Você tem que olhar para a sua modalidade. Não adianta perguntar quanto tempo levou para filhos (1C), que é o assunto deste tópico, se seu processo for de outra modalidade.
Mas uma coisa você pode observar no seu processo, seja ele com advogado, ou feito por conta própria.
Como seu processo foi aprovado no ACP, ele será enviado para outra conservatória para emitir o assento. Se for acompanhando a linha acima do seu nome na consulta online, onde diz "O processo encontra-se na XXXXX", e depois que for transferido para, digamos Alenquer", seu processo deve finalizar com o assento enviado por e-mail entre 1 e 4 semanas. Então, quando mudar, fique atento a seu e-mail INBOX e SPAM.
Eu suponho que o seu a transferência deve acontecer dentro de uns 60 dias, mas é "um chute". Não há dados suficientes para saber.
No meio desse caos politico qeu vive PT, vcs acham que deve impactar no adamento dos processos ??? já está tudo um caos.... meu processo eu recebi a senha em março e ainda nao houve sequer um andamento.
Se o seu processo é filho maior (1C) na ACP, você pode ver pela planilha que os processos de fevereiro/2023 estão andando agora. Ou seja, não falta muito para o seu começar a andar.
Mas já saiba que vai andar só até a bola 6 verde e aí vai entrar na fila de criação de assento depois disso. Só essa parte de criação do assento tem levado uns 5-6 meses ultimamente.
O governo de PT continua em exercício; nem se mudou nenhuma lei que afete nacionalidade 1C. Por isso, o IRN continua processando tudo no mesmo ritmo que antes desses eventos na esfera política.
As eleições serão só em março de 2024; até lá a atual configuração de maioria absoluta de um único partido no parlamento continua a valer. O que acontece depois de março de 2024 depende do resultado das eleições e, se, eventualmente, forem feitas modificações na legislação (mas processos já em andamento são analisados pela que estava em vigor quando de sua entrada).
Nos casos de sefarditas é que a simples mudança de um Ministro/a da Justiça traz umas consequências burocráticas, pois a finalização do processo de sefarditas depende da delegação de poderes específicos para isso pelo Ministro/a. Cada vez que se muda o titular da pasta, leva um tempo até esse processo de delegação de poderes ser finalizado e isso atrasa a conclusão dos processos de sefarditas.
Boa noite, não sei como faz para incluir processos na planilha, agradeço se algum puder fazer isso por mim. São 2 processos, meu e da minha irmã.
MestreYoda
- processo nº. 118xxx/23; recebido no acp em 13/11/2023 (via DHL); senha em 20/11/2023; nascimento 1988; pagamento cartão de crédito, status bolinha 1 verde.
MestreYoda(irmã)
- processo nº. 118xxx/23; recebido no acp em 13/11/2023 (via DHL); senha em 20/11/2023; nascimento 1993; pagamento cartão de crédito, status bolinha 1 verde.
Finalmente meu processo foi finalizado e consegui emitir a certidão pelo civil on line. Tinha pressa pois a presença consular está na minha cidade e eu tinha um horário agendado para hoje. O universo conspirou a meu favor.
@Leticialele me ajudou demais com o processo do meu pai (o nascimento de minha avó não tinha sido declarado pelos meus bisavós); você me orientou e tudo deu certo. Minha gratidão!
Muito obrigado! Estou certo que o bem que vocês fazem são recompensados.
Parabéns @carlos_pinto!! Deve ser uma sensação ímpar, até mesmo difícil de cair a ficha. É bom ver a alegria de cada um aqui, até que a nossa aconteça. Boa sorte na nova jornada
Comentários
Obrigado Gandalf. Abraço.
pode dizer qual é a data que deu entrada do seu processo?
obrigado.
Pode dizer a data que deu entrada do seu processo?
Obrigado.
recebi a senha em novembro/2021
Obrigado. O meu foi aprovado em julho deste ano, estou a aguardar que seja emitido o assento.
@EdsonCosta
Você tem que olhar para a sua modalidade. Não adianta perguntar quanto tempo levou para filhos (1C), que é o assunto deste tópico, se seu processo for de outra modalidade.
Mas uma coisa você pode observar no seu processo, seja ele com advogado, ou feito por conta própria.
Como seu processo foi aprovado no ACP, ele será enviado para outra conservatória para emitir o assento. Se for acompanhando a linha acima do seu nome na consulta online, onde diz "O processo encontra-se na XXXXX", e depois que for transferido para, digamos Alenquer", seu processo deve finalizar com o assento enviado por e-mail entre 1 e 4 semanas. Então, quando mudar, fique atento a seu e-mail INBOX e SPAM.
Eu suponho que o seu a transferência deve acontecer dentro de uns 60 dias, mas é "um chute". Não há dados suficientes para saber.
Boa Tarde a todos.
Passando só para avisar que o processo do Chico meu sobrinho foi finalizado hoje. Já atualizei na planilha
Chegou ACP 28/08/2022
Senha 13/10/2022
Aprovado em 24/05/2023
Transferido para Alenquer dia 08/11/2023
Assento 20/11/2023
Mtrin
No meio desse caos politico qeu vive PT, vcs acham que deve impactar no adamento dos processos ??? já está tudo um caos.... meu processo eu recebi a senha em março e ainda nao houve sequer um andamento.
@michaelscott
Se o seu processo é filho maior (1C) na ACP, você pode ver pela planilha que os processos de fevereiro/2023 estão andando agora. Ou seja, não falta muito para o seu começar a andar.
