Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1131416181997

Comentários

  • @Matheus07 , que bom que conseguiu!!!

    Tem sempre que manter o pensamento positivo!!

    A cidadania portuguesa é motivo para alegria e felicidade, e não angústia e ansiedade!!

    Vai dar tudo certo!!

  • E onde encontro esta planilha? Eu mandei meus dados, mas não tenho acesso a ela.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @renatamoura

    Os dados do Felipe estão na linha 113 da planilha do ACP.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/

    Não lhe respondi porque já estavam lá desde 27/outubro/22, e já estava anotado tudo certo. Desculpe.

    Estará aprovado até o fim do ano, provavelmente antes do natal. (eles sempre aprovam muitos como presente de natal)

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    Meu processo e da minha irmã levou 1 dia pra passar da Bolinha 2 para Bolinha 4, acho que é o tal mutirão que fazem pro natal rsrs

  • @Yuri0 , no processo de filhos, é normal isso acontecer!! Semanda que vem deve passar para a bolinha 6.


  • @gandalf

    Por favor, pode me ajudar com o texto para enviar os documentos para cumprir a exigencia?

  • @Alves_ Vou lhe mandar uma Mensagem Privada, para que você poste a carta de exigência que vai fazer a defesa.

    Você deixou passar muito tempo. Já não me lembro mais os detalhes do caso, mas vou recuperá-lo depois.

  • @gandalf e que estavamos fazendo a transcrição de casamento, vou lhe responder a mensagem privada, obrigado!

  • @arthurmartinelli torcendo mesmo pq já foi uma trabalheira pra enviar, espero que esteja tudo direitinho! Espero que se resolvam as coisas pra você também :D

    @gandalf voltando pra avisar que até então não tivemos uma resposta, é melhor que eu espere mais uns dias ou teria algo a se fazer agora?

  • @KarenCardoso eu estava falando agora com @gandalf eu recebi hoje a minha senha

  • @gandalf e @Leticialele

    Saiuuuuuuu! Processos de minha mãe e dois tios finalizados com sucesso!!!

    Muito obrigada pelo apoio e suporte para que isso fosse possível.

    Agora é aguardar o assento para enviar o meu processo, que já está praticamente pronto. Tem uma previsão de em quanto tempo sai? Do meu avô recebi por email.

    Gandalf, se puder atualizar a planilha, te agradeço muito. Foram os processos da Rute, do Isaias e do André. Do Elias foi enviado bem depois, ainda está na 2.

    Como eu já havia te dito, meu esposo olha religiosamente todos os dias, e ontem pela manhã estava na bolinha 4, hoje na 7.

    Outra particularidade é que do André foi enviado a CNH, justamente naquela época em que começaram os casos de exigência, pedi então para que ele fizesse o passaporte e aguardasse, mas aprovou sem exigência. Graças ao bom Pai.

    Muito feliz, gente! Mais uma vez, obrigada!

  • @josiads , parabéns para eles!!!!

    Em até 15 dias estarão com o assento (palpite meu, o @gandalf pode fazer uma previsão mais realista).

    Comemorem com muito vinho e bacalhau!!

  • @josiads

    Maravilha. Parabéns a eles. Atrasou 2 semanas, mas está +- dentro do previsto.

    São 30 dias a partir da aprovação. Na coluna-P da planilha ele vai fazendo a contagem regressiva.

  • Pessoal, realizei o preenchimento do formulário 1C para minha avó, peguei a certidão de nascimento dela com as averbações de alteração de nome por conta do casamento e retificação(sobre nome do pai errado) e apostilei, cópia do RG autenticada e apostilada.

    Minhas dúvidas são:

    1. Eu tenho o assento de batismo do Arquivo Central de Faro, porém ele foi emitido em Abril, eu preciso emitir outro ou ele não tem validade para dentro de Portugal?
    2. O ACP do Porto não precisa de transcrição quando o declarante é o pai antes de 1 ano de idade, certo? Meu bisavô registrou minha avó no dia seguinte do nascimento.

    Obrigado pela ajuda.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @jlealneves

    1) Documentos portugueses não vencem. Pode usar o que tem.

    2) A esposa do português era brasileira? Neste caso, vale o que vc disse acima sobre o português ter sido o declarante de sua avó antes de 1 ano de idade.

    Em que ano o português se casou? Onde se casou? Sua avó era brasileira? É o primeiro casamento dele?

  • A esposa do português era brasileira? Sim, era brasileira.

    Em que ano o português se casou? 1938

    Onde se casou? No Brasil, em Santos.

    Sua avó era brasileira? Minha bisavó era brasileira.

    É o primeiro casamento dele? Sim, primeiro e único casamento dele.

