Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1282931333497

Comentários

  • @carlos_pinto Acompanho aqui o fórum quase que diariamente para ver se possui alguma novidade hahaha e entendo sua ansiedade. Estou em uma situação semelhante. Minha viagem está prevista para 30/04 chegar em Lisboa, acreditei que já entraria como cidadã portuguesa, mas sem chances :( meu processo de 03/08 ainda se encontra na bolinha 01!

    Como vou passar mais de três meses, já terei que comprar uma passagem de volta para um período menor, para não ter problemas. Na esperança de enquanto eu estiver lá, essas bolinhas andem e antes do meu retorno eu consiga dar entrada no cartão cidadão e passaporte por lá. Que azar! até então os processos estavam andando tão rápido haha

    Quem sabe a gente não de uma sorte e quando movimentar as bolinhas não vão diretamente para as finais? haha

  • NaraNara Usuário

    Olá, boa tarde!

    Descobri aqui no forum que como filha de português posso enviar o processo para a AC Porto, mas tenho tb o processo do meu filho (neto do português). Posso enviar para o Porto também? Ou nesse caso somente a conservatória de registros gerais?

    Seria vantajoso enviar um para cada local?

    E outra coisa que li pela primeira vez aqui e não entendi ainda… o que é apensão? Devo fazer isso?

    Agradeço desde já a valiosa ajuda

    Nara

  • @Nara eu entendo que seria melhor você tirar como filha de portugues, e após ter o seu, tirar o do seu filho como filho de português tb. Os processos de filhos estão durando agora uma média de uns 10 meses para conclusão. Logo, o seu e do seu filho estariam ambos prontos em menos de 2 anos. O de neto, o do meu pai, demorou 3 anos o processo todo. Logo, não vejo fazer ambos em paralelo. Vai acabar demorando muito mais.

    E sim, filhos envie para ACP. Abraços.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Nara

    Sem dúvidas, você primeiro pelo ACP, art-1C.

    Assim que concluir, manda fazer a transcrição do seu casamento, e junto manda o processo de seu filho para o ACP, art-1C.

    Para quem iniciou o processo em Agosto, filhos está levando 8-10 meses no momento, mas historicamente leva muito menos.

    Processos como neto que levam 3 anos, e só tramitam pela CRCentrais.

  • NaraNara Usuário

    Certo! E depois de ter a minha eu posso pedir a dele pela ACP como filho também?

    Muito obrigada pelo retorno

  • gandalfgandalf Usuário

    @Nara

    Sim, pode.

    Você não respondeu: Quem foi o declarante na certidão do filho? Você, o pai, ou ambos? Com que idade?

    Dependendo da resposta poderá mandar os dois processos juntos, e completar ainda mais rápido.

  • NaraNara Usuário

    Olá, eu não sou casada e fui declarante junto com o pai dele, ao nascimento.

    Posso enviar junto?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @Nara

    Não sendo casada, você pode mandar os dois processos juntos, no que se chama apensação de processos. Eles farão o seu, e o dele em seguida.

    É um mecanismo relativamente recente, mas espera-se um tempo total bem menor para os dois processos.

    Mais tarde vou lhe passar o roteiro de como se faz.

  • NaraNara Usuário

    Ah muito obrigada!! Vou aguardar.

  • @carlos_pinto @lucianacorrea04

    Minha opinião pessoal: estamos navegando meio às cegas até os processos que chegaram no meio de julho de 2022 começarem a se movimentar.

    Pois não se sabe quanto tempo o "freio de arrumação" na ACP vai durar e o efeito em cada uma das fases.

    Quando esses processos começarem a se movimentar, aí teremos ideia dos "atuais" tempos de processamento na ACP.

    Os tempos para envio de senhas parecem já estar normais de novo, mas a falta de movimentação da bolinha 1 para a 2 já há mais de 8 meses impede de afirmar que isso tenha se estendido para as etapas subsequentes.

    A criação de registros dos aprovados na fase 6 não parece ter voltado ainda ao tempo "antigo". Acho que o último comentário que vi aqui foi de uns 50 dias para isso (da 7 marrom para 7 verde).

    Acho que o do @carlos_pinto é o "boi de piranha" na planilha; um dos primeiros a chegar na ACP desde que se formou o gargalo. Torcendo para que ele ande logo, indicando a remoção do gargalo!

  • @CarlosASP

    Concordo em gênero, número e grau. Com a ressalva de que essa indefinição, a meu ver, não deve afastar aqueles enviando seus processos agora. O ACP ainda é a via mais segura para atribuição de filhos.

  • @gandalf @Leticialele

    Bom dia, com a ajuda de vcs ontem recebi o link para pagamento da transcrição de casamento da minha mãe enviei dia 07/03 para Alcobaça, receberam dia 10/03 e ontem dia 20/03 chegou o link para pagamento.

    Agora vou enviar o meu processo de atribuição de filho porém fiz o pagamento em dezembro e só vou mandar agora. O pagamento via cartão de crédito tem validade?, Vou precisar pagar de novo?

    Quanto aos documentos vc estou enviando:

    1 - Minha certidão de nascimento por cópia reprografia e apostilado.

    2- Minha certidão de nascimento digitada em inteiro teor e apostilado

    3 - Cópia autenticada e apostilada do meu passaporte

    4- formulário 1C preenchido reconhecido por autenticidade e apostilado

    5 - Assento de nascimento português de minha mãe (cópia simples civil online)

    6 - printe do email de pagamento do formulário.

