Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1232426282997

Comentários

  • @gandalf Entendi! Obrigado pela ajuda.

    No meu caso minha mãe que é a portuguesa (fiz o processo de atribuição dela) e meu pai que foi o declarante do meu nascimento. Estou fazendo o processo de transcrição de casamento dela pelo consulado de Santos. Você acha que o documento que eles me entregarão no final do processo já serve para envou eu teria que emitir no Civil Online ainda?

  • @Leticialele Muito obrigado pela ajuda! Eu estava preocupado que a validade seria desde a emissão até o final do processo, e aí estaria refém do tempo que levariam para efetuar toda a atribuição

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @RodrigoBrazao

    O consulado de Santos vai lhe enviar um assento de casamento.

    O que pediria pelo CivilOnline é exatamente o mesmo. Não precisa pedir.

    Junte um xerox do assento de casamento ao seu processo. Normalmente nem precisa, mas não custa nada, e se a anotação no assento não for notada, você já mandou o assento.

    -o-o-

    Pense bem: processos de netos demoram 3 anos. De casamento 2 anos. Se a validade fosse depois, todos teriam que mandar novos documentos.

  • Tem razão kkkk @gandalf

    Obrigado de novo pela ajuda!

  • Informo o link para a planilha pelo ACP para Filhos (art-1C), e para o Form de entrada de novos processos.

    Planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

    Form (novos processos): https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • @Leticialele @gandalf Boa noite pessoal, olhando os últimos posts, me surgiu uma dúvida. Como disse aqui, vou dar entrada no meu processo de atribuição e o nome da minha mãe na minha certidão é o de casada. Ela ja mudou o nome para o de solteira, e a certidão portuguesa dela está com o nome de solteira. Eu ja realizei a transcrição de casamento dela e estou com a certidão de casamento portuguesa. Para comprovar a mudança de nome dela, preciso enviar também a certidão de casamento brasileira ou apenas a portuguesa basta, como eu havia entendido?

    Outra coisa, minha certidão de nascimento ainda não ficou pronta, mas já posso pagar os 175 euros, preencher o formulário e autenticar para agilizar, certo?

  • Ah, desculpem, agora que li direito a resposta do @gandalf! só precisaria enviar a certidao brasileira se eu (a requerente) tivesse mudado de nome, certo? No caso como é a minha mãe, a portuguesa já basta para comprovar a mudança de nome

  • @Thaís , sim, mande apenas a certidão de nascimento e a de casamento portuguesas de sua mãe.

    Sim, já pode pagar os emolumentos, preencher o formulário e ir a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Boa sorte!!

  • @Thaís

    Exatamente. A mudança de nome da sua mãe já ficou documentada com a transcrição. A sua mudança de nome, caso vc seja casada, é que mandaria a sua certidão de casamento (e esta não precisa apostilar).

    Sim, vc pode fazer o pagamento da taxa de €175 imprimir frente-e-verso e preencher.

    Deixe pra assinar e autenticar no cartório quando for lá fazer a cópia do RG autenticada e apostilada.

  • Ta ótimo! Quando me enviaram a certidão de casamento dela, vieram duas folhas separadas, 1 com as informações (nome, etc) e outra escrito “certifico que o documento está conforme o original…) e a assinatura do funcionário. Faço uma cópia com a folha do assento com as informações na frente e essa do “certifico” no verso?

    @Leticialele @gandalf

  • @Thaís

    O assento do casamento, se estiver informatizado, deve ser uma página de papel branco, com os dados e nomes.No alto tem o Nº do Assento. É só isso que precisam para localizar o documento oficial no sistema.

    Não precisa dessa folha do "certifico". Ter essa folha do "certifico" pode indicar que esse é um casamento antigo, talvez antes de 1911, e nesse caso não está informatizado. Seria esse o caso?

  • @gandalf nao, o casamento foi em 1991. Segue foto da folha que estou falando:


  • @Leticialele @gandalf só mais uma duvida que esqueci de tirar, no campo 4 do formulário 1C (como mostra a foto) eu assinalo os campos 1, 2, 3 e o campo “outros documentos”, já que também enviarei a certidão de casamento? E nesse caso escrevo o que? “ASSENTO DE NASCIMENTO DA MÃE PORTUGUESA (FOTOCÓPIA SIMPLES)” ?

