Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
Documento Original ou Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado; obs: apostilhamento deve ser original no documento.
Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
Comprovante de pagamento.
Não a menção a certidão de nascimento do(a) português(a), ela realmente não é necessária? Se for necessária uma cópia simples do assento de nascimento basta?
Idealmente você deve fazer a transcrição do casamento de sua mãe, antes de iniciar seu processo de nacionalidade. Mas se quiser jogar um pouco com a sorte, você não precisa mandar o assento de casamento. Pode fazer os dois em paralelo. Basta a transcrição estar feita, e quando forem analisar seu caso, daqui a 1-2 meses, eles verão anotado no assento dela, e estará no sistema.
Sempre há um risco contar com o ovo que a galinha ainda não botou, e geralmente se recomenda o caminho da prudência. Esperar a transcrição, saber que não pediram retificações demoradas, e que não cometeram erro no assento. Que mandou para um local que faz rápido, não pode ter mandado para São Paulo, ou outro lugar onde demoram mais que sua nacionalidade.
Se quiser antecipar 1 ou 2 meses na sua nacionalidade, pode correr algum risco fazer os dois em paralelo. Isso assumindo que conferiu e os nomes e apelidos estão corretos (nomes compostos sem faltar pedaços, os apelidos são os dela de solteira, ou do marido). Qualquer anomalia nos dados, convém esperar a transcrição.
Para mim é difícil deixar como recomendação geral, porque na primeira transcrição que fiz, o funcionário do cartório no BR "saltou" uma linha inteira ao digitar a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro. Foi conferido 3X por duas pessoas (100% inexperiência nossa). Não percebemos o erro, até que veio o assento (e quando retificou, o meu já tinha até concluído, com o assento). Alguns que mandaram para Tondela, a Conservatória foi fechada, os processos transferidos, e a transcrição atrasou mais de 1 ano.
Mas o fato é que raramente acontece. Se acontecer, terá a exigência, mas vão esperar até concluir a transcrição. Nada se perde. Atrasos não são tão complicados. Erros graves são piores, quando se propagam. Confira bem seus documentos.
Não sei se esse erro será um problema para transcrição do meu casamento. Na certidão de casamento consta que meu marido é natural do Rio de Janeiro, RJ, mas ele nasceu em Niterói (RJ). Como proceder?
Olá , queridos amigos, postei hj uma transcrição de casamento, com uma divergência aceita a anos atrás em uma atribuição pela ACP, vamos ver o que vai dar , mandei para ALCOBAÇA., meu primeiro processo após 3 anos parada, e já começo com prova de fogo kkk
Pessoal, o formulário de transcrição de casamento impresso no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo (para o Escritório Consular de Santos) deve ser impresso frente e verso?
Há a necessidade de ser colorido ou pode ser preto e branco?
No site do consulado não há qualquer menção a esses dois pontos.
Eu não fui olhar, mas o formulário que você assina e reconhece por autenticidade, tem que estar tudo numa folha só. De outra forma só metade da informação está preenchida e assinada. A outra página estaria somente preenchida, sem assinatura.
Pode ser preto e branco, não tem problema.
Mesmo o form de nacionalidade, se recomenda que seja impresso frente-e-verso a cores para ser separado por assunto, por cor, apenas olhando o papel. Mas se preencher preto&branco eles não vão criar problemas por isso.
Eu não acho que o form do requerimento tenha mais que uma página. Ele é muito simples. Se tiver mais de uma página, sim, faça frente e verso. Mas junto do requerimento, vem o boleto para pagamento. O boleto deve ser impresso numa página separada e pago no banco.
Os consulados divergem ligeiramente na documentação e procedimentos. Pode seguir as instruções do seu consulado.
São Paulo não menciona apostilamento. Em todos os outros consulados (Rio, Belo Horizonte, etc) tem que ser apostilada.
Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor);
3. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) emitida há menos de um ano e com firma reconhecida em Cartório Notarial e na sequência efetuar o apostilhamento;
Nas conservatórias em PT precisa ser em inteiro teor e apostilado. Eu já faria em inteiro teor e apostilada para evitar problemas. Nesse momento em que está fazendo os documentos, uma apostila a mais ou a menos é só um detalhe. Pior é ter que refazer, e enviar novamente. :-)
Bom dia pessoal, alguém sabe dizer após processo de Transcrição de casamento, chegar na conservatória de Alcobaça , quanto tempo leva para enviarem o link de pagamento? obrigado
No início de 2022 haviam relatos de que a transcrição lá se fazia em 1 semana, entre mandar os documentos, e receber o assento. Não sei até que ponto os relatos eram confiáveis. Muita gente mandou, poucos relataram o resultado.
Mais recentemente a maioria das conservatórias em PT levavam cerca de 3-4 semanas.
