Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1838486888997

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 18

    @AnaFontoura

    Sim, relativos diretos têm o direito de pedir a certidão de inteiro teor.

    Mas se for a de nascimento, para efeito de Nacionalidade, não basta ser de inteiro teor. Precisa ser por cópia reprográfica, e apostilada. Não se descuide deste detalhe.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @AnaFontoura , pode, sim!

    Se a certidão for para processo de nacionalidade, tem que ser por cópia reprográfica do livro.

  • MreisMreis Usuário
    editado maio 19

    Boa noite @Leticialele, muito obrigado.

    Eu queria entender esse "medo" de errar, quando chega a hora de preencher, enviar, juntar docs... E meio que some tudo da cabeça, dá um branco danado.

    Me desculpem pela excesso de cuidado, mas gostaria de tirar mais algumas dúvidas.

    -No Form 1c menor, posso preencher digitalmente e depois imprimir?

    - no campo 1, primeiro preencher os dados do filho e abaixo (dados do declarante preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado) preencher meus dados?

    - e na parte da impressão, (o presente modelo é constituído por 2 páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso).... Nesse caso, não imprime a terceira folha que faz parte das instruções?

    Acredito que por hora, seja só.

    Muito obrigado

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @Mreis , normal ficar cauteloso!!

    -No Form 1c menor, posso preencher digitalmente e depois imprimir? Sim

    - no campo 1, primeiro preencher os dados do filho e abaixo (dados do declarante preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado) preencher meus dados? Sim, depois de colocar os dados do filho, coloque os dados do pai E os da mãe. Serão dois os declarantes, e ambos vão assinar o Formulário.

    - e na parte da impressão, (o presente modelo é constituído por 2 páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso).... Nesse caso, não imprime a terceira folha que faz parte das instruções? Imprime só as duas páginas, frente e verso. Não precisa imprimir as instruções.

    Se precisar de algo mais, basta perguntar!!

  • MreisMreis Usuário

    @Leticialele muito obrigado,

    Vou solicitar as certidões de nascimento de inteiro teor deles, com cópia reprográfica. Enquanto minha esposa vai renovar o RG dela emitido 2016, achamos prudente pois a intenção é sair do Brasil nos próximos meses.

    Enquanto isso, já vamos preenchendo os dois formulários, e revendo tudo o que precisa.

    Quarta feira irei pro consulado de Santos, fazer o PP e o CC.

    Tudo caminhando, ao mesmo tempo a cabeça fica a mil.

    Obrigado =D

  • @gandalf ,

    Acho que eu não soube explicar corretamente:

    Tenho processos de 3 filhos maiores.

    Os que dei entrada em 02/05/23 , a filha e um dos filhos, sendo que foram lavrados os assentos e já recebi o do filho do Civilonline, o da filha foi solicitado em 15/05/2/4 e ainda não atendido.

    Cobrei por e-mail e responderam dizendo que ainda estava pendente na Conservatória, não explicaram qual pendência.

    Quanto ao processo do outro filho, especial, estou aguardando a carta de exigência. Estava na bolinha 4 marrom e passou para 4 laranja, conforme já explicado na planilha.

  • MreisMreis Usuário
    editado maio 20

    @Leticialele

    Tava demorando pra aparecer mais uma rsrs..

    Agora preenchendo, o número do RG da minha filha, termina em - X. Coloco o X mesmo ou troca por 0?

    E no preenchimento digital, no campo CEP, posso fazer como abaixo e após impresso, escrever (1) a caneta antes do 3500 ?

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @Mreis , sim, escreva com caneta preta, antes do primeiro quadradunho

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 20

    @Mreis

    O "X" é o dígito verificador. Alguns estados usam dígito verificador, outros não. Se o RG dela tem o "-X", mantenha como está na carteira.

    Quanto a sua pergunta sobre imprimir todas as páginas, ocorre o seguinte:

    No form antigo, eram duas páginas com numeração sequencial, e as instruções vinham em uma página separada. Bastava imprimir as páginas com os dados, e estava tudo certo.

    No form novo, podem ser 3 ou 4 páginas, e a numeração no canto direito de cada página indica o nº total. "pág 1 de X", "pág 2 de X", etc

    No form novo também tem um erro. Mesmo tendo 4 páginas, uma linha na pag-3 diz: O presente modelo é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura.

    Veio do form antigo. Se esqueceram de corrigir essa linha.

    Há uma instrução do IRN, mandando explicitamente que imprima todas as páginas do formulário, mesmo as que não têm informação escrita. (procurei mas não encontrei)

    Na minha opinião, deve-se imprimir todas as páginas, a cores frente-e-verso, inclusive as que têm somente instrução. Sem isso, o documento estará incompleto no tocante ao número total de páginas.

    Duvido que seu form tenha exigência por causa disso, mas eu seguiria as regras. Creio que a forma que a Leticialele propôs pode funcionar, se quiser se arriscar.

