Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1818284868797

Comentários

  • boa noite

    processo da minha filha no 7-marrom desde 16/04 (atualizado na planilha).

    anteontem resolvi escrever para o ACP-Porto e me responderam hoje assim:

    acham que devo solicitar a certidão do registo de nascimento no CivilOnline (lá informa que é valido por 6 meses?!)

    ou com o número do registo informado consigo dar entrada no passaporte português no Consulado do Rio ?

    obrigado!

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    Boa noite @BernardoPaesLeme

    Eu mandei e-mail para o ACP ontem final da manhã e acabei de receber a mesma resposta que a sua.

    Acredito que o registro on line já permita a emissão do passaporte e cartão cidadão (já pedi o meu).

    Pessoal, vale super a pena mandar o e-mail para o ACP. Resposta chegou agora a pouco (ou estão fazendo hora extra ou ficou preso rsss, chegando agora a pouco (20:16 horário Brasília)).

    @gandalf @Leticialele obrigado pelas informações e ajuda.

    Para quem está na fila, vale a pena esperar e ter esperança. Minha ficou na bolinha 1 uma eternidade.

    Agora só aguardar chegar o assento, agendar no consulado e comprar um ótimo vinho Português para comemorar.

    @gandalf Consigo pedir cidadania para minha esposa, com agora serei cidadão português? Os avós dela são da Espanha. Grato novamente.

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    Esqueci de mencionar, ainda continuo com bolinha 7 marrom. Quando mudar, altero na planilha (se mudar rsss).

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 15

    @BernardoPaesLeme

    Parabéns à nova Tuga.

    Você pode pedir o assento pelo CivilOnline. Custa €20 e enviam em até 24h úteis. Agora está fechado, mas se pedir, recebe amanhã cedo.

    Ela até poderia fazer diretamente apenas com o assento, e uma identidade. Mas não deve fazer assim.

    Não deixe de pedir o assento, porque estão vindo com muitos erros, informações faltando. Você terá que decidir como vai seguir, dependendo de quão ruim o assento dela estiver. (todos estão ruins, uns estão piores que outros)

    Pelo menos o IGSJ passou a admitir o constrangimento, e pedir desculpas pelo transtorno criado pelo novo sistema. Peça o seu assento, e confira os dados nele: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/6389/#Comment_6389

    Pode usar o Flash Nº.69/2024 se estiver o nome corrido, e a naturalidade apenas com o nome do país. Mas ficará faltando o nome dos avós. Se for a falta dos avós e da naturalidade, você decide se vai seguir assim mesmo, apenas fazendo o CC.

    Se o dela vier faltando o campo Sexo, ou se ela não vai fazer o CC de imediato, certamente deve mandar retificar.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    É quase certo que seu assento tenha sido emitido entre 05/05/24 e 09/05/24. Em seu lugar eu tentaria pedir no CivilOnline.

    (depois de sua informação que está em 7-marrom, e desde quando, muda o quadro geral)

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado maio 15

    @EduardoEEA , sim, pode solicitar a cidadania para sua esposa.

    Se tiver mais de 3 anos de casado com filhos atribuídos OU 6 anos de casamento não precisará demosntrar vínculos com Portugal.

    Providencie a transcrição de seu casamento e, após, envie a documentação de sua esposa, pelo art 3 da Lei da Nacionalidade, para a CRCentrais.

    Pode ir ao Consulado para pedir o CC e o passaporte apenas com o número do assento. MAS é altamente recomendável que verifique, antes, se há algum engano ou informações faltando no assento. Por isso, sugiro que peça pelo civil online, pagando 10 euros.

    Boa sorte!!

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Boa noite pessoal.

    Mandei e-mail e recebi a mesma resposta para os processos dos meus filhos.

    Resolvi esperar eles mandarem pelo e-mail, não vou pagar pelo civil on-line.

    Grande abraço a todos.

  • @EduardoEEA e @RogerioS obrigado!

    @gandalf vou esperar 1 ou 2 dias para ver se chega por email, senão peço pelo CivilOnline.

    o que é esse "Flash Nº.69/2024" ?

