Fases do processo de cidadania.

Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
editado julho 2021 em Processos de Atribuição


Na consulta ao site https://nacionalidade.justica.gov.pt/, aparecem as famosas "bolinhas", de 1 a 7, que representam as fases em que se encontra o processo de cidadania.

Mais importante que a "bolinha", é o texto que aparece escrito abaixo.

"Bolinha verde" - Fase concluída

"Bolinha marrom" - Fase em andamento

"Bolinha laranja" - Exigência.

As fases são:

1 - Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio;

2 - Registo do pedido;

3 - Consulta a entidades externas;

4 - Verificação da documentação entregue; Frases a serem observadas:

  • O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa. - "Bolinha verde" ou
  • O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento. - "Bolinha laranja" = exigência

5 - Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade;

6 - Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade; Frase a ser observada:

  • O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português - "Bolinha 6 verde"

7 - Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo. Frases a serem observadas:

  • O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em dd/mm/aaaa, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo. PROCESSO FINALIZADO ou
  • O seu pedido foi indeferido.


Comentários

  • Boa noite, fiz o preenchimento exatamente como foi indicado do Formulário 1D e enviei para a Conservatória de Registos Centrais em Lisboa, o envelope chegou dia 22/06/2022, entrei em contato via e-mail, perguntando sobre o numero do processo para acompanhar, e fui informado sobre a grande demanda que estão tendo.

    Tem noção quanto tempo demora em media, para dar inicio no processo ??

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
  • FFFEIJOFFFEIJO Usuário
    editado agosto 2022

    Saudações pessoal.

    Vim dar visibilidade do prazo atual para o processo de cidadania para neto.

    Processo chegou, na conservatória de Lisboa, dia 27/06 e, em 12/08, recebi a chave de acesso, tendo sido concluída a fase 1 (46 dias corridos).

    Abraço!

  • FFFEIJO, Que bom que já deu inicio no seu processo... Ainda não recebi a Chave de Acesso do meu.

    Você enviou via Correios mesmo ??

    Fez tudo sozinho ou teve auxilio de alguém que esta em Portugal ?

  • FabianaFabiana Usuário

    Boa noite,

    processo de neto enviado em janeiro de 2022, recebido chave de acesso no mês de abril, ainda se encontra na bolinha 1.

    Está dentro do comum?

    Obrigada.

  • FabianaFabiana Usuário

    @Vlad Pen , obrigada!

  • Boa tarde Pessoal.

    Rodei por diversos tópicos mas não achei o que preciso. Tenho certeza que não procurei direito, mas eu juro que tentei.

    Minha cidadania deve sair nos próximos dias e já quero dar entrada na do meu filho e averbação de casamento da minha esposa e depois a cidadania dela.

    Tem algum link onde tenha esses informações, assim não será necessário escrever tudo aqui novamente.

    Preciso do passo-a-passo para cidadania do meu filho menor.

    Passo-a-passo para a averbação do meu casamento e futura cidadania dela.

  • @JCardoso

    Sem problemas. Posso lhe enviar por MsgPrivada, sob medida. Qual a idade de seu filho menor?

    Tem alguns roteiros padrão, genéricos no fórum. Eu achei vários, mas cada caso era ligeiramente diferente do seu.

    Faça sua pergunta nos tópicos correspondentes a cada assunto. Primeiro do filho no tópico do ACP (clique aqui), informando a idade.

    Depois o da esposa, no tópico de casamento (clique aqui), informando quanto tempo vocês têm de casados.

    Para o filho, provavelmente não depende da transcrição (clique aqui). Apenas para o cônjuge, e para que no seu CC conste casado.

  • Castanheira_GMCastanheira_GM Usuário
    editado fevereiro 2023


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.