moro no interior do Estado do Paraná e tem um Vice-Consulado em Curitiba (capital), mas eu não consigo contato com eles por nada nesse mundo, não respondem e-mails, não atendem telefones e número do whats não existe.
No sistema de agenda online até agora não consegui achar uma data para agendamento, e não sei qual a frequência de liberação de datas e nem o procedimento seguido por lá, pq não tem informação deles em lugar nenhum.
Por um acaso, algum(a) abençoado(a) conseguiu fazer os documentos (CC e PEP) lá em Curitiba-PR? Se sim, poderia informar qual o procedimento adotado por eles?
Outra coisa, vi que eles fazem uma tal de "Permanência" aqui na minha cidade 3 vezes ao ano (ficam uns 2 dias na cidade).
Será que através dessa "Permanência" eu consigo tirar os meus documentos (CC e PEP)?
Para adultos basta levar o assento e um documento com foto.
Para menores, pelo que li no site, o procedimento é o mesmo. Lembre-se: o CC para menores vale por 5 anos, e só renova presencialmente.
Basta estar acompanhado de um dos pais, levando o assento e seu próprio doc de identidade com foto, RG, CIN, ou Passaporte.
-=-=-
Se não tem ainda uma identidade com foto, precisa fazer uma antes. Cada estado tem suas regras. Uns tiram o CPF na hora, outros já precisa possuir um número válido de CPF.
"Se não tiver o Cartão de Cidadão (1º CC), deve apressentar carteira de identidade (RG ou RNE) ou passaporte estrangeiro válido e original, com foto (mesmo que seja menor de idade). O RG apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente."
Bom dia. Vou tirar o CC no Consulado do Rio. Como moro no interior, um pouco longe, pergunto a vocês se tem como tirar o CC e o passaporte no mesmo dia?
@Leticialele , o CC deve ser retirado no consulado, como são de menores, os pais ou responsáveis identificados com documento válido junto com a carta PIN podem Fazê-lo.
A dúvida é se fazem algum tipo de coleta de biometria nas filhas menores.
Uma dúvida: estou indo fazer meu CC e agora fiquei na duvida se no consulado do RJ pedem comprovante de residência. Eu me mudei desde o processo de atribuição e agora ainda não tenho comprovantes no meu nome, apenas no do meu noivo. Acham que eles encrencariam?
Mudou pra outro estado? O consulado do Rio atende RJ e ES.
Ao fazer o CC você define o domicílio eleitoral naquele consulado. A eleição é pelo correio, e por isso tem que informar um endereço num destes 2 estados para eles mandarem a cédula de votação. Leve alguma conta de luz ou água do endereço de seu noivo, se quiser firmar o endereço dele para receber a correspondência sempre que tiver eleição.
O voto não é obrigatório, então não será um grande problema. Só não mande para um endereço onde não consegue receber as cartas. Suas informações poderiam cair em mãos de pessoas desconhecidas. Vc nunca sabe se os novos moradores são pessoas do bem.
Estava olhando os comentários aqui e vi muitas dúvidas sobre o PIN, perguntei para o funcionário do consulado do RJ que me atendeu, e o mesmo me confirmou que o CC já é enviado pelos correios ativado, não sendo necessária ativação, assim como vcs já comentaram por aqui!
Guarde a carta PIN junto com documentos importantes. Ela contém os códigos PIN de morada, PIN de autenticação, PIN de assinatura digital, Código de cancelamento. Serve para confirmar a morada; ativar os certificados de autenticação e assinatura digital do Cartão de Cidadão; autenticar-se e realizar serviços online; assinar documentos digitais.
Comentários
Boa tarde
moro no interior do Estado do Paraná e tem um Vice-Consulado em Curitiba (capital), mas eu não consigo contato com eles por nada nesse mundo, não respondem e-mails, não atendem telefones e número do whats não existe.
