Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1121315171897

Comentários

  • @gandalf mandei e-mail hoje novamente aí espero até sexta que vem, se não responder abro a reclamação

    Keep Calm and Carry On Citizenship Will Come Out rsrs

  • Está difícil mesmo em SP. Você sabe se é realmente possível alguém que mora em SP fazer agendamento para tirar o CC e passaporte em outro estado, como RJ ou Paraná?

    Se for possível, é uma boa opção, já que a viagem é curta e tranquila. O consulado de SP tem demanda alta demais.

  • @Matheus07 , você pode fazer em qualquer Consulado, mas terá que apresentar um endereço local, pois será seu domicílio eleitoral.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2022

    @Matheus07

    Quando você faz o CC, estabelece seu domicílio eleitoral, meio que vinculado ao consulado do seu estado.

    Algumas pessoas tentam diariamente várias vezes em torno de 7 da manhã e 7 da noite. Em outros horários você pode conseguir alguma vaga por cancelamento de alguém que reservou com muita antecedência e não conseguiu o assento a tempo.

    Alguns tentam os consulados itinerantes. Tem o calendário, você escolhe a cidade, se inscreve, e vai na data marcada.

    Ou pode planejar uma viagem de turismo a PT, e fazer os documentos lá em 2 ou 3 dias. Tem o custo de 2 dias de estadia, traslado, taxa de urgência, e não fica barato, mas pode unir as duas coisas.

    (eu preenchi mas esqueci de postar; o post da Leticialele me acordou) Hehe

  • Matheus07Matheus07 Usuário
    editado novembro 2022

    @gandalf

    Tentar diariamente por ''força bruta'' está beirando o impossível nos últimos tempos. Aparentemente surgiu algum tipo de esquema por parte de empresas usando robôs que pegam todas as vagas do consulado SP e vendem o agendamento, tirando a oportunidade das pessoas que precisam.

    Estranho como o site de agendamento sequer utiliza um sistema de captcha para evitar isso.

    Tenho amigos que moram no RJ com comprovante de residência de lá. Talvez essa seja a solução mais prática para mim. Nem todo mundo tem as contas do lugar que mora no próprio nome ou no nome de parentes. Muita gente divide moradia com amigos, etc. Talvez aceitem essas contas em nome de ''terceiros''.

    Obrigado pelas dicas.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2022

    @Matheus07

    Isso é muito frustrante mesmo. Tendo mercado comprador de vaga, sempre vai aparecer alguém que vende a facilidade.

    Ter um captcha melhora, mas não elimina o problema.

    O comprovante de residência em nome do amigo não resolve pra você. E marcar o endereço do amigo como seu, vai fazer fixar seu domicílio eleitoral, apesar que sempre se pode mudar isso depois no seu cartão, pela Internet.

    Fazer no consulado itinerante em geral funciona bem, porque você põe seu nome numa lista. Eles entram em contato indicando o dia e hora para você. Eu nunca fiz assim, mas alguém contou esse procedimento. Verifique antes de tentar fazer no Rio ou em PT.

    Eu já fiz um programinha de 5 linhas que consultava a cada 15 minutos, e me notificava quando houvesse mudança na página. Era para outra coisa, mas o princípio é semelhante. Há sites que fazem isso. Você vende sua alma pra eles, com sua informação, e eles avisam quando tiver mudança na página. Eu não gosto do princípio. Não recomendo fazer assim, mas no desespero a gente acaba fazendo essas coisas. Depois se arrepende. :-)

  • Boa tarde gente,

    no inicio do mês pedi ajuda aqui em relação a cidadania do meu pai que até então ninguém mandou a chave de acesso, sendo que o processo da minha tia eu enviei no mesmo dia e desde o inicio do mês passado eu tenho a chave de acesso, mandei e-mail pra lá várias vezes nesse período e como o @gandalf sugeriu, liguei pra linha de registros também, na verdade pedi pra um amigo meu que é de Portugal pra ligar pois não tive como fazer por skype, e disseram que não constava nada no nome do meu pai e pediram pra mandar e-mail mais uma vez, já foram uns 6 até agora e ninguém me responde, realmente to bem chateada com isso e não sei mais o que fazer.

    Li acima que tem que mandar um e-mail mais formal, adaptei ao meu caso e queria saber se vale a pena eu mandar novamente o e-mail dessa forma.

    Obrigada desde já!

