Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1383941434497

Comentários

  • MreisMreis Usuário

    Boa tarde

    Meu caro @gandalf, sei que é meio difícil de responder, mas de todo o tempo que você acompanha os processos, alguma vez a sua previsão da planilha diminuiu o tempo?

    Minha senha é de 27/2/23, quando vocês colocaram na planilha a previsão de conclusão era começo de outubro, e hoje tá final de novembro. Pode acontecer algum "milagre" e cair o tempo?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @Mreis

    Sim, várias vezes já diminuiu, e muito. Depende há quanto tempo você compara...

    Em Jan/2018, a previsão era levar 90 dias. Levou 30 dias em Março, 60 dias Abril. Da entrega p/ DHL ao assento. Demorar mais 3 dias, causava tanta comoção como demorar 1 mês agora. Olhando o passado fica até engraçado, pq em ambos era +10%. Esses tempos não voltam mais.

    Geralmente a pessoa não percebe na duração de seu próprio processo, pq leva 1 ano para baixar pouco a pouco, num processo de 6 meses. Percebe mais quando o tempo está aumentando. É o que ocorreu a partir de Janeiro/23.

    Quem finalizou até 31/07/22 levava 150 dias, 5 meses. Daí teve a mudança de prédio e começou a aumentar progressivamente, chegando a 10 meses. As pessoas criaram a expectativa de 5 meses, mas foi subindo p/ 8,9,10. Num prazo menor que o ciclo do processo. A pessoa sente.

    Se a pessoa tem uma expectativa de 10 e finaliza em 9, OK. O que entrou logo depois cria a expectativa para 9, e finaliza em 8, OK. São pequenas mudanças ao longo da duração do processo, e passa como "nossa, dei sorte", quando na verdade é uma "tendência de queda".

    Em 2019 no ACP os processos demoravam cerca de 12 meses. A partir de 2021 começou a baixar gradativamente, e ao final demoravam 5-6 meses, onde permaneceu ao longo de 2022 até o fim do ano. 5 meses passou a ser a expectativa "normal".

    Agora deu outro salto de 3 meses a mais. Esse aumento foi progressivo ao longo de 7 meses, mas na percepção das pessoas não é assim.

    Deve começar a cair gradativamente de novo, até se estabilizar em torno de 6 meses. Mas isso só vai sentir quem inicia o processo agora. Ele começa com uma expectativa de que vai demorar 9 meses, termina em 7,8. Fica feliz e a vida segue. "Dei sorte".

    Tinha um gráfico que mostrava essa flutuação ao longo de vários anos. Se percebia bem a subida e a queda. Talvez eu o crie novamente. Eu aboli porque as pessoas criam a expectativa de que o dela será sempre o menor, e na vida real, isso não acontece... Mas também não é terrível.

    +10% acima da expectativa, sempre causa a chiadeira. Já -10% abaixo da expectativa é o "dei sorte". Essa é a percepção das pessoas. E é a flutuação que ocorre ao longo dos processos. Salvo casos isolados de "azarões", que causam muito ruído com +15%, ao longo de um mês, e continuam reverberando tempos depois que o "azarão" já completou, e faz questão de lembrar as agruras dele. As pessoas são assim. :-)

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    Objetivamente, o seu processo iniciou em 23/02/2023. A previsão atualmente está em 29/11/23.

    Se você olhar os que foram Aprovados recentemente, verá que a previsão acertou em cheio. Mas ela foi se ajustando ao longo do tempo. No início ela aparecia menor, mas foi se ajustando à medida que processos mais recentes iam sendo concluídos.

    A sua provavelmente está ligeiramente inflada, pelos processos concluídos em fev/mar, e ao longo do tempo irá também se ajustando à nova tendência.

    Eu não preciso tocar nessa data de previsão. A planilha verifica os processos concluídos recentemente, e estatisticamente corrige a previsão.

    Então, nesse momento, o melhor "estimado" que tenho pra você é essa data. Daqui a 4 meses, esse "estimado" pode ter sido uns +- 10%. Não espere grandes milagres, pq tem um backlog a ser finalizado na ordem de chegada. E não espere muito mais, pq o processo é de ciclo curto.

  • leandroableandroab Usuário

    Processo 1C meu entregue ao ACP Porto pela DHL em 15/05/2023. Aguardando senha de acesso/e-mail. Não recebi nada ainda. Creio que a expectativa correta seria de 15 a 30 dias para receber essa chave de acesso, certo?

  • @leandroab , sim.

    às vezes demora, mas chega!!

  • MreisMreis Usuário

    @gandalf Boa noite.

    Muitíssimo obrigado pela explicação e na dedicação da resposta. Entendi perfeitamente.

    Eu pensei que talvez pudesse cair um mês pelo menos, assim como subiu um mês, desde a entrega ou data da senha. Mas ficou bem claro.

    E só um detalhe, tudo fez mais sentido, no trecho em que disse que a planilha se alimenta sozinha (com seu cálculo) , e o prazo vai se adaptando. Eu achei que vc tinha que ir mudando manualmente dia após dia, ou semanalmente rs.