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EduardoEEA , como o @gandalf lembrou, se ela nasceu no Brasil, são 5 anos de casamento. O domínio da língua portuguesa é o vínculo.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RogerioS @BernardoPaesLeme

    Essa resposta assinada pela Carla Ribeiro é uma resposta automática. Calculo que eles devem receber uns 50 mil e-mails por mês, só perguntando sobre o estado do processo. São 2300/dia. Certamente tem alguma automação que manda uma resposta padrão, dependendo do assunto extraído do texto. Apenas uma fração filtra para resposta interativa, ou quando é um reply de um e-mail anterior, ou quando não extrai automático do texto.

    Todos recebem essa resposta de que o assento será enviado automático por e-mail. Não vejo relatos de pessoas que tenham recebido. Alguns recebiam como resposta à consulta. Nem isso tenho visto mais.

    Quando esta resposta não foi automática, ela não passa de uma linha. É fácil perceber. Rsrsrs

    Talvez num futuro distante, quando esse tal módulo estiver minimamente operacional, a coisa comece a fluir automático. É o que foi prometido. Não é o que está acontecendo na prática.

    Peça o assento dos filhos pelo CivilOnline. Decida se vai requerer retificação, ou se vai usar o Flash 69/24 fazendo o CC no novo modelo (a partir de 10/junho). Quanto mais tempo vai passando, mais difícil vai ficando conseguir retificações (se for o caso).

    Se já não veio automático, é porque não virá.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 15

    @BernardoPaesLeme

    O Flash Nº.69/2024 é um documento interno do IRN. Não está disponível para consulta externa. Já pedi várias vezes e não recebi.

    Eu sei em linhas gerais o que ele contém. Foi uma solução de emergência.

    Diz que para os assentos onde vem o nome corrido (Nome+Apelido na mesma linha reservada para o nome próprio), e consta somente o nome do país (vem a nacionalidade, e não a naturalidade), os dados que faltam podem ser supridos ao pedir o CC.

    A própria conservatória que faz o CC (ou no consulado), podem ser informadas dom os dados relevantes, porque no form de pedido de CC a própria pessoa tem que informar estas e outras informações, e assinar.

    O 1º lote de 7mil assentos veio com este erro. Esperavam que no 2º lote já estaria corrigido, mas veio igual.

    Na prática, o consulado faz um requerimento ao IRN para retificação apenas do Nome separado do Apelido, e só.

    Há casos onde o segundo nome tanto pode ser um nome composto, como pode ser um apelido de família, e isso só pode ser detectado através dos apelidos dos avós. Mas como não tem o nome dos avós, não tem como ter certeza.

    Sem retificar, fica sem o nome dos avós, e sem o nome da cidade no campo Naturalidade (apenas a nacionalidade). Para PT, eles não se importam se nasceu no Rio de Janeiro, São Paulo, ou Belém do Pará.

    Daqui a 120 anos, quando os bisnetos estiverem buscando a ancestralidade, não terão como fazer o que eu fiz. Se ocorre uma guerra, os registos podem ser perdidos para sempre. Eu não deixaria meu assento ficar mutilado como estão fazendo.

    Nem todas as pessoas farão o CC. Alguns serão apenas p/ garantir o direito aos filhos. Mesmo que corrija ao fazer o CC, no assento não será corrigido. A informação fica no chip, dentro do cartão de plástico. Muda a tecnologia, ou perde-se o cartão, não há como extrair. Tudo é muito efêmero, pensando no agora. Pode funcionar para portugueses que moram em PT.

  • @Leticialele , @gandalf ,

    Depois de enviar e-mail para acporto, recebi a informação de que foi lavrado o assento de meu filho maior em 08/05/24.

    Consegui a cópia da certidão pelo civilonline, solicitei as 19 hs de ontem e recebi por volta da 7 da manhã de hoje.

    Exatamente 1 ano após dar entrada no processo, já estou expert em rótulos de vinho e pratos de bacalhau, mas ainda falta muitos processos...

    Agora falta o processo das netas, filhas menores de meu filho. Ambas com menores de 14 anos.

    Estou preenchendo o formulário 1c menores de 18 anos, art 1, alínea 1, é isso?

    Posso dar entrada antes de fazer a transcrição.

    O 1° declarante é meu filho, a 2° declarante minha nora.

