Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei Nov.2020- Processos e Acompanhamento

145791022

Comentários

  • @markpso , Lisboa está lotada de processos, em especial de sefarditas!! E o governo não contrata pessoal suficiente.

    Infelizmente, temos que ter paciência!

  • @markpso

    O nosso foi um dos últimos processos de netos "super" idosos a ser concluído antes dessa travada.

    Na época, desconfiei que os prazos estavam se alargando. O nosso chegou no início de junho de 2021; a senha foi enviada em menos de 2 meses. Um pouco depois disso, os prazos para envio de senhas foi se alargando rapidamente, pulando para 4 meses. A meu ver, isso já indicava um aumento na entrada de processos. Como dito, o número de funcionários continua o mesmo. Só tem um resultado possível: mais tempo de espera.

    Minha teoria é que, com a flexibilização das regras para netos no fim de 2020 (fim dos laços efetivos), houve um aumento da demanda, pois o universo potencial se expandiu brutalmente. Mas isso levou uns meses para começar a refletir na efetiva chegada de novos processos na CRC, pois os novos candidatos tiveram que correr atrás da documentação, o que leva um tempo.

    A mesma coisa estou vendo agora com os processos de filhos na ACP (inclusive os nossos), por outros motivos também. A ACP também foi entupida com processos de sefarditas antes da entrada em vigor das regras mais rígidas para esse grupo por volta de agosto de 2022. E, não esquecer que, cada processo de neto aprovado, pode gerar o de vários filhos. A bola de neve e a fila vão se espalhando para outros locais.

    A ACP parecia um reloginho, em uns 6 meses os processos 1C de filho eram finalizados, com emissão de assento e tudo. Está aumentando esse prazo; parece que subiu por volta de 1 mês até o momento, Os que vi já finalizados (de maior de idade, pois menores andam mais rápido) são os do fim de maio de 2022. A previsão da planilha vai aos poucos aumentando os prazos, conforme os dados mais recentes confirmam essa tendência.

    Também estamos vendo o rápido aumento de prazos para transcrição de casamento. Já havia acontecido com Ponta Delgada (que depois não voltou a ser rápida). Agora é Santos (que era menos de um mês) ir aumentando a cada mês; já parece estar nuns 4 meses e com tendência a subir. Vamos ver quanto tempo vai levar para o mesmo acontecer com a CRC Porto.

  • @Leticialele , e demais floristas.

    Finalmente bolinha 6 verde.

    Agradeço do fundo do coração tudo que me instruiu e orientou.

    Muitas vezes pensei em desistir e vc me incentivou deveras.

    Muito agradecido e vamos comemorar com muito vinho e bacalhau.

    Abraços e tudo de melhor para você.

  • raphafcruzraphafcruz Usuário
    editado janeiro 2023

    Parabéns @Alberto_Carneiro2. Somos irmãos de data de entrega em Lisboa e também tive o meu processo aprovado ontem. Finalmente chegou a nossa hr de comermos o nosso bacalhau e tomarmos o nosso vinho.

    Um agradecimento especial a @Leticialele que me ajudou no outro fórum para que eu tivesse o processo do meu pai aprovado.

  • Boa tarde, pessoal! O meu processo (da minha mãe) também passou para a bolinha 6 verde, 7 marrom, hoje, dia 18/1/23. Olhei ontem à noite e ainda estava na bolinha 2 verde. Peço que atualizem a planilha por mim, por favor.

    Agora é só comemorar. É muita felicidade!!!

    Obrigada pela ajuda de todos, de coração.

  • @Alberto_Carneiro2 , parabéns!!!!

    Nem posso sugerir a comemoração com vinho e bacalhau.... a esta hora, você já "enfiou o pé na jaca"!!! Hahahahaha

    É uma satisfação saber que os processos estão sendo aprovados!!

    @raphafcruz , que maravilha!!!

    Aproveite muito!!

    Depois, será a vez dos filhos, dos netos.... um processo sem fim!!

    A cada processo, vocês vão ficando craques!!

    Boa sorte!!!

  • De fato, realmente após a super lotação com os processos sefardita, os outros começaram a demorar e a expectativa é que seja até mais.

  • @Leticialele, @gandalf e demais, só p constar, o processo avançou hj p bolinha 2 verde. Atualizei na planilha do Gandalf tb. Agora vai!