    Novamente, obrigado =)

  • PDGDIOGOPDGDIOGO Usuário

    Pessoal,

    Agora que parei pra finalmente tocar o meu processo de nacionalidade, da minha irmã e dos meus sobrinhos e gostaria de saber o seguinte:

    1) O formulário 1C, depois das assinaturas reconhecidas em cartório, tem prazo de validade para o processo de nacionalidade, assim como as certidões?

    Sobre a apensação:

    2) Eu ia fazer o processo da minha irmã e sobrinhos por apensação, mas vi em algum lugar aqui no fórum, que se o português não foi o declarante do nascimento e os processos dependerem obrigatoriamente da transcrição de casamento, é melhor fazer sem a apensação e seguir o curso normal. É isso mesmo?

    3) E no caso dos meus sobrinhos (menores), após casamento da minha irmã transcrito, será que daria pra pedir apensação pra compartilhar os documentos dos pais?

  • gandalfgandalf Usuário

    @PDGDIOGO

    Geralmente para filhos art-1C não há ganho em fazer apensação. Não há documentos em comum que justifiquem. Exceto se tiver menores, próximo de completar 18 anos, que dependam da nacionalidade do pai/mãe, pq economiza na taxa.

    Minha resposta geral para você foi no sentido de agrupar remessas, e fazer uma geração de cada vez, por família, quando se trata de art-1C. https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2453/#Comment_2453

    1) Não tem prazo explícito, mas eles conferem essas datas, e é um indicativo de fraude. Pode gerar exigência para refazer. Evite o transtorno, e refaça a assinatura se tiver mais que 3 meses. Não compensa o risco. Também o pagamento da taxa, se foi feito há muito tempo, inclua o e-mail impresso, como recibo, para que rastreiem o pagamento mais facilmente.

    2) O post provavelmente foi este: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/3817/#Comment_3817

    3) Sim, pode pedir apensação. Mas vai compartilhar apenas a remessa, e a cópia da identidade autenticada e apostilada dos pais. Uma única cópia para todos os filhos que forem enviados junto. Pode apensar também o xerox do assento de nascimento e casamento do português.

    Terá que incluir um requerimento para apensação, assinar no cartório, e reconhecer por autenticidade. Economiza de um lado, gasta do outro, tem mais trabalho, mas economiza. Planejar sua estratégia não é trivial. Depende de vários fatores.

  • jubsaljubsal Usuário

    Pessoal, atualizando...

    Processos de início: 173 e 175 mudaram hoje para bolinha 2 verde!

    Já atualizei a planilha!

  • Boa tarde Galera

    Com muita felicidade (e meio bêbado) que venho compartilhar com todos que meu processo chegou na Bolinha 7 de cor Verde!

    (3 dias antes da previsão da "santa planilha" @Mreis). Agora chega de chá de camomila! rsrs

    Sonhei a noite todo com a cidadania, mas só na parte da tarde (aqui na Espanha) que fui dar aquela conferida "básica". Quando abri o site, nem acreditei que todas as bolinhas estavam pintadas da mesma cor, em pleno final de semana.

    Processo 135xxx/22.

    Bolinha 2 dia 22/03.

    Bolinha 4 dia 28/03.

    Bolinha 6 dia 14/04.

    Bolinha 7 verde dia 20/05. (já atualizei a Planilha)

    Fiz o processo da minha Vó, do meu pai e agora finalmente termino o meu.

    Pessoas que ajudam aos outros sem interesses e sem cobrar nada em troca, é muito raro hoje em dia. Por isso queria agradecer a todos aqui do fórum e principalmente as dicas dadas pela @Leticialele e pelo @gandalf ainda lá no fórum falecido. A dedicação e o trabalho voluntário de vocês é intangível.

    As informações e duvidas de uns aqui, são as duvidas de todos, e isso contribui para a relevância desse espaço. Entendo ele como fundamental para todos que sonham em obter a cidadania de forma autônoma.

    Boa sorte e um abraço para todos que continuam na espera!

  • @guigafonseca , parabéns!!!!

    Comemore com muitos tapas e vinho!!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @guigafonseca

    Parabéns ao novo Tuga!

    De fato os tempos estão caindo rapidamente. Em breve estaremos novamente nos patamares de 5-6 meses.


  • RomuloSCGRomuloSCG Usuário

    Parabéns!!! Valeu pela espera e por acalentar nosso sonho!

  • Parabéns !!!! Obrigado por dividir conosco, e realmente @gandalf e @Leticialele são pessoas "fora da curva", o que fazem não tem preço !!!

  • @gandalf se o meu assento vier com esse prazo 36 dias, vai ser na conta....olha a esperança crescendo !!!!!

  • jubsaljubsal Usuário

    Oi pessoal, em 3 dias o meu processo pulou da 2 para bolinha 4 marrom!!!! Ansiosa demais!!!! @Leticialele @gandalf Vou encomendar 5 caixas de chá de camomila! haha

  • Antes de mais nada , parabenizo os novos Tugas, espero que as portas de nova vida sejam abertas com mil possibilidades!!!

    E claro com vinho e bacalhau à Gomes Sá, Zé do Pipo , etc....

