Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1535456585997

Comentários

  • carlos_pintocarlos_pinto Usuário
    editado setembro 2023

    sim, agora deve andar

    obrigado a todos pela torcida, acho que o meu era uma especie de "fiel da balança"

    @Leticialele , na sexta não foi me dada essa opção, e apesar de chegar na hora e não ter muita gente, atraso de 1 hora na finalização do atendimento, vamos ver agora, fiz o pedido normal prazo de ate 60 dias.

  • @carlos_pinto , você perguntou se tem que agendar o passaporte?

  • @souzars72

    Seu processo está na planilha de netos, previsto para 28/11/23.

    Em agosto quase não teve aprovações, e a previsão já foi ajustada em 1 + mês em relação à previsão usual. Se voltarem a acelerar as aprovações ela será corrigida novamente.

    Essa data será o momento da decisão de seu processo, se aprova ou tem alguma exigência.

  • @souzars72 Nossa, viajei... Na planilha de filhos do ACP, previsto para 28/11/23

  • sim, a informação que recebi da senhora "muito"simpatica que me atendeu foi que tem que esperar o CC chegar apara agendar o PeP.

  • John1John1 Usuário
    editado setembro 2023

    Me pergunto o por quê disso se antes era permitido fazer os dois juntos pelo o que eu ja li. Acho que é so o consulado do Rio que é assim

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @John1

    O motivo é porque sempre tem que "ativar o CC" antes, para ter acesso ao PEP.

    Na CRC diretamente em PT, são três idas. Uma na CRC, outra no Palácio da Justiça p/ ativar o CC, outra na loja IRN do aeroporto.

    Na maioria dos locais, são duas idas ao consulado ou CRC. Na primeira ida faz biometria e pede o CC. Na segunda ida ativa o CC, retira, e então pede o PEP que eles mandam depois via Correio.

    Eu só sei de 2 locais que fazem com uma ida só: Consulado de São Paulo, e a Embaixada de PT em Washington DC nos EUA.

    Pede os dois junto e faz biometria, o consulado recebe o CC, quando ficar pronto eles mesmos ativam, e só então fazem o PEP, e mandam os dois pelo Correio/Sedex.

    No Rio permitiam uma só, mas mudou faz tempo.

  • @gandalf , @John1 , no Rio, eram duas vezes.

    Você agendava o CC, ia lá, fazia a biometria para o CC e perguntavam se você queria o passaporte. Marcavam uma data para ir buscar o CC.

    Quando voltava na data marcada, ativavam o CC, tiravam a foto do passaporte para o passaporte que chegava, depois, peloa DHL.

  • Olá pessoal, esse forúm me salvou em 2018 quando obtive minha cidadania!

    De lá para cá me mudei para Portugal p/ estudar e já retornei ao Brasil. Enfim rsrs minha irmã agora esta interessada na cidadania, na época Tondela era a conservatória mais rápida. Qual vocês indicam dar entrada atualmente? Tenho visto muitos tópicos do Porto..

  • No Rio tem q ir 2 vezes. E tem q agendar as duas vezes... e tem tb q "optar" por fazer ou não o PEP quando for buscar o CC.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @ADRIANOSOBRAL

    Tondela deixou de ser balcão de nacionalidade em jan/2022. Não será opção.

    O ACP sempre é uma das melhores opções em rapidez e segurança para quem vai enviar pelo correio/DHL.

    Mudou de endereço para remessas desde setembro/2022.

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-270 | Porto | PORTUGAL | +351 22 557 3849 [email protected]

    Você tem a lista de documentos? Quer validá-la? Se sua irmã for casada, ela tem que mandar a certidão de casamento, autenticada.

    Também em 2018 o pagamento era com VP, que os Correios não oferecem mais. Agora se paga com cartão, pela plataforma do IRN.

    Quando seu processo deu entrada, e quanto tempo levou? A data de finalização você tem no assento.

  • John1John1 Usuário

    @gandalf @Leticialele @AnaFontoura Que bom saber desses detalhes pois era algo que eu sempre me perguntava.

    No inicio do ano quando eu fui com a minha mãe fazer o cc dela nós só precisamos ir uma vez no consulado do Rio porquê ela optou por ter so o cc mas não me lembro de ter precisado voltar pra ativar, acho que o dela ja veio ativado e com o NIS e NIF se me recordo bem

  • LuisPauloLuisPaulo Usuário
    editado setembro 2023

    Bom dia a todos!!!

    Já comemorando e dividindo com vocês que parece que a ACP está mesmo retomando os processos - o meu foi hoje para bolinha 7 - Marrom - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português!!!!!!!!!!

    A bolinha 04 - Marrom foi em 27/06, quase três meses, mais precisamente 85 dias!

