Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1141517192097

Comentários

  • Boa tarde!

    Processo do meu irmão, Antonio Moutella, aprovado hoje!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @acmoutella

    Muito bom. Já anotei na planilha.

    A Maria Luiza deve ter sido aprovada junto. Só não apareceu na consulta ainda.

    Só a Maria Luiza teve exigência por estar ilegível a certidão, ou o Antônio também teve?

  • @gandalf

    Só minha irmã caiu em exigência. Meu irmão já estava apreensivo, só faltava o dele.

  • @gandalf , mandei a carta sim, bem objetiva, mas mencionando direitinho o número do meu processo e o meu nome, a ACP e a autoridade destinataria, além de anexar a certidão digitada, que já tem toda a minha filiação e etc. Essas eram também as únicas referências que haviam na notificação que recebi. Pensei que haveria algum outro número específico a ser mencionado e cheguei a ficar receoso por ter apenas mencionado meu nome e o processo na minha carta. Mas não... a notificação também só usou esses dados como referencia. Então, espero que esteja tranquilo.

  • @gandalf , também já direcionei pro endereço novo deles, na Rua do Cunha. Valeu pela preocupação e pela dica aí.

  • Boa noite @gandalf ,

    O processo da minha cunhada (Maria Clara) é de menor, mas até agora não houve nenhuma movimentação. Ele ainda nem foi para a bolinha 2.

    Será que o conservador que pegou esta de ferias de 30 dias ? rsrsrs. Devo me preocupar com algo?

    Abs

  • @rnovaes , os processos de menores costumam andar rapidamente, se não houver exigência. Não creio que você deva se preocupar.

  • @rnovaes

    Não há motivo para preocupação. Ela inclusive foi numerada mais cedo que os outros dois que foram enviados junto.

    De fato ela está uns 10 dias atrasada, considerando a idade.

    O fato de estar parado na 1-verde não significa nada. Pode pular quase que direto para 6-verde.

    Qual o parentesco entre Daniella, Danilo, e Maria Clara? A diferença de 25 anos inviabiliza que os três sejam filhos da Sandra.

    Não vejo motivo para se preocupar, se mandou o RG certificado e apostilado de ambos os pais; se fez as transcrições de casamento, caso não possa ser dispensada. Seriam os riscos mais comuns de exigência.

  • Sao irmãos de mesma mãe (portuguesa). Só o pai da Maria Clara é diferente, com a minha sogra divorciada e eles não se casaram.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @rnovaes

    Wow... Sua sogra é uma Tuga corajosa! Rsrsrs

    Como não se casou com o pai da Maria Clara, ela precisa ter mandado a declaração de maternidade da Maria Clara. A menos que a portuguesa tenha sido a declarante dela na certidão de nascimento, antes de 1 ano de idade. (geralmente o pai é o declarante)

    Demorar um pouco mais pode ser um indicativo de que vai acabar tendo exigência, mas não necessariamente.

    Pode ser que como foram os três irmãos enviados juntos, os processos foram "apensados administrativamente" e juntados num processo só. Pode atrasar um pouco o da Maria Clara, mas ela pode fazer acelerar o processo dos irmãos, juntando numa análise só. Mas isso é só especulação.

  • lugmelolugmelo Usuário
    editado dezembro 2022

    @gandalf , foi só entrar nesse fórum aqui e falar com você e com a @Leticialele de novo que os bons ares voltaram! Como conversávamos ontem, meu DHL com a documentação complementar exigida chegou na ACP no dia 5/12, segunda-feira dessa semana! Eis que hoje o processo andou pra bolinha 7 marrom!!! Eu já tava conformado que ia demorar um pouquinho mais! Só alegria! Já fica o registro pro caso de você querer atualizar a planilha.


    Grande abraço!

  • Sim. Enviamos também a declaração de maternidade da Maria Clara. O jeito é segurar a ansiedade.

  • @lugmelo

    Atrasou 3 semanas só, incluíndo aí o tempo pra pedir o novo documento e mandar. Muito bom.

    Se quiser completar os dados da planilha, só faltou o ano de nascimento (ou a idade) sua e de seu irmão.

  • @lugmelo , que maravilha!!!! Agora falta pouco!!

  • lugmelolugmelo Usuário
    editado dezembro 2022

    @gandalf , meu irmão é de 1975 e eu de 1978.

  • Pessoal, vou enviar na quinta feira minha documentação, o endereço é esse mesmo?

    Rua do Visconde de Setúbal 328, 4200-498 Porto, Portugal

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado dezembro 2022

    @jlealneves , o endereço do ACP mudou

    O novo endereço é

    Rua do Cunha, 404

    4200-250 Porto - PORTUGAL


    Boa sorte!!

  • Nossa, já ia enviar para o endereço errado.

