Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1171820222397

Comentários

  • @acmoutella e @gandalf , o meu predileto é o vinho verde, mesmo!!

    Descobrii um restaurante, no Porto, que servia vinho verde tirado na pressão. Pareci Prosecco!!! Maravilhoso!!

  • Greve amanha no IRN


  • Bela explicação, @gandalf ! Mas o entendedor de vinhos na casa é meu marido! Assim como a @Leticialele prefiro os verdes ou brancos, como um Pêra Manca... E de doce o melhor que já comi: travesseiros de Sintra! Ou ovos moles de Aveiro, terra dos meus ancestrais portugueses, onde tudo começou!

    Em junho a família toda irá para Portugal (pais, filhos, netos e agregados!). Na contagem regressiva!

  • @acmoutella , amo ovos moles de Aveiro!!! Quanto ao vinho verde, meu predileto, aqui no Brasil, é o Casal Mendes!!

  • MtrinMtrin Usuário

    @gandalf , @Leticialele

    Que delícia um bom vinho. No momento estou com Leicialele meu preferido é o verde. Gosto muito do Muralha. Provei este final de ano um espumante Português e não me arrependi nadinha.

    Espero que todos tenham tipo um ótimo Natal e espero que um ano de 2023 melhor ainda.

    Mtrin

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado janeiro 2023

    @Mtrin , feliz Ano Novo!!

    Tim-tim!!

  • Bom dia, pessoal! Venho compartilhar a alegria de ter visto minha bolinha 7 ficar verde na última sexta-feira (06/01). Já estou com meu assento na mão (é de 2023 mesmo) e minha ida ao consulado (cartão cidadão) já estava agendada para hoje.


    @gandalf e @Leticialele , nessa hora não tem como deixar de pensar em vocês e agradecer pelas informações e pelo apoio dado desde sempre. Vou comer um bacalhau e tomar um vinho verde na Tasca da Mercearia, aqui no Rio, em homenagem a vocês!

    Abraços!

    P.S.: ainda não consegui mudar o status do meu caso na planilha.

  • @lugmelo

    Sim, faça isso. É pra comemorar mesmo.

    Que bom que deu tudo certo, e encaixado até a marcação do CC.

    Parabéns!

  • @lugmelo , parabéns!!!!

    Começou 2023 com o pé direito!!!

    Aproveite muito o bacalhau e o vinho. Obrigada por pensar em nós!!!

  • Vim para esse fórum porque joguei @Leticialele no google e a achei aqui hahaha

    @Leticialele me ajudou demais no outro fórum! Ela quem achou a certidao de nascimento do meu bisavô em um livro em Viseu haha documento que foi pedido como exigencia no processo do meu pai, que após achado, enviei para Portugal e o processo do meu pai finalmente finalizado em outubro do ano passado :D Recebemos o assento apenas em maio desse ano e em julho enviei meu processo para Porto, como filha de português, finalmente :D

    Meu processo já está na planilha. Foi entregue em Porto no dia 03/08 e recebi a senha apenas 29/09 ligando para Porto, pois o meu e-mail foi cadastrado completamente errado, segundo me informaram. Com a senha consegui acesso, porém ainda continua na bolinha 01, pelo que acompanho está ainda em um período normal, pois estao analisando os que chegaram em junho, certo? Me preocupa um pouco, pois além do meu e-mail na época ser cadastrado errado (o que já falaram que corrigiram), o processo foi cadastrado como naturalizaçao também e nao atribuiçao, o que após inúmeros e-mails também corrigiram rsrs mas vai que mais alguma coisa também foi errado... rsrs. Na minha cabeça está que deve e movimentar lá para final de fevereiro, estou com a expectativa correta, @Leticialele ? consegue me ajudar com mais essa? :D

  • Além disso, tenho uma viagem agendada para Portugal inicio de maio, e com sorte imagino que estaria com o assento de nascimento já em maos, e pretendia tirar o cartao cidadao + passaporte em Lisboa mesmo, o que acredito que seria possível e muito mais rápido do que no Brasil, certo? Alguém sabe como seria esse processo por lá? E se de fato seria rápido mesmo?

