo do meu sobrinho Chico, chegada no Porto dia 29/08/2022 passou hoje para blinha 2 verde.

    Qualquer outra novidade aviso

    Mtrin

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf @Leticialele Queridos, muito bom dia! Estou ajudando minha mãe no processo de nacionalidade dela ( artigo 1C).

    Fomos buscar a certidão reprográfica dela hoje e o termo da certidão é 27550, mas no RG dela está 27549... Pois na certidão antiga que ela tinha estava com esse número mesmo. O que eu faço? Ela deve tirar um novo RG?

    Desde já agradeço muito por toda ajuda!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @jubsal

    Não creio que isso seja problema, se o RG está dentro da validade.

    Entretanto, a temporada de substituição do RG pelo CIN está aberta. Nem todos os estados estão fazendo ainda. A maioria tem uma carteira provisória, para transição de RG para CIN, ainda em papel, com QRcode, e constando o CPF como número.

    Decida se quer mudar a carteira agora, ou quando sair o CIN em plástico, que deve ser em Nov/23 se não for adiado novamente.

    Tem questões de privacidade e segurança com chips de RFC lidos a distância dentro do seu bolso, e tem benefícios de ser um documento mais moderno, mudando inclusive o número para ser o CPF, ao invés do Nº de RG estadual.

    Que número você escreveu no form-1C? (não precisa responder, foi só pra ganhar sua atenção) Rsrsrs

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf coloquei número nenhum ainda rsrs Estou perguntando antes até mesmo de pagar o formulário haha Sim, o RG está dentro da validade, é de 2016…

  • @jubsal , eu mandaria como está!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @jubsal

    Eu também mandaria como está.

    Mas independente disso, faria uma nova identidade (menos invasiva), antes de começarem as novas. Mais 10 anos com ela válida. Se mudar de ideia, sempre pode fazer depois a de plástico, com smartcard.

  • jubsaljubsal Usuário

    @Leticialele @gandalf Muito obrigada! Vou enviar como está mesmo.

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Olha só @gandalf , me dei conta de que esqueci de mandar o e-mail do pagamento dos guris, embora eu tenha preenchido o formulário que veio com a numeração do pagamento. Espero que isso não dê problema. De qualquer modo, eu guardei o e-mail se for necessário.

    Dei uma de amador hehe

    Abraço.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RogerioS

    Essa cópia do e-mail não é necessária na maioria dos casos. Sempre se recomenda, porque não custa nada ajudar nisso.

    O nome de seu filho é igual ao seu, pagou com um cartão do mesmo nome, eles conseguem localizar o pagamento na maioria dos casos. Fica complicado é quando o cartão é de um terceiro, e os nomes não batem. Mas resolveria por e-mail mesmo.

    Eles já numeraram os processos, logo já localizaram o pagamento. Pode ficar tranquilo que esse risco já passou. Sem pagamento não teria Nº.

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Bah, excelente. Bom findi aí parceria e aos demais foristas.

  • Bom dia pessoal,

    tudo bem?

    pelo que venho acompanhando aqui, entendi que a média de prazo de emissão do assento é uns 50 dias pós aprovação, certo, ou entendi errado?

  • Bom dia pessoal?

    Estou ajudando minha sogra no processo de cidadania portuguesa.

    Ela é filha de Pai Português(Já Falecido) e Mãe Brasileira.

    O Pai Português Falecido possui Assento de Nascimento Informatizado e o Casamento já consta Com Averbamento OK nesse assento. 

    =>>> Estamos Juntando os Documentos conforme estudei no fórum, que seriam esses:

    1 - Copia Simples do Assento do pai português;

    2- Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada;

    3- Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade (RG) do interessado.

    3- Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito.(Iremos preencher quando receber por e-mail após pagamento da Taxa de €175

    4- Houve alteração no nome do requerente pelo casamento, então estaremos juntando também certidão de casamento inteiro teor apostilada do requerente. 