    Muito obrigado, Leticia.

  • jubsaljubsal Usuário
    editado dezembro 2022

    @gandalf @Leticialele Queridos, boa tarde! Estou contente em ver quantas interações têm acontecido aqui no fórum nesse tempinho que fiquei fora :) (tive de fazer uma cirurgia, nada demais e estou aqui me recuperando). Infelizmente o processo da minha avó caiu em exigência semana passada quando olhei a última vez... Minha avó não conseguirá telefonar cedinho e nem falar sobre do que se trata, o que vocês me recomendam fazer, por favor?

    Obs.: Acredito que a exigência seja sobre mais documentos para provar a parentalidade visto que o pai dela "mentiu" a idade ao chegar no Brasil. A idade da certidão de batismo portuguesa está diferente da certidão de óbito e casamento que temos aqui no Brasil.


    Ah, tenho os documentos de Portugal que comprovam a família, pois na época minha avó pagou uma pesquisa, pois ela não tinha a certidão dele.

  • @jubsal , você pode ficar ao lado de sua avó e dizer que, por ela não escutar bem, você falará por ela.

    Use o skype e coloque o celular o ou o computador no viva-voz!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @jubsal

    Se é uma exigência assim mais complicada, vai precisar ter por escrito para poder agir.

    Você pode fazer como a Leticialele lhe disse, ligando por Skype pré-pago, com R$15 de créditos.

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida quando atender, disque 1 e 1

    Mas mande um e-mail para [email protected] (não deixe a correção automática mudar para "ção"), e peça uma cópia da carta de exigência em PDF por e-mail.

    o seu caso, faça as duas coisas. Não precisa madrugar na casa dela. Se ligar até 10 da manhã, demora 90 mins, mas consegue.

  • Boa tarde tive o processo de minha mãe aprovado, agora vou pro meu, no momento tenho algumas dúvidas.

    Na minha certidão de nascimento consta que meu pai foi o declarante do nascimento ( não portugues).

    Eles n eram casados na época, apenas quando eu tinha 14 anos.

    minha mãe ja foi casada uma vez.

    Vou ter quer passar pelo doloroso e custoso processo de divórcio ??

  • @michaelscott , se sua mãe não era casada quando você nasceu, basta que ela mande uma declaração dizendo, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não era casada com ele quando você nasceu.

    Reconhece a firma por autenticidade e aostila a declaração.

  • Pessoal, enviei as documentações da minha avó para o ACP do Porto e já chegou lá(moro em Lisboa). Duas dúvidas:

    Quanto tempo para receber a senha por email mais ou menos?

    É possível pedir urgencia por conta da idade avançada da minha avó(82 anos)? Curiosidade esse ponto apenas.

    Muito obrigado a todos.

  • @jlealneves , ACP nãp costuma dar prioridade. Os processos lá estão com andamento em torno de 6 meses.

  • @Leticialele ja viu casos semelhantes ? e com relação a transcrição de casamento ? como foi comprovar perfilhiação ?

  • @acmoutella Boa noite, poderia compartilhar como ocorreu seu processo de exigência? Demorou muito para chegar a notificação ou você pediu por email? E quantos dias levou desde o dia que você enviou os documentos até o processo ser aprovado? Ultima dúvida o processo da Maria vocês já enviaram o documento que estava em falta ? Pois vi que já faz muitos dias desde a exigência

  • @michaelscott , sim, já vi inúmeros casos assim!!!

    Se a mãe não era casada com o pai e ainda está viva, basta mandar a declaração. Aceitam sem problemas.

    Quando a mãe é falecida, tem que haver provas documentais de que a mãe teve participação ativa na vida do filho na menoridade, se o filho nasceu antes de 1978.

  • Entendi, isso poupa dinheiro (muito) e tempo.

    Teria algum modelo dessa declaração ? então, esclarecendo minha dúvida não irei precisar transcrever casamento nenhum dos casamentos ? nem o primeiro nem o atual com o meu pai ?.

    Pensei que era imprescindivel ter ou a transcrição ou a declaração na certidão, vocês são fenomenais !

  • Complementando a informação, não sei se é relevante, Tenho mais dois irmãos sendo um deles menor de idade é como li no caso dele por ter menor é dispensada tanto a transcrição quanto a necessidade de a minha mãe ser declarante pois irá assinar o processo junto com meu pai, mandando os tres processos juntos, dando a entender que somos irmãos e um deles é menor, há alguma melhora nesse entendimento da conservatória ?.

    Confio muito nas opniões de vocês, só fico um pouco receoso por ter de pular esse primeiro casamento de minha mãe (que n houve filhos) a homologação de divorcio e a transcrição do segundo casamento com meu pai (que só ocorreu quando eu tinha 14).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.