  • @lucianacorrea04 , que bom revê-la e saber que tudo deu certo com o processo do seu pai!!!!

    Quanto ao seu processo, ACP está um pouco atrasado, mas os processos estão saindo em 6 - 7 meses.

    Até maio, com certeza, você estará com seu assento português em mãos!!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele obrigada pelo retorno! vou aguardar um pouco mais e ficar acompanhando :)

    Espero que nao tenha nenhum problema com ele rs

    Com o assento em maos, para tirar o cartao cidadao e passaporte europeu direto em Lisboa, sabe o que eu deveria fazer?

    Abraços!!!

  • bom dia, acabei de receber por email meu assento, que foi lavrado dia 10.01.2023.


    Agora vou fazer a transcrição de meu casamento e remeter os processos de meus filhos!

    Boa sorte a todos!!!

  • @lucianacorrea04 , você pode entrar em Portugal apenas com o assento e seu passaporte brasileiro, pela entrada de cidadãos europeus.

    Aí, vai ao Campus da Justiça para fazer o Cartão Cidadão e, depois, o passaporte no Aeroporto de Lisboa. Isso se pagar urgência.

    Dá para fazer em uns 2 dias, dependendo do horário em que você chegar.

  • Olá pessoas!

    Temos novos tugas na área!

    @gandalf recebi hj o assento de minha mãe (Rute) e dos tios (André e Isaías).

    Se puder por gentileza atualizar a planilha.

    Amanhã já postarei o meu processo para o ACP, simultaneamente com a transcrição de casamento da minha mãe para Santos.

    Obrigada a vc e a @Leticialele por todo apoio.

  • Parabéns !!!!

    Na expectativa para meu processo andar.... previsão da planilha e final do mês, mais ainda na bolinha 1. Considerando o ajuste do seu minha previsao final de Janeiro deve ficar 6 verde até meados de fevereiro e 7 verde ate o final de março.

  • lucianacorrea04lucianacorrea04 Usuário
    editado janeiro 2023

    @Leticialele Nesse endereço: Avenida D. João II, 1.08.01, Edifício J, 4º e 5º piso, 1990-097 Lisboa ? Só com o assento mesmo de nascimento é o suficiente? Entao nao tem nenhum agendamento online? é chegar cedo e ficar em uma fila? rsrs

    E após isso, ir no aeroporto de Lisboa e fazer o passaporte com o cartao cidadao? também nao tem nenhum agendamento online, chegar cedo e pegar fila?

    ps: nao consegui editar essa letra enorme kkk

  • @lucianacorrea04

    O agendamento é necessário, se quiser fazer tudo em 2 dias. Tem que agendar com 1 mês de antecedência, se for no verão, talvez uns 3 meses antes.

    Não precisa necessariamente fazer o CC no Palácio da Justiça, que é um prédio enorme, e tem muita gente. Você pode agendar em outra conservatória menor. Tem várias a sua escolha, em lugares mais acolhedores. Chega de manhã, quem tem agendamento muda de fila, e entra primeiro. Na porta pega uma senha para o CC. Enquanto espera pra ser atendido no guichê, já pega a outra senha para o PEP.

    Assim, quando acabar de ser atendido e fizer a biometria, já vai estar na sua vez de fazer o PEP, e não tem que ficar esperando o dia todo. Sai de lá meio dia com as duas coisas pedidas.

    Depois das 4 da tarde, aí sim, vai ao Palácio da Justiça no Parque das Nações, para retirar seu CC. Lá não tem nada pra fazer nas vizinhanças. É uma área cheia de prédios de governo, envidraçados. Ir de manhã, e ficar vagando até o final do dia pra recolher o CC é ruim.

    No dia seguinte, depois das 5 da tarde, vai no balcão do IRN Aeroporto, para retirar seu PEP.

  • @josiads

    Parabéns aos novos Tugas.