  • @KarenCardoso , mandou o email para [email protected]?

    Mande a mensagem pelo email informado no formulário.

  • @Leticialele mandei sim, duas vezes, mas ninguém responde :(

    Só estou usando o e-mail que informei no formulário mesmo.

    Aí o e-mail que pediram pra eu entrar em contato quando liguei foi o [email protected] que eu já tinha tentado entrar em contato antes mais algumas vezes, mas até então nada.

  • @KarenCardoso

    A conservatória raramente responde a e-mails mandados diretamente para eles, porque atrasa o serviço.

    Eu ainda continuo achando que fizeram administrativamente a apensação do processo das duas irmãs, juntando ambos num só. Nesse caso, só aparece no sistema o nome da primeira pessoa, que "comanda" o processo (poderia ser qualquer das duas).

    Há vários e-mails, e costumam não responder a nenhum deles. :-)

    Um seria esse que a @Leticialele mencionou antes, e que agora mudou ligeiramente de @irn.mj.pt para @irn.jus.pt. Há outros. O formato da carta de pedido influencia bastante em ter uma resposta. Deve ser breve, completa, objetiva, e cortês.


  • @Vlad Pen Bem, o e-mail que passaram quando liguei pra linha de registros foi [email protected], mas posso tentar esses se for o caso. Obrigada!

    @gandalf Torcendo pra que tenha sido feita essa apensação mesmo!

    Realmente tem tantos e-mails que eu fico perdida, já tentei uns 4 diferentes 😂

    Tentei ser bem objetiva e dar as principais informações quando mandei antes, mas acho que faltou ser um pouco mais formal, espero que agora dê certo! Te enviei o e-mail que escrevi, obrigada novamente pela ajuda!

  • @KarenCardoso

    O texto estava bom, mas dei uma "aliviada" sutil. A questão não é enviar 4 diferentes. É enviar o texto bem ajustado uma vez só, e dai em diante tentar outra providência, seja por carta, seja pelo IGSJ.

    Agosto/22 foi um período complicado no ACP, mas no seu caso creio que fizeram mesmo a apensação. Vamos ver. Lhe asseguro que terá uma resposta ao que lhe indiquei, em 1 ou 2 dias no máximo.

  • @KarenCardoso , @gandalf , @Vlad Pen , peço mil desculpas!! troquei o mj pot jus, que é no Btasil!!

    Estou mesmo ficando gagá!!

  • Bom dia!

    O processo da minha irmã, Maria Luiza Moutella, também caiu em exigência ontem. :(

    Liguei hoje pela manhã para LR, por volta de 8:10, levou uns 25 min para atender. Pediram para enviar uma certidão de nascimento datilografada, pois a que está no processo não está legível.

  • @acmoutella

    Que chato, mas pelo menos é fácil resolver. Providencie rapidamente, e mande por DHL com um xerox da carta de exigência, para que seja aprovado até o natal.

  • @gandalf

    Pois é... ela irá providenciar o mais rápido possível. Aguardando agora o processo do meu irmão.

  • @gandalf realmente eficiente, já conseguiu que me notassem 😂

    Responderam e encaminharam meu e-mail pra esse endereço ([email protected]), agora é só esperar pra ter notícias do processo!

    @Leticialele sem problemas, são muitos e-mails e muita informação é assim mesmo kkk

  • @KarenCardoso

    Como dizia o Chapolin Colorado... "Não contavam com minha astúcia!" Rsrsrs

    Eles encaminharam internamente, que tem mais peso do que vc mandar diretamente. E o ajuste no texto parece que foi benéfico.

  • @KarenCardoso o seu acredito que aconteceu isso mesmo apensaram os 2 processos,

    o texto @gandalf ficou muito bom mesmo muito formal, o meu processo acredito que está extraviado dentro da conservatória mesmo, mas vou aguardar até sexta, aí sim abro a reclamação.

  • @gandalf você disse ''O comprovante de residência em nome do amigo não resolve pra você. E marcar o endereço do amigo como seu, vai fazer fixar seu domicílio eleitoral, apesar que sempre se pode mudar isso depois no seu cartão, pela Internet.''

    Por que não resolveria? O meu objetivo é ter o CC e o passaporte em mãos, desde que eles aceitem o comprovante de residência do amigo (porque, por exemplo, estou morando com esse amigo), eu não me importo com domicílio eleitoral errado ou algo do tipo.

