Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1272830323397

Comentários

  • sim estou contando com o aprovado ate o final do mês , mas consigo "ficar" no prazo ate inicio de Abril , tipo ate 10/04 porque ai preciso deixar 45-50 dias para a conclusão ate 04/06 (viagem)

  • gandalfgandalf Usuário

    @carlos_pinto

    Depois do ajuste, sua previsão mudou para 01/04, mas ainda acho que irão antecipar para antes do fechamento de 31/03.

  • @gandalf

    Não me lembro de como é a contagem do prazo. É do recebimento dos documentos em PT ou da entrega da senha de acompanhamento?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Rodrigo79

    Na planilha conta a partir da entrega do processo na CRC.

  • @Leticialele muito obrigada pelas informações!

    Existe alguma forma de confirmar se a Certidão com data de nascimento de Dezembro de1950 está informatizada, antes de solicitar e pagar no site?

  • gandalfgandalf Usuário

    @RomuloSCG

    Você não sabe a data que chegou lá? Se mandou por DHL, EMS, ou Correio-com-AR você tem a data que foi entregue no ACP.

    Se não tem a data exata, pode estimar entrega em 18/10/2022, Senha em 02/11/22.

    Aprovação (6-verde) prevista para 06/06/23.

    Preencha os outros dados aqui, se quiser ir para a planilha: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • @Rodrigo79 o processo do seu amigo já foi para a bolinha 2?

  • jubsaljubsal Usuário

    Sigo na ansiosa espera pela bolinha 7 do processo da minha avó ficar verde!!!! 45 dias de aprovado hoje!

  • gandalfgandalf Usuário

    @André_Almeida

    Para que ficar ansioso só com seu processo, se você tem tantos outros pra ficar ansioso por eles também, não é mesmo? Rsrsrs

  • Rsrsrs verdade... Mas ficaria mais tranquilo vendo que pelo menos um numerado pós-caos já tá se mexendo.

  • @André_Almeida , a ansiedade faz parte!!

    A comemoração fica muito mais gostosa, com vinho verde e bacalhau!!!

  • @André_Almeida

    Ainda na bolinha 1.

  • @André_Almeida @Rodrigo79

    Alguém me corrija se eu estiver errado. Mas minha impressão é que NENHUM processo de maior de idade (tirando as urgências aprovadas) que chegou na ACP de meados de julho de 2022 em diante saiu da bolinha 1. Já são 8 meses parados na bolinha 1.

    Depois que começam a andar, os processos 1C na ACP tradicionalmente eram concluídos (com emissão do assento) em uns 2 meses, certo? Veremos se isso vai continuar a ser assim quando esses do "caos" começarem a andar.

    Isso não daria uma previsão de no mínimo uns 10 meses? Isso se os de meados de julho de 2022 começaram a andar agora @gandalf

    Estou com 3 processos da família (todos filhos 1C) parados na ACP. Um chegou no fim de agosto de 2022; os outros no fim de outubro. Todos na bolinha 1.


     

     

  • gandalfgandalf Usuário

    @Rodrigo79 @André_Almeida @CarlosASP

    Até aqui vejo os processos caminhando normalmente, com uma leve tendência de aumento de tempo.

    Entendendo que o fluxo é normal para os processos de ciclo rápido, como Filhos-1C.

    Os processos de ciclo lento, como netos, casamento, e sefarditas, poderão ser afetados no próximo ano (2024). Por agora vejo tudo na normalidade. Flutuações no tempo de processamento são normais.

    O que vocês chamam de "caos", foi apenas um surto na recepção e numeração de processos de Sefarditas. Desde Agosto/22 foi contornado, e não afetará outras modalidades.

    Desde novembro/22 o fluxo de processos que chegam é normal, e retornou aos níveis normais de 2021.

    Não há nenhuma nuvem negra no horizonte, e os problemas já foram todos contornados.

    Só no ACP ainda estão sofrendo um pouco pela mudança de prédio, porque faltaram as prateleiras, mas já deve ter entrado nos eixos. Aquelas fotos que foram divulgadas, assustaram tanta gente, é o fluxo normal mensal de entrada em cada modalidade. Como faltaram as prateleiras (para verticalização), as caixas ficaram no chão, ocupando uma área maior. Mas foi só. Parecia muito, mas o volume era normal. Mesmo porque para Residentes, não houve nenhum surto, contudo apareciam ali cerca de 5000 processos na foto, e isso é o esperado em 2 anos.

    Processos de ciclo lento (Sefarditas, Residência, Netos e Casamento), o número mensal é pequeno, mas faz volume porque retém por 3 anos, e se acumulam por um tempo maior. Houve um surto (apenas de Sefarditas), que será distribuído ao longo de 3 anos, e se diluirá facilmente. O impacto será menos de 10% no aumento, diluído nos próximos 2-3 anos.

    Não houve caos. Apenas um surto por 2-3 meses, que se diluirá ao longo de 30 meses, Terá praticamente zero de entrada daqui em diante.

