Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1394042444597

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @CarlosASP

    Normalmente tem 1 dia de atraso. Mas já vi lançarem até 3 dias depois.

  • @gandalf

    Podemos considerar uma média de quantos assentos emitidos por mês (Filhos) ? Seria correto uma estimativa de entre 10-20 ?

    Este mês pela planilha temos apenas 3 emitidos, podemos esperar boas noticias ate o final do mês? Aquela questão de produtividade vale para os assentos tambem ou so para as aprovações ?

  • jubsaljubsal Usuário

    Processo 173 da minha amiga foi pra 7 marrom hoje!

    Chegou no ACP: 30/08

    Senha: 13/10

    Bolinha 1 - 13/10

    Bolinha 2 - 19/05

    Bolinha 3/4/5/6 - 22/05

    Bolinha 7 marrom - 24/05

  • Bom dia a todos!


    Em 2018 com ajuda daqui tirei minha cidadania ( minha mãe é portuguesa ).


    Agora quero dar entrada na cidadania do meu filho que tem dois anos de idade. Inclusive já transcrevi meu casamento.


    já estou com os documentos mas não consigo agendar no consulado do Rio. Então vi que podemos enviar para a conservatório do Porto ( na época fiz a minha por Tondela ). Porém ao pegar a taxa, só me deixa pagar a taxa cheia de 175 Euros. Seria isso mesmo? Pois pelo consulado é praticamente de graça menor de idade.


    E eu devo usar o formulário C1 para ele? O do consulado vi que é um formulário diferente.



    desde já obrigado!

  • MtrinMtrin Usuário

    @gandalf,

    Sua previsão foi na mosca.

    Processo do meu sobrinho (CHICO), foi hoje para bolinha 6 verde.

    Agora só falta a emissão do registro.

    Sabe me dizer quanto tempo?

    Obrigada por tudo

    Mtin

  • Obrigado Carlos! Pelo consulado tinha que pagar uns 40 reais. Então eu fazendo direto por portugal nem preciso acessar aquele link de pagamento via cartão? Basta juntar os documentos e enviar ?


    vi que no final do formulário que envio, cita conservatória de Lisboa. Pra mesmo que envio? Ou para o Porto?

  • Não mande pra Lisboa, demora muito. Os amigos aqui vão te orientar melhor.

  • Processo de filhos mande sempre para a ACP (Arquivo Central do Porto)

    Perceba que o processo e quase identico ao de filho maior, mas sem o pagamento da taxa e na questão das assinaturas tem que ter a de ambos os pais. Todos os documentos da listagem com suas respectivas autenticações, apostilamentos e etc.

    Com tudo providenciado, mande para a ACP preferencialmente por DHL

  • Obrigado Carlos, farei isso. Pela orientação do consulado, para filho menor, pede para apresentar o RG do progenitor não portugues, no caso minha esposa. Eu preciso enviar o RG dela, uma vez que farei pelo ACP?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mtrin

    Parabéns ao Chico! Saiu 10 dias antes do previsto pq os tempos estão baixando.

    A previsão do assento para maiores é 35 dias, o número na célula P1 da planilha. No topo da coluna de contagem de tempo p/Finaliz.

    A data seria até 28/Junho. As férias de verão começam dia 13/06, e pode influir nesse tempo um pouco para mais ou para menos.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @ribeiro_thi

    Esse valor cobrado é só a taxa do consulado. No IRN o processo é grátis, mas se mandar para PT, tem despesas de remessa, autenticação de assinaturas no form-1C. No consulado costuma ser mais vantajoso, mas alguns consulados funcionam melhor que outros.

    Onde você mora? (o estado, se for no BR)

    Com 2 anos de idade já passou o prazo do programa Nascer Cidadão. Pelo consulado, faria o registo e pediria junto o Cartão de Cidadão.

    Veja bem que são dois caminhos distintos:

    1) pelo consulado, os dois pais comparecem juntos, e fazem o registo. Não precisa de form-1C. Basta apresentar o RG dos pais, o assento do português (se tiver, p/ facilitar, mas eles buscam no sistema), e a certidão reprográfica apostilada do filho.

    2) pela conservatória, faz o processo normal de menores, os dois pais assinam o form-1C, reconhece por autenticidade, e manda a documentação para o ACP. É grátis. Basta baixar o form para menores (clique aqui). Precisa mandar a cópia autenticada e apostilada do RG de ambos os pais, e a certidão reprográfica apostilada do filho (menor até 13 anos de idade), e um xerox do assento de nasc.

    Menores sempre têm prioridade automática, e o processo é mais rápido.

    Se for mandar para a Conservatória, tradicionalmente se manda para o ACP pela segurança, rapidez, e previsibilidade do resultado. Os balcões de nacionalidade são extensões da CRCentrais. Como filho pode mandar para qualquer conservatória, mas escolha ACP.

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL

    +351 22 557 3849 [email protected]

  • MtrinMtrin Usuário

    @gandalf

    Obrigada, vou avisar a ele a previsão.

    Mtrin

  • Obrigado! Seria o consulado do Rio de Janeiro mesmo, moro aqui. Mas não tô conseguindo agendar no site deles.


    vou tentar essa semana, caso não consiga seguirei pelo Porto.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @ribeiro_thi

    Faça então no consulado do Rio. É um dos melhores do país.

    A marcação é problemática, porque pessoas inescrupulosas sequestram as vagas, e vendem no mercado paralelo. Eles têm tentado coibir a prática, mas é difícil. Se tem comprador do ilícito, sempre aparecerá quem busque o lucro fácil. Tente ás 7-8 da manhã quando publicam novas vagas diariamente. E de 7-8 da noite costuma ter alguma desistência. E algumas "incertas" durante o dia. Todos acabam conseguindo.

