Posso pedir a cidadania dos meus filhos menores e da minha esposa junto com a minha?

Olá a todos.

No fim do ano passado, saiu a cidadania da minha mãe. Agora pretendo tirar a minha e estou avaliando a possibilidade de, num mesmo processo / pedido, requerer a minha cidadania (formulário 1C p filhos maiores) e dos meus filhos (1C p filhos menores - 5 anos e 1 ano). Poderia requerer p minha esposa também? Qual seria o formulário p ela?

Desde já, muito obrigado pela atenção!

Comentários

• LeticialeleLeticialele Usuário

@rhlparis , os Conservadores não estão aceitando a apensação de processos. É estranho, mas já tivemos relatos de vários indeferimentos.

Peça a sua cidadania como filho, mandando o processo para o ACP.

Depois de concluída, mande a dos filhos, também para o ACP

Transcreva o seu casamento e, após, mande o processo de sua esposa para a CRCentrais (Lisboa) , pelo art 3

O Formulário para ela é este - irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=ogekLnVzZYnYHn2QBQCOzQ%3d%3d&timestamp=1703774559750

Ele pode ser obtido após o pagamento dos emolumentos - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

• gandalfgandalf Usuário

@rhlparis

Só reforçando o que foi dito acima, não tente fazer com apensação. A lei permite, mas fica a critério do Conservador. E estão negando todos os que podem.

Ao negar a apensação, os processos que dependem dela não cumprem o requisito que é ter o ascendente português, e são indeferidos.

• rhlparisrhlparis Usuário

Perfeito, @Leticialele e @gandalf, muito obrigado!!

• Estou exatamente nessa situação. Em Fevereiro desse ano enviei o meu processo 1C e apensei os dos meus filhos menores de idade. Na ocasião, recebi notificação de despacho de indeferimento da apensação (partes inicial e final da notificação):

E o despacho e si, que veio por email:

Hoje, 18/02/2025 08:44, recebi notificação dos processos dos meus filhos com o seguinte despacho, para cada um dos processos:

Curiosamente, hoje, antes do recebimento da notificação (18/07/2025 07:24) foi anexada essa "resposta" pela própria conservatória:

https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/uploads/303/MZ9DDPC8WQMR.png There was an error displaying this embed.

Vocês teriam alguma dica de qual o melhor caminho, para que quando o meu processo for aprovado (expectativa de que em torno de 6 meses) eu possa dar seguimento nos dos meus filhos aproveitando a documentação já enviada?

Devo dar alguma resposta à conservatória nesse momento?

Muito obrigado de antemão.

• gandalfgandalf Usuário
    editado julho 18

@andrempeixoto

Não creio que consiga manter os processos ativos por tanto tempo (6 meses), sem ter algum argumento novo.

Eu aconselho deixar os processos serem indeferidos. Não teve custo, porque são menores.

Quando seu processo for aprovado, refaça um novo form-1C de menor para cada um, e mande com um requerimento para que sejam aproveitados os documentos enviados anteriormente, citando o número do processo que foi indeferido.

Assim manda só seu assento (ou a carta de aprovação que vai receber por e-mail), e um novo form-1C reconhecido por autenticidade. Os outros documentos, como cert de nascimento, identidade apostilada, etc, eles puxam do processo que foi indeferido.

• Perfeito. Obrigado, @gandalf.

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

Para o IRN,vc ainda não é cidadão português e por consequência os filhos não tem direito.Não se pode pedir apensação de processos nesse caso específico.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.