    No quadro 5 assino somente a linha 1 lá na hora no cartório, certo?


  • @Thaís ç, você vai escrever "assento de casamento da mãe portuguesa"

    Sim, no Cartório assina apenas a 1ª linha.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele sim, escrevi errado hehe. Ponho entre parênteses (fotocópia simples) ou não precisa?

  • @Thaís , não coloca nada entre parênteses!

    É só um cuidado a mais, porque, quando forem verificar a veracidade do assento da mãe, o casamento estará averbado .

  • @Leticialele Meu nome é Thaís com acento, mas no site do IRN coloquei sem acento, e no formulário que me enviaram saiu assim. Não tem problema ne?

  • @Thaís Não tem problema algum.

  • @gandalf so mais uma coisa, desculpem as perguntas bobas rs, mas a etiqueta do cartorio pode ser colada nessa parte branca da folha q eu apontei, certo? Não precisa ser nesse espaço ai lado da assinatura nao, né? Pergunto vi pessoas no outro forum falando que colavam ao lado sa assinatura, mas na minha não vai dar espaço


  • @gandalf @Leticialele pronto, já resolvi tudo no cartório! (Ignorem minha pergunta anterior kkk) quanto a folha do “certifico” q veio com a certidão de casamento, que enviei a foto anteriormente, posso colocar a copia dela no verso da certidão?


  • @Thaís , sim, pode mandar uma cópia do "certifico", embora não seja necessário.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde Sras e Srs,

    Gostaria de incluir o meu processo e o da minha irmã na planilha

    Enviado DHL:17/02/23

    Chegou ACP: 23/02/23

    SENHA: 27/02/23

    Pagamento: mastercard

    MURILO REIS 262xx/23

    MARIANA REIS 262xx/23

    Muito obrigado por me ajudarem até o momento.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Mreis

    Foi incluído. Faltou somente o ano de nascimento de cada um.

    Não quis preencher os dados no Form? https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    Pergunta os dados essenciais para a planilha, e vai fazendo a consistência.

    É bastante amigável. A ordem das perguntas pode não parecer estranha a princípio, mas facilita ir selecionando quais dados são essenciais e quais são opcionais, e pergunta apenas os relevantes.

  • @gandalf

    O amigo que estou ajudando não incluí nem mencionei ou pedi para incluir na planilha.

    Agora eu peço. Inclui na planilha pra mim, por favor.

    Processo de filho.

    Enviado dia 29/07/2022;

    Recebido no Porto (ACP) em 11/07/2022;

    Senha recebida em 23/09/2022;

    Bolinha 01 verde até agora (27/02/2023).

    Pode incluir com meu nome mesmo seguido de "amigo".

    Muito obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Rodrigo79

    Vale o mesmo para você: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    Primeiro nome do "amigo", ano de nascimento, NºProcesso

    Sim, pode ficar o nome como "Rodrigo79 (amigo)"; você tem só um amigo portuga? ;-)

  • Boa noite pessoal! O processo do meu pai foi pra bolinha 2 hoje. Tá andando urru!!

    Proc-105xxx/22 (Artº 1.C)

    Rivael

    Enviado por DHL: 23/06/22

    Entregue em: 04/07/22

    Senha: 01/08/22

    Bolinha 2: 27/02/23

  • @LaizeFdosSantos

    O processo do Rivael pode aprovar antes do final do mês, com 6-verde ou 7-marrom. Vários em torno já aprovaram.

    O assento (7-verde) virá de 3-5 semanas depois da aprovação.

  • Desculpa meu caro, não sabia sobre esses dados do fórum, vou preencher hoje mais tarde.

    O meu ano é 1990 e da minha irmã Mariana 1994.

    Obrigado

  • @gandalf eba! Vou ficar acompanhando com mais frequencia agora. Obrigada!

  • Vou tentar. Não corre risco de atrapalhar a planilha?

    Amigo que se interessou pela cidadania e foi atrás dos documentos só um mesmo.

    O outro, que já é portuga, tentei ajudar pro filho dele. Mas ele não correu atrás.

    E aquele outro que mora nos Estados Unidos acho que optou por fazer pelo consulado de Houston (com a ajuda da mãe dele aqui obtive as certidões e enviei pela DHL).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.