Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1293032343597

Comentários

  • @Leticialele @gandalf

    Meus queridos, estou ajudando uma amiga. Atribuição de filha, pai português declarante, casou e acrescentou nome do marido. Nome no RG diferente da certidão. Não tem passaporte.

    O que fazer?

    Ana

  • O filho dela se adiantou e contratou um escritório de advogados português e vai fazer de neto (já deu entrada).

    Cobraram 5.000 reais e mais 3.000 da filha menor (que é gratuito)!!! Um absurdo!!! Quando falei com ela a real, ela quase caiu pra trás!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @AnaFontoura

    Se o filho já contratou o advogado, não há muito que possa ser feito, a não ser usar os serviços dele.

    Não precisava, porque o procedimento é muito simples. Até a conservadora chefe da CRCentrais encoraja que as próprias pessoas façam.

    Tendo o advogado, toda interação com a conservatória passa pelo mandatário (o advogado). Mantenha uma boa relação com ele, porque dai em diante ele é o ponto de contato. Não gostam de que clientes interfiram no processo.

    Respondendo a sua pergunta, ela preencheria o formulário com o nome como consta no RG, com o nome casada. Junta a cópia autenticada e apostilada do RG, e junta uma certidão de casamento de inteiro teor, certificada.

    A certidão de casamento serve para mostrar o apelido do marido, que ela passa a usar.

  • John1John1 Usuário

    Muito bom, até que enfim. Quando será que vamos começar a sentir os efeitos dessas contratações? 👏

  • jubsaljubsal Usuário

    Pessoal, ontem 25/03, sábado chegou à tarde o e-mail com o assento da minha avó Olinda! Muito feliz! E eles estão mesmo trabalhando aos sábados!!! 😧👀

    @gandalf obrigada 🙏🏼

    agora é aguardar o meu processo e o do meu irmão andarem! Haha

  • gandalfgandalf Usuário

    @jubsal

    Que bom, mais um concluído. Imagino que ela esteja bem feliz também.

    Eu tenho uma teoria sobre esses processos concluídos no sábado e domingo. Mas falta alguma declaração que confirme minha suspeita.

  • Muito obrigado @gandalf, Já enviei toda documentação para o ACP por DHL, foi recepcionado dia 23 agora é só aguardar.

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf Ela está radiante! Só falta a certidão de nascimento do meu avô agora para eu dar entrada na transcrição do casamento deles aqui no Rio...

  • rnovaesrnovaes Usuário

    Bom dia,

    Processo Menor - 120925/2022 ACP

    bola 2 verde - 26/03/2023 (No sabado havia verificado e não tinha alterado nada)

    bola 7 verde - 27/03/2023

    Após 230 dias o processo da minha cunhada menor de idade saiu.

    Ainda não recebi o registro por email.

  • @rnovaes , parabéns à portuguesinha!!

  • NaraNara Usuário

    Boa tarde!


    Alguém poderia me ajudar sobre o requerimento de apensação?

    O que devo escrever nele?

    Tem que autenticar?

    Vou fazer apensação do meu filho no meu processo de filha de português. Quem assina o requerimento, eu ou o meu filho?

    Só falta isso para eu enviar os documentos, mas não estou conseguindo essa informação.

    Agradeço muito qualquer ajuda.

    Nara

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário
    editado março 2023

    @Leticialele

    Ajudando uma amiga. Atribuição de filha, pai declarante e português. Ela quer usar uma certidão de nascimento que o pai já tinha... é possível?

  • E tou achando que mesmo essa certidão que ela tem é cópia, pois o filho que tirou e está fazendo sua atribuição de neto.

  • Boa Tarde pessoal, estou tirando a cidadania como filho de português, acontece que na minha certidão de inteiro teor aparece que meus pais são naturais da cidade de São Paulo - SP mas eles são naturais de Santo André - SP. Vcs acreditam que é motivo para indeferimento? O restante da certidão não há mais nenhum erro.

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado março 2023

    @Nara , vou mandar mensagem privada. Envelope no canto superior direito.

  • @AnaFontoura , a certidão do pai certamente está informatizada. Pode mandar cópia simples, sem problema algum.

  • @Leandropereira , em que outro documento aparece a cidade de Santo André?

