Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1505153555697

Comentários

  • Pessoal, toda essa demora tem rolado em toda a parte do processo ou só no final dele? Os meus documentos estão na primeira bolinha (recebido) desde 09/03 e até agora nada. Será que se os documentos passarem dos 12 meses de validade eu teria que reenviá-los?

  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    Estão aprovando os processos que chegaram no ACP em 11/2022.

    Se o seu está previsto a aprovação (6-verde/7-marrom) até 19/11/23. Depois disso fica parado, pois não estão emitindo os assentos.

  • @RodrigoBrazao

    Eles ficam parados no início vários meses mesmo. Mas depois vão da bola 2 verde para a 6 verde rápido. Aí trava tudo de novo; ninguém sabe de verdade quando vão voltar a emitir assentos.

    Por exemplo, 2 processos da família chegaram lá no fim de outubro/2022. Só foram para a 2 verde no fim de junho de 2023 (quase 8 meses depois). Mas em pouco mais de um mês já estavam na 6 verde.

    Infelizmente parece que já se foram os tempos que a ACP terminava por completo um processo 1C de maior de idade em 6 meses.

  • ThaísThaís Usuário

    @Leticialele @gandalf Estou na mesma situação do Rodrigo.. o meu e da minha irmã estão na bolinha 1 verde (recebido) desde 3/03 e até agora nada. :( Agora que li aqui sobre essa questão do atraso. Meu medo é os docs passarem de 12 meses (tem 5 por enquanto) e perderem a validade. Isso pode acontecer?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Thaís

    O prazo é só até a entrega na conservatória. Não pode estar vencido quando chega lá.

    Processos de netos levam 3 anos. Tem documentos ali com validade de 90 dias. Se não fosse na entrega, muitos RG venceriam. Filhos menores poderiam completar maioridade, etc.

    É só até chegar lá. Fique tranquila.

    Mas esse aviso aqui vale para você. https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/4901/#Comment_4901

  • Olá, boa tarde. Acabei de saber que estao conciuindo processos de filho maior em 2 meses com assento sendo emviaem poucos dias... gente que golpe é essa??? (😱😱)

  • Soube que são processos eletrônicos, mas a lei proíbe passar na frente. O que podemos fazer para receber nossos assentos que desde abril estão parados ???? Se eu conseguir o número desses processos que passaram na frente posso pedir análise do meu? Muito obrigado e, bom final de semana!

  • gandalfgandalf Usuário

    @RomuloSCG

    Não acredite em tudo o que lê na internet. :-)

    O conceito de "concluir" é amplo. Será que emitiu mesmo o assento, ou foi aprovado? Pode algum advogado usando fake news para alavancar processos digitalizados, e vender serviços? Advogados também têm seus times de "divulgação" nos fórum.

    Não há uma lei que proíba passar na frente. Há o princípio da cronologia, bem conhecido dos conservadores. E há uma resolução interna da CRCentrais que os processos sejam trabalhados por ordem de chegada.

    Cada conservatória tem seu próprio andamento, para cada modalidade. E claro, depende do que precisa ser analisado. Alguns processos são mais complexos e exigem mais análise que outros.

    Advogados sempre pressionaram o IRN para ter prioridade. A pré-análise usando AI, deve introduzir algum distúrbio na ordem das coisas. Faz a pré-análise rapidamente. Separa os processos e os classifica pela probabilidade de risco de fraude. O que vai para a análise fina, para investigação, e o que passa sem problemas.

    Mas sempre tem uma etapa final de análise e parecer por parte do conservador. E o conservador preserva a cronologia.

  • Só um detalhe: sou Advogado e o caso que estou tratando é o meu caso pessoal de filho maior no Porto. A Advogada que confidenciou o que está acontecendo dos processos na frente e da emissão de assentos regularmente nos processos eletrônicos postou isso no nosso grupo de Advogados... estou pedindo cópia do processo e vou processar a conservadora

  • Se eu detectar que é a mesma conservadora, priorizando alguns casos de alguns advogados não vou perder tempo, vou documentar tudo e ajuizar ação.

  • @RomuloSCG

    Você tem alguma percepção se essa advogada postando isso no grupo é alguém de "histórico", "reputação" e "tradição" nesse tema de nacionalidade ou se é alguma "paraquedista" - ou alguém já, digamos, "meio chegada a rolos"?

    Pois a credibilidade na postagem variaria muito dependendo de quem foi quem postou.

  • John1John1 Usuário
    editado agosto 2023

    Mas rapaz a cada semana aparece um rolo diferente e até agora nada de movimentação,

    acho que fraude sempre vai ter em algum lugar infelizmente e não dúvido sobre esse caso

    mas se de fato houver fraude e for denunciado eles devem travar todos os processos.

    Mas de qualquer maneira procure saber mais sobre isso @RomuloSCG

    Será que quem postou não confundiu processo 1C maior com 1C menor não?

