@gandalf eles colaram o adesivo do reconhecimento por autenticidade no verso da folha, junto com apostilhamento. O cara do cartório falou que não tem problema. Não tem problema mesmo né? Acho q não tinha espaço pra colar do lado
Acho que deu tudo certo com a análise da documentação da transcrição de casamento da minha mãe. Ufa! Me enviaram o link hoje. Agora estou com uma dúvida para preencher o formulário do pagamento, e desculpem se a pergunta parecer meio idiota, porque o preenchimento embora pareça bem fácil e óbvio, a gente ainda fica com receio de errar. então prefiro tirar a dúvida com vocês.
No caso, eu sou a requerente da trancrição do casamento da minha mãe (assinei o formulário de requerimento) e vou pagar com meu cartão de crédito. Pergunto:
O nome que devo preencher em "Nome Próprio" e "Nome do Requerente" é o meu ? ou no requerente devo colocar o nome da minha mãe, porque a transcrição é do casamento dela?
Eu posso usar direto, inclusive com o timbre do formulário do RJ, apesar de não estar fazendo a transcrição por lá? Tem algum problema encaminhar um outro formulário sem o brasão do consulado, com os mesmos dados? Acredito que não.
Vou fazer em Portugal, no CRC do Porto, posto que sou separado e o consulado de SP e Santos estão exigindo homologar em Portugal a separação, modalidade inexistente por lá.
Eu preenchi um formulário com os mesmos dados do formulário do consulado.
Só a última dúvida, caso seja possível esclarecer, como faço para pagar, depois que a documentação chegar lá? Quais formas de pagamento eles dispõem para uma pessoa que está no Brasil?
Pessoal, meu pai fez a nacionalidade por atribuição e agendou para fazer o CC e o passaporte no vice-consulado da cidade em que ele mora. Acontece que queremos fazer a cidadania da minha mãe que é casada com ele e para isso vi agora que ele precisa fazer a transcrição de casamento.
Ele pode utilizar esse agendamento do CC e passaporte para dar entrada na transcrição também? Se sim, os documentos seguem os mesmos? E quanto ao valor, é o mesmo do consulado do RJ? (R$ 711,94)
Requerimento para transcrição preenchido, datado e assinado em cartório e feito reconhecimento de firma e apostilado.
Cópia do RG autênticada do declarante do requerimento.
Certidão de casamento em inteiro teor digitada emitida há menos de um ano com assinatura do escrevente e apostilada.
Certidão de nascimento do estrangeiro não-português emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente e apostilada.
Cópia simples do assento de nascimento do português.
Se mandar para CRCivil do Porto, mande por DHL, sem nenhum pagamento. Eles conferem a documentação, e mandam a Referência Bancária (semelhante ao boleto no BR), para pagamento pelo cartão de crédito na plataforma do IRN.
O requerimento, incluindo nele o e-mail para receber a notificação. (pode ser o modelo de Ponta Delgada, mas há outros semelhantes aqui)
@gandalf Ah, é pq eu li algumas pessoas dizendo que Santos está demorando de 4 a 6 meses, por isso que eu achei que seria mais rápido mandar direto para a Conservatória. Mas se estão fazendo em 4 semanas, acho até melhor mandar por Santos.
Eu estava um pouco desconectado da situação em Santos, porque até a greve eu recomendava quase sempre fazer na CRCivil do Porto.
Em Santos, junho/2022 estavam levando 3 semanas.
A partir dos entrados em agosto/2022 passaram a levar 2-3 meses.
Entrados em dezembro/2022, o próprio posto consular disse que o tempo estava em 4-6 meses.
Se de fato o tempo está assim ruim para Santos, vale a pena correr o risco e mandar para CRCivil do Porto, ou alguma outra que esteja funcionando. A greve é transitória. O backlog de Santos vai ser mais permanente, porque essa coisa demora para resolver.
Escolha uma conservatória civil em PT e mande para lá. Sugiro a do Porto, porque aceitam pelo correio, e eles mandam por e-mail o boleto para pagamento (Ref. Bancária) se a documentação estiver conferida e aprovada. Feito o pagamento, sabe que a transcrição sairá. Não precisa esperar pela conclusão da transcrição para prosseguir com o próximo processo.
Já pode mandar, porque mesmo com a greve, a transcrição estará concluída quando forem precisar dela. Se quiser, junto com o processo basta uma nota dizendo que a transcrição foi enviada para a conservatória XXX e o pagamento da taxa foi feito por Ref Bancária, ou uma cópia do e-mail de confirmação do pagamento.
