Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1474850525397

Comentários

  • carlos_pintocarlos_pinto Usuário
    editado julho 2023

    @jubsal te entendo perfeitamente, estive em Portugal por 10 dias e acabei voltando para o Brasil sem resolver o que fui fazer.

    O que me deixa mais triste e saber que os assentos referentes a outros tipos de processos estão saindo normalmente.

    Esta semana meu processo vai fazer aniversario !

  • Letícia me ajuda pfv. Qual planilha coloco os dados de acompanhamento nacionalodade de menor (art. 2º da Lei da Nacionalidade). E de uma amiga da família. Obrigado!!

  • jubsaljubsal Usuário

    @Leticialele Você é muito querida além de ser tão gentil! Obrigada <3

    @carlos_pinto Sei bem disso, também fui a Portugal em junho sem esperanças pois eu já havia até mudado o roteiro. A única alegria foi pousar o avião e verificar que o processo tinha sido aprovado enquanto eu estava voando. Isso me encheu de alegria, mas logo depois ao ver o seu caso já perdi as esperanças de novo :(

  • Processo da minha sogra:

    1C

    Enviado DHL: 03/07/2023

    Recebido no ACP: 06/07/2023

    Senha pelo e-mail: 10/07/2023

  • @Leticialele @gandalf @jubsal

    Comecei a pensar que o IRN mudou a orientação sobre a ordem que se faz a criação de assentos de nascimentos.

    Lembra dos processos de nacionalidade que são feitos nos consulados e depois ficam meses esperando "integração no sistema SIRIC"? Será que agora se criou uma "fila única" para essa integração - seja de processos feitos nos consulados, na CRCentrais ou na ACP? É só uma especulação.

    De onde veio esse pensamento? O IRN pode estar querendo diminuir as enormes discrepâncias de tempo para processos similares que vão para o lugar X ou Y.

    Pois, realmente, não é justo que, por sorte ou por "saber mais para onde enviar", uma pessoa tenha que esperar x meses se mandou para o lugar ABC, mas 2x ou 3x mais se mandou para XYZ.

    Lógico que isso vai atrasar os processos que estavam nas "rápidas" (como a ACP e prejudicar quem, como eu, contava com o tempo "antigo" da ACP), mas vai diminuir para quem mandou filho para CRCentrais, por exemplo. Não muda a média geral de tempo (pois isso só muda com mais recursos), mas acaba com as "injustiças".

    Eu lembro que há uns 2 anos, por um breve período, os processos com zero de divergências de filhos eram "aprovados na hora" no consulado do Rio. Se fosse ainda de manhã (para pegar o horário de Lisboa ainda funcionando), eles conseguiam que Lisboa gerasse o assento de nascimento quase na hora, ou no máximo no dia seguinte. Me parecia que o consulado do Rio tinha um "bom contato" com algum oficial em Lisboa que fazia essa criação de assento de nascimento rapidamente. Não durou muito, pois a notícia se espalhou e as pessoas estavam tentando de todo jeito fazer processos de filhos pessoalmente no consulado do Rio.

    Também especulo que esse "arranjo" tenha gerado reclamações internas no IRN, de outros consulados etc - pois ao fazer os vindo do Rio "imediatamente", esse(s) oficial(is) estava(m) passando para a frente da "fila" os do Rio, em detrimento de todos os outros consulados ou outros pontos de origem de processos aprovados.

    Talvez a ACP antes tivesse um "canal similar" que resultasse na criação "mais rápida" pela CRCentrais Lisboa dos assentos aprovados pela ACP - e agora isso deixou de existir. Mas é pura especulação.

  • @CarlosASP , na minha opinião, estão fazendo auditoria nos processos. Isso já aconteceu em 2020! Descobriram uma fraude e todos os processos que entraram a partir do fim de abril de 2020 levaram mais de 1 ano para terem os assentos gerados.

    Pode estar acontecendo novamente. Já ouvi tantos boatos...

  • @gandalf @Leticialele , amigos me tirem uma dúvida solicitei uma certidão Narrativa no Arquivo Distrital , que já chegou, irei fazer a Transcricão de casamento da Dona Emilia, nascida em 1911, e após a Atribuição de (uma amiga) sua filha Adelaide, irei enviar essa certidão original paraTranscrição de Emilia, e envio uma CÓPIA da mesma quando for fazer a Atribuição da Adelaide?, ou vou ter que solicitar outra certidão? Não sei se escrevi no tópico certo, Agradeço desde já.

  • John1John1 Usuário
    editado julho 2023

    @Leticialele Oi Leticia e você lembra qual mês que normalizou nessa época após o ocorrido em Abril?

    Será que quando voltarem a emitir vão emitir varios de uma vez só pra remover esse backlog, ou deve continuar do mesmo jeito que vinha antes deles pararem de emitir assentos?

  • @VANIAVIEIRA , terá que enviar outra certidão do Arquivo Distrital. Não aceitam cópias no processo de atribuição.

  • @John1 , sim, pararam os processos enviados na segunda quinzena de abril de 2020 e só voltaram a emitir os assentos em maio de 2021. Aconteceu com meu irmão.