    Acho que se realmente tivesse processos sendo terminados em 2 meses, tenho quase certeza que apareceria alguem dizendo que o processo dele foi finalizado em 2 meses kkk

    A minha expectativa é de que eles agilizem os processos em Setembro.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RomuloSCG

    Bom, assim já é diferente, um caso mais concreto, que pode ser investigado. Você certamente entende o princípio da cronologia, não é lei.

    A história até aqui não parece consistente com as práticas do IRN. Nem mesmo considerando o que sei sobre a automação com IA.

    Me faz crer que algo diferente possa ter ocorrido no caso, em um processo específico, não um fato concreto, abrangendo vários processos.

    Talvez tenha havido um pedido de urgência, documentada nos autos do processo.

    Talvez o processo tenha sido redistribuído, e isso afetou a ordem sequencial.

    Pode ser muita coisa. Advogados sempre pressionaram para ser dado prioridade a seus clientes. Talvez a digitalização possa ter sido o gancho para criar um fato novo e exclusivo.

    Investigue então. Evite jogar um assunto polêmico num fórum público, como se fosse já fato comprovado. Por enquanto é "ouvi dizer".

  • Galera, alguma novidade ?

  • gandalfgandalf Usuário

    @michaelscott

    Não. O processo de sua mãe já finalizou. Seu processo está no ACP?

  • @michaelscott , soube que o ACP só vai voltar a emitir assentos a partir de setembro.

    Eles distribuíram alguns processos para Conservatórias menore, para que os assentos sejam emitidos, também.

  • John1John1 Usuário

    Que bom saber. Será que existe a possibilidade da emissão de assento se tornar um pouco mais rapida ou similar a antes? caso eles de fato tenham distribuído alguns processos para as conservatórias menores?

  • @John1 , há muit especulação. Mas é fato que "endureceram" as análises e a postergaram a conclusão dos processos.

    Uma advogada portuguesa ouviu, na CRCentrais, que Conservadores estavam conferindo os documentos digitalizados com os documentos físicos. Estão procurando pelo em ovo!! Desconfiam da própria sombra. Há muitas fraudes!!

  • @gandalf sim ja finalizou, o meu está de março.

  • gandalfgandalf Usuário

    @michaelscott

    Se quiser acompanhar na planilha, informe os dados pelo form, porque está demorando mais que o usual.

    form: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    filhos p/ ACP: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

  • o meu já esta na planilha.

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado agosto 2023

    Pessoal bom dia, alguém poderia atualizar a planilha Fabio A de Sá processo passou hj para a bolinha 4 processo 2258...,linha 157 muito obrigado

  • RSenaRSena Usuário

    @gandalf

    A fim de contribuir para a atualização da planilha, os processos dos meus filhos (Arthur Sena e Scar Sena) atingiram a bola 4, nesta data de 28/08. Aguarda verificação da documentação.

    Obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 2023

    @VANIAVIEIRA @RSena

    Estão poucas as aprovações de Agosto. Espero que ele seja aprovado em breve.

    Eu esperava uma melhoria no ritmo depois da metade de agosto, com o fim das férias. Quando retomarem as aprovações saberemos qual a nova tendência. Mas será mais alta, bem como a espera pelos assentos.

  • Meu processo passou para a segunda bolinha (Registado) ontem e hoje passou para a 4ª marrom (Verificação Documentos). Vamos torcer pra coisa voltar a andar. 🙏

  • @josiads

    As aprovações estão andando. O que ainda está parado são os assentos (finalização).

    Está seguindo bem, e tem outros de maior, pouco abaixo do seu também com 4-marrom.

    Mas o esperado 6-verde deve demorar ainda. Estão aprovando a primeira semana de Nov/22. Tem uns 2,5 meses com gente esperando a vez. Eu creio que o seu deve ser aprovado na 2ª metade de Outubro, mesmo com a retomada do ritmo de trabalho.

  • Meu processo número 217xxx deu entrada em 22/11/22 mudou de bolinha 03/07/23 para 2 verde pela manhã e bolinha 4 marrom no mesmo dia à tarde, porém está na mesma desde então.... esperando movimentar agora que parece que o pessoal voltou das férias de verão. . Depois só a expectativa de normalizar também a criação dos assentos pra continuar os processos do restante da família..

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @Edrostar

    Preencha o form, para incluir corretamente na planilha os detalhes. aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    Na planilha verá que há vários na mesma situação que o seu, e que a aprovação está atrasada, mas chegando. Era para ter sido aprovado em Agosto, mas não houve nenhuma aprovação em Agosto/23 na planilha. Esperemos que seja antes do final de setembro.

    Os serviços não param nas férias. Reduzem um pouco, mas sempre tem algum saindo. Não ter nenhuma é sinal de algo maior ocorrendo.

  • @gandalf , soube que o ACP mandou os processos aprovados para Conservatórias menores, a fim de que fossem emitidos os assentos. Isso deve arasar um pouco, porque, certamente, vão conferir cada processo!!

  • Boas gandalf!!! Já na planilha .... acompanhando e aguardando a aprovação na expectativa de dar continuidade aos demais processos da família... ainda faltam 4 por aqui ķkk....

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.