Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1697072747597

Comentários

  • RSenaRSena Usuário

    Solicitei pra ACP kkk. Fui afobado.

    Vou encaminhar pro lugar certo.

    Obrigado

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Valeu @Leticialele

  • lmarqueslmarques Usuário

    Só para registrar, o assento informatizado que recebi também possui o mínimo de informações (local e data de nascimento, pais e sexo), porém está divido entre nome e apelido corretamente

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado março 6

    @lmarques , acho que eles ainda estão aperfeiçoando o sistema.

    Creio que, nesta fase inicial, deveriam fazer uma revisão, nem que fosse por amostragem.

  • MreisMreis Usuário

    @Leticialele Bom dia, tudo bem?

    O caso do @RSena, não seria o mesmo do @Gustaf3829 e do @Edrostar?

  • @Mreis , sim, seria.

    Mas depois que li o relato do @CarlosASP , achei mais conveniente que a retificação fosse solicitada.

  • MreisMreis Usuário

    Ah sim, entendi. Eu estou acompanhando e tentando entender o máximo possível, pra já ir direcionando quando o meu assento for emitido. Obrigado =)

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Sim, o cenário é o mesmo. Como estou participando do outro fórum e houve um relato de uma pessoa que pediu retificação, acabei solicitando ontem.


    Hoje pela manhã recebi o e-mail (que foi reencaminhado para [email protected]) solicitando como ficaria correto a separação do nome e apelidos. Informei e em poucos minutos obtive o retorno de que havia sido feito a alteração.


    Algo curioso, uma pessoa que também teve a retificação solicitou o assento no civil online e disse que o mesmo está igual (como se não tivesse a correção), mas havia no fim um averbamento. É normal ficar assim? Não deveria vir separado depois de alterado?

  • @Gustaf3829 , é normal fazerem averbação com qualquer modificação nos assentos.

    Creio que, com o sistema sendo colocado em prática, irão aperfeiçoa-lo, embora eu considere um erro colocar algo em funcionamento sem muitos testes prévios.

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Realmente…

    Achei bem preocupante ele ter ido ao ar logo de cara emitir centenas (pq não tenho confirmação de ser milhares) de assentos com esse pequeno erro sem que tivessem pego antes nos testes.

    Imagino o trabalho de alteração que irão ter agora quando cada uma das pessoas for tirar o CC para ajeitar…

  • Como sempre em Portugal parece que cada funcionário é um órgão. Não existe um padrão.

    Alguns funcionários corrigem e separam o nome no próprio sistema e outros fazem a averbação ao final. Depende do gosto de freguês.

    E francamente, pelos relatos, acho que o menor dos problemas é o nome sair inteiro na linha de nome, deixando o apelido em branco.

    O pior é não colocarem o nome dos avós e nem mais o local de nascimento dos pais. Vem um monte de asteriscos e um assento ridiculamente incompleto que já sabemos está dificultando a confecção de CC tanto em PT como nos consulados.

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Ainda não havia lido relatos de estar dificultando a emissão do CC.


    Consegui agendamento para mês que vem, espero que não dê nenhum problema

  • Caros,

    O assento da minha filha saiu com os mesmos probleminhas de nome e ausência de informações já informado por várias pessoas.

    Já tinha desde dezembro um agendamento de CC para ela no dia 20/03 no Consulado de BH.

    Naquela data, informarei o resultado aqui no fórum. Se passou de boa ou com necessidade de algum ajuste.

  • EdrostarEdrostar Usuário

    @monteiroepm

    Boas! Recebi meu assento assim também, nome completo e asteriscos no lugar do apelido... hoje enviei e-mail solicitando informações se ele seria válido e informando meu nome próprio e meus apelidos... em menos de 2h me responderam dizendo que o nome foi corrigido.. provavelmente foi feito um averbamento no assento. Agora estou tentando agendar uma data no consulado de BH pra transcrição de casamento ou cartão cidadão mas tá dificil... em tempo: enviei e-mail pra [email protected]

  • Opa!

    @Edrostar, com a mudança no sistema de agendamentos, não sei como está sendo isso, mas no passado era preciso fazer esses procedimentos separados. Para CC, sempre tinha data disponível, já a transcrição as vagas são muito disputadas. Tanto que a minha transcrição eu fiz pelo Rio de Janeiro. Dei uma de bobo e mandei pelo Correio sem nem perguntar se eles iriam aceitar. Trasncreveram e me enviaram de volta a documentação original, que reaproveite para o processo da minha esposa.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Pessoal....o q importa é os nomes e datas serem colocados corretamente no cartão cidadão e no passaporte.Depois se faz a correção no registro de nascimento.

  • @monteiroepm , o Consulado do Rio aceita a transcrição pelos Correios, normalmente.

  • @Vlad Pen , o @CarlosASP teve problemas com essa questão quando foi fazer o cartão cidadão. Por isso, sugeri que entrassem em contato com a rcentrais.retificacoes.

