Documentação

Bom dia , gostaria de saber quais documentos eu preciso para tirar minha cidadania portuguesa, minha mãe é filha de português, ela já tem a cidadania portuguesa e também já esta transcrito o casamento dela, eu quero tirar minha cidadania, utilizando o assento da minha mãe, quais são os documentos que preciso providenciar e onde devo mandar para qual conservatória esta reconhecendo mais rápido ?

Muito obrigado pelo retorno;

Comentários

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

Boa tarde @wilson_1972

Cópia do registro português

Cópia da trancriçao de casamento

Sua certidão de nascimento por copia Reprográfica apostilada

Copia do R.G.apostilado

Envie para o Arquivo Central do Porto

• Bom dia Vlad Pen, tudo bem?

Por favor qual conservatória devo mandar meus documentos, pois já estou com minha certidão de nascimento, apostilada e com copia de inteiro teor reprográfica, com reconhecimento de firma, copia do RG apostilado, cópia do assento da minha mãe e transcrição de casamento, por favor qual conservatória devo mandar onde o processo de cidadania sai mais rápido, e por favor aproveitando a comunicação, eu tenho uma duvida, quando sair meu reconhecimento de cidadania portuguesa, eu posso já fazer o processo de cidadania dos meus filhos, sem ter que fazer a transcrição de casamento, usando apenas meu assento português assim que estiver pronto ?, tenho três filhos um que vai fazer 17, outro com 15 e outro com 10 anos, com estas idades consigo fazer a cidadania deles sem pagar a taxa de 175 euros ou tem que pagar a taxa para os três? a ultima duvida, quando for fazer o processo dos meus filhos posso colocar tudo num mesmo envelope?

Por favor agradeço a atenção e aguardo uma resposta sobre as duvidas e sobre qual conservatória devo enviar meu processo para que seja feito mais rápido, muito obrigado!

• gandalfgandalf Usuário
    editado julho 2021

@wilson_1972

Fazendo sendo filho da portuguesa, ACP é a mais confiável e muito rápida.

Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

Sim, tendo sua nacionalidade (que demora uns 6 meses), você deve dar entrada no processo de seus filhos imediatamente. Se o mais velho completar 18 anos, ele não será mais grátis. Se der entrada no processo dos filhos pelo ACP antes de completarem a maioridade, além ser grátis, demora apenas 2 meses pra sair o assento.

Para os filhos que tiverem mais de 14 anos, terá que mandar cópia do RG do menor, certificada e apostilada. Cada processo vai precisar de ter seus próprios documentos, completos. Não pode compartilhar docs no processo, mas pode mandar os 3 juntos no envelope DHL. No caso de menores, o português na primeira linha do form-1C, e o não português na segunda linha. Tem que mandar o RG certificado e apostilado de ambos os pais que assinam o form-1C. O filho menor não assina. Para menores, como não tem pagamento, baixa daqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

E sobre a pergunta se precisa da transcrição, sendo filho é garantido. Veja se cumpre os requisitos aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/89/necessidade-ou-nao-de-transcrever-todos-os-casamentos#latest

Você não perguntou, mas o da esposa pode dar entrada em paralelo com o dos filhos. Apenas aguarde 1 semana para ter o código de acesso online, e mande junto com o processo da esposa um screenshot impresso da tela de consulta, que tem os dados dos filhos. A esposa tem que mandar para a CRCentrais, no endereço que vem nas instruções do formulário art-3. O dela demora 30 meses.

• gandalfgandalf Usuário
    editado julho 2021

@wilson_1972

Concentre-se só no seu processo. Depois de iniciado, você tem 6 meses pra pensar no resto, e não precisa mais que 2 semanas.

A dos filhos e da esposa faça assim que sair a sua, enquanto estiver se preparando para tirar o Cartão do Cidadão, e o Passaporte (PEP). CC e PEP levam alguns meses pra receber.

P: "Desculpa, esqueci de pedir o link para fazer pagamento com cartão de crédito aqui do Brasil e poder ter acesso ao formulário!" Aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

P: "posso fazer a cidadania dos meus filhos, sem precisar transcrever o casamento?" Já lhe respondi no post acima, com todos os detalhes. Sim, se a mãe é brasileira, e o pai português (você), foi o declarante dos filhos na certidão de nascimento deles antes de 1 ano.

P: "usando meu assento e as certidões de nascimento deles reprográfica apostilada [...] posso dar entrada na cidadania deles correto?" Sim, se o item acima é verdadeiro. Mas como vai fazer o da esposa, já vai entrar com a transcrição imediatamente. Leva 2 semanas. A transcrição já estará pronta quando forem analisar o processo dos filhos.

P: "Referente minha esposa eu dou entrada no processo dela ja morando ai, faço a cidadania dela em PT" Definitivamente não. Ela precisa da transcrição para entrar com você em PT. Sem a transcrição, você é solteiro, e ela não é sua esposa em PT. Não conseguiria os documentos necessários. Tudo depende de documentos que estão no BR, e apostilados no BR. Faça a transcrição do casamento, e dê entrada no processo dela antes de sair do BR. Você não conseguirá tirar o CC e PEP no consulado sem ter feito a transcrição do casamento antes.

Tendo a transcrição, e os documentos, já pode dar entrada no processo da esposa e deixar correndo. Facilitará muito sua vida.

Mas você ainda está longe disso. Seis meses vos separam dessa conversa toda. Relaxe, reduza a ansiedade, e cuide só da sua.

• NandaNanda Usuário
    editado setembro 2021

Boa tarde! @gandalf

Vou enviar o pedido de atribuição do meu filho de 8 anos, filho de português. Preciso preencher os dados do documento de identidade dele no 1C ? E as cópias do documento de identidade dos pais tem que ser apostilados? Sendo menor de 14 anos, tondela seria mais rápida e econômica, pois posso enviar também a transcrição no mesmo DHL…Ou mando pela ACP mesmo, não fiz transcrição ainda.

@Nanda sim ,precisa colocar os dados do documento de identidade do filho no 1C.As copias dos docs de indentidade dos pais aconselho a apostilar.Eu mandaria o processo do menor para ACP e a trancriçao de casamento para o consulado do Rio ou Ponta Delgada.

• NandaNanda Usuário

Ótimo! Obrigada

• @Nanda

Não tem nada que eu possa acrescentar. O VladPen disse tudo. Não mande a transcrição e nacionalidade para o mesmo lugar.

Tondela tem baixíssima prioridade para transcrição de casamento, e está levando mais de 1 ano. Estão congestionados, e nacionalidade de menores está levando 3-4 meses.

• Olá pessoal, boa noite!

Só pra avisar que o processo da minha irmã foi finalizado com 5 meses de tramitação. Ela recebeu o e-mail hoje.

• No site abaixo fala que o assento pode ser dispensado.

Fiz a emissão do assento online do meu pai que está na Conservatória dos Registos Centrais Lisboa.

Posso enviar o assento online com o código de consulta? Melhor dispensar o assento ou tenho que solicitar em papel?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.