Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei Nov.2020- Processos e Acompanhamento

11819202123

Comentários

  • fsmpfsmp Usuário

    Boa noite pessoal, tudo bem? Sabem porque os processos de neto não estão andando? O meu processo de neto está no Porto, dei entrada em 06/08/21 e está há quase 1 ano na bolinha 4 marrom.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado julho 20

    As plataformas estão desatualizadas.Sugiro ligar na linha de registro para saber a posição real do seu processo.Julho e Agosto as conservatórias funcionam com 1/3 do efetivo devido as férias de verão em Portugal.

  • fsmpfsmp Usuário

    @Vlad Pen

    Última resposta que recebi da ACP em 14 de maio foi:

    "Aguarda respostas das entidades externas despoletadas através da aplicação informática própria e só posteriormente será analisado pela conservadora detentora do mesmo"

    Mas isso já faz 2 meses.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Como lhe falei, somente pela linha de registro vc vai ter o status real do seu processo.

  • gandalfgandalf Usuário

    @fsmp

    É o que o Vlad disse antes. As bolinhas coloridas não estão sendo atualizadas como antes, porque os procedimentos mudaram.

    Esteja ou não indicando 4-marrom, é onde seu processo está desde abril. Leva uns 3-5 meses. No final de agosto ou início de setembro deve ficar 7-marrom, e será emitido o assento junto com o lote seguinte. Talvez tenha o assento em Outubro.

  • fsmpfsmp Usuário

    @gandalf

    Tomara!!! 🙏

  • fsmpfsmp Usuário

    O processo 1D de neto é do meu pai, posso já enviar o meu processo 1C ou preciso terminar o do meu pai?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 23

    @fsmp @Vlad Pen

    Não deveria, nas pode mandar.

    Desde que passaram a aceitar apensação de processos, passaram a permitir enviar os processos antes que o anterior esteja completo. (usando o mesmo princípio, se pode mandar pai e filho junto, e o pai obviamente ainda não foi finalizado).

    Para o caso de netos, deve estar pelo menos aprovado com 7-marrom, antes de mandar o dos filhos. Neste caso, mande um print-screen da consulta online em lugar do assento. Ali tem as informações que precisam para localizar o processo finalizado.

  • fsmpfsmp Usuário

    Boa noite pessoal, o meu processo de neto iniciou na CRC em 06/08/21 e está na ACP. Está na bolinha 4 marrom. Vi pela planilha que processos de 13/08/21, 23/08/21, 24/08/21, 02/09/21, 06/09/21, 12/09/21 já finalizaram. Devo me preocupar? O que devo fazer? Obrigado!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 30

    Você também verá processos anteriores ao seu que ainda estão pendentes.

    Os processos que estão na planilha de 06/08/21, estão 2 em exigência, 3 são através de advogados, de idosos (prioridade 75+ anos).

    1) nem todo mundo informa corretamente. várias pessoas escrevem "Finalizado" quando fica ainda 7-marrom, sem assento

    2) crie uma visão de conjunto dos processos; alguns finalizam no front, mas outros demoram mais em função da análise, e da conservatória

    3) inclua seu processo na planilha, se quiser informações menos genéricas: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • gandalfgandalf Usuário

    @adriano_olerio

    sobre sua contulta: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/7511/#Comment_7511

    Sempre há outras alternativas. Pergunte novamente se não aceitam uma transferência via Swift bancário, ou pagamento com cartão.

  • adriano_olerioadriano_olerio Usuário
    editado agosto 2

    @gandalf Então, eu entrei em contato com eles e expliquei a situação, falei que sou do Brasil e perguntei se não havia outra possibilidade e me disseram que não. Só aceitam vale postal. Achei essa resposta bem estranha. Me lembro de ter visto alguma coisa em outra ocasião com remessa online.


    Na verdade, no site fala em 3 formas de pagto: cheque / dinheiro / vale postal - Por isso achei a resposta deles esquisita. Eu entendo que dinheiro seria o Swift bancária, não? Que, aliás, geralmente é cobrada uma taxa altíssima do banco para fazer uma remessa.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 2

    @adriano_olerio

    Eu vi algumas opções que podem fazer funcionar pra você.

    1) se voce pedir pelo CRAV, deve estar integrado, e eles aceitam pagamento por cartão (veja aqui). Pelo que consta, é possível.