  • @rhlparis

    Que bom. Tem grande chance de sua mãe aprovar (6-verde) antes do final do mês.

    Se o seu avançou, é quase certo que o da Geraldina, amiga da @Leticialele deve ter avançado também e vai aprovar este mês.

    Uma vez aprovado, serão mais 2-3 semanas para o assento. Teremos novidades em breve então.

  • @gandalf , obrigada, vou avisar a ela!!

  • Então, @gandalf, só tem uma coisa, a certidão do avô português foi expedida de forma digital e eu enviei uma impressão dela. Acredito q eles irão pedir o arquivo por email p verificão de autenticidade. Teve um caso semelhante, q o advogado depois enviou por e-mail, mas, na planilha, não avançou... Saberiam dizer qual endereço de email é esse? Valeria a pena eu me adiantar e enviar essa certidão ou aguardo o contato deles?

  • Você acredita que o meu, que é o próximo da planilha após esse da Geraldina, esteja na mesma situação que o dela, avançado também?

  • Olá, bom dia! Estou reunindo os documentos para entrar com o processo como neto de português. Além da lista informada no site do vice-consulado de Porto Alegre, cidade em que resido, coletei mais algumas dicas de documentos postadas anteriormente neste fórum.

    Segue a documentação que possuo até o momento:

    • Impresso colorido do modelo 1D recebido via e-mail, após pagamento dos emolumentos, preenchido com as dicas contidas aqui (https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/95/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020) com reconhecimento da assinatura.
    • Cópia simples do e-mail de confirmação do pagamento dos emolumentos.
    • Certidão de nascimento inteiro teor e por cópia reprográfica minha, do meu pai (filho de português), mãe, avó (portuguesa) e avô, todas com apostila de Haia.
    • Cópia simples do assento de nascimento da avó portuguesa (via Civil Online), nela também consta o averbamento de casamento com meu avô e a dissolução deste casamento por conta do óbito dele. Também fora disponibilizado um código de acesso para este documento.
    • Certidão de antecedentes criminais, contendo a validação impressa no verso e com apostila de Haia.
    • Cópia simples do comprovante de residência (conta de luz).
    • Cópia autenticada da carteira de identidade emitida a menos de 10 anos com apostila de Haia.
    • Certificado de conclusão do ensino médio com reconhecimento de assinatura da diretora da escola e apostila de Haia.


    Algumas dúvidas:

    • É necessário apostilar o modelo 1D?
    • O assento de nascimento (via Civil Online) basta para comprovar que minha avó é portuguesa? O assento precisa de alguma comprovação de veracidade?
    • No item 2, quadro 2, do modelo 1D, é preciso inserir as informações referentes a avó ou deverá ficar em branco devido a existência do assento de nascimento?
    • Sabem informar se é necessário algum outro documento ou comprovação?


    Grato desde já! Bom final de semana a todos!

  • @cristianpereira , boa tarde!

    Não precisa enviar comprovante de residência nem certificado de conclusão do ensino médio. Se você nasceu no Brasil, o conhecimento da línhua portuguesa pe presumido.

    A certidão de antecedentes criminais emitida no site da PF só tem que ter a validade impressa no verso. Não tem como apostilar, pois não tem assinatura

    Quanto às suas dúvidas

    • É necessário apostilar o modelo 1D? Não. É um documento português. S´´recisa assinar no cartório, para ter o reconhecimento da assinatura por AUTENTICIDADE;
    • O assento de nascimento (via Civil Online) basta para comprovar que minha avó é portuguesa? O assento precisa de alguma comprovação de veracidade? Não. O assento é informatizado. O Conservador verifica a validade no sistema.
    • No item 2, quadro 2, do modelo 1D, é preciso inserir as informações referentes a avó ou deverá ficar em branco devido a existência do assento de nascimento? Basta marcar avó portuguesa e colocar o nome.
    • Sabem informar se é necessário algum outro documento ou comprovação? Não, a documentação listada está correta, à exceção dos itens mencionados anteriormente

    Boa sorte!!

  • @markpso

    O seu embora apareça logo acima, deu entrada 1 mês depois. Deve demorar mais 1 mês para começar a se mover. Talvez depois do carnaval.

    A quantidade de processos de idosos concluídos sem exigência nos últimos 6 meses está muito pequena. Só um processo cumpriu o critério, a precisão das previsões fica ruim. Nesse casos é mais pelo andamento mesmo, uma previsão mais intuitiva.

