Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

19394959698

Comentários

  • @markpso tb estou.

    Por enquanto ainda está complicado. Não consigo nem entrar.

    Alguém conseguiu?

  • markpsomarkpso Usuário

    As 7 da manhã eu tinha conseguido, tava aparecendo que todos processos estavam concluidos na plataforma antiga, o que claramente era um bug.


    Agora caiu a plataforma nova e a antiga, nenhuma das duas esta funcionando.

  • markpsomarkpso Usuário

    Mudou tudo as bolinhas, ficou bem pior que antes de acompanhar, ao menos para os processos 1c, pois nao da pra ter noção se esta andando ou nao.

  • gandalfgandalf Usuário

    @markpso

    No post do Vlad Pen (clique), fica subentendido que eles "fecharam" a consulta no sistema antigo.

    No "encerramento no sistema antigo" eles marcaram nele como concluído. Agora vigora o sistema novo. Com o tempo a gente se acostuma.

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado outubro 3

    Amigos boa noite, me tirem um dúvida, daqui um mês mais ou menos, vou fazer a Atribuição de um primo, minha tia é a Portuguesa, estou aguardando conclusão da Transcrição de seu casamento, ele tem uma filhinha de 1 ano, quando enviar o processo dele, posso junto mandar o da filhinha? ou aguardo a conclusão do dele primeiro? pois o dele demora mais e o dela é mais rápido, podem me tirar essa dúvida. È a primeira vez que vou fazer de menor. Agradeço desde já.

  • a documentação do meu pai está na ACP já faz 1 ano e até agora eles não me deram a senha para eu ir acompanhando o processo, o que posso fazer? Já falei com eles , me responderam que o processo do meu pai está na fase de documentação, mas nada de senha para eu acessar o site , eles também passaram o número que foi registrado o documento mas nada da senha.Como posso conseguir a senha?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 4

    @marcioribsp

    Você pode obter a senha ligando na Linha de Registos. Demoram a atender, mas é interativo, falando com uma pessoa. E-mail pode parecer conveniente, mas pode não receber resposta, e acaba esperando muito mais pela resposta.

    Ligue com Skype pré-pago, de 8:00 as 17:00, horário de Lisboa. Como demoram 90 minutos na espera, não ligue depois das 15:00.

    Segunda a sexta, exceto feriados. +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 ou mais pelo cartão)

    Tenha à mão seus dados (que informou no requerimento) de endereço, RG, telefone, email, nome completo, etc. Irão pedir alguns deles. Só falam com o requerente, portanto na ligação quem está falando é o seu pai. Se vc disser que é filho dele, podem não lhe dar a informação, a menos que ele seja bem idoso.

    Não funciona no fim de semana. Tem que ligar até as 11 da manhã no BR. Senão só segunda-feira.

  • Bom dia @gandalf , @Leticialele

    Ainda não foram criados os assentos de minhas netas.

    Liguei hoje na Linha de registros e informaram que será automático o assento.

    O despacho foi em set de 2024 , portanto recente.

    Pergunto: quando será que acontecerá a emissão.

    Sei que ninguém tem a bola de cristal, ainda mais na nova plataforma, alguém tem alguma previsão?

  • Obrigado pela informação, vou fazer esse procedimento pelo Skype. Abaixo segue à última informação de recebemos da ACP:

    ”Informo que o seu processo deu entrada na nova aplicação da nacionalidade sobre o número N0XXX_2024”

    obs: onde lê-se X eu alterei.

    Vou mandar tb para a ACP de novo email quem sabe né

    obrigado

  • gandalfgandalf Usuário

    @Alberto_Carneiro2

    Teve 15/agosto e 05/setembro. Em torno destas datas.

    Tem sido +- mensal, mas sem data certa.

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado outubro 8

    @gandalf @Leticialele ,amigos bom dia, me tirem um dúvida, daqui um mês mais ou menos, vou fazer a Atribuição de um primo, minha tia é a Portuguesa, estou aguardando conclusão da Transcrição de seu casamento, ele tem uma filhinha de 1 ano, quando enviar o processo dele, posso junto mandar o da filhinha? ou aguardo a conclusão do dele primeiro?, podem me tirar essa dúvida?. È a primeira vez que vou fazer de menor. Agradeço desde já.