    2) o AUC pode fornecer o IBAN e SWIFT deles, e você consegue pagar pelo banco (taxas mais altas)

    3) se eles te fornecerem uma fatura (invoice) por e-mail, você consegue pagar pelo RemessaOnline. Peça a fatura por e-mail, porque o RemessaOnline só faz pagamentos a PJ mediante fatura.

    Vou lhe mandar alguns detalhes adicionais por MsgPriv, no envelope do canto direito superior, na tarja verde.

  • boa tarde galera

    o processo da minha sogra começou andar, era na bolinha 2 desde ano passado 05/2023 e hoje pulou para bolinha 4. Quero saber o siginificado da bolinha laranja, é exigência ou não suposto sempre ter exigência?

    nº do processo 62XXX/ 2021

  • gandalfgandalf Usuário

    @ahmedahs2000

    Por enquanto está normal. Esse texto abaixo das bolinhas diz isso.

    Se tiver exigência, a bolinha fica mais alaranjada, e o texto muda para algo como: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta[...]"

  • crico_fcrico_f Usuário

    Bom dia, @gandalf e @Leticialele!

    Mandei o processo de neta de originário português de minha avó para Lisboa, onde foi recebido em 13/11/2023.

    Na época em que compartilhei na planilha, ainda em novembro do ano passado, a estimativa de tempo para finalização estava para 06/07/26. Fui consultar recentemente e essa estimativa saltou para 15/05/27. Pelo que entendi, este seria o prazo para a bolinha 6 ficar verde, mas ainda não com o assento dela emitido, o que ainda teria mais algum tempo para acontecer. Fiquei assustado com o aumento gigante do tempo em quase um ano sendo que o processo dela vai fechar recém o primeiro ano agora em novembro deste ano. Esta estimativa está correta? Pois, se estiver, o processo estaria levando 3 anos e meio somente para a bolinha 6 ficar verde. Contava com o processo levando no máximo 3 anos com o assento emitido. Com todas as novas contratações de novos conservadores e oficiais de registo e novas tecnologias sendo aplicadas, não conseguiríamos pensar em uma redução nos tempos? Estes tempos podem aumentar muito mais? Fico preocupado, pois ela tinha 82 anos no envio do pedido dela.

    Outra questão, na planilha existem alguns processos xxxxxx/23, mas que constam como recebidos ainda em 2022. Isto está correto?

    Também vi que a ACP está recebendo processos de neto também. Mas esta opção não estava disponível em novembro do ano passado. Correto?Existem perspectivas de distribuição do que se encontra em Lisboa para o Porto? Pergunto, porque tenho visto vários processos de 2021 que estavam no Porto aprovando mais rápido do que os que estavam em Lisboa. Além disso, não terminam nunca os processos de 2021? 😂 Tenho visto alguns processos de 2022 andarem...

    Enfim, teria como saber como estão os andamentos e perspectivas na CRC Lisboa e ACP Porto, ter perspectivas melhores?

    Obrigado!

  • gandalfgandalf Usuário

    @crico_f

    Sim, está correto. Muita coisa mudou no IRN a partir de Junho/2023, e os tempos aumentaram muito. A previsão se baseia em processos aprovados (ou finalizados) recentemente. Se o tempo muda, isso se reflete na previsão. Quanto mais próximo vai chegando, mais precisa fica.

    Quando vc mandou a previsão era de 32 meses (mais o assento). Agora está em 43 meses, e ainda aumentando. Mas o importante é que estão finalizando, pq ficou praticamente parado por muito tempo.

    Em 2022 teve 3X mais processos que o usual, devido ao prazo para Sefarditas, que mudou em 30/agosto. Houve uma avalanche. Alguns processos enviados só receberam a senha em 2023. Mas isso não afeta a ordem, porque é pela data de entrada na conservatória.

    Sim, o ACP vem recebendo processos de Netos desde Abril/2023. Eu aconselhei vários aqui a mandar para o ACP.

    Geralmente quem está no ACP está saindo mais rápido (como de costume). Para quem foi para a CRCentrais, alguns são redirecionados para o ACP, a critério deles. Não há o que se possa fazer depois que já mandou.

    Demora mais, mas vai finalizar também, e depois que finaliza você não pensa mais nisso. :-)

  • LucasLucas Usuário

    Boa tarde,

    Acabei de verificar o processo do meu avô enviado no final de dezembro de 2023. Segundo o novo site, o processo está bem mais adiantado do que o esperado. Está dizendo que falta apenas a transação de "Proposta de Decisão". Não sei se é erro do sistema, mas se for assim, talvez os prazos diminuam. Como está o de vocês?


