Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1151618202197

Comentários

  • @michaelscott , se sua mãe desejar passar a nacionalidade para o marido, terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Tribunal português e, após, transcrever o segundo casamento.

    Vou mandar um modelo de declaração por mensagem privada (envelope no canto superior direito).

  • @Thiago Boa tarde

    Liguei na linha de registros e fui informada da exigência. Precisava enviar certidão de casamento para comprovar a mudança do nome. Como já havia enviado, enviei e-mail também para confirmar, achando que a mesma deveria ter sido apostilada.

    Depois de algumas trocas de e-mail, inclusive com a conservadora, pedi que considerasse a certidão já enviada no processo. Ela me respondeu "efetivamente tem razão, o processo será tramitado". Recebi essa resposta dia 17/11, dia 21/11 foi aprovado. Vale ressaltar que fiz tudo isso orientada pelo @gandalf ! Como falei pra ele, se não fosse ele já teria metido os pés pelas mãos e gastado dinheiro emitindo outra certidão, apostilando, enviando por DHL...

    Realmente não sei quanto tempo demorou para chegar minha carta, mas ela chegou.

    Já o processo da minha irmã ela também ligou na LR e pediram certidão nascimento datilografada, pq a dela não estava legível. Ela providenciou a certidão, mas também mandou e-mail pedindo uma cópia da exigência. Recebeu como resposta da conservadora "deverá aguardar o recebimento do ofício". Ela enviou o documento na segunda 12/12.

  • @acmoutella obrigado por responder, meu processo entrou em exigência ontem pelo contrário, havia enviado somente a certidão digitada e agora pediram me a repografica, mas como ja havia lido em alguns comentários do galdalf ja deixei essa certidão providenciada. Agora estou aguardando que chegue a notificação com a exigencia, pois pedi por email e recebi a mesma resposta para aguardar, espero que não demore muito, gostaria de terminar o ano ao menos na bola 7 marrom.

  • lollylolly Usuário

    Enviei o pedido da minha mãe pela DHL, deixei lá na Sexta-Feira porém me informaram que só recolheriam na Segunda. Na Sexta (dia 9) seguinte já tinha sido entregue no Porto, da outra vez (processo do meu avô) demorou um tempão por conta da alfandega aqui em SP.


    Agora estou no aguardo da senha, no meio do ano tava demorando bastante pra entregarem, mas olhando a planilha parece que agora deu uma normalizada de novo, né?

  • Boa tarde a todos!!


    Meu processo (79xxx/2022) foi aprovado hoje (bolinha 7 marrom).


    Segue a cronologia:

    protocolado 31.05.2022 ACP

    senha 03.06.2022

    bolinha 4 marrom 2.12.2022

    bolinha 7 marrom 7.12.2022

    já atualizei a planilha!

  • só para corrigir bolinha 7 marrom hoje 16.12.2022

  • Boa tarde a todos,

    Fiz todo o processo da minha esposa há 4 anos atrás pelo consulado em SP, devolveram , pois o sobrenome do avô paterno não estava correto, só depois conheci o fórum antigo e vi quanta coisa errada estava fazendo , lá perguntei para @Leticialele e @gandalf que me orientaram e fiz tudo sozinho antes da Pandemia por via administrativa no Cartório Ibirapuera em Sp, logo depois pedi a certidão apostilada do Pai Português através de um despachante em Lisboa. Depois dei entrada com todas as dicas pelo ACP Porto, que foram absolutamente fundamentais pelo envio da Certidão de Nascimento inteiro Teor digitalizada , pois a cópia reprográfica era manuscrita e difícil de ler, mandei passaporte ao invés do Rg que iria Vencer( Senha dia 30/05/2022, bolinha 4 marrom dia 22/11 e bolinha 7 16/12) e hoje saiu a Bolinha 7 Terminado, aguardando a criação do registro português. Que presentaço de Natal. O processo dela não está na planilha pois naquela confusão de troca de fóruns acabei não colocando.

    Ainda falta o caminho da transcrição do casamento, e envio dos documentos da filha ano que vem e quem sabe dar entrada no meu em 2024 , mas em todo caso já sou casado com uma cidadã Portuguesa o que facilitaria caso decidamos passar uma longa temporada em Portugal.

    Não tenho palavras para agradecer tamanha doação de conhecimento sem pedir nada em troca, coisa rara nos dias de hoje, Vcs tem minha eterna gratidão e ainda estarei por aqui para continuar um longo caminho ,mas o passo mais importante já foi dado graças a Vcs.

    Grande abraço , Feliz Natal e Ano Novo e meu muitíssimo obrigado.

  • @Fabioera

    Parabéns pela aprovação. Agora falta pouco, está próximo e garantido. 30 dias ou menos.

    Vamos pro bacalhau? Gostas de vinho? Hehehe

  • Ora Pois, gostamos muito , mas minha paixão é o pastel de nata. hehehe

  • @Fabioera , parabéns!!

    Fico feliz por tudo ter dado certo!!

    Comemore muito, no Natal, com vinho verde (bem gelado) e bacalhau!!

    De sobremesa, pode comer pastel de natas, que também é maravilhoso!!

    Além disso, rabanadas recheadas, ovos moles d'Aveiro e toucinho do céu... Sou viciada nessas sobremesas.