No sistema de agenda online até agora não consegui achar uma data para agendamento, e não sei qual a frequência de liberação de datas e nem o procedimento seguido por lá, pq não tem informação deles em lugar nenhum.
Por um acaso, algum(a) abençoado(a) conseguiu fazer os documentos (CC e PEP) lá em Curitiba-PR? Se sim, poderia informar qual o procedimento adotado por eles?
Outra coisa, vi que eles fazem uma tal de "Permanência" aqui na minha cidade 3 vezes ao ano (ficam uns 2 dias na cidade).
Será que através dessa "Permanência" eu consigo tirar os meus documentos (CC e PEP)?
@MestreYoda , sim, essas permanências servem justamente para que os documentos sejam solicitados!!
Que blz!!!
Obrigado.
@Leticialele , @gandalf
Agendei o CC de minhas duas netas.
Vi na instrução do agendamento as pessoas habilitadas para acompanhar os menores no referido pedido .
No caso de pais ou avós pode ser só um dos ou tem que ser o casal devidamente identificados.
No caso o português com CC e o Brasileiro com identidade/passaporte.
Dos menores vou levar os assentos portugueses e por dúvida a Certidão de nascimento brasileira.
O que acham dessa interpretação?
Agradeço novamente!
@Alberto_Carneiro2
Para adultos basta levar o assento e um documento com foto.
Para menores, pelo que li no site, o procedimento é o mesmo. Lembre-se: o CC para menores vale por 5 anos, e só renova presencialmente.
Basta estar acompanhado de um dos pais, levando o assento e seu próprio doc de identidade com foto, RG, CIN, ou Passaporte.
-=-=-
Se não tem ainda uma identidade com foto, precisa fazer uma antes. Cada estado tem suas regras. Uns tiram o CPF na hora, outros já precisa possuir um número válido de CPF.
CC, no consulado RJ: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/cartao-de-cidadao#quais-os-documentos-necess%C3%A1rios-para-solicitar-o-cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-presencialmente
aqui, o requerimento: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/req_cc.pdf
"Se não tiver o Cartão de Cidadão (1º CC), deve apressentar carteira de identidade (RG ou RNE) ou passaporte estrangeiro válido e original, com foto (mesmo que seja menor de idade). O RG apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente."
aqui: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/identificacao-do-cidadao-e-carteira-de-identidade-nacional/perguntas-frequentes-sobre-a-cin
CIN no RJ: https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=agendamento_dic
CIN em MG: https://www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identidade-nacional
@gandalf ,
Sobre o post acima, deu tudo certo, e daqui mais ou menos 60 dias receberemos a carta de comunicação e disponibilidade do CC.
Mais uma saga vencida.
Sofrida mais gloriosa!!!
Obrigado sempre!!!
Quis dizer, mais uma batalha vencida!!!
@Alberto_Carneiro2 , assim a vitória é mais saborosa!!
Parabéns plas conquistas!!
@Alberto_Carneiro2
Parabéns!
Só para ajudar a outros, de fato teve que apresentar documento com foto dos menores, e o assento, certo? E dos pais não precisou nada?
Prezados(as),
Bom dia. Vou tirar o CC no Consulado do Rio. Como moro no interior, um pouco longe, pergunto a vocês se tem como tirar o CC e o passaporte no mesmo dia?
Grato.
@luiz_almeida , não. Você tem que ter o cartão cidadão para pedir o passaporte.
@gandalf ,
Desculpe a demora, só agora tomei ciência da sua msg.
Já foi solicitado o CC das netas, o pai acompanhou e apresentou o CC e os assentos das meninas.
Deu tudo certo, graças a Deus, estamos agora esperando a carta aviso da chegada dos CC.
Acho que dentro de 60 dias deve aparecer novidades.
Ouvi dizer que os consulados portugueses no Brasil estão em greve, é verdade?