  • gandalfgandalf Usuário

    @Lucas

    Provavelmente foi um erro do desenvolvedor, para o novo sistema de consulta.

    O antigo não refletia mais os procedimentos adotados em 2024. Estava moribundo.

    Aguarde mais alguns dias para ver se isto se comprova.

    Se estiver correto, este é o momento em que o processo é remetido para 4 setores. IRN, Polícia Judiciária-PJ, AIMA/SEF, DGAJ. Vão em paralelo, mas são interdependentes. Um detalhe que um levanta, pode influir na pesquisas de outros.

  • LucasLucas Usuário

    Também achei muito estranho, mas o mais prudente é aguardar.

    Vamos ver como estão os processos dos demais.

  • Estou acessando agora o novo site.

    Fiquei na dúvida sobre o estágio do meu processo de neto. Pela imagem, significa que a análise já foi concluída?


  • gandalfgandalf Usuário

    @renata_baldo

    O estado em que está é aquele do lápis: "Para decisão".

    Já foi feita a pré-análise e estava completo. Agora fica esperando o Conservador dar a aprovação, e um parecer de outros 3 órgãos da Justiça.

    Quando "Para decisão" ficar azul, é que já recebeu os 4 pareceres de aprovação e vai para a CRCivil lavrar o registo e emitir o assento.

    A sua versão já mostra uma mudança, acrescentando a "Data da decisão". Isso é novidade.

  • _RoKe__RoKe_ Usuário

    O processo da minha mãe estava na bolinha 3 (Aguarda Consultas) e na atualização da plataforma foi direto para a a bolinha "Para Decisão" azul, faltando apenas a bolinha "Concluído".

    Eu não sei se o processo andou tudo isso mesmo ou se é ainda alguma inconsistência da atualização da plataforma, de qualquer forma só não atualizei a planilha ainda porque não sei qual seria o número correspondente a essa bolinha "Para Decisão".

    1. Pra qual número eu posso atualizar a planilha?
    2. O prazo dessa última bolinha (Concluído) seria o prazo para a emissão do assentamento que leva poucos meses, seria isso?


  • gandalfgandalf Usuário

    @_RoKe_

    Na consulta anterior, a bolinha verde significava que o processo completou aquela fase. Na verdade o processo em que estava era o da próxima bolinha, branca ou marrom (branca=na fila aguardando, ou marrom=sendo trabalhado). A verde representava o que já tinha concluído.

    O sistema antigo tinha muita distorção, porque era feito manualmente pelo funcionário.

    Eu estou viajando e não atualizei a planilha ainda para a nova situação. Mas na planilha, tal como na nova consulta, o estado é "Em Análise", e vale para todas as bolinhas 2,3,4,5.

    A mudança que teve é que agora quando fica 6-verde, é a última bolinha com um "Check", e o assento sai automático. Na planilha tinha 2 passos para isso: Aprovado, e Finalizado. Agora a finalização está sendo automatizada. Aprovado e Finalizado foram fundidos na mesma bola.

  • atircunhaatircunha Usuário

    @gandalf

    Fiquei com muita dúvida também em relação a esta nova plataforma. Não sei o que considerar.

    Primeiro que não aparece o número do processo nem o nome na página. Não sei se é um erro ou se todos estão assim:

    As bolinhas estão marcadas em azul até Para decisão. Mas logo embaixo está escrito "O seu pedido está pronto para ser verificado."


  • atircunhaatircunha Usuário

    @gandalf

    Só corrigindo, atualizei a página e aparece sim o número do processo.

  • Estou muito ansiosa com o processo de atribuição de neto do meu esposo. Segue baixo a cronologia dos fatos.

    Processo no CRC: 1844xx/22

    Enviado por DHL: 19/07/22

    Recebido: 28/07/22

    Data da Senha: 30/09/22

    No sistema antigo, não havia saído da bolinha 1 e com o sistema novo aparece conforme abaixo.


    Isto quer dizer que o processo está na última fase? Quanto tempo para finalizar e após ir para a bolinha “Concluído” o que acontece?

    Fiz o processo sozinha e agora estou sem saber quais os próximos passos. Temos ainda o pedido de dupla cidadania para os 3 filhos e o meu de esposa.  

    Por favor me ajude.

    Obrigada.

  • Também não sei como atualizar essas informações na planilha. Poderiam atualizar para mim?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.