    Se morar (ou vier ao Rio), recomendo muito um restaurante português em Ipanema - Mercearia da Praça. É absolutamente fantástico!!!!

    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações e alegrias!!

  • RSenaRSena Usuário

    @gandalf

    Bom dia, tudo bem?

    A fim de incluir o processo dos meus filhos na planilha, encaminho abaixo os dados necessários:

    Arthur Sena - Pagamento Visa cred. Postado em 13/12/2022 (DHL). Recebido em 16/12/2022. Chave de acesso em 19/12/2022. Processo 22XXX2. Status 1. Ano de nascimento 1998 (24 anos).

    Scar Sena - Pagamento Visa cred. Postado em 13/12/2022 (DHL). Recebido em 16/12/2022. Chave de acesso em 19/12/2022. Processo 22XXX3. Status 1. Ano de nascimento 2002 (20 anos).

    Um abraço.

  • @RSena

    Incluído na planilha.

    Se tivesse preenchido os dados pelo Form creio que teria gostado. O Form vai conduzindo nas perguntas e filtrando as respostas.

    Form aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • RSenaRSena Usuário

    Não sabia que estava disponível. Assim mesmo, obrigado

  • @gandalf , boa tarde amigo, coloquei na Planilha o processo de Atribuição do Fabio, não sei se fiz tudo certo, pode verificar?. Muito obrigado

  • Boa tarde.

    Processo do meu filho menor (João Vitor Moutella).

    Enviado: 07/12

    Recebido: 12/12

    Senha: 19/12

    Já inseri os dados no formulário.

  • @Thiago

    Pra seu conhecimento, dados da carta de exigência da minha irmã: carta de exigência dia 25/11, postada 29/11. Ela pegou ontem (19/12) na caixa de correio.

  • @VANIAVIEIRA @acmoutella

    Ficou perfeito. Já foi pra planilha. Obrigado.

  • Amigos, como visualizo a planilha? Obrigado

  • lollylolly Usuário

    Chegou a senha hoje de manhã! Enviei os dados pelo form. Ainda bem que normalizou a espera... agora é só esperar muuuito, rs. Pelo menos depois de um processo já tendo dado certo, eu fico mais tranquila com a ansiedade agora.

  • @lolly , os processos de maiores no ACP estão levando uns 6 meses.

    Boa sorte!!

  • @lolly

    Estará aprovado antes das férias de junho, 16/06/2023. Depois mais 30 dias p/ o assento.

    Em Julho ou Agosto, já entra em PT como cidadã.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @jubsal

    O que houve com o processo da Olinda? Entrou em exigência hoje?

    Diga se precisa de ajuda. Ligue na LR.

    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão)
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h às 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 6h às 14h, horário de Brasília. Só falam com o requerente ou no caso de idosos ou menores, seu representante.
  • @gandalf obrigado

  • jubsaljubsal Usuário
    editado dezembro 2022

    Oi @gandalf querido! Estou ainda me recuperando de uma cirurgia e não estou com a minha avó. No entanto, enviei um e-mail para o ACP ontem como você e @Leticialele orientaram! Ainda não me responderam...

    Atualizando... Conseguiram falar agora com o atendente. Pediram para enviar certidão de casamento ou óbito ou inscrição consular do pai dela para corrigir o sobrenome...

  • @gandalf Corrigindo e atualizando...

    A carta com a exigência foi enviada para a residência dela dia 08/12 e eles querem esses documentos do pai dela (certidão de casamento/óbito/inscrição consular) para comprovar "o apelido dela".

  • Obrigado mas não imaginei que estivesse demorando tanto, o da minha mãe ano passado também caiu em exigência e a carta levou 11 dias para chegar sendo que o dela era de neta, o meu sendo de filho pensei que poderia ser mais rápido mas pelos vistos não =/

  • @Thiago

    Tipicamente a carta demora 3 semanas. Em período de natal deve aumentar o tempo bastante. Receber em 11 dias foi pura sorte.

    Agora já passou do horário, mas mande outro e-mail. Não deu certo na primeira, tente uma segunda vez. :-)

    Como se redige é relevante. Tem que ser breve, direto ao ponto. Mande para o mesmo endereço, já que funcionou e lhe responderam.

    Referência: Exigência em Processo de Nacionalidade artigo 1C, de Thiago Gonçalves, Nº 752xx/2022

    Excelentíssimos Senhores,

    Meu processo de nacionalidade mencionado acima se encontra em exigência. Já liguei na Linha de Registos para saber os detalhes. Devido ao aumento de volume de correspondências no período natalino, a receio que a carta de exigência se atrase, ou se extravie. Poderiam por gentileza enviar uma cópia da exigência em PDF, para que possa ser encaminhada junto com a documentação solicitada?

    Com os melhores cumprimentos,

    Thiago Gonçalves

  • jubsaljubsal Usuário
    editado dezembro 2022

    @gandalf @Leticialele Queridos, bom dia! Eu devo esperar a carta de exigência chegar para enviar os documentos com uma cópia dela? E os documentos que eu enviar precisam ser apostilados? Devem ser originais ou pode ser cópia?

  • @jubsal , tem que mandar os documentos originais e, se forem brasileiros, apostilados.

    Se você já sabe qual a exigência, pode mandar logo o documento, deixando claro que está atendendo à exigência formulada no Processo XXXX/XX, em nome de XXXXXXX.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.