  • SilmaraSilmara Usuário

    Bom dia, pessoal! 51 dias na espera para criar o assento do meu filho!!!!! Saudades de quando se criava com 15 dias. Olhando na planilha,no mês de março,foram pouquíssimos assentos criados

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @Silmara

    Se você dissesse isso em 2018 causaria comoção. Os assentos saiam em 2-3 dias. E quando demorava 5 dias, todos reclamavam igual. Rsrs

    Você pode olhar a planilha de outra perspectiva também. Se agora está levando 45 dias para o assento, também não tem muitos como o seu que passaram essa marca. Eu sei que dói mais quando é justo com o seu.

    Seu post me fez repensar na contagem regressiva para o assento. Algo que me incomodava há algum tempo.

    Na época, a contagem regressiva parecia uma boa idéia, divertida, mas agora não vejo mais assim.

    O valor da coluna "p/Final" passa a refletir agora o tempo decorrido desde a aprovação. As cores permanecem igual.

  • ammteixammteix Usuário

    E hoje tem greve geral da função pública em 🇵🇹…

  • @gandalf

    Mas processos de filhos são "de ciclo rápido". É disso que estamos falando.

    Já passaram de 6 meses para - no mínimo - 10 meses, quase dobrando de tempo. Pois um processo que chegou na metade de julho de 2022 continua parado na fase 1. São 8 meses parados - e não se sabe quando começarão a andar. Ou alguém tem alguma indicação disso?

    Como, depois que começa a andar , ainda leva um tempo (2 meses? 3 meses? qual a realidade atual?) até a conclusão final (emissão do assento), não me parece que o "fluxo é normal para os processos de ciclo rápido" - pelo menos no momento.

    Concordo e espero que, ao longo do tempo, isso vá se estabilizar novamente, mas estamos falando do presente. A questão é quando essa estabilização vai ocorrer. Acho que só saberemos quando os processos do meio de julho de 2022 começarem a sair da bolinha 1.

    Quem marcou viagem contando com os "antigos" 6 meses na ACP, já teve que mudar planos. Felizmente, no nosso caso, deixamos em aberto para só pensar em marcar depois de ao menos a aprovação (bola 6 verde). Mas, tendo em vista o aumento de prazos para criação de assentos também (bola 7 verde), acho que o mais prudente é não marcar nada até estar com assento na mão.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @CarlosASP

    Também vejo o aumento no tempo. Só não creio que haja essa ligação de causa e efeito.

    A mudança de prédio em Julho/22 me parece um motivo muito mais razoável para o atraso do ACP. Até recentemente ainda não tinham completado e entrado no ritmo normal. Ou atende e a desordem perdura, ou para para organizar tudo antes.

  • @gandalf boa noite.

    Creio que o ACP realmente está em processo de organização pós mudança de endereço. Mesmo os processos de menor parecem estar com delay no processamento. Nesta categoria, nota-se uma certa estacionada nos que entraram após setembro/22. Espero que eles consigam voltar rápido à normalidade, já que tenho 2 processos 1C em curso atualmente, rsrs. O meu correu em 225 dias (maio a dezembro-22), mesmo com a greve e mudança.

  • gandalfgandalf Usuário

    @monteiroepm É o conhecido "freio de arrumação".

    Entrei seus processos na planilha, como pedido. No entanto, tenho uma informação, na forma de pergunta, com certa admiração.

    A nacionalidade de menores é grátis. Desde que cheguem os documentos na Conservatória antes dos 18 anos.

    Não vou dar os nomes para manter a privacidade, mas nos processos informados, um deles é recém nascido, chegando 1 semana depois do nascimento (grátis). O outro chegando 1 semana depois de completar 18 anos (pago)? É isso mesmo?

    Se for, é quase certo que consiga o reembolso do processo de menor, creditado de volta no seu cartão de crédito.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Thaís

    Preencha os dados do seu processo pelo Form, se quiser incluir e acompanhar pela planilha.

    aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2957/#Comment_2957

  • gandalfgandalf Usuário

    @Silmara

    Que bom. Parabéns!

    No assento tem a data do registo. Ele de fato foi registado no sábado? Alguns de fato saem com datas de sábado e até domingo, com a conservatória está fechada. Poderia confirmar por favor?

  • SilmaraSilmara Usuário

    "Data do assento : 18 de março de 2023 "

    Acho que devem trabalhar no sábado também. O e-mail chegou às 11:52

  • Oi @gandalf

    Agradeço por incluir os processos na planilha! Notei que na verdade, dei uma vacilada com as datas de nascimento quando preenchi o formulário. Se puder corrigir será ótimo. LM é 19/02/2003 e JPM é 24/02/2005. Como o processo do segundo filho chegou no ACP cerca de 50 dias antes da maioridade, ainda consegui a isenção de taxa.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @monteiroepm

    Entendido e corrigido. Fará grande diferença na previsão.

    Menores têm prioridade no ACP, e eles devem ter a aprovação e o assento até 09/06/23.

    Por favor, não deixe de informar as datas de 6-verde e 7-verde, para fechar o lançamento na planilha.

  • Sobre isso mesmo que estava conversando com o @gandalf por esses dias. Meu processo foi logo um desses premiados de Julho-22. O apressado aqui tinha marcado viagem para Fevereiro-23 (7 meses) achando que seria tranquilo, remarquei tudo para Junho-23 (11 meses) e ja estou aqui no sofrimento de novo. Se estas benditas bolinhas não andarem ate o final do mes vou ter que começar a me preparar para ou viajar a passeio ou custear mais um adiamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.