    Tente escrever para o consulado, diga que tem uma nacionalidade art-1C de criança que vai completar 2 anos, e não está conseguindo marcar no consulado para entregar os documentos. Pergunte se precisa marcação nesse caso. Deixe que respondam. Quem sabe marcam para você diretamente no sistema? Mande seu nome completo, CPF, e nome da criança no e-mail. Talvez se compadeçam.

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado maio 2023

    @ribeiro_thi , mande um emai para a ouvidoria, explique o caso e diga que está tentando há meses!

    Eles costumam responder. O Chanceler é extremamente simpático (nasceu no Brasil... hahaha)

    [email protected]


    Exemplo de um site de bandidos (já denunciado) - https://www.consuladorapido.com.br/?gclid=CjwKCAjw67ajBhAVEiwA2g_jEKOaU7EbnNVI0LafTUitUadvK_SBb8XpeLgTTktKpqbdLdllmYVL9RoCZmcQAvD_BwE

    Cobram a módica quantia de 900 reais

  • gandalfgandalf Usuário

    @carlos_pinto

    Não há uma média por mês. Os processos aprovados, vão saindo o assento mais ou menos em ordem (a partir da aprovação).

    Eu entendo a sua aflição, acho que o seu sairá dentro do que precisa, mas não há mais o que fazer, senão esperar. Ocasionalmente ligar na LR para ver se já finalizou, eles te falam o NºAssento por telefone, e pode pedir na mesma hora pelo CivilOnline.

    No seu caso, não espere apenas online, porque tem super urgência, e tem um atraso para aparecer a bolinha verde. Para você cada dia conta.

  • Obrigado Letícia. E-mail enviado. Uma pena, mas como falado assim, só tem gente vendendo porque tem gente comprando.

  • ribeiro_thiribeiro_thi Usuário
    editado maio 2023

    @gandalf @Leticialele , ainda sobre o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro para atribuição do meu filho menor de idade, funcionou enviar o email para o consulado!!!


    Eles não agendaram pra mim, mas me deram uma boa dica que salvou!!!


    Pra quem já tem o Cartão Cidadão, bastar criar a CMD ( Chave Móvel Digital ), pois existem vagas específicas para esta modalidade. Então eu criei minha CMD, e agendei o Registro de Nascimento em meu nome mesmo, pois como sou o pai, é permitido segundo informações dele.

    Prazo estimado: 11 meses.

    Sendo assim, já agendei para a proxima semana.


    Grato!

  • @ribeiro_thi o Consulado do Rio é um dos melhores!!

    O pessoal de lá é extremamente simpático!! Atendem o telefone!!

    Eu costumava frequentar eventos culturais que eles promovem lá. Um casarão belíssimo! Agora, infelizmente, não tenho mais tempo.

    Você é português, e eles vão apoia-lo no que for necessário.

    Não acredito que o processo do seu filho vá levar tanto tempo assim.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde, lendo um pouco sobre o caso do nosso amigo @ribeiro_thi e essa possibilidade do nascer cidadão, gostaria de saber como funciona essa modalidade, pois vi no link que tem que se apresentar em um dos "guiches" porem so mostra os que tem em em PT

  • gandalfgandalf Usuário

    @ribeiro_thi

    Achei perfeito. Agendamento para a próxima semana, você não conseguiria de outra maneira.

    Também não acho que vão demorar tanto. Para menores costuma ser bem mais rápido. 11 meses é o tempo para maiores.

  • Rodrigo79Rodrigo79 Usuário

    @Leticialele

    Só tenho uma ressalva ao Rick Moranis. Fez um grosseria absolutamente desnecessária aqui em Vitória na permanência consular. Já havia me atendido no Rio e lá tinha sido simpático.

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado maio 2023

    @Rodrigo79 , reclame dele !! relate o ocorrido ao Eng. Abílio. Você é português, com todos os direitos e deveres!!

  • Rodrigo79Rodrigo79 Usuário

    @Leticialele

    Na época eu até pensei mas fui convencido a deixar pra lá.

  • igork1xigork1x Usuário

    Bom dia, meu processo caiu em exigência, consigo saber qual o motivo antes da carta?

  • gandalfgandalf Usuário

    @igork1x

    No curto prazo, o melhor seria ligar na Linha de Registos, via Skype pré-pago. Demora 90 minutos na espera, mas fica sabendo no mesmo dia, garantido. Se ligar exatamente na hora que abre, exatamente às 09:00, pode conseguir falar em 10 minutos.

    +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Recomendado. Ponha R$15 pelo cartão, dá para 2-3 ligações; se quiser, ative auto-refill)

    Lembrando que o atendimento da LR é das 09:00 às 17:00, horário de Lisboa. Só falam com o requerente ou se for menor, seu representante.

    Somente seg-sex, exceto feriados. Tenha lápis e papel à mão, para anotar tudo o que disserem.

    Pode pedir por e-mail, mas demoram a responder, e não saberá antes do final de semana. Não abuse! [email protected]

  • igork1xigork1x Usuário
    editado maio 2023

    Obrigado @gandalf acabei de ligar, e o motivo é que preciso comprovar a filiação na minoridade, Os pais do requerente (meu sogro) oficializaram o casamento apenas na sua maioridade. Apesar de eu mandar a carta de declaração que eles não foram casados na epoca do nascimento, o processo caiu em exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.