@gandalf@Leticialele , boa tarde amigos, só para deixar registrado enviei uma Transcrição de Casamento ,para Conservatória de Alcobaça, em 30/11, chegou dia 05/12 mais ou menos ,após 5 dias me enviaram o link de pagamento , em 22/12 finalizaram o processo, ( e tinha uma divergência no nome, que justifiquei) hj chegou o assento de casamento na casa meu primo, muito rápido, levou uns 17 dias o processo todo. Temos agora um fato concreto do andamento pela Conservatória de Alcobaça.
Comentários
@Thaís
Também funciona. Se houver alguma pequena divergência, eles mesmos fazem a correção.
@gandalf eles colaram o adesivo do reconhecimento por autenticidade no verso da folha, junto com apostilhamento. O cara do cartório falou que não tem problema. Não tem problema mesmo né? Acho q não tinha espaço pra colar do lado
@Thaís , sim, coloque a data da celebração a data do casamento católico.
Não tem problema o local de colocação do selo, só não pode cobrir nenhuma informação.
Olá, Pessoal!!
Acho que deu tudo certo com a análise da documentação da transcrição de casamento da minha mãe. Ufa! Me enviaram o link hoje. Agora estou com uma dúvida para preencher o formulário do pagamento, e desculpem se a pergunta parecer meio idiota, porque o preenchimento embora pareça bem fácil e óbvio, a gente ainda fica com receio de errar. então prefiro tirar a dúvida com vocês.
No caso, eu sou a requerente da trancrição do casamento da minha mãe (assinei o formulário de requerimento) e vou pagar com meu cartão de crédito. Pergunto:
O nome que devo preencher em "Nome Próprio" e "Nome do Requerente" é o meu ? ou no requerente devo colocar o nome da minha mãe, porque a transcrição é do casamento dela?
@PDGDIOGO , se você assinou o Requerimento, é o Requerente.
Não precisa preencher o campo "Nome de Requerente", pois você é o portador do cartão.
@Leticialele Obrigada mais uma vez. Acabei de pagar. Agora é só aguardar a transcrição.
@PDGDIOGO , agora, sai rápido!
@Leticialele
Boa noite Letícia, tudo bem? Feliz Ano Novo.
Preciso de uma informação.
Estou preenchendo o formulário para Transcrição do Casamento no meu assento português.
No formulário do RJ e outro enviado pelo Gandalf tem um campo de preenchimento referente às horas e minutos da celebração do casamento.
Porém, na minha Certidão de inteiro teor não consta as horas da realização. Pergunta: tem algum problema encaminhar sem essa informação?
Obrigado. Um abraço
@RSena , use o formulário do Consulado do Rio.
Se não tem horáro na certidão, deixe em branco.
Coloque apenas as informações que estiverem na certidão de casamento.
Boa sorte
Feliz Ano Novo!!
Eu posso usar direto, inclusive com o timbre do formulário do RJ, apesar de não estar fazendo a transcrição por lá? Tem algum problema encaminhar um outro formulário sem o brasão do consulado, com os mesmos dados? Acredito que não.
@RSena , onde você pretende fazer a transcrição?
Se não vai fazer no Rio, tire o timbre do Consulado!!
Vou fazer em Portugal, no CRC do Porto, posto que sou separado e o consulado de SP e Santos estão exigindo homologar em Portugal a separação, modalidade inexistente por lá.
Eu preenchi um formulário com os mesmos dados do formulário do consulado.
Ah, eu preenchi digitando os dados no computador.
@RSena , não terá problema. Pode mandar exatamente como está fazendo!!
Boa sorte!!
Obrigado.
Só a última dúvida, caso seja possível esclarecer, como faço para pagar, depois que a documentação chegar lá? Quais formas de pagamento eles dispõem para uma pessoa que está no Brasil?
@RSena , depois que eles analisam a documentação, mandam as instruções para pagamento. Aceitam cartão de crédito, é a mesma plataforma do IRN.
Boa sorte!!
Pessoal, meu pai fez a nacionalidade por atribuição e agendou para fazer o CC e o passaporte no vice-consulado da cidade em que ele mora. Acontece que queremos fazer a cidadania da minha mãe que é casada com ele e para isso vi agora que ele precisa fazer a transcrição de casamento.
Ele pode utilizar esse agendamento do CC e passaporte para dar entrada na transcrição também? Se sim, os documentos seguem os mesmos? E quanto ao valor, é o mesmo do consulado do RJ? (R$ 711,94)
Obrigado.
@Gustaf3829 , sim, a documentação está correta.
Quanto ao valor, deveria ser o mesmo do Consulado do Rio. Mas depende de cada local. Alguns cobram taxas consulares. É bom verificar antes.
Em que cidade ele mora?