  • @VANIAVIEIRA , ele pode mandar o processo da filha menor apensado ao dele.

    Para isso, precisa fazer um requerimento solicitando a apensação, com firma reconhecida por autenticidade e apostilado.

    Não creio que a despesa compense!!

    Eu mandaria o processo dele e, terminado, mandaria o da menor!

  • donpepedonpepe Usuário
    editado outubro 8

    @Leticialele e @VANIAVIEIRA

    Eu fiz essa conta na época que apensei o da minha filha menor ao meu processo. Minha conclusão foi que custo entre as duas opção é aproximadamente o mesmo.

    O motivo disso é que fazendo sem apensação, o processo da filha menor precisará de uma cópia autenticada e apostilada da identidade do pai e da mãe (2 autenticações + apostilas), além da cópia autenticada/apostilada que já precisou ser enviada no processo 1c da mãe. Mandando o da menor apensado ao da mãe haverá a necessidade de reconhecer firma e apostilar o requerimento de apensação, mas por outro lado "economiza-se" uma cópia apostilada da identidade da mãe portuguesa, que será aproveitada do processo 1c ao qual a filha menor estará apensado. No fim das contas troca-se o custo de uma cópia autenticada pelo de um reconhecimento por autenticidade, ou seja, a diferença de custo é mínima mas ganha-se a conveniência e o potencial ganho de prazo da apensação.

  • @donpepe ,muito obrigada ,pelas orientações.

  • @Leticialele , obrigada Lê, seguirei seu conselho.beijinhos

  • MafamagoMafamago Usuário

    @gandalf , mais uma vez, muito obrigada pelas orientações pormenorizadas!!!

    Que bom que o requerimento e a apensação podem ser um mesmo documento, reduzindo um pouco o gasto!

    Desde já estou a rezar para que o pedido de apensação seja deferido, uma vez que não entrarão no mesmo dia, e que considerem pelo item 5, quando um tenha sido enviado antes, como é o caso!!!

    Já baixei o formulário 1C para Menor, que você enviou. Obrigada! No Q2, será assinalado "mãe portuguesa". Porém, uma vez que não se enviará a certidão da progenitora nem serão preenchidos os dados do assento da mesma, seria conveniente escrever, a cima da folha do print da tela do acompanhamento do processo: "Não havendo ainda certidão de registro de nascimento da progenitora, seguem dados do processo em andamento". ???

    @gandalf, uma última dúvida sobre o preenchimento do formulário! Rsrs No Q3, além de deixar em branco a certidão de registro de nascimento da mãe fica também em branco fotocópia certificada do documento de identificação do bebê assim como o preenchimento de documento de identificação no quadro 1 uma vez que ele é de menor como diz nas instruções e em outros escrevemos se

  • MafamagoMafamago Usuário

    olá, @gandalf !

    Seguindo sua orientação, minha prima enviou para o ACP os documentos para o processo do filhinho dela com o requerimento de pedido de a pensação, tendo um parágrafo com a declaração de maternidade. Infelizmente, ela recebeu e-mail comunicando o indeferimento do pedido de pensação! Gostaríamos de saber se essa documentação está perdida, tendo que gastar com novas certidões/documentos futuramente? Ou se guardarão os documentos para serem aproveitados no processo do filho quando encerrar o processo dela? Eles anexarão automaticamente a certidão dela (inclusive, conforme você orientou, foi enviada mais uma fotocópia autenticada e apostilada do documentode identificação dela) ou será necessário pedir que guardem os documentos para o processo da criança e que anexem o assento dela quando estiver pronto?

  • MafamagoMafamago Usuário

    Segue documento com o indeferimento:

    Estamos torcendo para que guardem todos os documentos e acrescentem o assento português da mãe para o processo da criança!

    Obrigada!

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mafamago

    Ela pode só enviar um novo requerimento assinado por ambos os pais, e referenciar os documentos enviados no processo anterior.

    Eles estão bastante exigentes e não deixam mais enviar os documentos antes do progenitor estar pronto. Ou manda junto e tem aproveitamento de documentos em comum, ou é indeferido.