    Agora vamos ver como fazem com o registo, se vão enviar o processo para Alenquer - estou torcendo para isso, e que seja rápida a criação do assento como foi para o @carlos_pinto !

    @gandalf , você atualiza a planilha ou eu mesmo faço? (não sei se você já considera como aprovado para atualizar as previsões, por isso não lancei nada!)

    Abraços!!!

  • @John1

    Só ela pode retirar o CC. Certamente ela voltou ao consulado para buscá-lo depois. (isso tem nome: "levantar o cartão de cidadão")

    Tem um detalhe que eu omiti na simplificação acima. Mas como você quer entender detalhes, eu explico.

    Em situação normal, depois que pede o CC, a pessoa recebe em casa pelo correio uma Carta-PIN. Quando vai ao consulado a 2ª vez, ela leva a carta-PIN onde está o código de ativação do cartão. O consulado tem o leitor de impressão digital, e com o código da carta, ativa o cartão, e entrega para a pessoa.

    Mas em alguns lugares parece que de alguma maneira eles conseguem ativar, sem necessidade da carta-PIN, não sei exatamente como.

    Na embaixada (EUA), eu até entendo, porque é a embaixada que gera tanto a carta-PIN quando o CC. Logo eles têm tudo que precisa. Mas não sendo na embaixada, devia ir o PIN para a pessoa, e o CC para o consulado.

    No Rio, eles mandavam a carta-PIN para o consulado ao invés de mandar para a pessoa, e o consulado tinha acesso ao código de ativação. Mas me parecia uma falha no protocolo de segurança. Não sei se em São Paulo também fazem assim.

    O normal:

    1. Vai no consulado, faz biometria e pede o CC. (1ª ida)
    2. A carta-PIN vai direto para o endereço da pessoa por correio registrado.
    3. O CC vai direto para o consulado, por malote DHL.
    4. Só quando junta a pessoa, o PIN da carta, e o CC, é que devia ser possível fazer a ativação. (2ª ida)
    5. Após a ativação já pede o PEP, que recebe pelo correio (geralmente em 1 semana)


  • @LuisPaulo

    Parabéns! agora é ficar de olho na linha acima do nome, para ver quando mandarão para alguma CRCivil.

    Provavelmente será uma diferente. Por que você acha que seria a mesma, tendo várias opções? A ideia do IRN é ir distribuindo.

  • Oi @gandalf ,

    Na verdade meu comentário em relação a Alenquer foi mais uma torcida do qualquer outra coisa, pois a referência mais recente foi o processo do @carlos_pinto que foi enviado da ACP para lá em 05/09 e teve o assento emitido em 14/09, bem rápido!

    Olhando todo dia, como sempre (ainda está na ACP, obviamente), e torcendo para que não leve meses até ser distribuído!

    Abraço

  • NivJrNivJr Usuário

    Boa tarde pessoal!

    Enviei ontem um processo de filho (do avô de um amigo) para o ACP!

    O envio foi feito via DHL e foi cobrado R$ 150,48 (quando mandei o processo de neta da minha avó para a CRC paguei R$ 245,00), disseram que é uma promoção para envios até meio quilo válida até 15/10. Só não tenho certeza se é válida para todas as agências DHL ou só na de Ribeirão Preto/SP. Previsão de chegada do processo é 25/09!

    @gandalf, pode compartilhar o link da planilha de filhos, por favor?

    Obrigado!

  • John1John1 Usuário
    editado setembro 2023

    Entendi, obrigado pelos detalhes. É acho que ela não chegou ativar mesmo não, porquê não tinha motivos já que ela não reside em Portugal e não possui bens lá. Ela so foi uma vez no consulado que foi o agendamento tirou a foto para o cc ela me disse que fizeram a biometria digital nela mas não funcionou e falaram que não tinha problema ficar sem a digital. Após isso o cartão cidadão chegou na nossa residência, mas basicamente foi isso.

  • @NivJr

    formhttps://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8 (é o mesmo form para todas as modalidades, vai direcionando as perguntas pelo contexto)

    filhos p/ ACPhttps://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

  • MreisMreis Usuário

    Boa Noite meu caro @gandalf. Tudo bem?

    Eliane é uma prima da minha mãe, que me pediu uma ajuda pra dar andamento no processo dela e como nunca passei por isso, só ouvi boatos. Então vamos lá:

    Minha bisavó (portuguesa), teve 5 filhos. 1 filho dela, pai da Eliane , faleceu recentemente.

    Como é que faz, quando alguém da geração acima ou abaixo, (não sei se é assim que fala) morre?

    Após concluído, os filhos da Eliane podem dar entrada normal com atribuição de filhos?

  • @Mreis , sua prima terá que fazer o pedido pelo art. 1 D, como neta de portuguesa.