    O CC atual está sendo descontinuado. Se puder esperar, remarque para depois de 10/junho. Seria recomendável. Embora o modelo antigo continue valendo por 7 anos (03/ago/2031), o modelo novo voltará a valer por 10 anos. Além disso, o modelo antigo pode deixar de ser aceito como documento de viagem, sem ter outro documento válido (como o passaporte) apresentado junto. Pode não conseguir embarcar em um avião só com o CC, nem para vôo doméstico. https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/6922/#Comment_6922

    Sem dizer da amolação de que o PEP vale 5 anos, e renova 2X a cada renovação do CC. Com a validade de 7 anos no CC, as datas desalinham, e terá mais dificuldade para renovar o CC depois, 1) porque todos os antigos estarão expirando na mesma data, e 2) não poderá fazer online.

  • Bom dia, minha certidão pedida pelo civil online acabou de sair hoje os nomes tanto dos meus pais quanto o meu sairam corretos, porém se o nome dos avós e naturalidade apenas como o nome do BR, e vendo essa nossa discussão toda no forum, oq acham, retificar ou não ?

  • DIgo, via me atrapalhar a fazer o CC e a minha transcrição de casamento ?

  • outra pergunta @gandalf @Leticialele, devo fazer a trancrição de casamento antes de pedir o CC ou tanto faz ?

  • MreisMreis Usuário
  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    @Edrostar

    Bom dia Edro.

    Pode confirmar para qual email enviou a solicitação de correção do nome no seu assento de nascimento?

    Vi que soube da efetivação da correção quando foi no consulado BH. Tem ideia de quanto tempo levou entre o pedido e atenderem?

    Obrigado.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @michaelscott , o ideal é pedir o CC após a transcrição.

    Mas não atrapalha nada se conseguir agendar antes da transcrição ficar pronta

    Vai fazer no Consulado do Rio?

  • EdsonCostaEdsonCosta Usuário

    Boa tarde, prezados membros do grupo;

    @gandalf e @Leticialele, ou alguém do grupo que me pode informar, quanto tempo está a demorar a emissão e o envio do Assento de Nascimento pelo Civil online?

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EdsonCosta , em épocas normais, eu diria até 24h após a confirmação do pagamento.

    Mas estão levando uns 3 dias, atualmente.

  • @Leticialele Farei no Rio mesmo, poderia me informar como faço a transcrição (se no caso no melhor caso for no consulado) e o pedido do CC ?

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @michaelscott a transcrição no Consulado do RJ é bem rápido. Fiz ano passado pra minha sobrinha. Tem que juntar os documentos e enviar por e-mail.

    Documentação e orientações estão disponíveis no site do consulado Geral de Portugal RJ.

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @michaelscott

    Quanto ao CC, tem q entrar nesse mesmo site e agendar o serviço de emissão do CC.

  • Ok, Obg @AnaFontoura vou disponibilizar os docs e mandar por e-mail, mandando ja tento marcar no consulado o CC.

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @michaelscott

    Desculpe, me equivoquei!!! Não é por e-mail!!

    Os documentos tem q ser enviados por correio!!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 20

    @michaelscott

    Só pra reforçar o que foi dito:

    • O CC e PEP se faz pessoalmente, depois de agendar online
    • A retificação do assento pode fazer por e-mail (se for o caso), com um requerimento diretamente p/ a Conservatória onde foi aprovado
    • A transcrição do casamento (no RJ) se faz mandando os documentos pelo correio (Sedex), e seguindo as instruções no site do consulado do Rio
    • A transcrição pode ser feita na CRCivil do Porto mandando os documentos via DHL ou EMS. O pagamento no Rio e na CRCivil se faz depois da análise; eles mandam um boleto por e-mail.
    • A transcrição no consulado de Santos, o pagamento se faz antes (Pix ou Depósito no Itaú), e manda o recibo com os documentos, seguindo as instruções do consulado de Santos (o mesmo de São Paulo)


  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado maio 20

    @michaelscott , para transcrição do casamento no Consulado do Rio:

    Mande os documentos por SEDEX.

    Eles analisam e, estando tudo correto, enviam as instruções de pagamento.

    Boa sorte!

  • Perfeito, saberiam me dizer benefícios sobre fazer no consulado ou diretamente em PT ?

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @michaelscott no caso do consulado do RJ, eles fazem muito rápido. Não sei como está o tempo em PT.

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    @gandalf e @Leticialele


    por favor, podem confirmar o e-mail que deve ser utilizado para solicitar a correção do nome no assento de nascimento?


    Tem ideia de quanto tempo leva essa correção?


    Obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @EduardoEEA

    Só digo se você contar qual é a data do registo que consta no assento, ou preencher na planilha... :-)

    No seu caso, como é o ACP, [email protected]

  • EdrostarEdrostar Usuário

    @EduardoEEA

    Boas! Mandei primeiro e-mail pra ACP inicialmente para [email protected] e depois outro pra [email protected] que me informou ter sido retificado o problema de nome próprio e apelidos. A Carla Ribeiro posteriormente me informou por e-mail que estava tudo retificado inclusive que eu já poderia fazer o cartão cidadão e o passaporte. Mas nunca me enviaram o assento retificado... só soube que estava tudo ok quando fiz a transcrição de casamento no consulado em BH. Em tempo: o assento retificado não muda, apenas fazem a retificação através de averbamento número 2 no assento inicial. Mas não tive problema na transcrição em BH inclusive fui informado pelo atendente de que realmente poderia fazer o o cartão cidadão e o passaporte com o assento. E quem é de MG a transcrição do casamento é feita na hora, em média 30 min.. já saí com ela em mãos...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.