Gostaria muito de agradecer ao @gandalf e a @Leticialele por toda ajuda e orientação desde o fórum antigo, pois na sexta-feira recebi me assento de nascimento.
Essa questão da averbação tem alguma implantação negativa? E por curiosidade porque aparece assim sendo que foi um erro deles ao fazer o procedimento, pois nos documentos do processo estava tudo certo.
@Erlo , depois que a certidão entra no sistema, não pode ser modificada, seria ilegal. Assim, qualquer erro constatado, ainda que tenha sido causado por eles, tem que ser feito através de averbação.
Não tem nada negativo nisso!!
A própria concessão da nacionalidade sai como averbação!
Olá, boa tarde a todos. O processo da minha esposa foi entregue dia 20 de Fevereiro na CRC Lisboa e até o momento não recebi por email a senha de acompanhamento. Alguém sabe qual o prazo atual esperado para receber a senha? Obrigado.
@Leticialele@gandalf , boa tarde amigos, me orientem pfv, o sogro Português de um amigo ,deu entrada em 2020 para tirar para a esposa , e do genro em 2023, que sua filha é portuguesa ,com uma filha de 4 anos já atribuida ,e os advogados falam que está tudo parado , estão perguntando se tem algum meio, de verificar se estes processos foram realmente entregues? Pois a resposta sempre é a mesma dos advogados, tudo parado, eles pedem número do processo ,enrolam e não dão . Será que caíram no conto do vigário? Podem orientar o que fazer? Agradeço desde já
@VANIAVIEIRA , devem mandar um email para [email protected] (cada um manda seu email) explicando o ocorrido e pedindo para verificar, pelo nome completo, e o art da Lei da Nacionalidade, se há um processo em andamento. E, caso positivo, têm que pedir para mandarem o número e a chave de acesso para consulta do andamento.
Onde pego uma nova certidão de nascimento averbada o casamento? Pq não tenho, só a antiga. :(
RG de ambos ou só do marido?
Outra dúvida, faço 10 anos em abril no registro de casamento, porém, tenho mais uns 10 de união estável, anteriormente, envio junto, para ajudar com o tempo ou deixo só o casamento, de quase 10 anos, para não complicar?
Após a confirmação do pagamento, receberá, no email cadastrado, o Formulário 3. Imprima frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a assinatura por autenticidade.
Não precisa da certidão de casamento brasileira.
Depois que você transcreveu o casamento não recebeu uma certidão de casamento portuguesa? Caso negativo, peça uma certidão nova pelo civil online (custa 10 euros) e nela já constará a averbação do seu casamento.
O RG é apenas do marido. Seu, apenas o registo de nascimento português com o casamento averbado.
Não seria possível juntar tempo de união estável com casamento.
De qualquer forma, o prazo legal é de 6 anos de casamento e isso você já tem de sobra!!
Sim, recebi o casamento transcrito em PT em 2018, tenho ele, mas na certidão de nascimento portuguesa que tenho, ele não está averbado. Posso enviar uma cópia do casamento transcrito e minha certidão de nascimento sem ele averbado nela ou seria melhor pedir uma certidão de nascimento nova com o casamento averbado? (Essa dúvida é para o meu caso)
Porém, tem um amigo que estou ajudando a tirar a da esposa dele, ao mesmo tempo que estou fazendo a do meu marido e ele tem a certidão de nascimento averbada o casamento, mas não recebeu a da transcrição do casamento, tirou a do nascimento pelo consulado do RJ. Ele precisa tb enviar a do casamento transcrito em PT ou só. a certidão de nascimento averbada o casamento serve?
São dois casos diferentes, porém uma dúvida que se torna comum: Se tiver a certidão de nascimento averbada o casamento precisa enviar a certidão de nascimento e o casamento transcrito, ambos em cópia comum, ou só o nascimento averbado?
Desculpe perguntas tão minuciosas e até repetitivas, mas não quero errar...
Se você recebeu, após a transcrição, uma certidão de casamento portuguesa, basta mandar cópia simples de seu assento português e cópia simples da certidão de casamento portuguesa.
Seu amigo pode apenas mandar cópia simples da certidão portuguesa com o casamento averbado.
Todas as certidões portuguesas estão informatizadas. Assim, os Conservadores verificam sua autenticidade no próprio sistema.
Não há pergunta tola. Tolo é não perguntar e deixar o processo cair em exigência!
Comentários
Obrigado amigos, sempre perfeitos , em ensinamentos, parabéns
Olá pessoal.
Gostaria muito de agradecer ao @gandalf e a @Leticialele por toda ajuda e orientação desde o fórum antigo, pois na sexta-feira recebi me assento de nascimento.
A planilha está atualizada com as minhas datas.
Boa a sorte a todos em seus processos.
@Erlo
Parabéns ao novo Tuga. Agora é só comemorar. Foram 3 anos e 9 meses de espera, precisa festejar muito!
@Erlo , parabéns!!!
Comemore com muito vinho e bolinhos de bacalhau!!
Pessoal, tudo bem?
Preciso de mais uma ajuda.
Meu assento veio com o nome do meu pai errado. Já solicitei a correção pelo e-mail [email protected] , conforme foi me orientado por telefone.
Por acaso vocês tem ideia de quanto tempo demora?
Desde muito obrigado.
@Erlo , uns 10 dias, no máximo.
Peça à Conservatória outra via da certidão já corrigida ou peça ao civil onlne, ao custo de 10 euros.
Lembrando que qualquer correção aparecerá como AVERBAÇÃO na certidão.
Essa questão da averbação tem alguma implantação negativa? E por curiosidade porque aparece assim sendo que foi um erro deles ao fazer o procedimento, pois nos documentos do processo estava tudo certo.