    Lembrando que, se você está solicitando a cidadania, sua certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • @Leticialele boa noite! Vc pode me explicar sobre a apensação de processos também, por favor? Vi que vc vai ajudar a @Nara

    Minha mãe é filha de português, vamos pedir a cidadania dela e quero enviar meu requerimento junto apensando ao processo dela, para que eles avaliem os dois né, um seguido do outro e se aproveite documentos.

  • @AnaFontoura , a certidão do pai certamente está informatizada. Pode mandar cópia simples, sem problema algum.

  • @Coelhofabi , vou mandar uma sugestão de requerimento por mensagem privada.

    Estou farta de ver meus textos sendo copiados por páginas do Facebook e outros Fóruns de cidadania sem os devidos créditos.

    Ajudo aqui porque gosto.

    Mas não acho justo ser usada por gente que nem conheço.

  • Olá @Leticialele , aparece Santo André no assento português, no caso, a certidão que está divergente constando São Paulo em vez de Santo André é a certidão de nascimento reprográfica. Será que vale a pena retificar ou mandar assim mesmo?

  • @Leandropereira , eu mandaria como está. Dificilmente cairá em exigência.

  • lugmelolugmelo Usuário

    Bom dia, @Leticialele ! Quero tocar os processos dos meus sobrinhos (ambos com menos de 14 anos de idade e com pai já português). É possível pedir essa apensação pro caso deles também? Se importaria de me passar essas orientações também? Pode ser no privado se você preferir.

    Tenho algumas dúvidas pontuais também. Se você ou alguém mais souber responder, agradecerei imensamente:

    1) Há aqui no fórum alguma lista atualizada de documentos para atribuição de menores de 14 anos no Porto? (minha dúvida está especificamente na documentação dos pais... cópias autenticadas? RGs ou passaportes tanto do pai português quanto da mãe brasileira? Tem que ser apostilhadas também? Não bastaria cópia simples do cartão de cidadão?);

    2) Os pais dos meus sobrinhos tem dificuldades para comparecer no consulado ao mesmo tempo para assinar o formulário de requerimento (opção que seria mais barata). É tranquilo reconhecer firma em cartório e apostilhar o formulário?

    Um abraço e muito obrigado!

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado março 2023

    @lugmelo ,basta mandar um requerimento, assinado pelos pais, solicitando a apensação nos termos do art 40 do Regulamento da Nacionalidade.

    Os documentos para os processos de menores são:

    Documentos em comum:

    Cópia simples da certidão portuguesa do pai;

    Cópia autenticada e apostilada do RG de ambos os pais;

    Documentos de cada menor:

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada;

    Formulário 1C assinado por ambos os pais, com a assinatura reconhecida por autenticidade.

    No Formulário, preencher o Quadro 3 com as informações de pai e mãe!

    O Formulário pode ser assinado em qualquer cartório de notas, para que seja feito o reconhecimento da assinatura por autenticidade. Lembro que o valor que o Consulado cobra para reconhecer a assinatura é praticamente o mesmo que o Cartório cobra!!!

    O Formulário NÃO PRECISA SER APOSTILADO.

    Boa sorte!!

  • lugmelolugmelo Usuário

    Muito obrigado, @Leticialele ! Nossa... eu não sabia que o consulado tava cobrando pra reconhecer assinaturas nos formulários! Ano passado fiz alguns reconhecimentos no do RJ (pra pai, mãe, irmão e pra mim mesmo) e não houve cobrança. Mas tudo bem! Um abraço!!

  • Mande os dois num mesmo envio DHL, como a Letícia falou, mas cada um em um envelope separado, e cada um com os devidos documentos. Não pode compartilhar documentos.

  • michaelscottmichaelscott Usuário
    editado março 2023

    seguido os conselhos de @Leticialele como moldar meu processo o enviei para a ACP ja tenho a senha, agora resta acompanhar.

    meu primo tb enviou o dele, vamos aguardar.

  • Boa Tarde

    Vamos lá de UP .... 😀

    ACP flho maior 1392XX/2022

    Chegada 13/07/22

    Numerado 23/09/22

    Bola 1 23/09/22

    Bola 2 23/03/23

    Bola 4 28/03/23

    Continuo de dedos cruzados !!!!

  • jubsaljubsal Usuário

    @carlos_pinto Iuuupiiii!!!! Lá vamos nós!!! Continuo na torcida!!!! Para em menos de 1 semana pular para a bolinha 7!!!!!!!!!

  • Vocês sabem dizer ao a Conservatória mais rápida atualmente?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.