  • Sim, porém pedem que o reconhecimento de firma do requerimento seja por autenticidade e em cartório daquela jurisdição. Fica implícito que a pessoa deve ser residente ou pelo menos ter endereço declarado no RJ ou ES e, logico, fazer esse ato presencialmente no cartório. Por esta razão, não é garantido que será aceito fazerem com doc. de outra localidade, principalmente solicitantes de cidades onde exista um Consulado português (meu caso).

  • EdrostarEdrostar Usuário

    @monteiroepm

    E aqui em BH tá dificil agendar no consulado... espero que agora em meados de março abram datas pra abril/maio/junho...... na espera....

  • @monteiroepm , sim, você precisa morar na área de jurisdição deles. Pensei que fosse o seu caso.

  • CarlosASPCarlosASP Usuário

    @Vlad Pen

    Sim, mas só se saberá se o nome próprio e o apelido sairão nos campos corretos no CC e PEP quando alguém for emitir CC e/ou PEP usando um assento "não retificado" desses emitidos automaticamente (com todos os nomes no campo de "Nome Próprio").

    Pode até ser que na hora o funcionário consiga resolver caso haja algum problema (e, como é frequente em PT, cada funcionário toma uma decisão se faz ou não e faz de uma forma diferente; consulados no BR são ainda mais imprevisíveis). Mas, no meu caso, essa solução só "entrou em vigor" um dia útil depois, após o "sistema atualizar os dados".

    Como disse no meu relato sobre emissão de CC, ficou claro que os sistemas de emissão do assento e de emissão do CC são distintos - só que não temos como saber como estão os dados no sistema do CC; só sabemos o que aparece no assento.

  • LuisPauloLuisPaulo Usuário

    Obrigado, @Leticialele !!!

    Exatamente, gelado fica imbatível acompanhando um bacalhau ao forno com bastante alho e muuuuito azeite!

  • LuisPauloLuisPaulo Usuário

    @Mreis Obrigado!!! A Leticia respondeu já sobre como fazer, com certeza com melhor propriedade do que eu!Descobriu se o seu já foi emitido?

    @Gustaf3829 , obrigado!!!

    Agora é a saga do agendamento no consulado de SP para o CC e Passaporte. Estou cogitando fazer no do RJ, como estou em SJCampos não estou tão longe - o único inconveniente é que no RJ é necessário duas idas distintas, uma para o CC apenas e a seguinte para o Passaporte.

    Abraços!

  • @LuisPaulo , mas o Rio vale a pena!!!! (sou suspeita para falar, mas...)

    Aproveite para almoçar/jantar na Mercearia da Praça... Os bolinhos de bacalhai e a rabanada recheada são imbatíveis!!!

  • MreisMreis Usuário

    @LuisPaulo eu imagino que não foi emitido, pois solicitei e não chegou a chave de acesso. Porém o meu está com a bolinha 6 marrom desde 26/01. O da minha irmã, também estava até ontem, e ontem mudou pra 6 verde/7 marrom. Então acho que vai mais um pouco de tempo. Ao menos pelos relatos aqui, está andando.


    Uma pergunta que eu ia fazer após ter acesso ao meu assento, mas vendo que muitos já estão nessa fase, talvez minha dúvida possa servir de algo:

    No ano passado, eu comentei com um amigo sobre os consulados itinerantes (não sei se é assim que fala, me corrijam se não for), e ele com a mãe dele que só estavam com assento na mão, conseguiram o passaporte e o CC. Agendaram com 15 dias de antecedência via e-mail, e foram até a cidade / data mais próxima. É após 2 meses chegou os dois na casa deles.

    Isso ainda tem sido o meio mais acessível atualmente? Ou os consulados "fixos" são melhores? Ou dão na mesma?

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Pelo menos para o vice-consulado de Curitiba vi que essa modalidade de atendimento não ocorre com uma frequência tão grande, recentemente foram para o interior e confirmaram que irão novamente tanto para o interior do Paraná como para Santa Catarina (estado que o vice-consulado de Curitiba também é responsável por) no segundo semestre do ano.

    Acredito ser mais garantido ir no consulado no local fixo mesmo, menos imprevisível e mais provável de ter sucesso com o atendimento. Para essas viagens pode ser que hajam pouquíssimas vagas

  • @Edrostar

    Não há informação ainda no site do consulado, mas estimo a abertura agenda aqui em BH no dia 25/03, para atendimentos entre abril e junho.

    Uma dica preciosa é ficar de olho já no final de semana que antecede à data divulgada pra abertura, que geralmente é uma segunda-feira, pois costuma já estar acessível. Se não divulgarem, fique atento já por volta do dia 19 do mês.

    Faço isso com meus agendamentos desde 2022 e sempre deu certo. Obs: dica válida para atos do tipo CC e PEP. Para transcrição nunca vi data disponível, mesas penso que pode funcionar também.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.