  • Muitíssimo obrigado pelo retorno, vou ficar acompanhando e qualquer atualização posto aqui e envio na planilha.

  • @rhlparis

    Você muito provavelmente vai ter exigência pedindo uma nova certidão do português.

    1) Se a certidão do português é a de batismo de algum Arquivo Distrital, ela deve ser em papel, original, com carimbo em relevo e assinada com tinta.

    2) Pode ser mandado a certidão digital certificada, mas nesse caso tem que mandar o link, e eles baixam a certidão do site e notarizam.

    Se você pediu a digital certificada, imprimiu e mandou, nesse momento o link não funciona mais para eles baixarem outra e certificar. Não vai adiantar mandar o link pra eles por e-mail, e nem você consegue mais acessar.

    Talvez o advogado que você citou estivesse tenha mandado dentro dos 6 meses em que fica ativa. Ou o advogado notarizou a certidão e foi aceita por isso.

  • As certidões q o Arquivo da Madeira enviou por email são arquivos PDF, cuja autenticidade é verificada por upload num site da União Europeia.

  • Só uma pequena correção, esses arquivos PDF eu baixo do site do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Lá eles instruem acessar um site específico da UE e fazer o upload do arquivo para verificação de autenticidade. Já tinham visto dessa forma, @gandalf e @Leticialele? Esse site:


    https://esignature.ec.europa.eu/efda/tl-browser/#/screen/search/file/1

  • Boa tarde

    A certidão de nascimento do português emitido pelo arquivo distrital tem validade? Tenho uma fiz dois anos atras, posso enviar tranquilo?

  • @rhlparis , não tinha visto!

    Deve ser coisa nova. Obrigada por compartilhar!!

  • @ahmedahs2000 , se está em papel, certificada, não tem validade.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 2023

    @rhlparis

    Eu sempre fiz em papel (com certificação analógica).

    Sei que existe o assento digital com certificação. Me parece ser possível em alguns casos mandar a URL para eles mesmos acessarem. Não sei quanto tempo o documento fica disponível para ser acessado. Creio que não funciona para documentos anteriores a 1911. https://www.advrl.org.pt/servicos/certidoes.htm

    Os roteiros do fórum sempre foram taxativos no sentido de que "as Conservatórias NÃO ACEITAM cópias digitais, pois são passíveis de fraudes". https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/92/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Creio que o @CarlosASP tem experiência com certidões do AD com certificação digital. Talvez saiba mais detalhes.

  • Hummm entendi@gandalf. Assim q o processo desenvolver e surgirem as exigências, eu posto aqui p atualizar essa questão das certidões digitais. Obrigado pelas orientações, @gandalf!

  • Muito obrigado pelo retorno! Amanhã mesmo irei despachar a documentação.

  • @cristianpereira , boa sorte!!

  • Ontem 26/01/2023 em outros grupos, soube de mais um processo de neto idoso que avançou para a bolinha 2, o requerente não está na planilha.

    Neto idoso, chegada em 02/08/2021. Bolinha 2 em 26/01/2023.

  • Boa tarde!

    Não sei se estou iniciando no lugar certo, mas vou dar entrada no processo de nacionalidade do meu pai, que é neto de portuguesa.

    Minha tia paterna ja tem a cidadania, entao tenho localizado o registro de batismo da portuguesa, nascida em 1891, portanto livro digitalizado http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4813762 no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

    A certidão de casamento da portuguesa ja foi transcrita devido ao processo da minha tia.

    Tenho dúvidas em como solicitar essas duas certidões em papel, para juntar na papelada que será enviada para Portugal posteriormente. Comecei a preencher o formulário no site civilonline para pesquisa dessa certidão de casamento,mas e aí? Receberei só o acesso online.

    Se alguém puder me ajudar com essas dúvidas, agradeço....muito medo de começar já fazendo coisa errada! rs

  • @simonefigueiredo2023 , você tem que pedir a certidão certificada, em papel, ao CRAV

    Selecione o Arquivo Distrital de Lisboa. Peça a certidão certificada.

    A certidão de casamento certamente foi informatizada, pode ser pedida ao civil online, ao custo de 10 euros.

    CRAV: https://crav.arquivos.pt/

    Civil online: https://www.civilonline.mj.pt/ Se você tiver o número da certidão de casamento informatizada, pode mandar apenas o número.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.