    Houve uma discussão recente sobre aumento dos tempos em Santos. Atualmente em cerca de 4-6 meses.

    Mande a transcrição para PT. Alcobaça leva 3 semanas, ou CRCivil do Porto que leva cerca de 4-5 semanas. A documentação é mais simples.

    Em seu lugar eu nem esperaria pela transcrição do casamento para iniciar o processo de nacionalidade. Apenas faria uma carta dizendo que o processo de transcrição de casamento foi enviado por DHL dd/mm/aaaa para a Conservatória Civil XXX. Local, data, assinatura.

    Mande isso no seu processo, sem reconhecimento de firma nem nada. Quando forem analisar sua nacionalidade, a transcrição já estará completa, e seu processo seguirá. Na eventualidade (improvável) de algum problema nos documentos, ou se houver atraso na transcrição, a nacionalidade ficará esperando.

    Em Alcobaça e na CRCivil do Porto, manda os documentos sem pagamento. Eles avisam mandando a Referência Bancária para pagamento por cartão de crédito pela plataforma de pagamentos do IRN. Semelhante ao pagamento da taxa de nacionalidade.

    Em Santos e outras conservatórias em PT, o pagamento é antecipado, e o recibo vai junto com os documentos.

    Documentos para transcrição em PT:

    • assento de nascimento do português (cópia simples)
    • certidão de casamento em inteiro teor (digitada) apostilada
    • certidão de nascimento do cônjuge, em inteiro teor, apostilada
    • requerimento aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2303/#Comment_2303
    • cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte de quem assina o requerimento (menos de 1 ano de emissão, com filiação)

    Mande de preferência por DHL

    aqui: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Alcobaca

    ou aqui: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-do-Porto

    Se quiser alguma outra, fica a seu critério, mas há diferenças: algumas só pessoalmente, outras exigem o pagamento antecipado. Pergunte. https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Lista

  • @gandalf

    Obrigada pelas orientações. Esse atraso poderia atrasar todo meu plano de mudança.

    Farei conforme as orientações. Enviarei para Alcobaça, confiando que será tão breve quanto foi para a @VANIAVIEIRA. (Obrigada por seu relato)

    Quanto ao pagamento, não preciso mencionar nada sobre ele na carta que enviarei ao ACP?

  • @josiads , parabéns à sua mãe e tios!!!

    Comemorem com muito vinho e bacalhau!!!

    Quanto ao pagamento a que você se refere, se for da transcrução, não precisa dizer nada ao ACP.

    Para oprocesso de nacionalidade, basta pagar o Formulário.

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    Processo meu e da minha irmã recebidos dia 13/06 e senha 20/06 aprovados hoje 🤗

    Já atualizei na tabela

  • @Leticialele obrigada! Sim, era referente ao pagamento da transcrição. Não mencionei.

    Acabei de postar pela DHL, agora é só orar e aguardar.

    Meu Deus...há um ano eu estava perdidinha da Silva, solicitando histórico escolar da minha mãe pra comprovar vinculo com a língua portuguesa (gastei 200 reais com isso), achando que teria que fazer da minha mãe como neta, mesmo tendo meu avô vivo, olha o nível das informações que eu tinha...kkk

    Hoje me deu uma emoção quando sai da DHL. Graças a colaboração desse fórum, o sonho está cada dia mais próximo de se tornar realidade.

  • @Leticialele

    Sobre minha tia que ainda não solicitou a cidadania e que alterou judicialmente o primeiro nome, não encontrei nenhuma informação em lugar algum referente às peculiaridades do processo, mas penso em enviar a certidão por cópia reprográfica + inteiro teor digitada + o mandado judicial que solicita ao cartório que seja feita a averbação, à margem da certidão, do nome atual. O que acha?

    Então iria, o RG com nome atual, as certidões do nome antigo onde consta a averbação do nome atual, e esse mandado que posso solicitar com data atualizada, ele vem com uma autenticação digital (parecido com a do antecedente criminal).

