Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei Nov.2020- Processos e Acompanhamento

1679111222

Comentários

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Rodrigo79 , acrescentando ao comentário do @gandalf - explique a elas que é um legado para as gerações futuras, de valor inimaginável.

    O preço a pagar, fazendo diretamente, sem "assessorias especializadas" está em torno de 2 mil reais, incluindo as certidões, os emolumentos (175 euros) e o envio pela DHL!!!

    Poder morar, estudar e trabalhar, legalmente em qualquer país da União Europeia não tem preço, especialmente para os mais jovens!! É uma oportunidade fantástica!!

  • @Leticialele e @gandalf

    Acho a mesma coisa que vocês. Vou tentar explicar de novo pra elas. Letícia, fiz uma listinha mastigada pra ela com os valores e bate com isso daí que você disse mesmo, por volta de R$ 2.000,00.

    Vou procurar aqui nos assuntos como solicitar certidão nos Arquivos Distritais (meu pai com certeza não se lembra como... ele deu entrada no processo dele em 2017 e teve dois indeferimentos, só conseguiu depois da mudança da lei).

    P.S.: no caso de netos, a única certidão de inteiro teor reprográfica é a certidão de nascimento do requerente, certo? As outras são digitadas, correto?

  • @Rodrigo79 , exato!

    De certidões, vão precisar:

    Assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital (agora é pelo CRAV - cadastre-se, e faça um "Pedido de Certidão". Peça logo tantas vias quanto forem necessárias. O custo diminui significativamente)

    Certidão de nascimento inteiro teor digitada, apostilada, do(a) filho(a) do português

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada, da Requerente

    Caso alguma delas tenha casado e mudado o nome com o casamento, mandar uma certidão de casamento inteiro teor, digitada, não precisa apostilar, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele boa tarde...fico muito feliz em encontrar vc aqui.

    Uma dúvida:

    Entrei com o processo de minha mãe (neta) e recebi o número do processo e senha em maio/22 se eu não me engano. Nessa época ela tinha 74 anos, fez 75 em julho daquele ano, e agora em julho23 fará 76...

    Com relação a possibilidade de prioridade, existem casos em que se "ganha" essa prioridade no decorrer do processo? Ou só quando se entra com o processo?


    Considerando a existência da prioridade e que a idade inicial seria 76 anos...

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @RodrigoRibeiro

    Eu vou responder por ela, mesmo porque fui eu quem identificou que havia essa prioridade, observando a planilha de netos.

    Vou lhe escrever por MsgPrivada.

  • @RodrigoRibeiro , bom vê-lo por aqui!!

    Não desapareça!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @rhlparis

    "Fala, Gandalf, boa tarde!Estou acompanhando sua planilha e os processos p netos com + 76 simplesmente pararam. O caso da minha mãe ainda não saiu da bolinha 1 e já se passaram 13 meses do recebimento da senha. Sabe dizer o q pode estar acontecendo?"

    Desculpe não ter visto seu post de 19/janeiro/23.

    De fato deu uma parada desde dezembro, e os tempos para aprovação de netos 76+ passou de 15 para 18 meses.

    O aumento ainda não se refletiu na previsão, mas o de sua mãe deve ser aprovado até o final de fev/23. Os tempos estão aumentando bastante, e fica difícil precisar. Mas como deve ter notado, aprovações voltaram a ocorrer.

  • Maravilha, @gandalf. Estou entrando no site e na planilha todos os dias. Dia 20 agora, vão completar 30 dias q foi p bola 2 verde. Tomara q sua previsão esteja certa! Obrigado pela atenção

  • Boa tarde,

    Não encontrei mas se já foi questionado não reparei.

    Vocês acreditam que os processos a partir de 2021 tem a possibilidade de andar mais rápido ?

    Será que os processos iniciados antes da alteração da lei foram analisados já como lei nova?

  • @marcusmbv

    Tem a possibilidade de andar mais lento, tendo em vista a retenção dos últimos 2 anos.

  • @marcusmbv , os processos de netos que se encontravam na CRCentrais antes da promulgação da nova lei estão sendo analisados sem a necessidade de laços com Portugal.

  • Caros,

    O processo de neta de português de minha mãe concluiu hoje. Já recebi o assento de nascimento. Agora é seguir com os próximos passos.

    Segue um breve relato:


    14/12/2021 Recebida senha através do advogado. B1 verde

    12/12/2022 B2 verde

    07/02/2023 B4 Marrom

    08/02/2023 B6 verde

    20/02/2023 Finalizado


    Bom carnaval e desejo boa sorte a todos que aguardam seus processos de neto!

  • @donpepe

    Parabéns a sua mãe! Nova matriarca Tuga entra em cena. E já "de papel passado". Rsrsrs

    Vi que você atualizou a entrada na planilha. Obrigado.

  • @donpepe , arabéns à sua mãe!! Comemorem muito!!

  • Obrigado @gandalf e @Leticialele ! Demorou, mas saiu.

    Estamos todos muito felizes. Agora é transcrever o casamento dos meus pais e dar andamento nos processos das gerações seguintes!