Você mandou para lá, ou está apenas colhendo experiências para saber onde mandar? Qual é a sua história?
@gandalf bom dia, enviei ontem logo cedo, não poderia ser feito pelo consulado, pois havia uma divergência, divergência essa aceita pela ACP em 2018 no processo de Atribuição do Ismael , agora para fazer da irmã dele Ruth, ela não foi o pai o declarante, tive que fazer a Transcrição de casamento do Sr José , que está no assento José Gonçalves ,e chegando no Brasil, passou a usar o sobrenome completo de sua mãe Alda Gonçalves da Silva (achei na época sua certidão de óbito) e passou usar nome José Gonçalves da Silva. A ACP aceitou A ATRIBUICAO DO Ismael ,eu fiz uma carta de justificativa de divergência, na época auxiliada pela Mariza Guerra e a Márcia, e passou de boa, agora vamos ver em ALCOBAÇA.
@gandalf , bom dia , o processo de Transcrição dos pais da Ruth, do Sr José Gonçalves chegou em Alcobaça , agora é aguardar o link de pagamento, e enviei um processo Fábio Sá, Atribuição para ACP sexta feira , até tentei, mas não consegui colocar na planilha, acho que tem esperar o link de pagamento, da Transcrição, e o número do.processo da atribuição , planilha ,sempre tive dificuldade no manuseio.obrigado a todos.
Você tentou usar o Form de Nacionalidade, que aparece o link na linha-3 da planilha? Não tem erro. Ele vai te pedindo os dados relacionados com o que você vai respondendo.
Idealmente deve esperar receber a senha. Antes disso não é muito relevante, mas já te dá uma estimativa de quando deve ser aprovado.
Oi @gandalf@Leticialele que bom ter achado vcs novamente!!! O outro era ruim sem vcs!
Faço uma pergunta, para fazer transcrição de casamento, hoje e melhor enviar por corrio para CRC Porto?
E msm sistema q era como qdo se enviava para ponta delgada?
Alhem disso e fora do tópico, tem Idea se e normal ficar 3 meses na bola 4 marrom no caso de uma aquisição pelo artigo 2 para uma criança? No momento me falaram q no caso de vínculos com Portugal, só com marcar que tinha vínculos, no caso de uma criança era suficiente, será q isso pode frenar p processo?
Se você não transcrever o casamento pelo Consulado de Santos ou do Rio, pode mandar para a CRC do Porto (não é o ACP!!!) É o mesmo sistema de Ponta Delgada. Você aguarda as instruções de pagamento, depois que envia os documentos.
Quanto ao prazo de andamento dos processos pelo artigo 2, confesso que não tenho ideia do andamento!!
Talvez o @gandalf possa fazer uma avaliação . Ele é muito bom!!
Nesse caso, minha filha tá na bola 4 marrom ha 3 meses, e geralmente vi que de 4 a 6 pasa bem rápido, por isso q tô com medo que seja aquilo da ligação com portugal...
Isso é algo que você não tem como controlar, e não adianta ficar imaginando.
Para menores essa ligação geralmente se dá com a matrícula escolar (tendo estudado pelo menos 1 ano). Mas art-2 é tão raro ter relatos, que não sei dizer ao certo. Então relaxe e se houver exigência, a gente pensa como resolver.
PT tem grande interesse em receber crianças e jovens, para baixar a média de idade da população (e ter contribuintes no imposto) Rsrs
Comentários
@gandalf o formulario da transcrição de casamento, tem que ser assinado pelo portugues ou pode ser assinado somente pelo conjuge (brasileiro) ?
@Alves_ , tanto o português quanto o brasileiro podem assinar o requerimento. A assinatura tem que ser reconhecida por autenticidade.
@Leticialele Obrigado!
@Alves_ Só complementando, para reconhecer por autenticidade, tem que assinar presencialmente no cartório, diante do tabelião.
Bom dia pessoal,
De acordo com o site do consulado português em São Paulo esta é a lista de documentos necessários para a transcrição de casamento:
Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:
Não a menção a certidão de nascimento do(a) português(a), ela realmente não é necessária? Se for necessária uma cópia simples do assento de nascimento basta?
Obrigado
@teixeira
Não precisa, porque informando o NºAssento no requerimento, corretamente, eles buscar o assento diretamente no sistema.
Se quiser incluir uma cópia simples, não faz mal, garante que o número está certo, mas eles continuarão buscando no sistema.
Certifique-se de que está mandando para Santos, onde fazem em 4 semanas. Se mandar para São Paulo leva mais de 8 meses.
@teixeira
Idealmente você deve fazer a transcrição do casamento de sua mãe, antes de iniciar seu processo de nacionalidade. Mas se quiser jogar um pouco com a sorte, você não precisa mandar o assento de casamento. Pode fazer os dois em paralelo. Basta a transcrição estar feita, e quando forem analisar seu caso, daqui a 1-2 meses, eles verão anotado no assento dela, e estará no sistema.