    E conforme orientação do @gandalf no fórum uma carta simples informando que a transcrição de casamento está sendo realizada no registro civil de Alcobaça.

    Poderia por gentileza me dizer se está tudo certo?

    Ou se está faltando alguma coisa.

    Muito obrigado

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @EdilsonRuggeri

    Pode mandar o pagamento que fez anteriormente, sem problemas. Vale por mais de 1 ou 2 anos.

    Seus documentos estão OK. Não precisava do #2, a menos que a reprográfica esteja apagada ou ilegível, e não precisava apostilar essa.

    Mandar #2 não causará dano, mas confira se o cartório não cometeu algum erro ao digitar o documento. Principalmente nomes e datas.

    Se você não mudou de nome, a lista está certa. Mande de preferência por DHL. Se sua cidade não tem, Correios EMS.

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849

  • Boa noite a todos.


    Depois de 14 meses, finalmente saiu o registro do meu marido.

    Entre a bolinha marrom 4 e a bolinha marrom 7 foram 9 meses e mais 40 dias para a transição da bolinha 7 marrom para verde.

    Agora vamos iniciar o processo das filhas.


    Obrigada a todos do forum pela ajuda e suporte.

  • gandalfgandalf Usuário

    @jacqueline_rielli

    Parabéns ao Tuga. Vamos comemorar.

  • @jacqueline_rielli , parabéns!!!

    Comemorem muito, com viho verde e bacalhau!!!

  • anamazinganamazing Usuário
    editado março 2023

    Boa tarde! Depois de muiiiiito esperar, trago boas notícias! Foram anos para convencer a família, finalmente dar entrada no processo da minha mãe em 2018, receber quase um "golpe" de acessoria, terminar o processo dela só em dezembro de 2021, enviar o meu para bendita Almada, ficar naquele limbo de espera e transferência para CRCentrais... mas agora: processo terminado!

    Atribuição filho (1C)

    Recebido em Almada - 23/04/2021

    *transferido para Lisboa CRCentrais junto com os outros*

    Bola 2 verde - 13/01/2023 (estimativa, foi nessa semana mas não sei o dia)

    Bola 6 verde/7marrom - 27/02/2023

    Bola 7 verde - 21/03/2023

    Pedi a certidão ontem mesmo, quando a bola 7 ficou verde, e hoje recebi o documento no email! Finalmente!!!! Que felicidade e coração leve... vai dar tudo certo e já já todos aqui comemorando também! Super obrigada pela ajuda e updates desse fórum que trazem luz para nós que sentirmos estar totalmente no escuro sobre o que acontece por lá, tive muito sorte de encontrar todos aqui <3


    ps.: minha certidão veio com erro de digitação (naturalidade "Sã Paulo"), já enviei email e fui respondida em minutos, certidão encaminhada para retificações e já já será corrigida!

  • @anamazing , parabéns!!!

    Comemore muito, você merece!!!

    Muitas felicidades em sua vida de portuguesa!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @anamazing

    Finalmente, parabéns!

    Um dia tinha que chegar lá. Agora é só alegria! Rsrsrs

  • Boa notícia!!!! Contratação de quase 300 funcionários dentre os quais 50 conservadores para IRN!!!! É PARA FLORIFICAR DE PÉ❤️❤️❤️❤️❤️🔥🔥🔥🔥

    https://justica.gov.pt/Noticias/Registos-reforcados-com-240-oficiais-de-registo-e-50-conservadores

  • carlos_pintocarlos_pinto Usuário
    editado março 2023

    MUITO BOA tarde

    @gandalf , @Leticialele e amigos que estavam na espera

    Depois de todos os dias desde a chegada, olhando 3 vezes ao dia (manha, almoço e tarde) meu processo finalmente foi para a bola 2 !!!!!!

    ACP flho maior 1392XX/2022

    Chegada 13/07/22

    Numerado 23/09/22

    Bola 1 23/09/22

    Bola 2 23/03/23

    Agora vai!!!!

    Estou tao feliz que parece ate bola 7 verde, so quem esta a mais de 8 meses esperando tem noção da minha felicidade !!!!

  • jubsaljubsal Usuário

    @carlos_pinto Nooosssaaaaa!!!! Que maravilha!!!! Vibrei daqui!!!!

  • obrigado, posso te falar que um homem adulto de 48 anos quase esqueceu que estava no trabalho e berrou como num gol de copa do mundo !!

    @CarlosASP parece que vamos passar pelo gargalo

  • jubsaljubsal Usuário

    @carlos_pinto hahahaha muito bom!!!!! Estou torcendo aqui para as bolinhas pularem freneticamente a partir de hoje!!!!!!!

  • @carlos_pinto UHUUUUUUUL agora vamos!!!!!

  • @carlos_pinto , costuma pular da 2 para a 6 rapidamente!!!

    Agora, vai!!

  • Parabéns @carlos_pinto !

    Vamos todos acompanhar o seu processo e torcer que agora vá tudo bem rápido, como rezava a tradição da ACP. Esperando que vários vizinhos seus também comecem a informar logo a movimentação de seus processos!

    Eu tinha até parado de olhar o site do IRN mas vai voltar a ser um hábito. O primeiro dos "nossos" chegou uns 45 dias depois do seu.

  • @carlos_pinto nossa, estava acompanhando aqui sua situação!!! UHUUUUUUUUUUUUUL! agora vai :D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.