@Alberto_Carneiro2
Eu não estava acompanhando. Estou em viagem, e com acesso limitado. Sim, estavam em greve até dia 10, e não sei se já terminou. https://www.publico.pt/2025/03/18/publico-brasil/noticia/ministerio-garante-greve-consulados-encerrada-ate-eleicoes-2126403
@gandalf , @Leticialele ,
Bom dia.
Recebemos no dia 26/03/25, pelos correios, a carta aviso com os respectivos PIN, informando a disponibilidade do CC das minhas netas.
Minha dúvida quanto a presença das menores no consulado: é exigida?
Grato mais uma vez
@Alberto_Carneiro2 , não vão mandar pelos Correios?
Mas creio que um dos responsáveis possa ir busca-los no Consulado, levando a carta PIN.
@Leticialele , o CC deve ser retirado no consulado, como são de menores, os pais ou responsáveis identificados com documento válido junto com a carta PIN podem Fazê-lo.
A dúvida é se fazem algum tipo de coleta de biometria nas filhas menores.
Errata : Como são menores
@Alberto_Carneiro2 , não fazem coleta de biometria para o cartão cidadão!
Bom dia, pessoal!
Uma dúvida: estou indo fazer meu CC e agora fiquei na duvida se no consulado do RJ pedem comprovante de residência. Eu me mudei desde o processo de atribuição e agora ainda não tenho comprovantes no meu nome, apenas no do meu noivo. Acham que eles encrencariam?
@Leticialele @gandalf
obrigada!
@Thaís , não pedem, não
Pode ir tranquila!!
Leve um documento com foto, para que eles confirmem que você é você...
Boa sorte!!
@Thaís
Mudou pra outro estado? O consulado do Rio atende RJ e ES.
Ao fazer o CC você define o domicílio eleitoral naquele consulado. A eleição é pelo correio, e por isso tem que informar um endereço num destes 2 estados para eles mandarem a cédula de votação. Leve alguma conta de luz ou água do endereço de seu noivo, se quiser firmar o endereço dele para receber a correspondência sempre que tiver eleição.
O voto não é obrigatório, então não será um grande problema. Só não mande para um endereço onde não consegue receber as cartas. Suas informações poderiam cair em mãos de pessoas desconhecidas. Vc nunca sabe se os novos moradores são pessoas do bem.
Não pediram o comprovante, coloquei o meu endereço atual mesmo, no RJ ainda. Deu tudo certo!
obrigada!! @Leticialele @gandalf
Estava olhando os comentários aqui e vi muitas dúvidas sobre o PIN, perguntei para o funcionário do consulado do RJ que me atendeu, e o mesmo me confirmou que o CC já é enviado pelos correios ativado, não sendo necessária ativação, assim como vcs já comentaram por aqui!
@Thaís , que ótimo!
Guarde a carta PIN junto com documentos importantes. Ela contém os códigos PIN de morada, PIN de autenticação, PIN de assinatura digital, Código de cancelamento. Serve para confirmar a morada; ativar os certificados de autenticação e assinatura digital do Cartão de Cidadão; autenticar-se e realizar serviços online; assinar documentos digitais.
Preciso realizar essas ativações quando receber o cartão? @Leticialele
O funcionário que me atendeu disse que o cartão em si já vai ativado, não me deu nenhuma orientação
@Thaís , não precisa fazer nada.
O cartão já está ativado.
Apenas guarde a carta PIN para uma eventual necessidade futura (assinar documentos digitais em Portugal, registar o nascimento de um filho, etc)
@Leticialele ,
Depois de receber a carta pin no endereço cadastrado, quanto tempo leva para receber o CC?
@Leticialele , todos os consulados e vice-consulados enviam o CC pelos correios?
@Alberto_Carneiro2 , não sei precisar! Meu sobrinho recebeu o dele em casa, uma semana após a carta PIN.
Eu e minha irmã pegamos o nosso no Consulado do Rio porque fomos fazer a biometria para o passaporte.
Tem que verificar no Consulado em que o CC for pedido.