    Todos tem preenchimento obrigatório ou só basta o 1° declarante?

    Outra dúvida, a impressão do form e frente e verso colorida , mesmo imprimindo as instruções em parte da folha 2, tem problema?

    Grato mais uma vez

  • Em tempo,

    Na certidão do meu filho foi omitido o nome dos avós e o local de nascimento.

    No campo naturalidade aparece Republica Federativa do Brasil, genérico.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 15

    @Alberto_Carneiro2

    Parabéns novamente. Qual é a data que consta no assento? (para a planilha)

    Para menores o form é baixado direto do site do IRN, pq não tem pagamento. No Q4 vem Custo: Gratuito (Clique aqui)

    Em Q1 tem os Dados do declarante (preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado)

    É para preencher com os dados do pai e da mãe do menor. O preenchimento é obrigatório.

    Ambos assinam o form diante do tabelião, e reconhecem cada assinatura por autenticidade.

    Tem que juntar o RG ou passaporte autenticado e apostilado de ambos os pais. (menos de 10 anos de emissão, com filiação)

    Pode mandar uma cópia para os dois, mas terá que fazer um requerimento pedindo a apensação dos processos, para que o documento seja utilizado nos dois (o assento do português, e o RG de ambos os pais). O requerimento também deve ter a assinatura reconhecida por autenticidade por ambos os pais.

    Se não fizer o requerimento, pode fazer cópias autenticadas e apostiladas dos dois RG, um par para cada processo.

    A impressão deve ser feita em 2 folhas. Frente e verso, a cores. Isso porque as páginas são numeradas pág X de 3. Tem que mandar as 3 páginas (em 2 folhas), ainda que não tenha dados escritos na última.

  • Creio que ainda tem muitas adequações a nível de sistema para ser implementado, aos poucos chegam lá.

    Os próximos devem ter mais sorte. Espero.

  • rnovaesrnovaes Usuário

    1C Menor ACP

    Processo: 125xxx/2023 

    Recebido - 30/11/2023

    bola 1 - 04/12/2023

    bola 4 - 13/03/2024

    bola 6 - 15/05/2024

    bola 7 - Marrom Aguardando registro

  • @gandalf , a data de emissão do assento referido acima é 08/05/24.

  • @gandalf Tomara! Solicitei ontem o assento via Civil Online as 14h e estou aguardando até o momento.

  • @gandalf e @Leticialele, Mais uma vez obrigado pelo suporte que vcs dão ao Fórum.

    Informo que o processo do meu sobrinho Renato Pinto foi finalizado em 08/05/2024 automaticamente pelo sistema. Havia passado para bolinha 7 - Marrom em 19/4/24. Ainda continua na bolinha 7 - Marrom. Em função dos relatos no fórum, resolvi solicitar a certidão via Civil Online hoje e recebi hoje mesmo.

    O nome, o apelido, o sexo, a data de nascimento e os nomes dos pais vierem corretos. Vou encaminhar e-mail solicitando que os demais campos sejam completados.

    Mais um Tuga pra conta!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 15

    @eduardosilva4

    Eu estou considerando em fazer um modelo da minuta de requerimento pra retificação, no fórum público.

    Não fique tentado a corrigir tudo o que vê faltando. Se estiver errado, sim, deve pedir.

    Como recomendação, se o Nome e Apelido estiverem em linhas separadas, Filiação e Sexo estão corretos, siga em frente e faça o CC.

    Têm milhares de assentos com +- os mesmos problemas; não retificarão se pedir demais. Foque no essencial (nesta ordem de prioridade):

    1. Nome e Apelido em linhas separadas - Só é problema se o apelido é nome próprio, como Manuel [Antônio Santos], e sem os avós
    2. Sexo (alguns vêm certo, outros em branco, outros vem a palavra "ignorado")
    3. Filiação (raramente tem problemas: nome+apelido do pai; nome+apelido da mãe, conforme a certidão de nascimento)
    4. Naturalidade (quase todos vem apenas a nacionalidade; podem incluir o nome da cidade se você pedir)
    5. Avós (nome+apelido dos avós paternos; nome+apelido dos avós maternos)
    6. Erros de acentuação, ou erros nos nomes (se for o caso)

    Esses são os campos essenciais. Não adianta pedir mais do que isso, pq esta já é uma lista bastante extensa.

