Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1252628303197

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @Castanheira_GM

    Respondi por MsgPrivada.

    Fique tranquilo, que seu panorama parece muito bom.

    Apenas ligue na Linha de Registos uma vez por mês, para se certificar de que não houve uma segunda exigência.

    Se houver, nada muda no site de consulta, e você não saberia até receber a carta. Mas você já aprendeu como se faz pela LR.

    Como seu processo foi Xfer para a CRCentrais seu tópico no fórum seria este: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/54/crc-lisboa-processos-enviados#latest

    Boa sorte.

  • @gandalf

    Obrigado mais uma vez pelas orientações.

    Vou seguir com minhas dúvidas no novo tópico do forum.

  • Yuri0Yuri0 Usuário

    Recebi uma resposta da oficial que me mandou o e-mail com o registo antes da central de retificações, com a vantagem que ela falou que vai me mandar a versão atualizada com a correção 😀


  • josiadsjosiads Usuário

    Amigos, estou com os documentos dos processos de minhas priminhas (3 e 13 anos) prontos para enviar ao ACP.

    Fiz a cartinha solicitando a apensação dos Rgs dos pais.

    Minha dúvida é como monto os processos. Mesmo envelope ou envelopes separados?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @josiads

    Uma delas será quem "encabeça" a apensação. Nela você manda completo, o form, seguido da carta com o RG, e o restante dos docs.

    Na outra, você põe somente o restante dos documentos.

    Ou se preferir, na frente a carta e os RGs, seguida dos dois processos com o restante dos documentos.

    A carta tem que ser assinada presencialmente diante do tabelião, e reconhecida por autenticidade. Nela tem o nome das duas, e que documento está sendo apensado.

  • Pessoal, graças a vocês consegui finalizar o processo de atribuição da minha mãe e a sua transcrição de casamento, mesmo com toda a complicação pelo fato do meu pai ser da Venezuela.


    Agora estou preparando as coisas para começar o meu atribuição 1C, e como o processo foi há bastante tempo estou um pouco inseguro se falta algo.


    Informações: Meu pai foi o declarante da minha certidão, mas o casamento da minha mae ja está transcrito. Minha mãe fez a cidadania e meus pais ainda são casados. Enviarei pra ACP.


    Docs que reuni:


    1) Assento de nascimento da MÃE - cópia simples


    2) Assento de casamento da MÃE - cópia simples (Informar no quadro OUTROS do formulario 1C)


    3) Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica + apostila (O meu nao veio manuscrito, será porque nasci em 1998 e ja tava informatizado?)


    4) Cópia autenticada do RG + apostila


    5) Pagamento da taxa de 175 euros com cartão VISA ou virtual (de qualquer pessoa) 


    6) Impressão simples do e-mail como recibo (Informar no quadro OUTROS do formulario 1C) - Nesse caso eu paguei com o cartão do meu pai então no recibo está o nome dele na parte de CLIENTE, já no formulario gerado está o meu em cima. Tem problema?


    7) Formulário 1C preenchido em frente e verso colorido, preenchido pelo computador. Irei reconhecer Firma por autenticidade. Lembro que quando fiz anos atrás o atendente do cartório riscou e escreveu "em branco" nas partes vazias, mas andei lendo por aqui que isso pode ser um problema. O que fazer nesses casos em que o cartório se recusa a não riscar?


    PS: no formulário eu deixei o 1. do quadro 2 em branco porque irei anexar a certidão de nascimento simples do portugues. Não preenchi nem o número e o ano do assento, será que devo pra assegurar?



    Depois disso, farei xerox de tudo e enviarei (DHL) para o seguinte endereço:


    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL



    Uff, desculpe pela quantidade de perguntas, é que demorei 2 anos pra efetuar esses processos pra minha mãe, então to querendo garantir kkkk

  • @RodrigoBrazao , está tudo correto.

    Mandar cópia simples da certidão portuguesa de casamento será um cuidado a mais, pois, quando forem verificar a autenticidade do registo de sua mãe o casamento já estará averbado.

    Certamente sua certidão deve ter sido feita em computador, Veja se aparece a assinatura do declarante.

    Se o cartório quiser riscar tudo, procure outro, se possível. Mas, se não tiver jeito, mande riscado mesmo. As Conservatórias não gostam, mas não é nada que vá fazer seu processo cair em exigência.

    "Impressão simples do e-mail como recibo (Informar no quadro OUTROS do formulario 1C) - Nesse caso eu paguei com o cartão do meu pai então no recibo está o nome dele na parte de CLIENTE, já no formulario gerado está o meu em cima. Tem problema?" Não tem problema algum!!

    Já deverá passar o Natal como português, motivo pelo qual deverá comemorar com muito vinho e bacalhau!!!

    Boa sorte!

