Francisco1964

Olá.meu processo esta na terceira fase "O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão" poderia me dizer quanto leva para essa decisão pois alguns dizem que pode ate ja estar pronto e como estou indo a Lisboa dia 15 pensei em ir ao cartorio pra saber como está a situação eles informam?

Comentários

• @Francisco1964

Depende da modalidade (filho-1C, neto-1D, etc), e fazer previsões está muito difícil. Precisaria estar na planilha, com a data de chegada do processo na Conservatória, e qual delas, para comparar com outros semelhantes. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

Se o dia 15 a que vc se refere é amanhã, 15/Nov/24, não vai sair a tempo para essa viagem. Nem antes de voltar.

Entendo que na consulta online está apenas a última bolinha com o lápis dentro, e todas as outras estão com um "check", correto?

Se tem "Proposta de decisão" já passou "Em Análise", e está aguardando o parecer do Conservador. Provavelmente tem também os pareceres da PJ, DGAJ, e AIMA. Mas de repente saem os pareceres, a o processo salta para "Concluído" com o assento, de imediato. É uma fase demorada.

• @Francisco1964

As bolinhas da consulta têm o check e o lápis. A explicação clicando no "i" mais confunde do que esclarece.

Se o seu está assim com o lápis, ele está em andamento, ainda não completou a fase "para decisão" com check.

Quando vier a fase "concluído" com lápis, ainda depende da proposta de decisão e de pareceres dos órgãos da justiça. Lerão a minuta da "proposta de decisão" do conservador, e também darão seus pareceres. Dependem um do outro.

De posse de todos os pareceres, caso não haja impedimentos, o Conservador dá a sentença final, e o processo é "concluído" com check.

Daí, o sistema faz o registo e emite o assento. Geralmente no mesmo dia. Alguns recebem o assento por e-mail, outros recebem só uma notificação, e outros não recebem nada. Tendo o check na última bolinha, o assento está pronto, se não recebeu, pode pedir no CivilOnline.

Allguns têm outras bolinhas extra: "Para PGR", e "Consultas".

• Olá bom dia, Caros! Meu processo está exatamente nessa fase é o mesmo que aparece na imagem, e uma última questão nessa fase ainda sim demora muito mesmo sendo por casamento? Minha esposa e filhos já tem Cidadania no meu caso o pedido é dupla nacionalidade .

• gandalfgandalf Usuário

@Francisco1964

Ajudaria muito se você informar a data que chegou na conservatória.

Segundo informe da CRCentrais de dezembro, eles estão concluindo a análise dos processos que entraram em setembro/2021.

Os últimos que informaram como concluído na planilha são de agosto/2021, mas há vários mais atrasados que isso.

Sugiro que inclua seus dados na planilha, para ter uma visão de seu processo em relação a outros semelhantes

o form: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

a planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit?gid=110034421#gid=110034421

• Caro Gandalf, espero que esteja tudo em paz por ai, Feliz Ano Novo saude e paz.

Como havia dito antes viajei em novembro e com afazeres de final do ano acabei por me ausentar, e então respondendo ao ultimo post como enviei meu processo pelos Correios ele deu entrada na conservatoria 10/10/2023, meu pedido é por acento de casamento e sou casado a quase 40 anos inclusive meus 2 filhos já tem cidadania e com a aposentadoria agora estamos pensando em mudar para Portugal. com sua experiençia acha que pode demorar muito ainda?

• gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2

@Francisco1964

Coloquei na planilha com os dados que vc informou. Pela planilha, considerando o tempo que os que concluíram recentemente, seu processo deve concluir em torno de 26/04/27. Mas essa previsão está muito incerta, porque não vem seguindo um fluxo contínuo.

Se seu desejo é morar em PT, você não precisa esperar sua cidadania para isso. Você pode entrar em PT acompanhando sua esposa, e dar entrada num pedido de Residente. Em PT demorava uns 6 meses para sair, atualmente está demorando mais, mas você pode permanecer legalmente no país, aguardando. Seja a residência, seja sua cidadania, o que sair primeiro.

Como residente você tem os mesmos benefícios (saúde, trabalho, educação, viagem). Só não pode se ausentar do país por mais de 8 meses num período de 3 anos, ou por 2 anos consecutivos.

A residência pode ser pedida em qualquer país membro da União Européia onde deseje morar, como dependente da esposa, não apenas PT.

aqui: https://www2.gov.pt/guias/ir-viver-para-o-estrangeiro

aqui: https://aima.gov.pt/pt/viver/autorizacao-de-residencia-regime-e-requisitos-gerais-art-o-77-o-n-o-1

• gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 4

@Francisco1964

Qual a última data que aparece junto às bolinhas da consulta online?

Acho um pouco cedo para estar em p/Decisão. Se estiver, talvez saia bem antes do que imaginei.

Poderia compartilhar só a parte das bolinhas e datas da consulta online? Um screenshot, sem as informações pessoais do processo.

• Francisco1964Francisco1964 Usuário
    editado fevereiro 11

A unica data que aparece é da entrada do processo na primeira bolinha 10/10/2023. mas 3 primeiras bolinhas estão marcadas

• @Francisco1964 , infelizmente, seu processo ainda não começou a ser analisado.

• gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 13

@Francisco1964

Veja a explicação lá em cima, desde a 1ª resposta. Cada etapa começa vazia, só com o número. Quando começa a etapa, passa a ter um lápis. Quando termina a etapa, passa a ter um "check".

Quando você informou para a planilha, deveria ter dito que estava Submetido com check. Sua previsão é para maio/2027.

As bolinhas de "informação", com um "i" dentro, apenas explicam o que cada etapa significa.

Na planilha você informou a apensação ao processo de Telma. Provavelmente você deveria ter começado por ela, caso ela venha a ser a portuguesa que também está em processo, e a sua nacionalidade depende da nacionalidade dela.

Começar explicando qual a modalidade dela, e quando foi iniciado. Se mandou os dois processos separados, há uma grande chance de que o pedido de apensação seja indeferido.

• Bom dia! Há sim , agora entendi muito obrigado o jeito é aguardar então, abraços e muito obrigado novamente

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.