quais documentos necessarios

olá comunidade,


Venho por meio desta solicitar auxilio para o processo de cidadania portuguesa.

sou brasileiro filho de português casada com brasileiro (falecido).

gostaria de saber como corrigir a certidão de nascimento da minha mãe, pois o sobrenome da mãe dela (minha avó) consta da Assunção e o correto seria da Ascensão. Sendo assim eu fui registrado de forma errada também, agora para eu arrumar minha certidão de nascimento no Brasil eu tenho que apresentar a certidão de casamento dos meus pais, na qual está com divergências também, acredito que tenho que iniciar corrigindo a certidão de nascimento da minha mãe (nascida em Portugal porém residindo no Brasil há mais de sessenta anos). quais documentos precisarei pra consertar esse erro?

obrigado desde ja.

Ricardo

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 9

    @Ricardo

    Sua avó, é nascida em PT? Ela foi registada lá e tem o assento português?

    O mesmo ocorre com sua mãe, ela tem o assento português? (ela pode ter nascido lá, mas nunca ter sido portuguesa)

    Onde aparece o erro pela primeira vez, no documento português ou no documento brasileiro?

    Quem é brasileiro(a), quem é português(a)?

    Se o erro não foi problema até agora, e se ele consta do documento português, talvez seja melhor conviver com ele daqui pra frente. Como se sempre tivesse sido Assunção, porque já está praticamente solidificado. Não dá pra saber só pelo que descreveu.

  • RicardoRicardo Usuário

    ola Gandalf,

    primeiramente obrigado por me ajudar.

    sim minha avó é nascida em Izeda e minha mãe nascida em braganca, e as duas tem o assento português.

    o erro acontece pela primeira vez qdo ela foi registrada em Portugal em 1956.

    o nome da minha avó na certidao de nascimento da minha mae esta errado, contradizendo o que aparece na minha certidao de nascimento.

    Qdo minha mae tirou o RNE no Brasil, acredito que ela apresentou algum documento da minha vó, pois o RNE esta com o ne da minha avó correto.

    sendo assim ela casou com o me Pai (brasileiro / falecido) e acredito que deve ter apresentado o RNE , pois na certidão de casamento o nome da minha avó esta correto.

    agora qdo eu apliquei para a cidadania em 2005, recebi uma carta dizendo q nao seria possivel aplicar porque o nome da minha avó estava diferente nas certidoes de nascimento (minha e da minha mae).

    seria seguro eu postar aqui documentos para melhor entendimento?

    obrigado.


  • RicardoRicardo Usuário


  • RicardoRicardo Usuário
    editado julho 10
    • certidão de nascimento da minha avó

    Ilda da Ascensāo

    • certidão da minha mãe

    Ilda da Assunção

    • minha certidão

    Ilda de Ascenção

    • certidão de casamento da minha mãe

    Ilda da Ascenção


    todas as certidões contem erros

    a unica correta é da minha avó

    Ilda da Ascensão, nascida em Portugal em 1935 e com assento português

  • @Ricardo , você tem que entrar em contato com a CRC de Bragança pedindo para esclarecerem o motivo de o nome da sua avó estar errado na certidão da sua mãe. Talvez tenham digitado errado, quando informatizaram o assento!!

    Pelo que vi, tanto na sua certidão quanto na certidão de casamento de sua mãe, aparece o nome Ascenção, que seria o correto. As partículas de ligação (de, da, etc) não contam como divergência.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Ricardo

    Evite postar documentos aqui no fórum público. Ficará com os dados acessíveis a todos, indefinidamente.

    Prefira postar por MsgPrivada, no envelope do canto direito da tela. Mesmo ali não é garantido sigilo, mas pelo menos limita o acesso apenas para as pessoas envolvidas.

    Mas entenda que o erro está em PT, e a essa altura já ficou solidificado. No entanto, não impede que você faça referência ao nome original. Vai ter alguma dificuldade, e terá que fazer requerimentos.

    Vamos transferir a conversa para MsgPrivada, para o seu caso específico.

    tem algumas opções:

    1) corrige o apelido no documento posterior, no Brasil. Vai mudar tudo onde aparece seu nome, e vai criar grande problema para você

    2) mantém os apelidos como estão, e justifica, apresentando os documentos que haviam antes do erro. Se for corrigir teria que ser em PT

    Em PT não vão corrigir, pq tem mais de 10 anos. Mas criam-se as bases para usar na sua argumentação.

    Aqui começa sua linha de argumentação, pedindo a retificação no assento de sua mãe. É onde o erro ocorreu a primeira vez.

    O nome da minha avó na certidão de nascimento da minha mãe esta errado, contradizendo o que aparece na minha certidão de nascimento.

  • RicardoRicardo Usuário
    editado julho 10

    @Leticialele, não ocorreu na informatização, pois na certidão escrita a mão já constava o erro..

    os erros nas demais certidões não se limitam ao "da e de" e sim ao "ç " tambem.

  • @Ricardo , S e ç têm o mesmo som, também não são divergências.

    Eu solicitaria à CRC a retificação do assento de sua mãe, usando o assento de sua avó e o de casamento para tanto.

  • RicardoRicardo Usuário

    a opção mais adequada é corrigir a certidão de nascimento da minha mãe em Portugal.

    sou novo na comunidade e estou aprendendo como usar essa plataforma.

    poderia me dizer como eu vou para a conversa privada conforme você mencionou?

    obrigado

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 10

    @Ricardo

    A Leticialele já te respondeu acima para fazer a retificação do assento de sua mãe. Eu te disse a mesma coisa. Pra tentar isso primeiro. Se negarem fazer a retificação (porque passou muito tempo), então você tem alternativas, sem retificar.


    A campainha para sinalização de novas mensagens dirigidas a você, e o envelope para mensagens privadas.

    Eu te mandei uma Msg, então deve ter uma bolinha vermelha, com o número de novas mensagens. Como também a campainha.

    A aparência pode ser um pouco diferente, dependendo se acessa com celular, ou com navegador do laptop ou computador.

  • RicardoRicardo Usuário

    @gandalf , @Leticialele . muito obrigado pela ajuda, vou me informar como eu faço essa retificação em portugal.

    obrigado mais uma vez. 🙏

  • @Ricardo , veja de onde é o assento de nascimento da sua mãe.

    Entre em contato com a Conservatória do Registo Civil do local e pergunte de que modo você deve solicitar a retificação.

    Creio que, com o assento de nascimento da mãe e a certidão de casamento, que são documentos portugueses, eles façam a retificação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.