Certidão de nascimento

Bo tarde pessoal! Tenho uma dúvida? quando peguei a certidão do meu pai vi q o nome da avó paterna dele está bemmm errado, a dos avós materno dele está certinho, então resolvi que quando eu fizer a minha atribuição vou enviar só a certidão de nascimento da minha avó, e a do meu avô por conta desse erro vou deixar pra lá, como os 2 eram portugueses eu iria fazer a atribuição pelos 2, Será q mesmo eu não fazendo com a certidão do avô vai dar algum problema por conta desse erro q está na certidão de nascimento do meu pai? Obrigado gente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Lilirio seu pai é o neto dos portugueses?Eles casaram onde? Portugal ou no Brasil?
@Lilirio
Você não poderia fazer a nacionalidade pelos dois. De qualquer forma teria que escolher um deles para preencher no form.
Se estiverem casados, pode ser qualquer dos dois. O casamento está anotado na cert nascimento deles?
Quando foi o casamento, e onde? Em que estado você mora?
Se ambos eram portugueses, casados no BR, é obrigatório fazer a transcrição do casamento deles, se não foi feita ainda.
Terá que explicar qual é esse erro que imagina ter. Pode nem ser relevante.
Eles casaram em Portugal, e tiveram 4 filhos aqui no Brasil, um deles é o meu pai, já tenho o assento da minha avó, e vou pedir a atribuição por parte dela, minha única preocupação é esse erro na certidão do meu pai, q a parte da avó paterna ( o nome) está errado.
Meu pai é filho de português
Os portugueses casaram em Portugal
@Lilirio
Vamos ver como está essa divergência na certidão do pai, e a averbação do casamento na certidão da avó.
Se localizou a certidão de casamento, também seria o caso de dar uma olhada nela, porque o nome na idade adulta é fixado no casamento.
Talvez tenha que pedir uma certidão apostilada na PGR em PT, para poder retificar a de seu pai no BR.
Aproveitando esse tópico queria tirar uma dúvida, a moça da conservatória q fiz contato me passou q o assento de minha avó já estava informatizada e me passou esse número do assento 7/2018, será q é esse mesmo o número? pois no formulário tem um monte de quadradinhos pra preencher e só vou colocar o número 7? E depois o ano. Achei confuso isso. Já tentei pedir a certidão no civil online para ter certeza desse assento mais não consigo passar os meus cartões, sempre da erro.
@Lilirio
A numeração dos assentos é sequencial para cada conservatória e zera no início de cada ano. Por isso sempre tem o /ano depois para indicar em que ano o assento foi criado. É o conjunto de conservatória + esse número/ano que torna cada assento de nascimento "único" e facilmente identificável.
O assento de sua avó só foi informatizado e inserido nesse sistema em 2018, por isso tem o /2018. Se é de uma conservatória pequena (há lugares em PT onde quase ninguém tem filho hoje em dia... tem muitos lugares que a população não para de diminuir e quase só sobraram idosos) e/ou foi informatizado logo no início do ano, faz muito sentido ter sido apenas o sétimo assento de nascimento daquela conservatória em 2018.
Muito Obrigado por tirar minha dúvida.
@Lilirio
Deve ter sido um dos primeiros assentos emitidos em 02/janeiro/18, naquela conservatória. Qual conservatória emitiu o assento?
Se quiser, pode preencher com zeros à esquerda. Escreva 007 e complete, o nome é Bond..., Jane Bond. Rsrsrs
É como o Carlos disse. Ela foi o 7º assento emitido em 2018 pela conservatória XYZ.
Você precisa resolver o caso do cartão de crédito para o pagamento, ou não conseguirá pagar a sua nacionalidade. Pode usar o cartão de outra pessoa se quiser.
Seu cartão é internacional e está liberado para uso no exterior? É Visa ou Mastercard? É Crédito ou Débito? Físico ou Virtual? Você ligou para o nº do telefone do setor anti-fraude que está atrás do cartão e perguntou por que seu pagamento de €10 está sendo negado? São fatores que afetam sua capacidade de fazer pagamentos na plataforma do IRN. Não precisa responder aqui, mas verifique.
É uma pena que não tenha feito as nacionalidades seguintes em 2018, quando finalizava em 20-30 dias cada geração. A de sua avó saiu em 02/janeiro. Sua mãe/pai teria finalizado em jan/fev, e você em fev/março/2018. Agora está levando mais de 1 ano cada uma, se fizer como filho. Como neta está em 3 anos com tendência de aumento.
O que traz à próxima discussão: Embora possa parecer lógico fazer como neta de sua avó portuguesa, pular a geração de sua mãe/pai, em geral não é uma boa idéia. Fazer cada geração como filhos tem menos restrições, é mais rápido e simples do que fazer como neta.
Vai custar um pouco mais, mas em geral compensa. Responda:
Obrigado por responder, vou pular a etapa por q meu pai está com 76 anos e com a saúde debilitada, fiquei com receio de fazer o dele e no meio do processo ele falecer, então resolvi fazer o meu direto, não tenho pressa,rsrs.. respondendo as perguntas: 1: casada em Portugal falecida 2: meu pai 3: casados e vivos 4: o pai na menoridade sim filho do primeiro e único casamento 4: meu pai na menoridade e sim primeiro casamento
Te respondi no privado
Conservatória de nelas
Amigos, boa tarde.uma pergunta pra quem puder me responder. Estou preparando documentos pra aquisição de cidadania de um amigo meu. Na certidão de nascimento o nome dele está grafado erroneamente como Choay-b, sendo que o nome correto é Choayb, sem o hífen.
Será que precisa fazer retificação do o nome na certidão de nascimento? Nós outros documentos todos dele está Choayb.,inclusive na certidão de casamento. Posso mandar a certidão do casamento em lugar do nascimento?
@Rita_Guedes
Para nacionalidade só serve a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro.
Eu faria como está, e só faria a retificação se houvesse uma exigência do Conservador. Não creio que teria exigência por causa disso.
Na certidão reprográfica existe o hífen separando a letra? Quer mostrar o trecho onde aparece o nome, por MsgPrivada? Como consta na identidade dele?
Geralmente o hífen, mesmo que exista, é opcional. Por isso não creio que em PT se importarão com isso. Pode incluir ou não hífen, de, da, dos, etc. Há um campo no form para mudar a composição do nome, e pode pedir sem o hífen, só pra ter certeza de que escreverão certo.
Para retificação de nome próprio, só fazem judicialmente. Não há um documento mais antigo em que legalmente se possa apoiar.
@Rita_Guedes
Eu tinha procurado essa publicação, que é uma simplificação das regras na Lei no Código Civil Português, e na época não achei.
Hoje buscando outra coisa, me deparei com a página novamente. Dê uma lida, para ver como funciona. O hífen é opcional como de,da,dos.
aqui: https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Nascimento/Composicao-do-nome/pk_vid/639486a804896001170663870927d207
Ao localizar este, localizei vários outros documentos relacionados com a imutabilidade do nome próprio, uma vez que foi lançado no assento. Caso ainda tenha interesse, pergunte novamente.