Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1222325272897

Comentários

  • @gandalf pior que os dois são no meu estado, rs. Um é na tijuca (onde fui registrada) e o outro em botafogo. O primeiro está R$ 112,00 e o segundo R$ 60,00. No cachambi (zona norte do RJ) tb está R$ 60,00.

  • @gandalf acabei de ver que o valor da apostila de haia aumentou aqui no Rio em 2023! 😓Quase o dobro do que era

  • @Thaís

    De fato, eu imaginava que o preço era tabelado por estado, mas isso é somente um acordo entre tabelionatos.

    aqui: https://www.4doc.net/apostila-de-haia-cartorios-preco-baratos/

    O valor é definido pelos cartórios prestadores do serviço, seguindo os termos do artigo 18 da Resolução CNJ 228/2016. Por comum acordo, o mesmo valor é cobrado no estado inteiro, assim evita competição de clientes por parte dos tabelionatos

    Se quiser pode mandar apostilar em Santa Catarina, que tem um dos melhores preços do país.

    Tem o custo do SEDEX, e risco de extravio, mas em geral compensa se tiver muitos apostilamentos. Muitos no fórum usam o serviço deles há bastante tempo. Você liga, combina por telefone, e manda os docs por SEDEX. Não mande o RG, apenas as certidões e as cópias autenticadas, que precisam ser apostiladas.

    Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400

  • @gandalf muito obrigada!!

  • Boa tarde galera. Venho informar a conclusão do meu processo de filho maior 1c. Agradeço a ajuda de todos, especialmente a @gandalf e @Leticialele . Processo de número 890xx/22

    30/06 - Recebimento da senha (entrada pessoalmente)

    30/06 - Bolinha 01

    20/12 - Bolinha 02 (5 meses e 20 dias até a primeira movimentação)

    21/12 - Bolinha 04 marrom (menos de um dia na bolinha 02)

    15/02 - Bolinha 7 marrom (aguardando a criação do assento). 

    Tempo = 7 meses e 15 dias.

  • @PedroSerodio

    Parabéns! Mais umas 2-3 semanas deve ter o seu assento na mão.

    É hora de tentar marcar a próxima etapa: CC e PEP, e ganhar asas. Terá novas opções para estudar, e trabalhar.

  • @gandalf

    Estou ansiosamente esperando o assento 😂

    Eu moro em Frankfurt-Alemanha e aqui o consulado e vazio. Tem marcação pra daqui a três dias. Mas já marquei pra daqui a um mês e meio 😂

  • @PedroSerodio , parabéns pela cidadania do filho!!

    Comemore muito!

  • Boa noite! Estava olhando a planilha de filhos e percebi que esse mês apenas um processo foi criada a certidão. Vou viajar com meus filhos dia 01/03, estava na esperança de viajar com os assentos deles, porém estou começando a ficar com receio que não vai dar tempo. Vocês acham que semana que vem sai esses assentos? Eles estão na planilha com numeração 203,204 e 205 Tainá, Priscilla e Wellersson.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Silmara

    Eu acho que tem grandes chances de sair a qualquer momento. Na verdade está 1 semana a mais que a maioria.

    Pra ter certeza, escreva (hoje ou amanhã) um e-mail para [email protected] e explique a situação, que os processos de nacionalidade Artigo-1C de seus filhos já foram aprovados desde 12/01/2023, aguardando o registo e assento há cerca de 38 dias. Que você tem viagem a Portugal marcada com eles dia 01/03/23 e seria muito importante se pudesse ter o assento deles em tempo, para que eles possam entrar como cidadãos, e em seguida fazer o Cartão de Cidadão e PEP.

    Descreve o NºProcesso e o nome de cada um.

    Com os melhores cumprimentos,

    Assine com seu nome completo.

  • Vou seguir conforme sua orientação, muito obrigada pela atenção.

  • @Silmara

    Se ainda não mandou o e-mail, não deixe de incluir dentro do corpo do e-mail. ma primeira linha, uma linha escrito:

    Referência: Processos aprovados há 38 dias, preciso urgente do assento de 3 filhos para entrar em Portugal

    Tente resumir em uma linha do que se trata o pedido. Aí acima é só uma sugestão.