Sempre há um risco contar com o ovo que a galinha ainda não botou, e geralmente se recomenda o caminho da prudência. Esperar a transcrição, saber que não pediram retificações demoradas, e que não cometeram erro no assento. Que mandou para um local que faz rápido, não pode ter mandado para São Paulo, ou outro lugar onde demoram mais que sua nacionalidade.
Se quiser antecipar 1 ou 2 meses na sua nacionalidade, pode correr algum risco fazer os dois em paralelo. Isso assumindo que conferiu e os nomes e apelidos estão corretos (nomes compostos sem faltar pedaços, os apelidos são os dela de solteira, ou do marido). Qualquer anomalia nos dados, convém esperar a transcrição.
Para mim é difícil deixar como recomendação geral, porque na primeira transcrição que fiz, o funcionário do cartório no BR "saltou" uma linha inteira ao digitar a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro. Foi conferido 3X por duas pessoas (100% inexperiência nossa). Não percebemos o erro, até que veio o assento (e quando retificou, o meu já tinha até concluído, com o assento). Alguns que mandaram para Tondela, a Conservatória foi fechada, os processos transferidos, e a transcrição atrasou mais de 1 ano.
Mas o fato é que raramente acontece. Se acontecer, terá a exigência, mas vão esperar até concluir a transcrição. Nada se perde. Atrasos não são tão complicados. Erros graves são piores, quando se propagam. Confira bem seus documentos.
Bom dia!
@Leticialele , @gandalf
Não sei se esse erro será um problema para transcrição do meu casamento. Na certidão de casamento consta que meu marido é natural do Rio de Janeiro, RJ, mas ele nasceu em Niterói (RJ). Como proceder?
Beleza @gandalf , obrigado.
Como eu não estou com pressa para tirar minha cidadania eu vou aguardar a transcrição do casamento de meus pais. Mas obrigado pela informação!!
@acmoutella , como já respondi em msg privada, não haverá problemas!! O Estado é o mesmo!
Olá , queridos amigos, postei hj uma transcrição de casamento, com uma divergência aceita a anos atrás em uma atribuição pela ACP, vamos ver o que vai dar , mandei para ALCOBAÇA., meu primeiro processo após 3 anos parada, e já começo com prova de fogo kkk
Pessoal, o formulário de transcrição de casamento impresso no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo (para o Escritório Consular de Santos) deve ser impresso frente e verso?
Há a necessidade de ser colorido ou pode ser preto e branco?
No site do consulado não há qualquer menção a esses dois pontos.
Obrigado
@teixeira
Eu não fui olhar, mas o formulário que você assina e reconhece por autenticidade, tem que estar tudo numa folha só. De outra forma só metade da informação está preenchida e assinada. A outra página estaria somente preenchida, sem assinatura.
Pode ser preto e branco, não tem problema.
Mesmo o form de nacionalidade, se recomenda que seja impresso frente-e-verso a cores para ser separado por assunto, por cor, apenas olhando o papel. Mas se preencher preto&branco eles não vão criar problemas por isso.
Eu não acho que o form do requerimento tenha mais que uma página. Ele é muito simples. Se tiver mais de uma página, sim, faça frente e verso. Mas junto do requerimento, vem o boleto para pagamento. O boleto deve ser impresso numa página separada e pago no banco.
Bacana!!
Na lista de documentos também faz o pedido de:
Não menciona o apostilamento nesta certidão, somente na de casamento. É isso mesmo?
@teixeira
Os consulados divergem ligeiramente na documentação e procedimentos. Pode seguir as instruções do seu consulado.
São Paulo não menciona apostilamento. Em todos os outros consulados (Rio, Belo Horizonte, etc) tem que ser apostilada.
Nas conservatórias em PT precisa ser em inteiro teor e apostilado. Eu já faria em inteiro teor e apostilada para evitar problemas. Nesse momento em que está fazendo os documentos, uma apostila a mais ou a menos é só um detalhe. Pior é ter que refazer, e enviar novamente. :-)
Bom dia pessoal, alguém sabe dizer após processo de Transcrição de casamento, chegar na conservatória de Alcobaça , quanto tempo leva para enviarem o link de pagamento? obrigado
@VANIAVIEIRA
No início de 2022 haviam relatos de que a transcrição lá se fazia em 1 semana, entre mandar os documentos, e receber o assento. Não sei até que ponto os relatos eram confiáveis. Muita gente mandou, poucos relataram o resultado.
Mais recentemente a maioria das conservatórias em PT levavam cerca de 3-4 semanas.