    Faremos posteriormente a transcrição do casamento da requerente. 


    ==>Sobre o óbito do Pai Português. Será necessário algum procedimento quanto à isso antes de enviar a documentação da requerente? Precisa constar no assento o falecimento?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @lucianacorrea04

    Eu não gosto de usar "média", porque não distingue grupos (maiores e menores), e não determina quanto tempo está sendo considerado.

    Mas a tendência atual para maiores, tem demorado 60 dias.

    (essa tendência é obtida com a análise estatística dos dados, não apenas uma percepção individual)

  • Obrigada @gandalf . Começar aqui a contagem regressiva desses 60 dias hehe Assim que sair, aviso aqui para atualização da planilha :)

  • @LuizZaidel , tudo correto.

    A certidão de casamento, que será usada apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e no RG, não precisa ser apostilada.

    Não é necessário fazer nada quanto ao óbito do pai português.

    Boa sorte para sua sogra!!

  • Oi tudo bem? Alguém sabe o endereço em

    porto que eu poderia ir para falar sobre meu processo de judeus sefarditas? Entrei com pedido de urgência e não foi analisado ainda, gostaria de ir pessoalmente para consultar o processo, alguém sabe onde ? Meu processo está na ACP de Porto

  • gandalfgandalf Usuário

    @Larissajade

    O endereço do ACP para envio de documentos, atualmente é na Rua do Cunha, 404.

    O atendimento presencial continua na Rua Visconde de Setúbal, 328.

  • Obrigada @gandalf !!

  • tenho notado que os processos de filhos miores tem demorado muito tempo, digo isto pois quando eu eu esperava a tramitação do processo da minha mãe de neto, tinha a percepção que os de filhos eram mais rápidos, o meu ainda está na bolinha 1 foi enviado mes 3, n sei se é ansiedade kkkkk

  • @gandalf boa noite!

    Hoje os meus processos (marido e cunhado) andaram da bolinha 1-verde para bolinha 2-verde, já atualizei a planilha. Agora esperar que ande mais rápido....kkkk

  • Os processos estão demorando mesmo. Houve situações internas que trouxeram essa morosidade. O do meu irmão maior de filho, eu dei entrada em out de 2022, e ainda está na bolinha 1. Os colegas aqui do fórum dissem q o andamento está com + 2 meses... então esse processo que durava 6 meses, se dermos sorte, pode aguardar uns 8 meses.

  • CarlosASPCarlosASP Usuário

    Hoje meu processo (maior 1C) finalmente foi para a bola 2. Levou quase 9 meses (um parto) para isso.

    Entregue DHL na ACP: 26/08/2022

    Senha recebida: 13/10/2022

    Número: 174xxx/2022

    O meu foi daqueles que levou um tempão para ser numerado devido à situação na ACP (greve. mudança de prédios. enxurrada de processos sefarditas) em julho-agosto de 2022.

    E, mais uma vez, parece confirmar que o importante é a data que foi entregue - e não a data de envio da senha.

    Já atualizei a planilha.

  • gandalfgandalf Usuário

    @aidayamazaki @CarlosASP

    A previsão na planilha está bastante próxima, como se vê pelos aprovados recentemente. Ela deve se realizar com pequena flutuação.

  • gandalfgandalf Usuário

    @michaelscott

    Os tempos estão maiores, pela parada na mudança de prédio do ACP ocorrida em julho/2022. Também um aumento de processos Sefarditas. Os efeitos começaram a ser sentidos desde janeiro, quando o ACP aumentou em 3 meses.

    Mas sua mãe completou em 08/12/22. Para processos iniciados em março ou abril/2023, calculo que terá baixado novamente.

    Se não fez ainda, preencha os dados para a planilha: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • Compreendido amigos foristas, e que como tinha uma pequena experiência nos processos de netos eu já sabia como funcionava os trâmites, agora como filho eu tinha contato (de longe) e n tinha essa percepção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.