  • @Leticialele muito obrigado, tô mais aliviado hahaha!!

    Olha, tomara!

  • @Leticialele e na certidão reprografica está aparecendo a assinatura sim. Acho que aí tá ok né

  • @RodrigoBrazao , sim, se a assinatura aparece, é a prova de que a certidão é por cópia reprográfica do livro.

    Relaxe!

  • Aqui onde moro, interior do RJ, há 2 cartórios que fazem apostilamento. Ano passado paguei cerca de R$ 66. Fui pesquisar hoje e ambos estão cobrando R$ 113 ! (que reajuste, não?!).

    Agradeço muito a dica! Vou entrar em contato com o cartório de SC.

    Att,

    Luiz

  • @luiz_almeida , sim! As apostilas no Rio custavam 66 reais!! Aumentaram para 113, um abuso! O valor é por Estado. Atualmente, os mais baratos são Santa Catarina e DF.

  • @gandalf @Leticialele e demais colegas,

    Acabei de me informar sobre o preço do apostilamento:

    SC: R$51,76

    DF: R$50,40


    Já combinei com o cartório indicado de SC para apostilar meus documentos.


    Att,

    Luiz

  • @luiz_almeida , obrigada por informar!

    A diferença é absurda!!

    O que me dá ódio é que os cartórios são meras sanguessussas!!!

  • @Leticialele

    Segundo uma cartorária me disse, 50% do que cobram vai para os TJs.

    Quem perde, como sempre, é o cidadão.

  • @Rodrigo79 , sim, temos que sustentar as mordomias dos juízes e afins...

  • gandalfgandalf Usuário

    @Rodrigo79

    Bom, alguém tem que pagar pelo custo de manter a infra de computação, as imagens dos documentos, servidores web, etc.

    Não tendo propaganda, quem paga é o usuário. Ou paga quem faz a certificação e o apostilamento, ou paga quem for consultar. Como não tem jeito de cobrar de quem consulta, sobrou pra você pagar. Rsrsrs

    Agora, por que um estado consegue fazer pela metade de outro, sendo a mesma infraestrutura, é algo que faz pensar.

  • ThaísThaís Usuário

    Boa tarde, @Leticialele @gandalf

    o endereço do ACP mudou? Não é mais Visconde de Setubal 328?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Em São Paulo os apostilamentos custam R$ 150 reais.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
  • ThaísThaís Usuário

    @Leticialele minha certidão chegou hoje, reparei que escreveram o bairro do endereço dos meus pais errado, trocaram o “CH” por “X”, mas isso não influencia em nada né?

    Tambem nao tem assinatura de testemunhas, apenas um carimbo. Vi que não era obrigatório assinatura de testemunhas. Nasci em 1994 e a copia reprográfica veio toda datilografada. Tem a assinatura de quem datilografou e do meu pai ao final. É isso mesmo né?

    Vou enviar amanhã pela DHL

  • @Thaís , não tem problema algum terem escrito o bairro errado!

    A assinatura mais importante é a do seu pai. As certidões dessa época eram datilografadas, agora, são feitas em computador!!

    Relaxe, vai dar tudo certo!

    Boa sorte!!

  • Boa noite.

    Para informação: processo do meu filho, João Vitor Moutella, está na bolinha 4 marrom.

  • Olá, o CEP não seria 4200-250? É o número que está no site da IRN


  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    Sim, o endereço e código é esse que você mencionou.

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto | PORTUGAL

  • Olá,

    Estou dando inicio no processo de atribuição da nacionalidade para meu marido que e filho , maior de idade, de Português ainda vivo nascido em 1950 no distrito de Guarda, conselho de Almeida no Freixo, casado com uma brasileira. Li em alguns fóruns que a ACP tem sido mais rápida, essa informação procede ainda( considerando envio DHL)?

    Com relação a documentação para envio a ACP

    1- Solicitando a certidão de nascimento do Português atualizada no civil online como deve ser feita a impressão da copia, deve ser autenticada em cartório ou algo mais?

    2- Sendo ele casado com brasileira preciso solicitar também a certidão de casamento atualizada? Se sim, espero a certidão de nascimento do português para ver se o casamento esta transcrito antes de pedir a certidão de casamento?

    3 Por fim, poderiam confirmar os documentos necessários atualmente na APC para este processo nestas condições?

  • gandalfgandalf Usuário

    @nascicarol

    1) impressão simples, feita em casa mesmo, numa folha branca.

    2) Não precisa da cert de casamento. Só se tiver mudado de nome no casamento. Geralmente a mulher inclui o apelido do marido.

    3) https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2881/#Comment_2881

    O Arquivo Central do Porto (ACP) é rápida (+- 7 meses atualmente), mas principalmente é segura e previsível. Por isso deve ser sua escolha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.