  • Ainda não mandei o e-mail,mas vou incluir o que você me passou. Obrigada pela ajuda

  • Bom dia! Hoje e amanhã é feriado no Porto? ACP deve ser fechada até quarta feira?

  • Yuri0Yuri0 Usuário
    editado fevereiro 2023

    Estou na bolinha 7 marrom há certo tempo também. Dois processos de maiores desde 12/01. Tenho passagem marcada para dia 27/03, estou pensando em acionar o ACP a partir do dia 13/03 caso não tenha sido feito ainda... Nesta data já terão se passado 60 dias.

  • @Silmara

    Terça feira é feriado (Entrudo). Hoje funcionou normal, quarta-feira funciona normal.

    - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=1600261253

  • @Yuri0

    Sim, você, sua irmã, e quase todos os que entraram em Junho/2022 estão atrasados para o assento.

    Deve ter algum motivo que não se percebe apenas olhando a planilha. Sabemos que esse foi um período bastante tumultuado no ACP, com mudança de prédio e um afluxo de processos 5X maior.

    Não creio que você espernear surta algum efeito, porque como pode ver é geral. Ninguém na planilha foi finalizado em Fev/2023. Mas é seu direito tentar. Quarta-feira 9:00 horário de Lisboa, ligue na LR e pergunte se têm alguma previsão de finalização de seu processo, e o que está fazendo demorar tanto para receber o assento. Você esperava que saísse há 2 semanas atrás e até agora não tem informação. O que pode ser feito nesse sentido?

    Compartilhe a resposta aqui, para ajudar a outros.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @crissousa22

    Assumindo que seu avô nasceu em PT ou no BR, o processo deve ser mandado para o ACP.

    Cópia simples da certidão de nascimento do português, pai dele; Pode ser obtida no CivilOnline por €10

    Certidão de nascimento do Requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Pagamento da taxa de €175 com cartão internacional de qualquer pessoa. Preencha o nome de seu pai como Requerente, e o e-mail. Todas as outras informações são do titular do cartão. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Impressão do email recebido após o pagamento, como recibo.

    Formulário 1C que recebe neste e-mail em PDF, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em Cartório de Notas para ter a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Faça cópia de todos os documentos, grampeie e guarde com você. Mande os docs por DHL para

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto | Portugal | +351 22 557 3849

    OBS:

    Verifique quem foi o declarante do nascimento do seu pai e se a declaração foi feita antes de 1 ano de idade. Se casou no BR, e registrou depois de 1 ano de idade, ou se a avó também era portuguesa, terá que transcrever o casamento do avô português antes de mandar o processo de seu pai.

    Qual a idade de seu pai (o requerente)?

  • O declarante foi o meu avô antes de um ano de idade. Minha avó era brasileira filha de portuguesa. Meu pai está com 59 anos.

  • @crissousa22

    OK. Então a lista de documentos está correta.

  • @gandalf vou aguardar até dia 13/03 mesmo, 2 semanas são suficientes se fizer diferença e acho que ter 60 dias de atraso faz menos remota a possibilidade de providenciarem por causa da reclamação...

    Até lá também acho provável ser feito sem eu falar nada...

  • Bom dia pós carnaval para todos pessoal!!!

    E continuamos com os processos de agosto sem nenhum movimento ainda haha O meu de 03/08 ainda na bolinha 01! que "alegria" kkkkk

    Mas na fé que ainda volto de Portugal em Agosto com meus documentos em mãos kkkk

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado fevereiro 2023

    @lucianacorrea04 , bom dia!!

    Seu processo deve terminar em março/abril!

  • agora e que vamos descobrir um pouco mais dos novos prazos, pela planilha, estao em analise os ultimos processos antes do BOOM de problemas de Julho. O Primeiro processo depois disso ja com numero 139 ainda esta na bola 1 (o meu e o segundo). Na expectativa de andar ainda esse mes.

  • Boa tarde pessoal!