    O processo pode ser mandado para a CRCentrais ou para o ACP.

    O prazo para conclusão está em torno de 3 anos.

    Depois que sua prima se tornar portuguesa, seus filhos farão o pedido como filhos de portuguesa, pelo art 1 C.

    Boa sorte!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @Mreis

    Os netos da portuguesa podem pedir nacionalidade pelo artigo 1D (netos), saltando uma geração. É o caso da Eliane?

    Quando há filhos do português ainda vivos, é melhor pedir a nacionalidade pelo artigo 1C (filhos). Se aplica aos tios da Eliane.

    aqui: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-filho-ou-neto-de-um-portugues

    Sim, quando a Eliane for portuguesa, os filhos passam a ter direito a nacionalidade art-1C (filhos). Ela será portuguesa desde o nascimento.

    Mas há alguns detalhes a verificar para confirmar a elegibilidade dos filhos.

    Se a portuguesa era casada com o pai dos filhos, não haverá problemas. A maternidade fica automaticamente estabelecida na constância do casamento. Basta transcrever em PT o casamento realizado no BR para que ela esteja casada também em PT. A transcrição é um processo separado após ter a nacionalidade. Demora 1-2 meses, e custa €120 mais os documentos.

    Mas podem haver outras situações. Ela pode não ser casada com o pai; Os filhos ser adotados; Mesmo nesses casos os filhos provavelmente têm direito, mas precisa a comprovação da maternidade.

    O mesmo ocorre com a portuguesa bisavó da Eliane. O pai falecido, é filho da avó da Eliane com o marido? Eles eram casados em PT ou no BR?

    Veremos esses detalhes à medida que progredirmos na conversa.

    Sugiro dar nomes às pessoas, para facilitar a explicação. Basta o primeiro nome da avó, do avô, do pai, e neto(a). Também se eram casados entre si quando os filhos nasceram, e com que idade foram registrados, e quem foi o declarante.

    E por último, é melhor passar a discutir diretamente no tópico de Netos: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/8/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-nov-2020-processos-e-acompanhamento#latest

  • MreisMreis Usuário

    @Leticialele e @gandalf mto obrigado pela explicação.

    Georgina (portuguesa) veio criança pro Brasil e casou-se com Dealecio (brasileiro).

    Tiveram 5 filhos, Sylvia (minha vó), José (pai da Eliane) etc.. José casou com a mãe da Eliane, que também faleceu, e ele foi o declarante do nascimento.

    Eu enviei a transcrição de casamento da Georgina e Dealecio em 2019, e após isso segui com o processo de atribuição da minha avó, e sugeri que Eliane também fizesse, enquanto os pais eram vivos, mas pelos motivos dela, não pode fazer a tempo. Ano passado os pais faleceram e agora ela quis retomar o processo.

    Eliane é casada com o pai dos filhos dela.

    Então acredito que o caso da Eliane, de acordo com que vocês falaram acima, é entrar com o processo 1D Neto, e após isso, transcrever o casamento e depois entrar com o 1C para os filhos, correto?

    Obrigado e desculpa se ficou confuso ou não muito claro

  • @Mreis

    Então acredito que o caso da Eliane, de acordo com que vocês falaram acima, é entrar com o processo 1D Neto, e após isso, transcrever o casamento e depois entrar com o 1C para os filhos, correto? Correto!!

  • CMACMA Usuário

    Oi pessoal,

    Sou nova por aqui mas as informaçoes me ajudaram muito a montar o processo.

    Os documentos foram enviados para o ACP e chegaram dia 11/09/23. Até agora nada de receber a numeraçao do processo. Qual prazo devo esperar pra entrar em contato?


    Obrigada!

  • @CMA

    O processo é de filho (1C) ou de neto (1D)? O português nasceu em PT, BR, ou foi em outro país?

    Demoram de 20 a 60 dias para enviar a senha por e-mail. Verifique no INBOX e SPAM, que deve chegar a qualquer momento.

  • RomuloSCGRomuloSCG Usuário
    editado setembro 2023

    Boa tarde. Recebi meu assento referência ao Meu processo filho maior finalizado 27 julho. Busquei medidas legais juntamos órgãos de governo e Deus me deu a vitória. Assento emitido e cartão cidadão requerido. Usem o Direito de vocês. Obrigado pela ajuda de todos e que Deus vos abençoe em nome de Jesus. Como diz @Leticialele comemorar muito👍🙏🏼🇵🇹🇵🇹🇵🇹

  • @RomuloSCG , parabéns!!

    Agora, muito vinho e bolinhos de bacalhau!!

  • CMACMA Usuário

    @gandalf o processo é de filho de portugues, pai brasileiro já com cidadania.

    Vou aguardar e ficar sempre olhando o email.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.