    Obrigado pela resposta, gandalf!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @jlealneves

    OK. Pode seguir em frente sem fazer a transcrição do casamento. Não terá problema.

    Pode usar essa certidão de batismo original, do Arquivo Distrital do Faro, com carimbo em relevo e assinada com tinta pelo AD.

    Precisa incluir uma certidão de casamento de sua avó (a requerente), em inteiro teor, certificada (não precisa apostilar), porque o nome dela no RG não coincide com o nome na certidão de nascimento, ok?

  • Essa "exigencia" sobre o nome do RG não ser o mesmo da certidão de nascimento não é suprida com a averbação do casamento na certidão de nascimento dela? Só curiosidade mesmo.

  • @jlealneves

    Não é suficiente.

    Precisa mandar a certidão de casamento em inteiro teor, mas não precisa apostilar.

  • Muito obrigado pelas informações, vou incluir junto do pedido.

  • RSenaRSena Usuário

    @gandalf

    Prezado, hj 8/12 foi finalizado o meu processo de nacionalidade portuguesa, apesar de ainda não ter recebido email encaminhando o assento.

    Informo, para todos os efeitos, a fim de atualizar a planilha.

    Obrigado por tudo. Um abraço.

  • @RSena

    Parabéns. És Tuga "de papel passado". Dia de comemorar.

  • Amigos, gostaria de tirar uma dúvida. Acho que é boba, mas fico ansioso. Cumpri uma exigência dias atrás: a ACP me pediu cópia reprográfica legalizada da minha certidão (fiz os processos de todos na minha familia e justo o meu foi o único a ter alguma exigência). O documento chegou lá no último dia 5. Alguém sabe dizer se na ACP analisam rapidamente depois de cumprida a exigência? Minha bolinha 4 segue laranja... :/

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @lugmelo

    Aha! Eu já estava imaginando por que o seu processo estava atrasado pela previsão! Rsrsrs

    A bolinha fica laranja até resolverem. Se tiver outra exigência, nada muda. Nem a data. Só quando mudar de estado para 6-verde.

    Geralmente atrasa uns 30 dias, mas no seu caso vai cair no esforço de natal, e deve receber a aprovação na sexta-feira 23, antes do natal.

    A certidão do requerente é sempre reprográfica. Se tem outros processos que mandou digitada, já pode providenciar uma reprográfica, porque entrou, ou entrará em exigência.

    E o seu irmão, aprovou? quando?

  • @gandalf , meu irmão aprovou sim! Deu tudo certo! Como eu mesmo fiz os dois processos, com documentações e organização idênticas, imagino que não vá haver mais nenhuma outra exigência no meu caso! Muito bom poder trocar essa ideia contigo de novo, amigo. Grande abraço e valeu mais uma vez!

  • @lugmelo

    Agora entendi. Você mandou reprográfica, mas a sua estava ilegível e pediram uma digitada. É garantido que aprovarão rapidamente.

    E pelo que entendi, seu irmão aprovou, provavelmente 18/11, e faltam mais 9 dias para 7-verde, correto?

    Vocês dois já podem começar a marcar no consulado para fazer o CC e PEP a partir de 30/Janeiro.

  • lugmelolugmelo Usuário
    editado dezembro 2022

    Isso mesmo, @gandalf !

    Meu irmão foi pra bolinha 7 marrom no dia 19/11. Tomara que saia rápido mesmo. Já estou tentando agendar no consulado pra ele. A minha bolinha 4 ficou amarela poucos dias antes, no dia 16/11. Dois dias depois consegui, via Linha Registos, que a atendente Maria lesse a exigência inteira pra mim. Uma semana depois eu já estava enviando o documento exigido por DHL. A carta com a exigência só chegou em minha cada anteontem, exatamente nos termos que me haviam sido informados.

  • lugmelolugmelo Usuário
    editado dezembro 2022

    @gandalf , na primeira mensagem eu realmente esqueci de esclarecer que o pedido complementar foi de cópia digitada. A conservadora entendeu que havia partes ilegíveis na minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro. Eu consigo ler tudo, mas há de fato algumas partes com garrancho.

  • @lugmelo

    Você mandou alguma carta pedindo a juntada da certidão ao processo Nº XXXX/22 ?

    Já que mandou sem a carta de exigência, precisa ter alguma coisa que associe o documento ao seu processo.

  • A Todos, informo que a planilha do ACP (e outras) foi novamente ordenada por data de recepção como era antes.

    É uma ordenação mais simples, e a despeito de ficarem os NºProcesso fora de ordem, a aprovação comprovadamente se dá por ordem de chegada na conservatória, e não pelo NºProcesso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.