    Me surgiram algumas dúvidas. Agradeceria se pudessem me esclarecer algumas coisas (:


    1. A validade dos documentos que emitimos aqui no BR é de 1 ano após sua emissão, correndo até o processo de atribuição ter terminado ou até a ACP entregar a senha do processo? Tenho documentos emitidos em dezembro e devo enviar daqui a aproximadamente 1 mês pra ACP e tenho medo de demorarem tanto que ficarão inválidos.


    2. Eles enviam a senha do processo pra gente por email sem precisarmos solicitar? Quando fiz o processo da minha mãe tinha acabado de começar a informatizar as coisas e tínhamos que pedir


    3a. Me passaram a lista dos documentos para fazer esse processo de atribuição para filho maior, e nele sinalizaram o assento de casamento do português - cópia simples. Imagino que seja mais como um adicional, porque não tem em outras listas aqui.

    Esse assento seria a transcrição do casamento (emitida pelo civil online) ou a certidão de casamento brasileira mesmo?


    3b. Se for a certidão brasileira, pode ser um documento emitido há muito tempo, ou também precisa ter 1 ano desde a emissão?

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado fevereiro 2023

    @RodrigoBrazao

    1. A validade dos documentos que emitimos aqui no BR é de 1 ano após sua emissão, correndo até o processo de atribuição ter terminado ou até a ACP entregar a senha do processo? Tenho documentos emitidos em dezembro e devo enviar daqui a aproximadamente 1 mês pra ACP e tenho medo de demorarem tanto que ficarão inválidos. A validade das certidões brasileiras é de 1 ano a partir da entrega do processo no ACP. Se a certidão foi emitida em dezembro, pode mandar mês que vem, sem problemas.

    2. Eles enviam a senha do processo pra gente por email sem precisarmos solicitar? Quando fiz o processo da minha mãe tinha acabado de começar a informatizar as coisas e tínhamos que pedir Eles enviam o número do processo e o código para acompanhamento para o email informado no formulário. Por isso é bom escrever o email com letras bem legíveis. O email das Conservatórias costuma cair na caixa de Spam dos requerentes.


    3a. Me passaram a lista dos documentos para fazer esse processo de atribuição para filho maior, e nele sinalizaram o assento de casamento do português - cópia simples. Imagino que seja mais como um adicional, porque não tem em outras listas aqui.

    Esse assento seria a transcrição do casamento (emitida pelo civil online) ou a certidão de casamento brasileira mesmo? A certidão de casamento, inteiro teor , que não precisa ser apostilada, só precisa ser enviada SE a Requerente trocou de nome após o casamento. Serve apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e no RG (que é o que deve constar do requerimento).


    3b. Se for a certidão brasileira, pode ser um documento emitido há muito tempo, ou também precisa ter 1 ano desde a emissão? Deve ter até 1 ano de emissão

    Boa sorte!!

  • @RodrigoBrazao

    3a. O assento de casamento mencionado, é o documento português, que recebe depois da transcrição.

    Mas isso se relaciona com o pai/mãe do requerente, se são casados, e se fez transcrição desse casamento em PT.

    Se foi feita a transcrição, o casamento fica averbado no assento de nascimento português, não precisa mandar. Se a cópia do assento de nascimento é antiga, não tem o casamento anotado, mas ela aparecerá quando forem conferir.

    Se foi feita a transcrição, um xerox simples a mais ou a menos, não custa mandar. Mas não precisa.

    Se não foi feita a transcrição, há casos em que ela pode ser dispensada. Se quem foi o declarante na certidão do filho foi o português, antes de 1 ano de idade, e o cônjuge não era português, não precisa transcrever o casamento. O direito do filho não depende se os pais eram casados ou não.

    -o-o-

    Outro assunto é o que a @Leticialele disse no post anterior. Se refere a quando o requerente mudou de nome no casamento (geralmente a mulher). O nome no RG é diferente da certidão de nascimento. Aí tem que mandar a certidão de casamento brasileira, tal como foi descrito.

    Mas se o processo é seu, o homem dificilmente teria mudado de nome no casamento.

  • @Leticialele Muito obrigado pelas respostas! Achei que a validade era até o final do processo, então ficaria refém do tempo que eles levariam para efetuar o processo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.