Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento

1161718192022»

Comentários

• Gandalf

Top demais. Vou proceder desta forma então, pois sei que vocês são feras nas recomendações e dicas.

Tem pouca referência sobre, na web, e também no site do IRN só menciona a submissão online (via advogado - R$$, imagino).

Penso que seja gerado número de acompanhamento e senha normalmente para esse processo, certo?

Mais uma vez, agradeço o suporte, com informações sempre preciosíssimas!!

• gandalfgandalf Usuário

@monteiroepm

Sim, gera um número de processo, com acompanhamento online.

Só pode mandar para a CRCentrais em Lisboa.

Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa | (+351) 213-817600 [email protected]

• monteiroepmmonteiroepm Usuário

Apenas para fechar o assunto...saberia se há algum ganho ou prejuíxo em fazer pelo Consulado? Vi que aqui em BH, eles não cobram emolumentos nesse tipo de ato. A questão é, se valeria a pena fazer por lá ao invés do envio direto à CRC.

• CarlosASPCarlosASP Usuário
    editado 1:04

@monteiroepm

CRCentrais também não cobra taxa para Base X.

Não confunda com casamento usando o Modelo 3 - esse sim que tem a taxa de 250 euros.

Não há diferença de "taxas de nacionalidade" entre conservatórias e consulados. Se houver alguma, são alguns consulados que podem cobrar uma pequena taxa de serviço adicional "local" em cima da "taxa de nacionalidade" ditada pelo IRN (que é a única que as conservatórias em PT cobram).

Os consulados não fazem o processo de nacionalidade até o fim. Por exemplo, para filhos e netos, eles fazem uma parte inicial e depois mandam para CRCentrais Lisboa para "integração do assento". Só essa fase de integração leva um ano (que, no caso de filhos maiores, é o tempo total que a ACP leva para fazer um processo do início ao fim). Não sei se o fluxo na Base X é exatamente o mesmo, mas o consulado em Sao Paulo já avisa isso:

Atenção: pelo fato deste processo ser executado pela Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, não há como definir um prazo para a conclusão do mesmo.

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento-base-x

O de BH tem um aviso semelhante:

Pelo fato deste processo ser executado pela Conservatória dos Registos Centrais, não nos é possível determinar o prazo para a finalização do mesmo. Dentro dessa mesma lógica, para saber qualquer informação sobre os procedimentos ou para se informar sobre o andamento do processo, deve contactar diretamente a referida Conservatória pelo email [email protected].

Ou seja, para que colocar mais um intermediário em um processo ao invés de mandar direto para quem vai realmente decidir (que é Lisboa)?

Além disso, BH exige que se dê entrada presencialmente, o que vai te fazer esperar até conseguir agendar uma vaga. Compare isso com enviar direto para Lisboa assim que tiver a documentação pronta.

• gandalfgandalf Usuário
    editado 2:43

@CarlosASP

Você disse: Os consulados não fazem o processo de nacionalidade até o fim. Por exemplo, para filhos e netos, eles fazem uma parte inicial e depois mandam para CRCentrais Lisboa para "integração do assento".

Não é bem assim.

A nacionalidade de Filhos, é toda feita no consulado, "por inscrição". O consulado faz tudo relacionado com a "nacionalidade". Apenas manda para Lisboa a parte de Registo Civil (Integração do registo). Não pode acompanhar online.

Quando manda pelo correio, o processo é "por declaração", e tem um andamento diferente dos consulados. Esse pode acompanhar online.

Para outras modalidades, os consulados só recolhem os documentos e enviam para a CRCentrais: casamento, Base-X, netos, adoção, etc. Também são sempre por declaração, e pode acompanhar online.

Para processos de menores de 2 anos de idade, se faz preferencialmente por inscrição. É muito rápido pelo programa Nascer Cidadão.

Os consulados têm uma tabela própria, que faz a conversão de Euros para Reais, e geralmente tem uma pequena taxa consular já incluída.

• gandalfgandalf Usuário
    editado 2:52

@monteiroepm

Pode entregar no consulado, e eles apenas remetem para a CRCentrais.

Eu prefiro pagar, e mandar diretamente sob meu controle, pela DHL, chega lá em 3-4 dias, e tenho seguro. Custa +$, mas me dá tranquilidade.

Se mandar pelo consulado, eles vão juntar um tantão, e mandar de tempos em tempos. Você só sabe que foi, quando receber a notificação da CRCentrais, que pode levar uns 2 meses.

Eu gosto de acompanhar, sei quando entreguei, onde passou, e quando chegou na conservatória.

Eu já contei isso antes, mas vou repetir: Minha filha estava indo pra PT, e ia na CRCentrais resolver coisas dela. Eu preferi pagar, e mandar o meu pacote antes. Coisas acontecem. Ela poderia ter cancelado o vôo, ficado doente, sei lá. O DHL entregou sem problemas. Quando ela chegou lá, meu processo já estava muito adiantado, e não dei trabalho a ela. Tempo é dinheiro. DHL é segurança, paz de espírito, sossego.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.