    Não vejo o que mais eles poderiam solicitar, ou dar errado. Provavelmente, seguindo a lógica da cronologia dos atos civis, o nome dela no assento seria o antigo, sendo então necessário, conforme você mencionou anteriormente, ela contratar um advogado para alteração do nome em Portugal, correto?

    O interesse dela atualmente é apenas de passar a nacionalidade para a filha. Será que seria necessária essa alteração?

    @gandalf qualquer consideração sua também é vem-vinda.

  • Grande @gandalf já ouvi muito falar de você no outro fórum, prazer :D

    Muito obrigada por essas dicas de ouro :) Entao pelo que eu entendi, é possível solicitar o Passaporte mesmo sem ter o CC em maos, apenas com a solicitaçao do mesmo, certo?

    Sobre o agendamento, em qual site consigo realizar esse agendamento? Ou apenas presencialmente esse agendamento é feito?

    Abraços!

  • @josiads

    Está correto. Basta mandar junto a sentença final do juiz autorizando a mudança de nome, assinada por ele. Cópia autenticada e apostilada.

    Não sei se usarão o nome que tinha no nascimento. Acho que não. Neste caso acho que já farão a anotação no próprio ato do registo, mediante a autorização do conservador. Vamos aguardar.

  • @lucianacorrea04

    Ouviu falar bem ou mal? Deixei alguns desafetos por lá. Rsrsrs

    Sabe como é... você pode atender 1000 pessoas com cortesia. Mas se 1 achar que você confrontou, não concordar, não ficar satisfeito, ele vai se levantar contra você no dia do juízo final. Vai dizer coisas que nem aconteceram, pq você não está vivo pra se defender, e se alguém interceder, fica sujeito ao mesmo fim. Mas cá estamos, para quem precisar.

    Sim, você pede o passaporte logo depois de fazer a biometria para o CC. Eles verificarão, e farão o pedido do PEP. Mas só recebe o PEP no dia seguinte, depois do CC ficar pronto.

    O agendamento é feito online pelo portal SIGA. https://justica.gov.pt/Servicos/Agendar-Cartao-de-Cidadao

  • @Leticialele

    Bom dia, o processo da minha neta caiu em exigência, o meu filho ligou na linha de Registro e a atendente informou que eles mandaram uma carta em 28/10/22 que até hoje não chegou.

    Pelo que a atendente disse, no processo da minha neta, que na época, agosto/22, tinha 17 anos, nós enviamos uma cópia simples da carteira de identidade dela, o que não é verdade já que enviamos uma cópia autenticada, com firma reconhecida e apostilada. (enviei o processo dos meus quatro netos, três já estão ok). Penso que a Oficial que pegou o processo dela esteja confusa com o carimbo "Cópia Colorida" que o cartório é obrigado a colocar quando se trata de cópia colorida do documento.

    De qualquer forma, como temos o número do processo, estou pensando em reenviar o RG dela, autenticado e apostilado em branco e preto, mesmo ainda não tendo recebido a carta.

    Pergunto:

    1 - O que você acha de proceder dessa maneira?

    2 - Pode confirmar o endereço se este é o novo endereço do ACP, pois parece que mudaram de lugar?

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto | PORTUGAL

    Obrigado!

  • @Nelpardo

    Seu primeiro passo é obter uma cópia da carta em PDF. [email protected] Lá terá o motivo da exigência e o nome da conservadora.

    Você tem dois caminhos:

    1) mandar exatamente o que eles pedem na exigência;

    2) fazer uma defesa, se tiver base para isso;

    No caso da defesa, você pode fazer um requerimento por e-mail, direcionado ao Conservador que assina a exigência, explicando que o documento de RG do menor foi enviado devidamente legalizado (autenticado e apostilhado). Requer uma revisão. São muitos processos, e de vez em quando eles não percebem algum detalhe. Você chama a atenção para o fato, e eles revisam.

    Já ajudei em várias defesas assim que passaram sem problemas. Evita os gastos de documentos, e DHL. Dá algum trabalho para redigir o requerimento na forma e conteúdo necessários, mas não é tão terrível assim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.