Obrigado
Boa tarde a todos!
Sou de SP e vi que os Consulados daqui estão levando um bom tempo para transcrever o Casamento.
Vi que a CRC de Porto, no momento, é a que tem o tempo menor (30 A 60 DIAS). Já peguei o endereço aqui no Fórum e fiquei com a seguintes dúvidas:
Muito obrigada!
@FDePaiva
Neste momento seria mais prudente mandar para o posto consular de Santos por Sedex, que faz em 4 semanas.
As conservatórias (principalmente as civis) em PT estão passando por uma greve. Os serviços têm sido afetados, e pode piorar.
aqui: https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Greve-disponibilidade-dos-servicos-de-Registo-reduzida
-o-o-
Se for mandar para a conservatória em PT, a documentação é mais simples. Está no primeiro post da página 1 deste tópico.
Se mandar para CRCivil do Porto, mande por DHL, sem nenhum pagamento. Eles conferem a documentação, e mandam a Referência Bancária (semelhante ao boleto no BR), para pagamento pelo cartão de crédito na plataforma do IRN.
O requerimento, incluindo nele o e-mail para receber a notificação. (pode ser o modelo de Ponta Delgada, mas há outros semelhantes aqui)
@gandalf Ah, é pq eu li algumas pessoas dizendo que Santos está demorando de 4 a 6 meses, por isso que eu achei que seria mais rápido mandar direto para a Conservatória. Mas se estão fazendo em 4 semanas, acho até melhor mandar por Santos.
Muito obrigada!
@FDePaiva
Eu estava um pouco desconectado da situação em Santos, porque até a greve eu recomendava quase sempre fazer na CRCivil do Porto.
Em Santos, junho/2022 estavam levando 3 semanas.
A partir dos entrados em agosto/2022 passaram a levar 2-3 meses.
Entrados em dezembro/2022, o próprio posto consular disse que o tempo estava em 4-6 meses.
Se de fato o tempo está assim ruim para Santos, vale a pena correr o risco e mandar para CRCivil do Porto, ou alguma outra que esteja funcionando. A greve é transitória. O backlog de Santos vai ser mais permanente, porque essa coisa demora para resolver.
Escolha uma conservatória civil em PT e mande para lá. Sugiro a do Porto, porque aceitam pelo correio, e eles mandam por e-mail o boleto para pagamento (Ref. Bancária) se a documentação estiver conferida e aprovada. Feito o pagamento, sabe que a transcrição sairá. Não precisa esperar pela conclusão da transcrição para prosseguir com o próximo processo.
Já pode mandar, porque mesmo com a greve, a transcrição estará concluída quando forem precisar dela. Se quiser, junto com o processo basta uma nota dizendo que a transcrição foi enviada para a conservatória XXX e o pagamento da taxa foi feito por Ref Bancária, ou uma cópia do e-mail de confirmação do pagamento.
@FDePaiva , melhor mandar para a CRC do Porto!!
Boa sorte!!
@gandalf @Leticialele , boa tarde amigos, só para deixar registrado enviei uma Transcrição de Casamento ,para Conservatória de Alcobaça, em 30/11, chegou dia 05/12 mais ou menos ,após 5 dias me enviaram o link de pagamento , em 22/12 finalizaram o processo, ( e tinha uma divergência no nome, que justifiquei) hj chegou o assento de casamento na casa meu primo, muito rápido, levou uns 17 dias o processo todo. Temos agora um fato concreto do andamento pela Conservatória de Alcobaça.
@VANIAVIEIRA , obrigada pelo relato!!
Vai ajudar a muitas pessoas!!
Boa sorte com seus processos!!
@Leticialele @gandalf , depois deste processo aprovado,estou me sentindo mais segura, graças a vcs, só tenho a agradecer.
@VANIAVIEIRA
Cada processo que é aprovado, a gente se sente genuinamente feliz, como que sendo aprovado junto.
Muito obrigado por compartilhar conosco.
Boa tarde
A data de nascimento da minha avó no assento está 30.09.1910 e na certidão de nascimento BR está 30.10.1911.
Será que terei problemas na transcrição de casamento em PT?
Boa noite!
@Leticialele, enviei minha documentação para o consulado do RJ para transcrição de casamento.
Os documentos chegaram na semana passada, 04/01, e até agora não recebi nenhum e-mail (já verifiquei a caixa de spam). Devo me preocupar?
@acmoutella
Está no prazo. No Rio demoram 3 semanas para conferir e mandar por e-mail o boleto de pagamento. Mais 1 semana para o assento.
A única coisa que receberá é o boleto de pagamento, quando já estiver tudo validado e pronto. Depois recebe o assento pelo correio.