Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1808183858697

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @AnaFontoura

    Se você pagar com cartão de crédito, a devolução (se fosse o caso) é feita no mesmo cartão de crédito. Não precisa preencher.

    Essa outra informação é para quem paga em dinheiro ou em cheque.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @Mreis , relaxe.

    Não é a primeira e nem será a última vez qe trocam meu nome... hahaha

    Parabéns, português!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • MreisMreis Usuário

    Bom dia @gandalf.

    Referente ao meu assento, chegou o código de acesso agora cedo e vi que está separado o nome de apelido, e consta os nomes dos meus pais. E a data da criação do assento é 08/05/24. E no site da consulta, ainda 7 marrom.

    Agora vou começar a etapa dos meus dois filhos menores. Duvidas:

    Vi que mudou o formulário do 1c, certo?

    Assinatura de ambos os responsáveis (eu e esposa) ?

    E não preciso fazer a minha transcrição de casamento antes de pedir a atribuição deles né?

    Copia simples do meu assento português

    Certidão de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada das crianças

    E cópia do RG das crianças apostilada.

    E ainda continua ACP o local mais rápido pra envio?

    Obrigado

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @Mreis , se você foi o declarante do nascimento dos seus filhos, não precisa transcrever o casamento.

    Sim, pai e mãe têm que assinar o formulário e reconhecer a firma por autenticidade.

    Tem que mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte de pai e mãe.

    Se você tiver o CC, pode mandar cópia simples.

    O RG das criançaas só precisa ser mandado se tiverem mais de 14 anos.

    ACP ainda é o meia seguro.

    Boa sorte!!

  • Hoje recebi meu assento de nascimento atravez do civil online, meu processo foi recebido no ACP em 23/03/2023 bolinha 7 marrom em 04/03/2024 e o assento esta com data de 08/05/2024.

    Obs. Ainda continua bolinha 7 marrom.

    Gostaria muito de agradecer a todos do forum e em especial ao @gandalf e a @Leticialele por informações tão valiosas.

    Meu muito obrigado a todos.

  • Bom dia a todos, acbou de receber por e-mail a resposta do ACP e me enviando o o número do assento !!!

    Agradeço a todos pela prontidão em querer tirar dúvidas.

    @Leticialele

    @gandalf .

    Agora irei pedir no civil online para ver se não consta nenhum erro.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EdilsonRuggeri , @michaelscott , parabéns, portugueses!!!

    Agora, comemorar com muito vinho e bacalhau!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    Parabéns aos novos Tugas.

    Imagino que a data do assento em todos vocês seja 08/05/24, porque é quando liberaram o grande lote.

  • ChiapaChiapa Usuário

    O meu tbm foi aprovado semana passada e a bolinha 7 j'a est'a verde 😁

    Eu lembro que quando eu fiz a da minha mae, eles enviaram a certidao via email, sem eu precisar ter q pagar. Eles ainda fazem isso?


    Mto obrigado pela ajuda, mais uma vez!

    Agora vou come'car a fazer a da minha esposa.

  • gandalfgandalf Usuário

    A todos que estavam com bolinha 7-marrom até 05/05/24, verifiquem se seus assentos foram emitidos.

    É quase certo que também saíram de forma automática em 08/05/24.

    Pode (de preferência) ligar na LR, ou enviar um e-mail para a conservatória perguntando sobre o estado do processo (podem não responder).

  • ThaísThaís Usuário
    editado maio 13

    Boa tarde, @gandalf @Leticialele

    Com toda essa demora para enviarem os assentos, resolvi tentar a sorte e pedir pelo Civil Online para ver se conseguia. O assento foi emitido pelo Civil online mas veio cheio de erros. Por exemplo, meu nome completo saiu em “Nome Proprio” e “Apelido” veio em branco. Na parte do sexo, veio escrito “ignorado”. Quanto as informações dos meus pais, só apareceu o nome todo, nao apareceu nem naturalidade, nem cidade, estado, idade. E o nome da minha mae “Monica” sem acento, saiu com acento. Tambem nao saiu os nomes dos meus avós, nem Rio de Janeiro na minha naturalidade. Comparei com a certidao da minha mae e veio com muita coisa faltando. Gostaria de saber o que fazer. Se aguardo eles enviarem por email (vão enviar ja retificada)? Ou se tem outro caminho.

    @gandalf te enviei a certidão no privado para você visualizar melhor

    obs: consultei o processo e a bolinha 7 ainda não esta verde

    obrigada!

  • donpepedonpepe Usuário
    editado maio 13

    Peço desculpas pelo “ranting” e por desviar do foco, mas como profissional de tecnologia não consigo conceber como pode o IRN colocar no ar um sistema com tantos erros básicos para emitir um documento tão sério como o assento de nascimento.

    Fico na dúvida de quanto disso é pura incompetência e o quanto é só irresponsabilidade mesmo.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @donpepe , concordo inteiramente com você!!!

  • @Leticialele Em média de quanto tempo eles tem enviado o assento pelo e-mail ? apos essa aprovação automática.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @michaelscott , difícil dizer!!!