    Alguns consulados pedem que corrija a Naturalidade, mas com o volume atual, eles estão se acostumando com o Flash Nº.69/2024.

    Outras omissões são menos críticos, e podem ser relegadas. Algumas não podem ser feitas, como trazer o nome do declarante.

    Se não for fazer o CC em breve, então peça a retificação. Como dispõe o Flash-69/2024, fazendo o CC, eles esperam que os dados essenciais sejam identificados e retificados no balcão do IRN, ou nos Consulados Gerais. Consulados menores podem ter mais problemas.

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário

    Boa noite pessoal, sabem me dizer quanto tempo esta levando, após chegada do processo de Atribuição por filho na ACP, estão mandando a senha de acesso com número do processo para acompanhamento? enviei um em 03/05/2024 de um primo e ainda não chegou nenhum email, era no máximo 1 semana, agora esta havendo alguma demora? desde já agradeço

  • donpepedonpepe Usuário
    editado maio 16

    Caros,

    Trago boas novas: agora pela manhã consultei o site das bolinhas "por esporte", pois não esperava atualização antes do final desse mês, e para minha surpresa o processo pulou direto para a B7 marrom:


    O processo de minha filha menor, que enviei apensado ao meu andou também mas parou na B4 marrom (acredito que aguarda o meu registo para concluir.

    Cronologia:

    Entregue no ACP - 26/07/2023

    B2 verde - 05/05/2024

    Aprovado (B7 marrom) - 16/05/2024

    Já atualizei a planilha e quando tiver novidades, aviso. Hoje à noite teremos vinho verde e sardinhas grelhadas para o jantar 😋

  • gandalfgandalf Usuário

    @donpepe

    Opa! Parabéns.

    A Pepita também acelerou e deu uma boa adiantada. Vai finalizar muito mais cedo, pela apensação. Valeu a pena, sem dúvida.

  • gandalfgandalf Usuário

    @VANIAVIEIRA

    Tipicamente entre 3 e 6 semanas para receber a senha pelo ACP.

    Se receber a senha até 07/junho seria o usual. Mas pode atrasar até o final de junho. Não se preocupe.

  • donpepedonpepe Usuário
    editado maio 16

    @gandalf

    Sem dúvida nesse caso apensar valeu a pena. Se fizesse pelo caminho tradicional de esperar o pai terminar para enviar o do filho, só enviaria o processo dela lá pelo mês que vem e provavelmente só seria analisado lá pelo final do ano.

    Agora estou curioso para ver como virão os assentos de nascimento e o que precisarei pedir para retificar. Estou usando o que você listou num post de ontem como referência para meu checklist do que preciso conferir.

    Queria agradecer a você e à @Leticialele pela generosidade. As orientações e consultas que fiz aos dois durante o planejamento e preparação da documentação fizeram toda diferença para que os dois processos passassem "lisos", mesmo com a apensação sendo um tópico novo.

    Já estou me antecipando e emitindo as certidões para a transcrição do meu primeiro casamento na jornada para solicitar a nacionalidade pelo casamento para minha esposa (2o casamento).

  • gandalfgandalf Usuário

    @donpepe

    Provavelmente seu relato vai interessar ao @leosecco que perguntou aqui se já tinha alguma apensação completado com sucesso.

    Eu respondi que não tinha visto nenhuma ainda. Agora veio a sua narrativa, confirmando o que eu havia respondido a ele.

    Fico feliz com sua conquista. Não tem de que agradecer. Eu é que agradeço sua perspicácia e sua análise precisa. Me ajudaram muito.

  • @gandalf Obrigado pela orientação. Farei dessa forma. No caso dele, vou pedir para retificar a Naturalidade, incluindo Rio de Janeiro e os nomes dos avós que vieram em branco. Se vc já tiver e puder me passar o rascunho dessa minuta no privado, eu agradeço.

    Vamos agendar o CC no Consulado do RJ.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @donpepe , parabéns!!!

    Boa ideia essa da sardinha frita com vinho verde (o meu predileto).

    Comemore muito!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.