Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1202123252697

Comentários

  • jubsaljubsal Usuário
    editado fevereiro 2023

    @gandalf hoje o processo da minha avó foi para a bolinha 7 marrom! Agora só aguardar chegar o assento!

    Tenho uma outra dúvida... essa notícia afeta quem está com processo de filhos no ACP?

    Mais de 70 mil processos acumulados no Arquivo Central do IRN do Porto – SINTAP

    Uma outra questão, agora com o processo da minha avó finalizado, darei entrada no do meu tio e da minha mãe. Mas eles são filhos de um casamento dela e posteriormente ela teve uma separação judicial. Qual seria meu próximo passo?

    Obs.: Parece que meu tio e a minha mãe usam o nome dela de casada nos documentos deles.

    Mais uma vez agradeço imensamente por toda ajuda!

  • @jubsal , parabéns à sua avó!!!

    Os processos acumulados são, na maioria, de judeus sefarditas e por tempo de residência.

    O acúmulo já se reflete nos processos de filhos, que levavam até 6 meses e, agora, levam até 8 meses.

    Quanto à sua mae e tio, se são filhos do primeiro casamento de sua avó, basta transcrever o casamento dela.

    Separação judicial não existe em Portugal, só divórcio.

    Se eles não são filhos do casamento, se forem de outra união, basta que sua avó mande uma declaração em cada processo, com assinatura reconhecida por autenticidade, dizendo que não era casada com o pai deles.

  • @jubsal

    Não afeta o processo de sua avó. Aqueles processos da foto são processo que nem foram iniciados ainda. Estão apenas aguardando.

    E como a Leticialele disse são na maioria Sefarditas (art-6.7) e Residência (art-6.2)

    Embora a foto pareça assustadora, cada foto tem aproximadamente 100 caixas com 50 processos cada. Como são processos demorados, eles se acumulam mesmo ao longo do tempo.

    O ruim ali é que não chegaram as prateleiras para que os processos nas caixas sejam verticalizado em 5 níveis. A quantidade é absolutamente normal. É mais um jogo de cena do sindicato para criar clima para as reivindicações.

    Pensa assim: Entram 3000 processos sefarditas por mês, e demoram 2 anos para começar a se mover. Logo 24 x 3k = 72000 processos.

    Em qualquer tempo terá 70000 processos aguardando para iniciar o processamento. Entendeu?

    Processos de filhos 1C, demoram 6 meses. Entram 5000/mês, mas 4 meses depois quando começam a andar, juntou 20000 processos.

    Isso é um fluxo contínuo.

    E ocorre para ACP, e outro tanto na CRCentrais.

  • @Leticialele @gandalf Vocês como sempre impecáveis!


    @gandalf Eu estou é preocupada com meu e do meu irmão mesmo rsrs Da vovó já foi, exigência sanada!

    Assim que chegar o assento já vou marcar o CC e passaporte dela!

    @Leticialele Vou Transcrever o casamento dela então! Aqui pelo consulado do RJ mesmo!

  • @jubsal , sim, faça a transcrição pelo Consulado do Rio.

    São rápidos e eficientes!!

    Não se preocupe com seu processo e com o do seu irmão!! Vocês são novos, a documentação não deve ter problemas!! Relaxe, vai dar tudo certo!!

  • @Leticialele @gandalf

    Oi pessoal, tudo bem? Eu sei que os processos estão caminhando pra 8 meses a conclusão. Mas vendo de algumas pessoas, com 5 ou 6 meses os seus processos vão para a bolinha 2 ou 4. O do meu pai foi entregue em 04/07/2022 e até agora está na bolinha 1. Devo me preocupar?

  • @jubsal

    A sua previsão na planilha é 05/04/23, mas pode demorar um pouco mais, talvez 15/04/23.