    @gandalf , @Leticialele

    vou dar entrada no processo de meu filho, como é um caso atípico, estou com a máxima cautela.

    Sendo ele interditado, maior de idade, não podendo manifestar interesse por vontade própria, pergunto:

    Assinam o requerimento eu e minha esposa , ela titular da curatela, certo?

    É necessário uma certidão de curatela em cópia reprográfica e/ou digitada, apostilada ou basta uma via da dita certidão?

    Não sei se é admissível averbar essa certidão no assento de nascimento brasileiro ou são cartórios distintos dos de tutelados, curatelados e interditos?

    Alguém já teve conhecimento de algum caso parecido?

    Faço observar que o juiz somente nomeou minha esposa a titular da curatela, e a mesma ainda não possui a nacionalidade por aguardar a transcrição e o processo de aquisição.

    Sendo eu o Português, será que teria de obter também essa titularidade?

  • MtrinMtrin Usuário

    Boa tarde!

    O Processo do meu sobrinho Chico passou hoje da bolinha 2 (verde) para bolinha 4(marrom), Agora começou mesmo a andar. Espero que não demore muito mais. Entrada do processo 29/08/2022.

    Mtrin

  • @gandalf

    Os processos de meu marido e cunhado, andaram para bolinha 4-marrom hoje.

    Agora pegou no tranco....haja coração...kkkk

  • Boa tarde.

    A certidão de nascimento apostilada da minha sogra chegou, porém imaginava que seria uma espécie de “Xerox” do livro de registro do cartório. Veio uma certidão normal, dessas digitadas modelo novo com matrícula. Está errado?

  • MreisMreis Usuário

    Parabéns meu caro!! Eu já fiquei feliz com cada fase da minha avó, mãe.. Na minha vez vai demorar um pouco pra cair a ficha Hahahah. Muito sucesso o/

  • CarlosASPCarlosASP Usuário

    Nova movimentação do meu processo (maior 1C):

    Entregue por DHL na ACP: 26/08/2022

    Senha recebida: 13/10/2022

    Bola 2 verde: 16/05/2023

    Bola 4 laranja: 22/05/2023

    Número: 174xxx/2022

    Já atualizei a planilha.

  • @LuizZaidel , sua sogra é a Requerente? Se é, a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada

  • Isso, ela é a requerente, não fizeram por copia reprografica do livro, mais de 200 reais jogados fora, acho que não entenderam, vou pedir para ela ir novamente. Obrigado!

  • @LuizZaidel , se ela pediu reprográfica e entregaram inteiro teor digitada, tem que reclamar e exigir outra, sem custo.

  • gandalfgandalf Usuário

    @LuizZaidel

    Ela não precisa ir. Outro pode ir em nome dela, levando a certidão errada, com a carteira de identidade dela, e pedir para trocarem.

    Eles cancelam o apostilamento e fazem o crédito para a outra. No máximo vão espernear que a pessoa é que pediu errado. Bata o pé que eles cancelando, só cobram a diferença de custo para a reprográfica, se for o caso.

  • gandalfgandalf Usuário

    @CarlosASP 4-marrom é OK. 4-laranja seria exigência. Eu corrigi na planilha.

  • gandalfgandalf Usuário

    @aidayamazaki @Mtrin @CarlosASP e outros que receberam 4-marrom recentemente.

    Boa notícia.

    O processo de vocês será aprovado seguramente antes do final do mês de Maio. Provavelmente até sexta-feira próxima, e como demora um pouco, pode se refletir no site sexta ou sábado.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @Alberto_Carneiro2

    Eu não tenho experiência nesse caso. Tenho um palpite que você pode usar ou não. É o que eu faria.

    1) De fato, basta sua esposa assinar o requerimento, porque ela é a curadora. Mas você (o português) assinar junto, só tem a ganhar. Cada assinatura precisa ser feita no cartório diante do tabelião, e reconhecida por autenticidade. Escreva logo após cada assinatura (pai, português), e (mãe, curadora), assim entre parênteses. Deixe assim claro por que os dois assinam.

    2) Eu mandaria a sentença de curatela, apostilada. Tudo o que está averbado, eles pedem a cópia apostilada da sentença que originou a averbação, assinada pelo juiz. Em alguns casos, essas sentenças precisam ser homologadas judicialmente em tribunal português. Não acho que seria esse o caso, mas não posso garantir.

    3) Não se preocupe em averbar a curatela se não estiver averbada. Basta ter a sentença do juiz. Acho até melhor se não estiver averbada.

    4) Não creio que faria diferença você ter essa titularidade. Só iria aumentar a quantidade de documentos pedidos. (e o custo)

  • CarlosASPCarlosASP Usuário

    @gandalf

    Obrigado pela correção. Realmente, olhando de novo parece mais ser marrom que um laranja. Aquela famosa discussão das cores.

    Mas sei que não entrou em exigência (até o momento) pelo texto abaixo das bolinas. Ainda está no inicial "o processo está completo etc etc".

    Os horários de atualização do site são interessantes. Me pareceu que essa mudança só entrou no ar depois do horário "normal" de expediente em PT.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.