Mas já saiba que vai andar só até a bola 6 verde e aí vai entrar na fila de criação de assento depois disso. Só essa parte de criação do assento tem levado uns 5-6 meses ultimamente.
O governo de PT continua em exercício; nem se mudou nenhuma lei que afete nacionalidade 1C. Por isso, o IRN continua processando tudo no mesmo ritmo que antes desses eventos na esfera política.
As eleições serão só em março de 2024; até lá a atual configuração de maioria absoluta de um único partido no parlamento continua a valer. O que acontece depois de março de 2024 depende do resultado das eleições e, se, eventualmente, forem feitas modificações na legislação (mas processos já em andamento são analisados pela que estava em vigor quando de sua entrada).
Nos casos de sefarditas é que a simples mudança de um Ministro/a da Justiça traz umas consequências burocráticas, pois a finalização do processo de sefarditas depende da delegação de poderes específicos para isso pelo Ministro/a. Cada vez que se muda o titular da pasta, leva um tempo até esse processo de delegação de poderes ser finalizado e isso atrasa a conclusão dos processos de sefarditas.
Perfeita colocação @CarlosASP , o meu ja consta na planilha.... por favor me envie o link dela novamente.
@michaelscott
Devem ser umas 6 semanas até a aprovação.
Fica assim sem mudança de bolinhas, e em pouco tempo para para 2, 4, e aprova com 6-verde/7-marrom.
Uns 5 meses e muda para outra conservatória civil. Tem demorado 6 meses entre a aprovação e o assento (7-verde).
aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0
Boa noite, não sei como faz para incluir processos na planilha, agradeço se algum puder fazer isso por mim. São 2 processos, meu e da minha irmã.
MestreYoda
- processo nº. 118xxx/23; recebido no acp em 13/11/2023 (via DHL); senha em 20/11/2023; nascimento 1988; pagamento cartão de crédito, status bolinha 1 verde.
MestreYoda(irmã)
- processo nº. 118xxx/23; recebido no acp em 13/11/2023 (via DHL); senha em 20/11/2023; nascimento 1993; pagamento cartão de crédito, status bolinha 1 verde.
Obrigado
@MestreYoda
Experimente preencher os dados aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Mas com os dados informados eu incluirei para você. O processo é de filho (art-1C) enviado ao ACP, correto?
A previsão de aprovação (6-verde ou 7-marrom), por enquanto está para 21/08/24.
Isso mesmo @gandalf , é processo de filho (art-1C), e ambos foram enviados ao ACP.
Obrigado pela inclusão na planilha.
Algurm poderia me passar o e-mail do ACP, por favor??
Prezados,
Finalmente meu processo foi finalizado e consegui emitir a certidão pelo civil on line. Tinha pressa pois a presença consular está na minha cidade e eu tinha um horário agendado para hoje. O universo conspirou a meu favor.
@Leticialele me ajudou demais com o processo do meu pai (o nascimento de minha avó não tinha sido declarado pelos meus bisavós); você me orientou e tudo deu certo. Minha gratidão!
Muito obrigado! Estou certo que o bem que vocês fazem são recompensados.
@Mendes_9
e-mail para que propósito? Cada situação pode ser diferente.
Se for uma pergunta genérica, [email protected]
Obrigado @gandalf !! É para tirar dúvida sobre processo de filho. Seria esse e-mail mesmo??
@Mendes_9
Sim, para tirar dúvidas é nesse mesmo, mas nem sempre respondem os detalhes. Provavelmente terá mais sucesso se perguntar aqui no fórum
@Bunn
Seus dados já foram incluídos na planilha do ACP.
bom dia amigos (as)
Finalmente encerrada a minha etapa, agora já posso partir para começar a da minha filha !!!
@carlos_pinto parabéns!!!
Onde você fez seus documentos? Fui ao Consulado de SP no dia 06/11 e ainda estou esperando, queria ter uma ideia de tempo para pedidos com urgência
@André_Almeida fiz os meus no Consulado do RJ
No RJ temos que fazer primeiro o CC e somente com ele em mãos podemos fazer o PeP
Fiz os 2 com entrega NORMAL (sem urgencia) e chegaram muito rápido
CC chegou com 15 dias (pedido 15/09 entrega 30/09)
PeP chegou com 8 dias (pedido 16/11 entrega 24/11)
Parabéns @carlos_pinto!! Deve ser uma sensação ímpar, até mesmo difícil de cair a ficha. É bom ver a alegria de cada um aqui, até que a nossa aconteça. Boa sorte na nova jornada
@CarlosASP
Parabéns pela conquista.
@carlos_pinto uau! Rápido mesmo! Parabéns pela conquista :)
@carlos_pinto , parabéns!!
Comemore com muito vinho e bacalhau!!
Viram essa noticia?
https://veja.abril.com.br/mundo/tramites-para-obter-nacionalidade-portuguesa-migram-para-o-digital
Trata-se de obrigação somente para os advogados e solicitadores, quando for o próprio requerente segue o envio internacional.
Acabei de olhar. Atualização das bolinhas foi hoje, pois tinha olhado ontem, mas não sei quando a transferência em si ocorreu.
O meu processo de 1C maior de idade (bola 6 verde em 30/05/2023; entrada em agosto de 2022) agora aparece como transferido para Santiago do Cacem.
Não sei qual a velocidade de criar assentos por essa conservatória.