    Ou você diz isso pq não aceitariam contas que não estão com o meu nome?

    As permanência consulares também são uma boa, porém fico com a dúvida: eu escolhendo um do interior ou da região centro-oeste, aceitariam o comprovante de residência de alguém da capital paulista, levando em conta que a capital paulista tem seu próprio consulado fixo?

  • Boa tarde.

    Processo do meu marido 95xxx / 2022 ainda não saiu da primeira bolinha verde.

    O gandalf já me respondeu que antes do natal deve já estar pronto o processo, porém, gostaria de saber se a numeração esta caminhando normalmente e se tem alguém com essa numeração de processo ainda na primeira bolinha. Me dá a impressão que deveria pelo menos estar na 2 ou 3

  • @Matheus07

    O comprovante de residência não estar no seu nome é o maior problema. Pode ser que nem peçam, e que deixem você colocar seu endereço de São Paulo, mesmo fazendo no Rio. Se for tentar, leve seus dados reais. Nunca trapaceie com um oficial, porque se torna crime. Diga a verdade, ou não diga nada e só tente.

    Fazer em consulados itinerantes não teria maiores consequências. Está na área do mesmo consulado, e não perguntarão nada. Custa mais caro fazer itinerante (arrecadam mais). Justifica o serviço. Ajuda a quem vive na região a viabilizar o serviço localmente.

  • @renatamoura

    Não creio que vai achar aqui respostas de outras pessoas sobre isso, por isso vou responder eu mesmo. :-)

    Mas se tiver mais alguém que queira responder, também pode. É melhor ter duas respostas do que resposta nenhuma. Rsrs

    As bolinhas não caminham de forma homogênea como você espera. De repente ela pula pra 2, pra 4, pra 6, algumas vezes tão rápido que nem chega a atualizar no site. A bola-3 raramente ocorre para filhos. Não é incomum pular de 1 para 2 para 6 em poucos dias.

    Embora as bolinhas coloridas tenham um grande apelo visual, para processos de filhos têm pouca relevância. Na dúvida, fique com a previsão das planilhas. Elas são bastante precisas, e 70% das pessoas conseguem antes ou muito próximo da data prevista.

  • @Leticialele

    É isso aí! Rsrsrs

    O processo está previsto para 29/12/22, mas 70% sai antes da previsão. No natal sempre tem um esforço concentrado para aprovar processos como presente de natal.

    O processo será aprovado entre 22/12 e 29/12, independente do que as bolinhas estão mostrando no momento. Ficarei surpreso se não acontecer.

  • Ahhh eu achei que eles seguiam a ordem, por isso estava preocupada, pois não me parece dar tempo disso tudo acontecer em 3 semanas.

    Mas tá certo vou confiar na experiência de vocês, espero em breve voltar aqui com notícias positivas.


    Obrigada mais uma vez..

    Aí Lele, verdade. Vou confiar. Pode deixar. É que esse processo todo nos deixa ansiosas né.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @renatamoura

    A planilha é o santo remédio contra ansiedade.

    Por enquanto vai conferindo as bolinhas 1 ou 2 vezes por semana. (só por desencargo de consciência, porque faltam 3-4 semanas)

    Quando começar a ver na planilha processos pipocando aprovação em data próxima ao seu, saberá que o seu está próximo, e passe a verificar a cada 2 dias. Pela planilha dá pra ter a noção de conjunto, seu processo em relação a outros.

    Sem ansiedade, porque mesmo depois que aprovar no natal, ainda vai esperar mais 30 dias pela 7-verde e o assento.

  • Atualizando: acabo de conseguir uma vaga no consulado sp! Acho que a persistência (aliada com um pouco de sorte de olhar na hora certa) consegue superar os robôs das empresas. Acredito que por ser começo de mês eles abrem vagas. Talvez se eu tivesse olhado de manhã ao invés de 12:00 eu teria conseguido uma data mais próxima, porém não posso reclamar, até pq o registo não saiu, então fevereiro é uma data segura.

    Obrigado @gandalf , as vezes a paciência (e uma pitada de sorte) são os segredos.

  • @Matheus07

    Que bom... Agora já tem uma data razoável garantida.

    Enquanto a gente foi conversando, você foi ganhando alento para continuar tentando.

    Mas não desista ainda. Pode ser que alguém libere alguma vaga numa data mais próxima. Seu assento sairá em 7-10 dias.

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.