    Vocês serão aprovados até 15/04/23 e recebem o assento até 20/05/23 (se não tiver exigências)

  • @gandalf Agueeeentaaaa coração! hahaha Minha viagem para PT está marcada para 31/05!!! Lá não tenho que esperar o 20 dias para o CC + PEP né?

  • @gandalf , creio que a sua resposta fo para a @LaizeFdosSantos !!

    O processo da avó da @jubsal só está aguardando o assento, que deve sair até o fim de fevereiro!

  • @Leticialele Muiiito obrigada! O @gandalf está certo! É que meu processo e do meu irmão estão sendo feitos pela parte de pai! rsrs

    A parte da minha mãe se animou quando me viu fazendo tudo e dando certo!

    Da parte de pai eu já fiz da minha avó, fiz o casamento dela e o dele foi concluído no ano passado e logo dei entrada no meu e do meu irmão rsrs

    Uma fábrica de portugueses! hahaha

  • LaizeFdosSantosLaizeFdosSantos Usuário
    editado fevereiro 2023

    @gandalf caramba, então serão 10 meses de espera! Que triste... Espero que não tenha exigência 😫

    @Leticialele se for é muito tempo..

    Mesmo assim obrigada pessoal!

  • @jubsal

    É, tá apertado seu prazo. Se sair o assento, você entra com ele como cidadã, mesmo apresentando o passaporte brasileiro. Explique que vai aproveitar a viagem para fazer CC e PEP em Portugal.

    Lá não precisa esperar, e pode fazer o CC e PEP em 2 dias. (Mas deve marcar com 30 dias de antecedência, e se não der cancela por telefone, ou remarca).

    Se o seu assento não sair a tempo da viagem, também não é problema. Você entra como turista, e aguarda sair o assento. Apenas tem que apresentar na saída o mesmo passaporte que usou para entrar no país, para fechar sua entrada.

  • @LaizeFdosSantos , acho que eu entrei, como uma bêbada, na conversa!!

    Se seu processo é de julho/22, deve terminar, no máximo, até abril!!

  • @Leticialele

    Kkkkkk sem problemas. Vou ficar de olho nessa data, obrigada!

  • @LaizeFdosSantos

    Mas eu fiz alguns pequenos ajustes na previsão para ficar mais realista. Mesmo assim seu pai está previsto para fins de jan/23, e vai atrasar 2-3 semanas pelo andamento atual, com a greve mandando sinais de fumaça.

    Quando começar a andar, geralmente é rápido, e finaliza em poucos dias. Deve aprovar 6-verde até 15/04/23, e depois mais 30 dias para o assento com 7-verde em 15/05/23.

  • @gandalf nossa, nesse caso é torcer pra não ter exigência mesmo porque aí seria mais de um ano no processo todo. Mas muito obrigada mesmo pelas datas, assim tenho uma noção maior. 😊

  • @gandalf me embolei todo agora, voce diz que a previsao e JAN-FEV mas com o atraso vai para ABRIL-MAIO , e isso mesmo ? Acho que a minha conta deve ser parecida então, entrega 13/07 senha 23/09 com mais 8 meses da senha, o meu tambem deve ir para final de MAIO? Minha passagem que remarquei para ir tirar o CC e oPeP la e para 04/06 .... tensão no ar......rindo pra nao chorar....😅

  • @carlos_pinto , eu sou mais otimista...

  • nada contra o @gandalf , mas prefiro que voce esteja certa....😀

    Mas no final das contas o importante e o processo andar sem exigencias, não faz muita diferenca (a não ser claro a espectativa) mas aprovando no meu caso antes da viagem (04/06) tudo certo. Muitas tacas de vinho, e pasteis de nata em Lisboa para comemorar

    Continuar a saga da consulta as bolinhas diarias mais um pouquinho....

  • @carlos_pinto , sugiro vinho verde (Adega Guimarães é maravilhoso) e bolinhos de bacalhau!!!!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele e @gandalf tudo bem com vocês? muito legal que vocês estão na ativa aqui nesse forum, eu me afastei um pouco por que estava viajando e acabei ficando ausente.