@Erlo , depois que a certidão entra no sistema, não pode ser modificada, seria ilegal. Assim, qualquer erro constatado, ainda que tenha sido causado por eles, tem que ser feito através de averbação.
Não tem nada negativo nisso!!
A própria concessão da nacionalidade sai como averbação!
Entendi. Mais uma vez muito obrigado.
Vou aguardar a resposta e ver se eles irão enviar em anexo o novo assento, senão enviarem vou pedir via civil online.
Olá, boa tarde a todos. O processo da minha esposa foi entregue dia 20 de Fevereiro na CRC Lisboa e até o momento não recebi por email a senha de acompanhamento. Alguém sabe qual o prazo atual esperado para receber a senha? Obrigado.
@raphafcruz , Lisboa demora bastante para mandar a senha. Têm mandado em até 90 dias
Tá certo @Leticialele. Obrigado pela informação. Vou monitorar meus emails nos proximos 70 dias.
@Leticialele @gandalf , boa tarde amigos, me orientem pfv, o sogro Português de um amigo ,deu entrada em 2020 para tirar para a esposa , e do genro em 2023, que sua filha é portuguesa ,com uma filha de 4 anos já atribuida ,e os advogados falam que está tudo parado , estão perguntando se tem algum meio, de verificar se estes processos foram realmente entregues? Pois a resposta sempre é a mesma dos advogados, tudo parado, eles pedem número do processo ,enrolam e não dão . Será que caíram no conto do vigário? Podem orientar o que fazer? Agradeço desde já
@VANIAVIEIRA , devem mandar um email para [email protected] (cada um manda seu email) explicando o ocorrido e pedindo para verificar, pelo nome completo, e o art da Lei da Nacionalidade, se há um processo em andamento. E, caso positivo, têm que pedir para mandarem o número e a chave de acesso para consulta do andamento.
@Leticialele , obrigado Lelê ,beijinhos
Boa tarde, pessoal!
No meio de tantas mensagens e depois de tanto tempo que tirei certidões, estou um pouco perdida!
Podem me ajudar com as seguintes dúvidas:
_ Quais documentos preciso para tirar a nacionalidade do meu marido, por mim?
_ Todos são por cópia reprográfica? Ou algum é apenas de inteiro teor?
_ Mando para Lisboa? Qual endereço?
_ Onde pago, qual valor?
_ Onde pego o formulário para preencher e enviar junto com os documentos?
@LolaRJ , se é a nacionalidade por casamento (art 3), precisa
Formulário art 3 com a assinatura reconhecida por autenticidade;
Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte emitidos há menos de 10 anos
Certidão de antecedentes de todos os países em que residiu após os 16 anos
Cópia simples do seu registo português, com o casamento averbado.
Manda para a CRCentrais, Lisboa
@Leticialele , Obrigada pela ajuda, mais uma vez!
Onde pego esse formulário?
A certidão de casamento brasileira não precisa?
Onde pego uma nova certidão de nascimento averbada o casamento? Pq não tenho, só a antiga. :(
RG de ambos ou só do marido?
Outra dúvida, faço 10 anos em abril no registro de casamento, porém, tenho mais uns 10 de união estável, anteriormente, envio junto, para ajudar com o tempo ou deixo só o casamento, de quase 10 anos, para não complicar?
@LolaRJ
O Formulário você obtém após o pagamento - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
Após a confirmação do pagamento, receberá, no email cadastrado, o Formulário 3. Imprima frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a assinatura por autenticidade.
Não precisa da certidão de casamento brasileira.
Depois que você transcreveu o casamento não recebeu uma certidão de casamento portuguesa? Caso negativo, peça uma certidão nova pelo civil online (custa 10 euros) e nela já constará a averbação do seu casamento.
O RG é apenas do marido. Seu, apenas o registo de nascimento português com o casamento averbado.
Não seria possível juntar tempo de união estável com casamento.
De qualquer forma, o prazo legal é de 6 anos de casamento e isso você já tem de sobra!!
Boa sorte!!
Obrigada, Letícialele!
Sim, recebi o casamento transcrito em PT em 2018, tenho ele, mas na certidão de nascimento portuguesa que tenho, ele não está averbado. Posso enviar uma cópia do casamento transcrito e minha certidão de nascimento sem ele averbado nela ou seria melhor pedir uma certidão de nascimento nova com o casamento averbado? (Essa dúvida é para o meu caso)
Porém, tem um amigo que estou ajudando a tirar a da esposa dele, ao mesmo tempo que estou fazendo a do meu marido e ele tem a certidão de nascimento averbada o casamento, mas não recebeu a da transcrição do casamento, tirou a do nascimento pelo consulado do RJ. Ele precisa tb enviar a do casamento transcrito em PT ou só. a certidão de nascimento averbada o casamento serve?
São dois casos diferentes, porém uma dúvida que se torna comum: Se tiver a certidão de nascimento averbada o casamento precisa enviar a certidão de nascimento e o casamento transcrito, ambos em cópia comum, ou só o nascimento averbado?
Desculpe perguntas tão minuciosas e até repetitivas, mas não quero errar...
@LolaRJ
Se você recebeu, após a transcrição, uma certidão de casamento portuguesa, basta mandar cópia simples de seu assento português e cópia simples da certidão de casamento portuguesa.
Seu amigo pode apenas mandar cópia simples da certidão portuguesa com o casamento averbado.
Todas as certidões portuguesas estão informatizadas. Assim, os Conservadores verificam sua autenticidade no próprio sistema.
Não há pergunta tola. Tolo é não perguntar e deixar o processo cair em exigência!
Boa sorte!
Muito obrigada, @Leticialele !