  • donpepedonpepe Usuário

    Estava falando exatamente sobre isso com minha esposa esse final de semana. É pura especulação, mas se tivesse que apostar, diria que o gatilho foi isso aqui:

    Teve bastante repercussão aqui na Europa. Devem estar conferindo umas 3x cada docto brasileiro que bate lá…

  • @donpepe , com certeza tem relação com o que está acontecendo com os processos!!!!!

    Só por este trecho - "Polícia Federal encontrou diversos documentos incluindo passaportes com Sergey Cherkasov. Alguns deles seriam usados, segundo as investigações, no processo que ele movia para obter a cidadania portuguesa" já podemos ver a exyensão do problema! Os Conservadores portugueses devem estar em pânico!!

  • @Leticialele , muito obrigada pelas orientações,beijinhos

  • Eu consegui ligar para a ACP e a atendente disse que estavam emitindo assentos normalmente mas que estava demorando 2 ou 3 meses para serem emitidos

  • jubsaljubsal Usuário

    @Larissajade Deus te ouça!

    Vamos acompanhar o @carlos_pinto. A minha esperança é ver o assento dele sair!

  • Boa tarde!

    Irei iniciar o processo de cidadania da minha irmã (ela é casada) a partir do meu pai, que é português com o assento já com transcrição do casamento com a minha mãe.

    Mudou algo no processo desde o meio de 2022 para agora? O melhor local para dar entrada continua sendo a ACP?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda76 , nada mudou desde 2022.

    Apesar do atraso na emissão dos assentos, ACP ainda é a melhor Conservatória para enviar os processos e filhos.

  • John1John1 Usuário

    Nossa se em 3 meses ja está sendo frustrante para os que estão esperando e para os que ainda nem tiveram o processo analisado ainda no meu caso, imagina para quem teve que esperar 1 ano pra emitir assento😶

    Esse lance envolvendo fraude faz sentido mesmo, se fosse apenas demora nós iríamos continuar vendo notícias sobre " falta equipamento para ACP, Irn etc..." e iriamos ver algum assento emitido em algum lugar. Estou achando que eles irão aproveitar esse tempo de férias para focar e tentar resolver esse possível problema de fraude sem levantar atenção.

    É so achismo mesmo meu e nosso, é muito ruim não ter uma fonte de transparência do quê está acontecendo...

    @carlos_pinto Espero que em breve você nos traga notícias boas kkkk

  • @John1 , mesmo nas férias há pessoal trabalhando. O ritmo diminui bastante, mas não para.

    O que resta é ter calma, infelizmente.

  • 🎂 Meu processo esta fazendo aniversário !!!!!!!

    Parabéns para minha saúde que esta aguentando esta angustia e expectativa a 365 dias !!!!!

    Nunca em meu pior cenário, meu processo 1C filho maior SEM exigencias levaria esse tempo todo....

    Mas vamos ser otimistas, quem a minha versão do filme " A espera de um milagre" acabe hoje com os 78 dias de espera por um assento !!!

    Força, fé e muita, mais muita calma pra todos nós !!!!

  • Uma pessoa do outro fórum que participo recebeu a certidão esses dias, ela tava aguardando há 8 meses na ACP, recebeu semana passada. Vamos aguardar com esperança, é torturante!

  • André_AlmeidaAndré_Almeida Usuário
    editado julho 2023

    Pessoal, fui ao ACP esses dias e me informaram que passariam a distribuir os processos para conservatórias menores para emissão de assentos, e que por isso desde o início de junho não estavam mais emitindo assentos por lá (pelo que eu entendi, funcionava como extensão da CRC, então os assentos eram emitidos no ACP e integrados na CRC). Ela me avisou que ainda não havia uma portaria regulando essa distribuição e que provavelmente só haveria algum movimento mais concreto depois de setembro (ressaltando que não era possível fazer qualquer tipo de previsão). Tem alguma base? Ou só falaram isso para que eu não voltasse lá perguntar de novo? :/

  • RSenaRSena Usuário
    editado julho 2023

    @gandalf

    Boa tarde.

    Informo que os processos dos meus filhos Scar e Arthur (228XXX) passaram pra fase 2, nesta data.

    Um abraço.

  • Os processos de adulto ma deram uma parada... nosso parou na bola 4 e, nenhum sinal de fumaça 🚬 🚬 🚬 🚬

  • MreisMreis Usuário

    Boa tarde meu caro, acredito que o relato do nosso amigo acima é dos filhos maiores, pelo que vi na planilha. Estão indo pra bolinha 2 processos de dezembro de 2022

  • Enfim, nesta semana o processo de filho do meu irmão foi para o 6 e para o 7 marrom. Deu entrada em 18/10/22. Agora é esperar o acento....

  • carlos_pintocarlos_pinto Usuário
    editado julho 2023

    bom dia

    na falta de assentos, vamos olhar a planilha e extrair informações ....

    Ultimos assentos emitidos seguindo os dados da planilha (sei que e apenas uma amostra)

    ABRIL (21 assentos, 18 maiores e 3 menores)

    MAIO (5 assentos, 4 maiores e 1 menor)

    JUNHO (5 assentos, 1 maior e 4 menores)

    JULHO ate ontem (1 assento menor)

    85 dias esperando e contando ....

  • @carlos_pinto é impressionante, no último mês quase nada se mexeu na planilha... não sei se o pessoal não está enviando os dados, ou se não houve avanço mesmo..... Assento então nem pensar.... que lástima....

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.