Você mandou para lá, ou está apenas colhendo experiências para saber onde mandar? Qual é a sua história?
vi depois seu outro post acima: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/1806/#Comment_1806
@gandalf bom dia, enviei ontem logo cedo, não poderia ser feito pelo consulado, pois havia uma divergência, divergência essa aceita pela ACP em 2018 no processo de Atribuição do Ismael , agora para fazer da irmã dele Ruth, ela não foi o pai o declarante, tive que fazer a Transcrição de casamento do Sr José , que está no assento José Gonçalves ,e chegando no Brasil, passou a usar o sobrenome completo de sua mãe Alda Gonçalves da Silva (achei na época sua certidão de óbito) e passou usar nome José Gonçalves da Silva. A ACP aceitou A ATRIBUICAO DO Ismael ,eu fiz uma carta de justificativa de divergência, na época auxiliada pela Mariza Guerra e a Márcia, e passou de boa, agora vamos ver em ALCOBAÇA.
Citei nomes ,pois estou doutrinando ainda minha memória kkk se nao me perco.
@VANIAVIEIRA
São muitos detalhes, e quando faz muitos processos, a gente vai misturando um pouco as coisas mesmo.
Se quiser, lance a entrada do Ismael (e outros) nos Forms para incluir na planilha https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
@gandalf assim que o da Ruth chegar, eu posto , para termos parâmetro de prazos nesta Conservatória, espero que aceitem está divergência. ABS
@gandalf , bom dia , o processo de Transcrição dos pais da Ruth, do Sr José Gonçalves chegou em Alcobaça , agora é aguardar o link de pagamento, e enviei um processo Fábio Sá, Atribuição para ACP sexta feira , até tentei, mas não consegui colocar na planilha, acho que tem esperar o link de pagamento, da Transcrição, e o número do.processo da atribuição , planilha ,sempre tive dificuldade no manuseio.obrigado a todos.
@VANIAVIEIRA
Você tentou usar o Form de Nacionalidade, que aparece o link na linha-3 da planilha? Não tem erro. Ele vai te pedindo os dados relacionados com o que você vai respondendo.
Idealmente deve esperar receber a senha. Antes disso não é muito relevante, mas já te dá uma estimativa de quando deve ser aprovado.
aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Nota: Este tópico aqui é transcrição de casamento, e pra isso não faz sentido planilha de acompanhamento. Só para nacionalidade.
@gandalf , muito obrigado
Oi @gandalf @Leticialele que bom ter achado vcs novamente!!! O outro era ruim sem vcs!
Faço uma pergunta, para fazer transcrição de casamento, hoje e melhor enviar por corrio para CRC Porto?
E msm sistema q era como qdo se enviava para ponta delgada?
Alhem disso e fora do tópico, tem Idea se e normal ficar 3 meses na bola 4 marrom no caso de uma aquisição pelo artigo 2 para uma criança? No momento me falaram q no caso de vínculos com Portugal, só com marcar que tinha vínculos, no caso de uma criança era suficiente, será q isso pode frenar p processo?
Mto obrigado!
Gustavo
@gkrainer , bom dia!!
Bom vê-lo por aqui!!
Se você não transcrever o casamento pelo Consulado de Santos ou do Rio, pode mandar para a CRC do Porto (não é o ACP!!!) É o mesmo sistema de Ponta Delgada. Você aguarda as instruções de pagamento, depois que envia os documentos.
Quanto ao prazo de andamento dos processos pelo artigo 2, confesso que não tenho ideia do andamento!!
Talvez o @gandalf possa fazer uma avaliação . Ele é muito bom!!
@gkrainer
Por enquanto é só um "palpite" de que deve durar o mesmo que um processo normal de filhos art-1C pela CRCentrais.
Por isso eu venho recomendando acompanhar pela planilha de filhos lá, como você fez.
Se meu palpite estiver certo, o processo de sua filha deve sair em torno de Setembro/2023.
É bom ver pessoas conhecidas aqui.
Quanto a mandar para a CRCivil do Porto, prefira por DHL sempre que for possível, porque inclui seguro.
Mto obrigado @Leticialele e @gandalf pela velocidade de resposta!! :-)
Nesse caso, minha filha tá na bola 4 marrom ha 3 meses, e geralmente vi que de 4 a 6 pasa bem rápido, por isso q tô com medo que seja aquilo da ligação com portugal...
@gkrainer
Isso é algo que você não tem como controlar, e não adianta ficar imaginando.
Para menores essa ligação geralmente se dá com a matrícula escolar (tendo estudado pelo menos 1 ano). Mas art-2 é tão raro ter relatos, que não sei dizer ao certo. Então relaxe e se houver exigência, a gente pensa como resolver.
PT tem grande interesse em receber crianças e jovens, para baixar a média de idade da população (e ter contribuintes no imposto) Rsrs
Kkk sera?!
Mto obrigado novamente @gandalf !