    Queria dizer que fiz meu cartão cidadão em Aljezur/PT em 06/12/22 e retirei ele dia 30/01/23 no consulado de SP e foi tudo bem tranquilo, nesse mesmo dia tinha agendamento no consulado para o passaporte e ele já esta programado para chegar na minha residencia via DHL no dia 06/02.

  • @Leticialele e @gandalf Boa Noite! Por favor podem me informar se mudou alguma coisa na Atribuição de Filho

    Do Português:

    • assento de nascimento

    Do Filho requerente:

    • Certidão de nascimento emitida há menos de 1 ano por copia repografica, autenticada pelo tabelião e apostilada;
    • RG e/ou Passaporte emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado;
    • Certidão de casamento (cópia simples) para justificar mudança no nome;
    • Formulário Mod. 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório;
    • Comprovante de pagamento dos 175 euros.

    Obrigada 😊

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @IsaBica

    Nada mudou nos documentos. Mas tem alguns detalhes na sua lista simplificada que você precisa observar.

    Se ambos os pais são portugueses, ou se não foi o progenitor português o declarante do filho, ou se foi registrado no cartório depois de 1 ano de idade, precisa incluir uma cópia do assento de casamento (ou transcrição se foi no exterior). Se o casamento já aparece averbado no assento do português, é porque já foi feito e não precisa mandar. Eles mesmos localizam no sistema, porque é recente.

    Se o filho for menor de idade, o RG de ambos os pais, cópia autenticada e apostilada, e quem assina o form-1C são os pais, o português na primeira linha. Não parece ser seu caso, porque está incluindo a certidão de casamento do filho, mas fica aqui a nota.

    Essa certidão de casamento não é cópia simples. Precisa ser pedida no cartório, a original (2ª via), de preferência em inteiro teor, certificada no TJ estadual com QRcode (não precisa apostilar).

    O "comprovante de pagamento" é uma impressão simples do e-mail que receberá após o pagamento da taxa pela plataforma https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    O endereço do ACP mudou:

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL +351 22 557 3849 [email protected]

  • @carlos_pinto

    Vou refazer as contas... Na planilha diz 25/01/23 o que obviamente não vai se concretizar. Eu mencionei duas etapas distintas.

    O processo deu entrada em 04/07/22. Estão aprovando os que chegaram em 15/06/22. Logo o dela faltam umas 3 semanas no mínimo. Isso nos levaria 24/Fevereiro/23. Mas foi uma época turbulenta nas conservatórias, tem feriado de carnaval, e o atraso pode mais de 3 semanas.

    6-verde deve ser 15/03 (pelo andamento de outros processos aprovados recentemente, + carnaval, + fumaça de greve)

    7-verde deve ser 15/04 (+-30 dias depois de aprovado)

    Ficou melhor assim? :-)

  • Não posso nem argumentar com voce, sempre confio nas suas previsões. E se o dela que foi antes do intervalo de Julho, ja imagino o meu... mas como disse antes, o pior e espectativa, mas sem nenhum contratempo o meu sai antes de Junho

  • @carlos_pinto

    A sua análise é muito parecida. Só 10 dias a mais, em torno de 25/03/23. Seu Assento 25/04/23.

    Mas previsão não é certeza, mas não vai errar muito disso. Pode ser 1 semana a mais ou a menos.

  • Estou aqui na mesma ansiedade e agonia hehe meu processo chegou 03/08 e tenho minha viagem para Lisboa 01/05, ainda mantenho a esperança da entrada como europeia hahahaha

  • @lucianacorrea04 se não cair em exigência parece me que vai a tempo ....

    Mas tbm estou nessa ansiedade a espera do meu assento, e pelo que tenho acompanhadao parece me que esta semana não tem andado os processos de filho =/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.