    Antes, conseguíamos fazer algumas previsões, mas, agora, com todas essas mudanças, eu não me atrevo a arriscar um paçpite!

    Como sou ansiosa, se fosse eu, pagaria 10 euros e pediria logo o assento pelo civil online!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @michaelscott

    Não tem prazo. Se não chegar em 24h não chegará.

    A maioria eles só mandam se a pessoa perguntar por e-mail. Mas nem toda resposta vem com o assento junto.

    Peça já pelo CivilOnline e siga com a vida. Custa €10, mas chega por e-mail em no max 24h úteis.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 14

    @Thaís

    Realmente você terá que requerer a retificação. Aconselho que peça todas as retificações que deseja de uma só vez, numa única anotação.

    O seu foi emitido em 08 de maio de 2024, portanto já com o software novo. Deveria ter vindo já corrigido.

  • @gandalf Bom dia @gandalf . Segui as suas recomendações sobre meu processo e tentei ligar as 5h da manhã pra ACP para saber sobre meu processo que está congelado na bolinha 7 marrom há alguns meses, mas eu não sou encaminhado nem pra fila de espera, a mensagem automatica depois de apertar "1" uma vez é de que devido ao grande numero de ligações o telefone está lotado, logo após isso eles cancelam a ligação. Não está tendo como falar com eles também?

  • JMesquitaJMesquita Usuário

    Olá, boa dia a todos.

    Processo da minha filha, Flávia, na bolinha 7/Marrom em 25/04/24, teve o assento emitido em 09/05/24. Retirei no civil online, ainda que esteja aparecendo com a bolinha marrom. Planilha atualizada. Estou no Porto e amanhã vou a Póvoa de Varzim transcrever o casamento dela.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    Sinto saber disso. Pode tentar por e-mail para [email protected] mas provavelmente receberá uma resposta automática.

    Eu iria continuar tentando pelo telefone. Uma hora consegue. É interativo, diferente do e-mail, tem a garantia de receber uma resposta.

  • gandalfgandalf Usuário

    @JMesquita

    Parabéns à nova Tuga.

    Eu corrigi na planilha para a data de registo, 09/05/24, e não a data que foi informado. Esta pode ir no campo Observações. No caso dela foi uma diferença pequena, mas as pessoas que o assento saiu em 20/fev só ficaram sabendo disso no final de abril, pq a cor não está mudando depois da 7-marrom.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @JMesquita , parabéns!!!!

  • @gandalf Eu enviei alguns emails pra ACP já e só me responderam de fato com uma mensagem automatica que não dizia nada, infelizmente. O problema de ligar e ficar dando que está lotado é que vai estar gastando os créditos no skype tbm. Será que compensa eu tentar emitir pelo civil online pra ver se já está pronta? Vi algumas pessoas aqui no post falando que os assentos delas foram criados e os meus docs chegaram na ACD dia 09/03/2023

  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    Os créditos do Skype é muito barato. Com R$15 você consegue fazer 3-4 ligações de 2h.

    Já se pedir pelo CivilOnline custa €10, e se não estiver pronto, pode não conseguir recuperar. Alguns recebem de volta, alguns usam em um pedido futuro, e alguns nunca recebem de volta.

    Você decide. Quer gastar alguns centavos no Skype, ou vai direto e arrisca R$50 no CivilOnline?

    Qual o status de seu processo na consulta online? Na planilha seu Status está como Numerado (1-verde).

    Vi alguns casos em que estava finalizado, com 2-verde. Alguns com 4-marrom. A maioria estava 7-marrom. Com 1-verde não vi ainda.

    Eu sempre conseguia falar por telefone na LR sem problemas. Imagino que com milhares de processos recebendo o assento recentemente, sem notificação, muita gente está tentando ligar, como você.

    Como diz o ditado: Quem não arrisca, não petisca!

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf @Leticialele Caros, bom dia! Por favor, vocês teriam algum modelo de justificativa de registro tardio?

    Processo de neto: A avó da minha amiga foi registrada apenas aos 5 anos de idade.

    Muito obrigada!

  • O meu tá 7 marrom também! Acabei não atualizando a planilha, desculpe, e não tenho as datas das mudanças, mas já ta pelo menos há uns 2 meses no 7 marrom, por isso que penso em testar pelo civil online.

    Pois é, eu já liguei na LR no processo da minha mãe, não sei porque agora no meu tá dando isso. Confesso que estou inclinado a testar pelo civil mesmo por conta dos depoimentos daqui

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @RodrigoBrazao @gandalf

    O do meu irmão está no 7 marrom desde meados de 2023... dei entrada no processo dele em outubro de 2022... como vi q muita gente conseguiu o assento, tentei no civionline.... mais eles responderam RECUSANDO o pedido... respondi solicitando explicações, e disseram que era assunto do REGISTRO CENTRAL... 2 dias depois entraram em contato solicitando dados bancários para restituir o valor ( só conta de Portugal), mas nada de explicações.

    @gandalf

    Estou pensando em mandar um e-mail para o ACP... Você sabe me informar se alguém for lá pessoalmente consegue informações?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.