  • MafamagoMafamago Usuário

    Obrigada pela orientação, @gandalf !!!

    E em relação àquele processo com o pedido de urgência, desde a mudança para a nova plataforma apareceu na fase 3 "Para decisão" (com lápis).

    Já aquele processo que precisa mandar antecedentes criminais de outros países, no início da nova plataforma aparecia na última fase Concluído (com lápis), porém, ontem voltou para a primeira fase Submetido ✅️ na bolinha azul!!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 12

    Certamente esse segundo vai ter exigências para mandar os antecedentes criminais. Você devia se antecipar e mandar já.

    O do Alcino deve sair bem antes do usual. Na CRCentrais costumava levar cerca de 450 dias em junho/25. No Porto deve ser + rápido.

  • Boa tarde.

    recebi agora a pouco um e-mail de notificação informando que o processo da minha irmã sofreu uma atualização. Ao abrir a notificação apareceu esse despacho da Conservadora:

    Isso quer dizer que o pedido dela deu certo e falta a criação do assento de nascimento? Seria o equivalente a bolinha 6 verde do sistema antigo?

    O estado do pedido saiu de submetido para decisão.

    Os nossos processos foram recebidos no porto em 13/11/2023, e as senhas de acesso nos recebemos em 20/11/2023.

    O meu processo ainda está parado na primeira bolinha.

  • @MestreYoda , sim, quer dizer que o processo foi aprovado e , agora, vão lavrar o assento de nascimento português.

    Parabéns!!!

    Quase 1 ano!

  • MafamagoMafamago Usuário

    Sim, @gandalf ! Passei todas as dicas que você deu, porém, a pessoa não sabe a quem recorrer para levantar esses antecedentes criminais!!!! É lamentável!!!!

  • Top.

    Pelo jeito o meu vai sair logo também.

    Obrigado pela atenção.

  • gandalfgandalf Usuário

    @MestreYoda

    Parabéns a sua irmã. Sim, o seu logo virá também.

    Atualizei na planilha os dados da sua irmã, com a data mencionada no despacho.

    Como esta consulta online ainda é muito nova, e está sofrendo ajustes diariamente, ainda não sei como ficará na planilha. Este despacho é o primeiro de que tenho notícia do conteúdo no sistema novo. Obrigado por informar.

  • dandrewdandrew Usuário

    Minha prima recebeu uma notificação hoje, de que o processo foi processado e espera o assento ser gerado automaticamente. TODAS as bolinhas estão conferidas.


  • Hoje recebi outro e-mail da Plataforma de serviços de Registo informando a conclusão do processo juntamente com envio de cópia do registo de nascimento dela.

    Ficou assim o processo da minha irmã:

    • Recebimento na ACP: 13/11/2023
    • Senha de acesso e bolinha 1 verde (sistema antigo): 20/11/2023
    • bolinha 2 verde (sistema antigo): 04/09/2024
    • Decisão (sistema novo): 14/10/2024
    • Concluído e registo de nascimento (sistema novo): 15/10/2024.

    O registo de nascimento veio apenas com as informações básicas dela, mas não tem as informações adicionais dos nossos pais (estado, idade, naturalidade e residência atual) e nem os nomes dos avós.

    Ao final do registo consta que foi Processado automaticamente pelo sistema.


    Agora uma dúvida, vou mandar e-mail pedindo a inclusão dos dados que estão faltando no registo sobre os nossos pais, essa informação do "Estado" seria em relação ao estado civil deles? e quanto a naturalidade peço para incluírem exatamente a cidade de nascimento ou deixa a República Federativa do Brasil (igual está nos dados da minha irmã)?

  • O meu processo acabou de ser finalizado também. Recebi 2 e-mails, 1 informando do despacho e 1 da conclusão do processo com cópia do registo de nascimento. Acabou !!!!!

    • Recebimento na ACP: 13/11/2023
    • Senha de acesso e bolinha 1 verde (sistema antigo): 20/11/2023
    • bolinha 2 verde (sistema antigo): 04/09/2024
    • Decisão (sistema novo): 15/10/2024
    • Concluído e registo de nascimento (sistema novo): 15/10/2024.

    Como diz Galvão Bueno: "Bem Amigos, Terminou"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.