  • @donpepe , se mora no RJ ou ES, faça a transcrição pelo Consulado do Rio.

    Se mora em outro Estado, mande para a CRC do Porto (não é o Arquivo Central do Porto). Eles têm levado uns 30 dias para concluírem a transcrição.

  • @donpepe

    "Demorou, mas saiu" Fiquei curioso. Qual era sua expectativa de conclusão, e por que? Teve algum pedido de urgência?

  • donpepedonpepe Usuário
    editado fevereiro 2023

    @gandalf

    Não houve pedido de urgência. No caso a minha percepção de "demora" foi apenas por ter perdido no passado a oportunidade de fazer pedidos de filho (1C) geração por geração, quando minha avó (a filha do português) era viva e quando as conservatórias e consulados não estavam tão abarrotados de processos.

    Foi algo que negligenciei por muito tempo e quando tive interesse em ir atrás da nacionalidade a minha avó já era falecida e para fazer o processo de minha mãe como neta havia a barreira da "efetiva ligação com a comunidade", que eram bastante subjetivos e traziam muita incerteza ao processo.

    Enfim, felizmente veio a alteração de 2020 a tempo de preservarmos o direito de todas gerações seguintes!

    Abraço!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @donpepe

    Mesmo podendo entrar com o processo em 12/2020 (na verdade 15/set/20 quando aprovou no parlamento) você ainda esperou até 11/2021 para dar entrada no processo.

    Eu perguntei mais porque o processo de sua mãe antecipou 3 meses, e saiu antes de muita gente que também tem prioridade automática pela idade. Achei que poderia ter algum pedido de urgência pelo seu advogado.

    Sua exclamação devia ter sido: "Nossa! saiu bem mais rápido do que era esperado!", não que "demorou mas saiu".

    Veja que isso não é uma repreensão. É só colocar sua expectativa numa perspectiva mais realista.

    Mesmo porque se tivesse iniciado até 12/2020, estaria finalizado desde junho/2021. Na época, demorava 6 meses. (porque tem prioridade pela idade)

    E ainda não sei por que o de sua mãe passou na frente dos outros. Rsrsrs

  • donpepedonpepe Usuário
    editado fevereiro 2023

    @gandalf

    Pois é, a história é longa mas em resumo: Na verdade eu tomei conhecimento da mudança da lei em Out/2020 (no mesmo mês em que me mudei do Brasil para a Europa por conta de uma oportunidade de trabalho) e aí corremos atrás de advogado, documentos etc. Mandei a papelada toda para o advogado em Março de 2021 mas, não sei exatamente por que, aparentemente esse processo só chegou na conservatória por volta de Out/Nov de 2021.

    Do meu ponto de vista foram 2 anos (o que não é ruim), mas pela data da senha e numeração dá para estimar que foram uns 18 meses na mão da conservatória entre ser entregue e finalizado, o que posto em perspectiva foi rápido.

    Agora que saiu, é botar o bloco na rua e fazer o resto da família 😉

  • @donpepe

    Eu creio que o processo chegou na CRCentrais entre 27/Julho e 06/agosto. Pela numeração, pela data da senha, e pelo tempo de processamento.

    Processos não pulam tanto assim na frente dos outros, sem ter um motivo forte, e documentado.

    Para saber, só ligando na Linha de Registos, e esperando 90 minutos. Mas já está concluído, então não vale a pena.

  • Boa noite,

    Enviei a minha documentação no inicio de janeiro, recebo a senha por email? Como funciona?

    Obrigada

  • @lidiafariah

    Recebe por e-mail, geralmente 6+ meses depois da chegada na CRCentrais. Alguns casos raros saem antes.

    Em geral cai na caixa de SPAM

  • @Bom dia

    Só para informar que o processo do meu primo Ney, terminou ontem com o envio do assento,

    Mtrin

  • @Mtrin , parabéns para ele!!!

  • Boa tarde,

    Hoje fui surpreendida com o e-mail confirmando o recebimento da documentação. Que felicidade. Demorou apenas um mês, pois chegou lá no dia 20/01.

    Obrigada pelas orientações.

  • @lidiafariah , saiu bem rápido!! Tomara que estejam acelerando os processos!!

  • @lidiafariah

    Se quiser acompanhar pela planilha, em relação a outros que caminham junto, preencha os dados aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    Há detalhes que aceleram o processamento, por exemplo, dependendo da idade do requerente. Ter recebido a senha tão rápido, pode ser um indicativo de alguma condição especial que estão considerando. Vale a pena acompanhar, para evitar "ser surpreendida". Rsrs

  • @Mtrin

    Parabéns ao Ney, Tuga aos 80.

    Parabéns a Mtrin, que percebeu o erro da documentação enviada, e fez acontecer. :-)

  • Boa noite pessoal!

    Vou enviar os documentos na semana que vem, e fazendo uma cotação no site da DHL, mostra a mensagem que o meu CEP não aparece no banco de dados.... Isso significa que eles não trabalham na minha região?

    Mesmo assim, segui com a cotação e deu um valor de 317,00 🫠.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.